Norton 360 v5 e Cybercrime Index invadem Londres
Londres, Reino Unido - foi este o destino do PPLWARE, o único convidado português para assistir ao evento da Norton.
O objectivo da Norton, e da sua mãe Symantec, foi dar a conhecer a todos os jornalistas uma nova ferramenta contra o cibercrime, o Norton Cybercrime Index e ainda mostrar o seu novo produto, o Norton 360 v5.
O evento teve lugar durante a tarde de ontem, onde diversos altos representantes da empresa falaram aos jornalistas acerca da necessidade de educar os internautas e de que forma é que a Norton poderá responder às suas necessidades.
O primeiro choque com Londres foi o facto de teimar em entrar do lado direito do carro que me levou do aeroporto de Heathrow até ao hotel, onde estou a passar a noite (à hora de escrita). Depois de me acomodar ao sentido da circulação dos carros e das casas à Mr. Bean (giríssimo), instalei-me no hotel onde tive imensa dificuldade para ter acesso à Internet, para vos poder actualizar.
Algumas horas depois segui com o grupo de jornalistas para o Westfield Shopping Centre, onde se iniciaria a primeira parte do evento. Pelo caminho conheci o dono de um blog bastante conhecido em França. Na recepção do evento acabei por me juntar a mais franceses, até que a Relações Públicas da Symantec, Angela Morollo, a qual tive a oportunidade de conhecer num evento passado em Lisboa, me indicou onde estavam os espanhóis.
Bebida e conversa com os espanhóis, um redactor-chefe da Computer Hoy e outro redactor da ElectroMarket, e ainda um italiano e a Angela, também ela italiana, acabou por ser bem mais divertida que os franceses. É o sangue latino.
Westfield Shopping Centre Evento de abertura
Fomos encaminhados de seguida para o centro do Westfield Shopping Centre, onde se encontrava uma esfera gigante mostrando uma contagem decrescente. O aparato foi atraindo o público em geral, além dos media presentes.
Janice Chaffin, Group President, Consumer Business Unit da Symantec, e a celebridade britânica Konnie Huq, foram as anfitriãs desta apresentação.
Janice Chaffin começou por dar alguns dados actuais acerca do cibercrime, nomeadamente o aproveitamento dos temas de interesse geral pelos hackers. Temas como prémios falsos levam as vítimas a fornecer a sua informação pessoal e ainda a abrir anexos perigosos. Chaffin lembrou também a notícia acerca da invasão da conta do criador do Facebook, Mark Zuckerberg.
Ainda acerca da invasão de contas, Chaffin afirmou que "6 em cada 10 celebridades já viram as suas contas invadidas", sendo que "4 em 10 já foram mesmo ameaçadas".
"97% dos inquiridos acham que são potenciais vítimas de cibercrime, mas também não fazem nada para mudar a situação!", afirma Janice Chaffin.
The World's First Cybercrime Index
É assim que lhe chamam, a nova ferramenta contra o cibercrime da Norton. Este site pretende mostrar uma visão global do estado do cibercrime no mundo. Notícias diárias acerca do tema, os termos de pesquisa em motores de busca mais perigosos, um índice dos sites mais perigosos, são alguns dos itens passíveis de análise no "índice do cibercrime".
Aqui ficam algumas estatísticas interessantes:
- O risco de ser infectado ronda os 82%, um acréscimo de 8% face ao dia de ontem.
- 79% de todo o e-mail trocado mundialmente é SPAM.
- Para resolver um problema de invasão de identidade gastar-se-á, em média, 25 dias e 103£.
Após esta visão geral do estado do cibercrime mundial, a celebridade britânica convidada, Konnie Huq, começou por falar acerca da sua experiência como vítima do cibercrime, mais especificamente o roubo contínuo da sua identidade. Konnie afirma não possuir sequer perfil de Facebook ou Twitter e no entanto a sua informação privada continua a aparecer sucessivamente na web.
