Nokia Lumia 900 já se encontra em comercialização
A parceria que a Nokia fez com a Microsoft tem-se mostrado muito positiva e produtiva pois a empresa Finlandesa ficou livre para desenvolver o que melhor sabe, terminais móveis com grande qualidade e com excelentes características.
Telefones como a série Lumia mostram que a Nokia voltou ao mercado como um dos melhores players e com toda a experiência que foram acumulando ao longo dos muits anos que levam já neste mercado. O modelo 800 iniciou o que é considerado uma revolução, foi-lhe dada continuidade com os modelos 710 e 610 e agora chegou o Lumia 900!
O Nokia Lumia 900 já se encontra em comercialização nas lojas nacionais e promete deliciar os fãs com a mais avançada tecnologia.
Premiado com 13 prémios no CES (incluindo o prémio "best in show"), o Nokia Lumia 900 destaca-se pelo seu ecrã AMOLED ClearBlack de 4.3" e por integrar a tecnologia DC-HSPA, capaz de oferecer velocidades de download até 42 Mbits.
Possui, ainda, uma bateria de alta capacidade (1830 mAh), sensor de imagem de 8 Megapixeis com lente Carl Zeiss e abertura de F2.2, permitindo captar imagens e gravar vídeos em HD 720p com uma qualidade profissional, mesmo em condições de baixa luminosidade.
Este é também o primeiro Nokia Lumia a ter uma câmara frontal de 1.3 Megapixeis, para a realização de videochamadas.
O Nokia Lumia 900 traz integradas aplicações exclusivas da Nokia, como a Nokia Mapas, Nokia Conduzir, Transportes Nokia e Nokia Música, assim como as apps Lifecooler, Brisa, TVI e Accuweather.
Já se o utilizador quiser outras aplicações basta aceder à Loja Marketplace, onde pode encontrar milhares de outras apps.
O Nokia Lumia 900 está disponível em branco, azul e preto, por um preço de 599,90 euros (preço livre de operador).
Homepage: Nokia Lumia 900
Homepage: Nokia
Este artigo tem mais de um ano
Com este preço, e tendo o iPhone com o “carisma” que tem, não sei se dará certo…
A Microosft vai de mal a pior como se já não chega-se o metro ser horrivel …
pior ainda é o avandono do Windows phone 7 e partida para o wp8
faz lembrar quem tinha o windows Mobile e ficou na mer**
Pena quem comprei um lumia ou outro wp7.5 e saber que não vai ter direito ao wp8 nos seus equipamentos
é um crime Windows Phone nunca mais já me chegou quando a microsoft abandonou por completo o windows mobile
e o mesmo esta preste a acontecer aos utilizadores wp7.5 daqui a 1 ou 2 anos podes dizer adeus aos lumia por não ter udpates
Enfim é asneira atraz de asneira não aprendem nem a bem nem a mal
Nunca pior é por causa destas porcarias e invenções da Microsoft que nunca mais volto ao windows , comprei um Android e estou muito mais satisfeito
cumps
O teu português é que vai de mal a pior.
Não é uma questão de português….
A microsoft decidiu abandonar o windows phone 7.5, e com isso todos os developers vão dedicar-se á nova versão. Só a nokia é que vai continuar a desenvolver para o windows phone 7.8 e as aplicações neste vao ficar limitadas ás que existem.
Por isso, é preferivel nao comprar Lumias agora, porque as aplicações que tem agora serao iguais áquelas que teram daqui a dois anos. Esta confirmado por parte da microsoft que este é o último Update.
Quem vai comprar um WP agora, depois do anuncio de que eles nao serao mais suportados?
loucos, fanáticos ou quem tem dinheiro sobrando
Não se reparaste mas tudo o que não tenha a ver com hardware vira na actualização 7.8 para os wp antigos, claro q serão suportados, e mesmo qd o wp8 for lançado lá para o final do ano muitas das aplicações novas serão compatíveis pois a base principal será a do wp7.8.. Não tou a ver lançar uma app só compatível com wp8 para meia dúzia de pessoas quando existem muito mais wp7.8, pelo menos no inicio..
