NOS: Apenas 2 clientes no serviço público de telefone
O serviço público de telefone da NOS tem apenas dois clientes mas a operadora já recebeu três milhões de euros. O regulador das comunicações nacionais considera que a inexpressiva procura dos serviços abrangidos pelo contrato de prestação do serviço universal, ao nível do serviço público de telefone, não justifica a manutenção do contrato celebrado entre o Estado e a NOS.
Após anos da assinatura do contrato entre o Estado e a Nos para a prestação do serviço universal de telefone fixo, a Anacom revelou agora que existem apenas dois clientes e a fatura é pesada.
Efetivamente, desde o início do contrato, a procura do serviço é imaterial tendo decorridos mais de 3 anos sem que a situação se altere, ao contrário do que era a expectativa da ANACOM. A Autoridade considera que não existem razões que justifiquem a manutenção do contrato. Releva-se ainda que também não existe procura para o tarifário “Reformados e Pensionistas”, não tendo igualmente ocorrido a contratação de ofertas específicas para os clientes com necessidades especiais.
O financiamento daquela prestação do serviço universal, para o período de cinco anos e apenas para a componente fixa da remuneração, totaliza 9,6 milhões de euros. A NOS já recebeu do Fundo de Compensação do Serviço Universal um valor total de 3,05 milhões de euros pelas prestações relativas a 2014 e 2015 (para o qual a própria empresa contribuiu com 0,87 milhões de euros; a MEO, a Vodafone, a Nowo e a ONI contribuíram com um total de 2,18 milhões de euros). Está ainda por receber o valor de 6,55 milhões de euros, correspondente à prestação do serviço nos anos de 2016 a 2019, revela a ANACOM em comunicado.
De acordo com os dados, a ANACOM considera que existem outras soluções no mercado capazes de cumprir os requisitos deste tipo de serviço (serviço telefónico acessível ao público em local fixo).
De relembrar que foi em maio de 2014 que a NOS passou a prestar o serviço universal de telecomunicações, depois de ter conseguido ganhar o concurso para o efeito, substituindo a PT Comunicações.
Este artigo tem mais de um ano
Isto é que são negócios… tem de “oferecer” serviço universal de telefone, mas a manutenção da rede é da PT.
Resumindo, só recebe e sem despesas.
Serviço universal já devia era incluir Internet ADSL/Cabo, como acontece em Inglaterra por exemplo.
Este país ainda está muito atrasado.
O serviço universal da NOS é feito por satélite a 100% sem qualquer recurso a outra rede/operador.
Pedro,a Nos não tem nem nunca teve cabidela no serviço satélite,eles dizem isto para enganar os incautos e roubá-los.A Nos só cobre 32% do país.
Se o Estado/Governo não sabe negociar, as empresas é que são culpadas ?
O Costa é que é o inteligente cá do sitio e 1º ministro, como tal tem a obrigação de defender o dinheiro dos Portugueses.
Pelo que saiba o Costa só é ministro “desde 26 de novembro de 2015” o contrato ESTADO/NOS foi feito 1 anos e meio antes!!!
” Releva-se ainda que também não existe procura para o tarifário “Reformados e Pensionistas” ”
Que treta, quando tentei renovar o contrato do meu avô disseram que não existia nenhum tarifário por ser reformado.. Procura deve haver, não há é interesse em serem divulgados os tais tarifários.
+1
Exatamente Bruno Almeida, eu também desconheço a existência desse tarifário. Calculo que não interesse a divulgação do tarifário para reformados e idosos porque o encaixe na NOS está garantido por todos nós. A isto chamo roubo descarado.
7,79€
Está neste link:
http://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Pages/servico-universal.aspx#tab2
(muito escondido, concordo)
É vergonhoso!
São as negociatas do costume!
Deviam era devolver o dinheiro e com juros…
Normal… Preço para pensionistas (com 50% de desconto) :
Preço da instalação €88,35
Mensalidade do Serviço Universal €7,79
Isto com chamadas gratuitas à noite para a rede Nos….
Fazendo as contas 15,58€/mes pelo telefone + instalação… A a dicionários que está informação está bem escondida no site da nos sugerindo sempre para ligar para lá…
Por €13,49 /mês fidelizam o cliente por 2 anos, instalação gratuita, com telefone com chamadas ilimitadas para a rede fixa + 4 canais…
Tirando o facto de fidelizar 2 anos (coisa que não tem diferença para este tipo de pessoas) que vantagem trás o serviço universal? É isto se não juntarmos ao facto de a Nos esconder quando se liga para lá dizendo que tal não existe…
Assim mama-se € do estado, e fideliza-se clientes.. 2 em 1
então rende mais e dizem que não existe? que contradição é essa?
Rende mais uma fidelização por 2 anos!
Exatamente Bruno Almeida, eu também desconheço a existência desse tarifário. Calculo que não interesse a divulgação do tarifário para reformados e idosos porque o encaixe na NOS está garantido por todos nós. A isto chamo roubo descarado.
A Nós que pertence a Sonae e sempre a mesma roubalheira
Queres ver que a PT/Altice e outras são diferentes da NOS ?
Não sei em que Mundo vives, mas não deve ser neste. Ou então tens interesse…
Opá, claro que a Altice é diferente da NOS.
Para pior, mas diferente mesmo assim!
🙂
Mas alguém me pode, por favor, explicar o que é isto do serviço público de telefone?
Obrigado.
Se tu tiveres no meio de um monte uma casa legalizada, por exemplo, com mais nenhuma casa num espaço de dezenas de quilómetros, podes solicitar um telefone, e não pagas a instalação dos postes/cabos e afins para teres linha telefónica.
O ponto aqui é que a NOS faz esse serviço via satélite, ou seja, o dinheiro que recebe do estado para pagar as despesas de instalação são quase na sua totalidade lucro, porque não passa cabos, não coloca postes, etc…
Sonae em partes iguais com a angolana que enriqueceu as custas do país que o pai era chefe de estado e de governo, já agora esse detalhe…
E uma vergonha a nos veio instalar em minha casa e apareceu me 2975€ para pagar fizeram trafulhada e o none do Sr.da instalacao e Antonio cameira ele e uma vergonha da nos um trafulha
Desconhecia esta possibilidade mas é pior a emenda que o soneto vão ver os preços e até se passam… Num país que as reformas andam em média nos 300€ e sendo que 2/3 ou mais vão para luz, água e medicamentos, como pode um reformado pagar cerca de 90€ de instalação? Isto é o chamado roubo universal. Enfim
Este contracto do estado realmente é ridículo… estamos em 2017, e ainda não preveem Internet de banda larga no contrato de serviço universal… nem que fosse por serviço 4G… ao menos muitas zonas que não tem cobertura, ou têm má cobertura passariam a ter um operador fiável, já que o contracto com o estado a isso obrigaria nem que fosse só para uma pessoa (à semelhança do programa e-escola do tempo do Socrates, as pessoas de facto exigiam às operadoras que colocassem sinal e só por isso é que o 3G ficou a abranger tantas áreas, porque as operadoras não poderiam recusar os pedidos).
Por tanto, ao contrário da ANACOM, considero que o serviço universal faz sentido existir, mas deveria abranger mais do que telefone, Internet super lenta de até 128 Kbps e fax (que já quase ninguém utiliza) e deveria ser alterado para telefone e Internet de banda larga (com pelo menos 24/24 Mbps de largura de banda permanente garantida, sem restrições de espécie alguma na utilização (excepto, obviamente, utilizar o serviço para cometer crimes previstos na lei) e com tráfego verdadeiramente ilimitado).