A isto se chama "tatuagem digital", a nossa pegada na Internet, mesmo que nem tenhamos sido nós próprios a disponibilizar essa informação!
Konnie falou-nos acerca de um episódio curioso em que, alguém criou um perfil de Facebook em nome dela, roubando-lhe a identidade e dizendo que acabara de fumar um cigarro. Ora, os amigos íntimos de Konnie acharam este "facto" muito estranho, dado que Konnie nem sequer fumava... Outro episódio diz respeito ao cuidado que esta tem na informação que coloca na web e no entanto, alguém twitta acerca do paradeiro de Konnie e então todo o mundo sabe. Ao ser questionada pelos amigos acerca da sua presença num determinado sítio, Konnie ficou muito surpresa pela forma como foi possível descobrir facilmente a sua localização.
Laura García-Manrique Vice President, Product Management, Norton
Depois de todo o aparato no centro comercial, dirigimo-nos para uma sala de conferências de impresa recolhida da multidão, onde Laura García-Manrique nos falou um pouco mais acerca do racional por detrás do Norton Cybercrime Index.
"O cibercrime afecta toda a gente. O nosso objectivo com esta ferramenta é alertar e educar os consumidores", afirma.
Os hackers aproveitam cada vez mais os interesses da população em determinados temas, consoante a altura do ano. Por exemplo, na altura do Mundial de Futebol foram comuns e-mails fraudulentos oferecendo bilhetes grátis para os jogos e que levaram as vítimas a fornecer os seus dados pessoais e financeiros.
Laura fala-nos ainda acerca do Stuxnet, uma forma de malware que assolou em Julho de 2010 uma grande quantidade de infraestruturas industriais em todo o mundo, incluindo infraestruturas tão sofisticadas como centrais nucleares! A origem destes ataques foi descoberta em dois domínios cujos nomes estavam relacionados com o Mundial de Futebol.
- Recolha de dados - É feita a partir de diferentes fontes como a Symantec Global Intelligence Network, que conta com mais de 130 milhões de servidores que monitorizam novas ameaças e ataques. São ainda incluídos dados de entidades externas e de analistas que quantificam as fraudes nas redes sociais.
- Cálculo pelo algoritmo - A partir dos dados em bruto, atribuindo valores ao número de ameaças em cada dia. Os resultados deste índice são a actualizados todas as manhãs.
- Análise especializada - Um analista comenta as ameaças de cada dia, incluindo avisos e recomendações acerca de como proceder cautelosamente.
- Distribuição - Da informação actualizada em nortoncybercrimeindex.mobi.
Oliver Crofton Director, Vigilante Bespoke
Oliver Crofton é um ethical hacker que se especializou na eliminação e protecção de informação pessoal, ou seja, da "tatuagem digital", principalmente de celebridades. Oliver refere a incrível facilidade em obter determinada informação pessoal, mesmo que não tenha sido a própria pessoa a colocá-la online:
- Data de nascimento
- Endereço de residência
- O famoso "mother's maiden name"
- E-mail pessoal
- Número de telefone
- Onde se trabalha
Oliver refere que hoje em dia, os ataques dos hackers são cada vez menos globais e cada vez mais personalizados e dirigidos especificamente a um determinado público-alvo, baseando-se na informação pessoal que encontram.
Dan Nadir Director, Product Management, Norton
Dan Nadir veio-nos falar acerca da vantagem de utilizar a nova versão do Norton 360 para proteger os internautas de todas estas ameaças online.
Uma das maiores ameaças actuais são os anti-vírus falsos e as ferramentas de manutenção de disco que se fazem passar por software confiável. Outro grande problema são os resultados de pesquisa "envenenados", levando a vítima a sites pejados de malware.