Quem não quiser esperar 6 meses pelo wp8 terá na mesma um bom produto com este Nokia 900, só é pena não ser mais barato se não comprava um..
Concordo com tudo o que o Pedro Costa diz a 100%, mas a verdade é que o anúncio terá o seu impacto na comercialização destes 2nd gen novinhos em folha, assim como provocará o desagrado dos últimos compradores, ainda que apenas por ignorância inocente. Eu próprio pensava comprar o Lumia 900 e agora estou a ponderar esperar pelos Samsung 3rd gen…
Não concordo. Vais comprar uma plataforma que morre ali. A microsoft até te pode prometer um Windows Phone 7.9999999, mesmo estando perto do 2, não é a mesma versão. Certas tecnologias como o aproveitamento gráfico utilizando a tecnologia direct 3d e a execução de aplicações nativas (para referir 2 exemplos) Mas, o mais importante é isto:
“New applications compiled specifically for Windows Phone 8 will not be made available for Windows Phone 7.x devices.”
A Microsoft já tem falta de programadores para a plataforma dela. Acham que os que existem vão-se estar a chatear a fazer uma compilação para o Windows phone 7 e 8? Querem arriscar o vosso dinheiro com isso?
Resumindo:
NÃO COMPREM ESTE DISPOSITIVO, é o maior erro que vão fazer.
Como o “roliveira” disse, aplicações novas, para o WP8, não funcionarão nos 7.8. E as grandes novidades são específicas do hardware, como o multitasking real.
Na verdade, alguns blogs vem falando que a única atualização relevante do 7.8 é a nova tela inicial.
Nem adianta perder tempo é mesma coisa com iphones… os tolinhos da nokia acabam sempre por comprar
o pior nem é receber ou não wp8 é ter Hardware ultrapassado e serem demasiado caros
Basta ver o HTC one X ou galaxy 3 ecrã HD cpu quadcore Mesmo lumia 900 a nivel de hardware é uma vergonha era equipamento para custar os seus 300€ no máximo
cumps
De facto, acho muito estranho iniciar a comercialização de um terminal quando se sabe logo à partida que não terá suporte para a nova versão Windows Phone 8… Parece-me um tiro no pé!!
Eu tb concordo, acho que não faz muito sentido comprar agora uma vez que não vão poder actualizar para o WP8.
Mas se pensarmos bem, é o mesmo que a Apple faz.
O novo IOS 6 não será suportado totalmente elo iPhone 4, no entanto algumas funcionalidades chegarão ao 4 e 3GS.
No entanto ainda se vendem iPhones 4…
Seria exactamente a mesma coisa se a Microsoft lançasse o WP8 para todos os dispositivos actuais e informasse que algumas funcionalidades não estariam disponíveis.
Quais são as diferenças entre o 900 e o 800? Só vejo o tamanho do ecrã como diferença!
Bateria maior (não necessariamente mais tempo de utilização), maior velocidade de dados o 900 tem 3G HSDPA 42Mbps o 800 3G HSDPA 14,4Mbps, câmara frontal, o processador apesar de serem ambos a 1,4GHz o 900 é o Qualcomm APQ8055 Snapdragon a 1,4 GHz enquanto o 800 é o Qualcomm MSM8255 Snapdragon a 1,4, nota-se algumas diferenças mas não muito significativas, o 900 tem giroscópio o 800 não, a nível de GPS ambos têm A-GPS mas o 900 ainda suporta o GLONASS.
São muito parecidos, mas o 900 está mais actual e tem pequenas diferenças que fazem alguma diferença..
E camera frontal. O 900 tem camera frontal. É uma besta de telemóvel, sinceramente!
Adivinha-se um flop de vendas por não suportar WP8. Não percebo esta estratégia …
Não vejo grande futuro de facto. mas…
Com estes valores prevê-se um grande fail da Nokia + Microsoft.
