Notícias Pplware@folding Maio09
O Pplware participa activamente no projecto Folding@home. Este é um projecto em que, basicamente, emprestamos a capacidade dos nossos computador para fazer cálculos matemáticos, a fim de descobrir curas para doenças.
Mais especificamente, é um projecto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas, aproveitando a capacidade de processamento dos nossos computadores pessoais, a partir do instante que aderimos e em todos aqueles momentos em que não utilizamos o seu total potencial, que permite à comunidade científica entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística.
Aqui fica um pequeno vídeo que demonstra o cliente gráfico a trabalhar num PC, até com algumas informações relativas às cores dos átomos, tema sobre o qual já se conversou em comentários de artigos anteriores! “What does Folding at Home Look Like?”
O projecto é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Química da Universidade de Stanford. No momento em que escrevo, a sub-equipa de folding do Pplware tem 4.331 unidades de trabalho (Work Unit) processadas, 848.223 pontos e ocupa actualmente a posição n.º 27 dentro da equipa Portugal@Folding, para a qual contribui.
Agradecemos novamente a valorosa participação de todos os visitantes do Pplware que contribuem e renovamos o convite para este grandioso projecto! Com certeza temos capacidade, unidos, para fazer muito mais!
Peço mais uma vez a atenção dos nossos caros colaboradores, para confirmarem os seus dados de utilizador (verifiquei recentemente algumas entradas na tabela com gralhas)!
Nome da equipa: www.pplware.com Número da equipa: 35271
Queremos mais ou MUITO mais? Continuem a “foldar”!!!
PS: Para quem não saiba ao que me refiro, fica aqui a hiperligação para a biblioteca de artigos relacionados.
Sistemas: Windows/Mac/Linux/PS3/certas placas gráficas com chip ATI e NVIDIA
Página de download: Recomendação baseada na informação do seu 'browser'
Homepage: Pplware@Folding I (consola para Windows)
Homepage: Pplware@Folding II (modo gráfico para Windows)
Homepage: Pplware@folding III Origami - Tutorial GNU/Linux
Este artigo tem mais de um ano
Também partecipo activamente neste projecto com os pcs da minha empresa.
Neste momento tenho 12 pcs a foldar apenas com o cpu mas já é alguma coisa
SATO, participa nalguma equipa ou vai juntar-se à nossa?? 😉
Geforce8800 GTS 512 a esquentar 😉
A uma média de 3h30 por cada upload…
A friend, estamos a fazer umas experiências com os drivers CUDA! Poderia partilhar a sua experiência? E quando vai aderir à nossa equipa, já agora?
Cheguei em tempos a fazer experiencias entre a Nvidia e a PS3 (quando a tinha…) e a tecnologia CUDA da Nvidia é de longe mais rápida que a PS3 no processamento… lembro que a PS3 durava cerca de 7 horas por cada sequencia completa, e a minha grafica em media dura 3h30… 3h40 a completar uma sequencia… mas tem um pequeno “GRANDE” senão… o consumo é estrondoso… e mesmo assim tenho sorte desta minha GPU ter menos nanometros que a antiga que tinha, porque basicamente esta já vem com o GPU G92 que é igual à das Series 9 da Nvidia… com a antiga 8800GTs que tinha era impensavel porque para alem de aquecer bastante o consumo era o dobro…
Neste momento já configurei para a equipa do pplware e sempre que posso deixo ligado até completar uma sequencia 😉
A friend, então obrigado e bem-vindo à equipa 😀
E agradecemos a informação acerca das suas experiências! Estamos a preparar um tutorial para essa tecnologia das placas gráficas nVidia!
No folding não participo, mas participo há alguns anos já no SETI@HOME.
Penso que as causas do Folding são de longe mais importantes que o SETI 😉
Já estava à espera que alguém me respondesse algo desse género.
Eu até concordo contigo, mas o SETI diz respeito a uma ciência à qual eu me sinto mais ligado (radioastronomia, etc) e, sinceramente, perfiro “doar” tempo de de CPU ao SETI que ao Folding.