Foram destacados alguns benefícios-chave deste novo produto:
- Segurança através de uma protecção compreensiva e fácil de usar
- Manutenção do computador com óptimos níveis de desempenho
- Protecção contra perda de fotos, música e outros ficheiros importantes
- Previne os cibercriminosos de roubar a identidade pessoa e dinheiro enquanto o utilizador navega, compra, socializa ou utiliza o seu banco
- Protecção contra ameaças no e-mail, chat e ficheiros descarregados, ataques de cibercriminosos e fraudes online
- Mantém as crianças seguras quando estas entram online, utilizando controlos parentais
O que há de novo e melhorado nesta versão?
- Insight - Verifica constantemente de onde provêm os ficheiros e há quanto tempo são conhecidos, de forma a impedir novo crimeware.
- PC Tuneup - Potencia o desempenho do computador, mantendo os seus níveis ao máximo. Providencia definições de sistema, liberta memória e remove ficheiros desnecessários.
- Backup automático fácil de usar - Salvaguarda com segurança as fotos e vídeos da família, música descarregada, documentos financeiros e outros ficheiros importantes, encriptando todo os ficheiros.
- Alertas de performance proctivos - Alerta quando uma aplicação está a atrasar o computador, para que o utilizador possa agir.
- Norton Safe Web para o Facebook - Permite identificar links maliciosos no Mural do Facebook e o Feed de Notícias.
Mais funcionalidades importantes:
- Norton Identity Safe
- Suporte 24/7 grátis
- Norton Safe Web
- Acesso web-based para o Online Backup
- SONAR 3 Behavioral Protection
- Tecnologia Antiphishing
- Norton Control Center
- Norton Identity Safe-On-The-Go
- Norton Pulse Updates
- 1 ano de protecção até 3 PCs
Perguntas e Respostas
Seguiu-se uma pequena sessão de perguntas por parte da imprensa. Nesta sessão, foram tiradas algumas conclusões importantes:
- É muito difícil combater a "tatuagem digital" de uma pessoa - a única forma é através de meios legais, em que se contactam as empresas em causa para que removam a informação pessoal pretendida.
- Não existe a possibilidade de visualizar os resultados do "index" por país ou região, embora seja possível observar tendências mundiais neste índice.
- Existem diversas formas de visualizar o Norton Cybercrime Index: instalando o widget para Windows Vista/7, acedendo ao site normal ou acedendo ao site dedicado a dispositivos mais pequenos.
Obrigada à representante da Norton em Portugal, Sara Filipe, por proporcionar ao PPLWARE a oportunidade de estar na presença dos mais altos representantes da empresa, assim como pelo fantástico convívio e estadia em Londres.
E o leitor, o que pensa destas novas apostas da Norton?
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante as informações fornecidas pela Norton.
Existem vários relatórios deste género divulgados periodicamente, mas um que dá os valores diariamente é algo que nos coloca mais informados numa época em que tudo muda tão rapidamente.
Excelente cobertura Ana. Boa viagem até ao nosso país!
Correu tudo bem! 😉
Curioso que tenham ido a um encontro dedicado ao cyber crime em Londres.
Sinceramente parece-me que não estão por lá muito interessados em apanhar cyber-criminosos por lá.
Estou em contacto com um gajo que tentou burlar a minha mãe supostamente querendo comprar o carro d minha mãe, já tentei contactar o banco pelo qual o individuo se faz passar (Santander UK), já tentei contactar a autoridade para a segurança bancária online (organismo também britânico) e inclusive o Paypal por onde inicialmente queriam fazer a suposta transacção, já passaram 2 dias e não obtive qualquer resposta. Estou bastante revoltado com a situação.
Felizmente não se passou nada porque me apercebi da situação, mas podia ser armada uma armadilha dado que o individuo está à espera que sejam-lhe transferidos fundos, mas aparentemente ninguém está interessado em agir.
Concluo que são simplesmente incompetentes!
Espera lá que não percebi: então ele queria comprar o carro da tua mãe e ias-lhe transferir “fundos”?
Eu conheço um caso parecido, envolvendo uma “moto”, mas digo-te a ti como disse ao meu colega: não acham que é estúpido dar dinheiro para alguém vos comprar algo?