Vamos encontrar ETS !!!
tambem participo no SETI
Recomendo essa leitura:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1595
“Encontrado o Melhor Desempenho Por Watt para o Folding@Home”
R. Campachi, boa recomendação!! E contribui para a nossa equipa?
Abandonei os projectos *@HOME por ser dispendioso, no entanto no inverno às vezes deixo a maquina ligado para aquecer a sala. Gasto no processamento mas poupo no aquecimento.
R o B, é uma ideia interessante, também 😀 Quando voltar o frio, lembre-se da nossa equipa 😉
Um Professor meu de Química Computacional da Universidade falou-me disto, achei isto uma ideia brilhante, uma valiosa ajuda daqueles que não estão ligados a ciência directamente.
Ricardo Fernandes, então está a pensar aderir à nossa equipa, certo? 😉
Qual equipa?
LOL, boa piada 😀 (ou não!?!)
Já participo há mais de um ano, e até é engraçado estar a ver os átomos a montarem-se, se alguem tiver a PS3 ligada à net, sugiro ke se inscrevam:P
Satrix, e temos o prazer de contar com a sua contribuição para a nossa equipa?
Para quem está na dúvida, pode até escolher vários serviços de computação partilhada, usando o BOINC Manager (Google it). Assim, divide-se o tempo de processamento de acordo com as nossas preferências.
Tenho um PC em casa que funciona neste sistema, que está constantement ligado. Sempre é um contributo!
Incentivo quem quer que seja que tenha um PC em casa e que o tenha sempre ligado por qualquer razão, que adira: não custa nada e sempre se ajuda a compreender um dos mistérios da vida, que é a dobragem de proteínas que nos compõem..
Grande bem-haja,
Agapytho
Agapytho, da última vez que me informei, o BOINC não inclui o projecto Folding@Home! E nós aqui temo-nos aplicado em exclusividade! É bem mais fixe (digo eu) 😉
Acho que vou dar o meu contributo!
Tipsy, agradecemos o seu contributo! Bem-vindo à equipa!!!
Quando comprei o meu PC, instalaram-me o Windows XP Profissional.
Qual não é o meu espanto, quando desde o meu primeiro dia via a CPU sempre a 100%!
Bem, estranhei mas não liguei ,muito, pensei que fosse normal, até porque na altura não pescava quase nada de computadores.
Mais tarde no entanto, fui começando a perceber e vim a descobrir que ele veio da loja com isso do Folding instalado!!!
Fui pesquisar na net acerca do Folding e percebi o que era, obviamente a segunda coisa que pesquisei foi como remover isso do PC.
Logo depois de desinstalar o Folding, a CPU do meu PC começou a trabalhar com valores normais que rondam os 4%.
Portanto tudo isso pode ser muito útil e muito bonito, mas para quem se possa dar ao luxo de comprar uma CPU quando muito bem lhe apetecer, pois não acredito que esse Folding não prejudique um PC que fica constantemente nos 100% de CPU.
Chamem-me de egoísta se quiserem, mas já agora aproveito a deixa, precisava de um dinheiro extra para tratar de uns problemas de saúde, cerca de 6.000 EUR bastam.
Como somos todos muito amigos e gostamos todos de praticar boas acções, que tal se todos vocês me oferecessem algum dinheiro para poder juntar tal quantia e assim resolver o meu problema? Posso deixar o NIB se quiserem.
Pensem nisso…
Neste projecto não se contribui com dinheiro, apenas utilizas o computador que provavelmente até o deixas ligado sem estar a utilizar durante algum tempo.
Compreendo que da forma com que conheceste o projecto não te tenha agradado de todo, daí esse sentimento de revolta, mas sabendo para o que realmente serve o projecto discordo por completo do pensamento um pouco infeliz que deixas-te.
Quanto ao desgaste, até compreendo essa dúvida, mas duvido que consigas desgastar o CPU a pontos de ele deixar de funcionar antes de qualquer outro componente.
Pensa nisto…
Ice, de facto a situação relatada de ter vindo instalado o Folding@home na aquisição do PC é inadmissível! Nunca tinha ouvido tal coisa! Mas devia talvez ficar incomodado com quem fez essa instalação e não com o projecto em si!
Mas, já agora, acho curioso chamar “valores normais” à utilização de 4% da capacidade de processador 🙂 Então e os outros 96% servem para quê? É exactamente essa a finalidade deste projecto, aproveitar a capacidade de processamento potencial! 😉 E acerca de prejudicar o PC, também será relativo! Quando se fazem trabalhos de edição de imagem ou video, por exemplo, pessoalmente já tive o Quad-Core a trabalhar a 100% durante 9 dias seguidos (sim, 24 sobre 24h) num só trabalho! Os PC’s são feitos para isso mesmo, certo? Logicamente há maior desgaste de ventoinhas, maior probabilidade de avarias, é certo! Mas o que está em causa são valores morais, ok? Bem haja! Um abraço!
Eu uso o Rosetta@home no Boinc. Acho que não é muito diferente: Rosetta@home needs your help to determine the 3-dimensional shapes of proteins in research that may ultimately lead to finding cures for some major human diseases. By running the Rosetta program on your computer while you don’t need it you will help us speed up and extend our research in ways we couldn’t possibly attempt without your help. You will also be helping our efforts at designing new proteins to fight diseases such as HIV, Malaria, Cancer, and Alzheimer’s. Rosetta@home is not for profit.
Scalawag, pois já houve muitas comparações e mal-entendidos sobre essa questão! Até descobri agora um artigo no fórum do Rosetta exactamente sobre isso:
http://boinc.bakerlab.org/rosetta/forum_thread.php?id=1074
Muito resumidamente parece-me que estes dois projectos estão muito mais próximos de se complementar do que se sobrepor!
Desejo-lhe boa sorte para o projecto Rosetta@home, claro 😉
Em termos de gasto de material, nunca há de ser pelo desgaste fisico. Um processador é brutalmente resistente. Reparação de computadores é um dos meus trabalhos, a já alguns anos e em toda a minha vida so tive 1 unico caso de processador a funcionar mal. E ainda assim foi defeito de fabrico, nem foi por desgaste.
Não, não é pelo desgaste do material. Há de ser trocado por um mais recente antes do tempo de vida do actual expirar, quase de certeza. No entanto, há uma parte do pc que convem verificar, o sistema de arrefecimento. Mas isso já deveria ser feito periodicamente fazendo folding ou nao, por isso tambem nao era por ai. A parte disso, não tem problema algum.
Se há alguma queixa a fazer sobre o projecto, e isso sim é valido, é pelo consumo energético.
Ter um processador a 100% + uma possivel gráfica a 100% faz com que o consumo energético dispare para o maximo que um pc pode gastar. Há uma grande diferença entre ter o proc a 10% e a 100% em consumos.
Eu também participei e de longe a longe volto a participar neste projecto. A causa é nobre. Mas a energia cá na nossa terra está bastante cara. Demasiado para eu me poder dar ao luxo de fazer isto em casa, infelizmente.
Kayn, obrigado pelas informações pertinentes e úteis! Ser-me-ão úteis para futuras discussões 😀 Gosto de ler informação com conhecimento de causa!
Sim, o custo energético é o contra deste projecto! “Não há bela sem senão”! Estamos a falar de valores morais, avanços científicos para a descoberta de curas! Vale o esforço 😉
Se eu já não pagasse 100€ de luz por mês por mim era capaz de doar umas horas de trabalho de uma 9800GTX, mas como devem calcular eu ando é a ver se arranjo alternativas para poupar luz que isto anda muito mau.
Quem pode, só fax bem =)
[[]]
Obrigado pela motivação, no final! De resto, nunca é tarde para começar 😉