O truque que conheço, é que o tipo, supostamente inglês também (o que eu tenho dúvidas) queria que o meu colega lhe passasse 1000 euros que era o valor do transporte e ele depositava via paypal o valor da moto mais os mil euros. Ele alegava que a transferência desses mil euros era para pagar ao transportador para acelerar o processo e que depois recebia, o meu colega, todo o dinheiro, pois ele só podia fazer uma transferência.
Mas… desculpem lá… mas não tem um cheio acentuado a podre… esta história? E vocês caiem?
Muitos caiem porque a ânsia de fazer a venda é tanta que são iludidos… depois se o senhor fosse árabe… ui ui ou marroquino… cuidado, mas como assina sendo de UK… leva logo mentalmente um carimbo de fidedigno…
Felizmente ele veio até mim para ler os mails e tu tomaste conta do assunto..,. felizmente.
Sim o caso é semelhante.
Realmente cheirou-me a esturro desde o início. É no entanto bastante convicente porque é um contacto pessoal e o esquema está bem montado. Tirei as dúvidas a limpo quando efectivamente recebi um suposto e-mail de confirmação de transferência dos fundos. Deu-me vontade de rir porque o endereço não poderia ser de um banco, as imagens no source estavam inclusive a linkar para a wikipedia, logos distorcidos e era enviado pelo “Banco Santander Bank”… Entre outros nítidos erros para quem está habituado a estas cenas…
Quase de certeza que é o mesmo gajo que contactou o teu amigo, porque o modo de operar é o mesmo. Também desconfio que ele nem seja britânico, mas no entanto queria que transferência fosse para uma morada no reino unido.
Só fiquei realmente decepcionado porque nem sequer obtive resposta das partes realmente interessadas…
O paradigma da cyberguerra é confuso mas ao mesmo tempo traz à baila avisos comportamentais simples de perceber. Quer-me parecer que o futuro modus operandi do atacante passa pelo comportamento benevolente, crédulo resultante da exposição dos serviços web e das redes sociais.
Pode parecer fácil de combater, mas todo o combate ao malware que está dependente de grandes alterações comportamentais… fracassa! Vemos isso no combate ao SPAM.
Assim, podemos concluir que as redes sociais e serviços web conexos são condutores por excelência de vítimas a este cybercrimes.
Redutor? Bastante, mas parece-me completamente eficaz. Não vai ser fácil combater hábitos.
Não confundam ciberguerra com ataques virtuais. A meu ver são conceitos muito diferentes.
Parabéns pelo convite!
Muito bom.
Só um reparo – Franceses também são latinos, logo a expressão “É o sangue latino” não faz sentido.
Provavelmente ela estava a particularizar o facto dos Italianos serem dos latinos os mais “parecidos” aos portugueses 😉
Exactamente o que o Vítor disse.
Estava-me a referir às semelhanças maiores entre a nossa cultura latina com a espanhola e italiana, em oposição à francesa.
Foi um abuso de expressão 😉
Crítica não construtiva:
na minha sincera opiniao, a qualidade dos artigos publicados é media, tanto a nível de escrita como de qualidade da informação em si. As notícias publicadas são actuais, mas chegam cá sempre alguns dias depois. para que lê Gizmodo Engadget e Slashdot, deve certamente concordar comigo.
Crítica construtiva:
Acho que o site beneficiaria de um remake bem pensado. algo que fosse mais visualmente apelativo e dinâmico. admiro o facto de serem um site prestigiado em portugal e conhecido internacionalmente. apenas gostava de vos ver evoluir em mais do que fontes de informação e quantidade de notícias.
teem imenso potencial para serem o “gizmodo” de portugal.
força e boa sorte!
Não tencionamos ser a Gizmodo de Portugal, esse modelo não se aplica convenientemente ao nosso mercado, está gasto e já com muitos players. A nossa imagem de sucesso baseia-se na proximidade com o visitante com a utilidade dos nossos conteúdos face ao que o utilizador consome/necessita.
As notícias que publicamos são importantes marcos históricos e se não são em tempos real são com o devido tempo necessário para a interpretação, colocação e divulgação no nosso site. Site que tem uma politica editorial muito sóbria e, acima de tudo, coesa face aos pressupostos anteriores.
Assim, ter um site somente noticioso não é de maneira alguma o nosso alvo, queremos mais do que isso e oferecemos mais do que isso.
Como site auditado pela principal entidade de market research e medição de audiências de media, estamos atentos à evolução deste mercado, assim como com criticas feitas pelos nossos leitores.
De maneira alguma estamos desenquadrados com a realidade e, pela estrutura que apresentamos, temos obtido excelentes resultados ao longos dos anos, com um dos maiores saltos no ranking nacional acontecido em Janeiro último.
Mas são criticas construtivas como a do Silva que nos fazem estar ainda mais atentos, e posso avançar com uma novidade: estamos prestes a lançar um canal dedicado à informação tecnológica onde tentaremos acompanhar em full time as notícias que chegam ao mundo. Os muitos press releases que recebemos são uma forma de obter informação, a Internet e os parceiros internacionais são outra, o conjunto será aproveitado para trazer mais e melhores informações num canal dedicado.
Software, Internet, análises de hardware, truques, dicas, respostas às solicitações e sugestões dos nossos leitores, projectos inovadores apresentados em primeira mão no Pplware, canal com maior preponderância no meio universitário… esse será sempre o nosso alvo principal.
Na semana passada cobrimos um evento em Madrid, ontem em Londres, Março temos eventos em Espanha, Alemanha… e outros estão já programados ao nível nacional.
Não estamos nada mal 😀 mas podemos sempre fazer melhor.
a expressão “gizmodo de portugal” refere-se apenas à grandiosidade do site, e não ao tipo de informação que fornece. Contudo, fico contente por ver que o pplware tem planos ambiciosos para o futuro, e mal posso esperar pelas novidades que trarão ao site.
Não sei se já o fizeram, mas que tal um poll do género:
qual o tipo de informação pela qual mais se interessa?
– gadgets
– software
– hardware
– negócios empresariais
– evolução de mercados
etc etc…
se ainda não o fizeram, julgo ser uma boa prática para que possam aumentar o número de visitantes e comentários.
boa sorte,
Silva
Sim as polls é muito boa ideia. Já começamos com alguns inquéritos, mas vamos continuar.
Obrigado pela atenção.
Acreditem ou não vinha hoje no comboio a ler os feeds, e lembrei-me dessa 😛
Uma pool era bem vinda!
cumps
Na mesa de bilhar? 🙂
É exactamente o que o Vítor disse.
Só não percebi se a tua crítica não construtiva é baseada também no meu artigo.
Se sim, não entendo como te queixas acerca da actualidade da notícia, dado que foi escrita praticamente no momento.
Quanto à sua qualidade, depreendo que o ideal seria um tom mais curto e sucinto? Lamento, mas tal com o Vítor afirmou, o nosso objectivo neste tipo de eventos não são notícias avulso, mas sim uma grande proximidade com o leitor, de tal forma que este sinta a presença no evento no acto da sua leitura.
a qualidade de escrita teve sim a ver com o seu artigo. a actualidade das noticias não.
se querem uma grande proximidade com o leitor.. escolham palavras mais adequadas para um vasto público-alvo.
Não faz sentido o que dizes… aliás sugeria mesmo que voltasses a ler mas com atenção.
Nem acertaste na actualidade da notícia, pois é super actual (no dia do evento) nem na qualidade do tipo de escrita que, pelo que vejo, está muito bem.
As palavras estão bem aplicadas e fazem sentido quando o tema exige uma maior atenção ao pormenor. Lá está tens de ler com atenção e não na diagonal.
Parabéns Ana, excelente cobertura! Nem muito aprofundado, nem demasiado ‘pela rama’.
cumps
Excelente trabalho Ana e com uma incrível rapidez!