Acho, na minha opinião, que desde cedo deviam ter praticado preços mais competitivos e depois de ganhar a confiança dos compradores irem aumentando a fasquia, querendo começar no topo não é a solução. O equipamento é bom em termos de especificações mas o mercado é feroz e a concorrência também.
A verdade é que a Nokia continua a afundar. Fizeram uma enorme campanha de marketing e no entanto os Lumia continuam vender-se muito pouco.
A M$ apostou bastante na Nokia para vender o WP e parece que teve de mudar de estratégia criando um produto próprio(e vamos lá ver como corre).
Concorrer com o IOS e Android nos dias que correm parece uma tarefa titânica.
Bom dia ,
Ainda o mais engraçado é que a Nokia lançou com o Symbian Belle um smartphone todo artilhado virado para a fotografia e vídeo , de facto deram um grande tiro no pé quando resolveram ficar sobre a alçada da Microsoft , embora eu deteste as agências de rating , a empresa foi considerado como lixo , é completamente inaceitável que num mercado mesmo com a crise está em pleno crescimento a Nokia se tenha encurralado a ela mesmo .
A melhor decisão que neste momento poderiam tomar seria passarem também a instalarem em alguns modelos Android , embora não ache que neste momento seja a sua salvação , mas poderia ser o inicio de uma recuperação , as apps para WP praticamente não existem e dessa forma a Nokia continua a integrar algumas aplicações desenvolvidas por si , para além desta situação o Symbian continua a ser desenvolvido e com custos inerentes sendo que os lançamentos com este SO têm sido muito tímidas , alguém que entenda esta estratégia da Nokia porque eu não entendo .
Cumprimentos
Serva
Pergunta, conheces o mercado WP?
Conheço o suficiente para verificar que equipamentos WP são mais baratos que a sua concorrência e mesmo assim não vendem , porque será ?
Como já tive oportunidade de escrever se a Microsoft com o W8 conseguir uma perfeita integração entre PCs , Tablets e smartphones , vai ter uma adesão das empresas a este tipo de dispositivos que irão provavelmente substituir de forma definitiva os Blackberry ao nível das pessoas , vamos ver tudo o que esta plataforma trás , mas não vai ser um WOW que toda a gente vá atrás , suponho que nos USA esta plataforma fará uma concorrência directa ao Iphone e claro a utilizadores de Android , mas não prevejo um decréscimo brutal das 2 plataformas concorrentes , isso só acontecerá se algum deles cometer um erro daqueles que fica a porta aberta para o WP .
Cumprimentos
Serva
Eu acho que a Nokia dormiu à sombra do Symbian até muito tarde e julgou que tinha tudo controlado. O Belle foi um fiasco e quando acordaram para a realidade já a concorrência se tinha lançado ao Android e perceberam que estavam encurralados.
Então, em desespero, formaram a parceria com a M$ e investiram em força em campanhas de marketing – mas já era tarde.
Na minha humilde opinião (que não percebo nada disto), a salvação da Nokia será atacar o smartphones de baixo custo, quer com Android quer com WP – ninguém hoje quer arriscar comprar um aparelho por 600€ quando este poderá ficar obsoleto em poucos meses.
Acho os Lumia excelentes em quase todos os aspectos mas demasiado caros. Eu compraria um, mas não a esse preço.
Boa tarde ,
Esse sim será o tal caminho que falo num post mais a frente que permitiria um descolar da situação actual e quem sabe dentro de 1 ano poder ter outras ambições .
Outra coisa que queria que ficasse claro , eu apesar de usar Linux de aonde estou a escrever , tenho de lidar diariamente com a Microsoft e ao contrário do que muita gente para aqui escreve , a maioria dos utilizadores está farto da Microsoft , que aja alguém que venha dizer o contrário porque estará a mentir , os pouco entendidos nestas lides atribuem e cito , o pc está quase sem memoria e está lentíssimo a empresa nunca mais compra Pcs novos , quando queriam na verdade dizer que o HDD está muito cheio , o que verificamos que também não corresponde a verdade nem o PC é antigo para se arrastar daquela forma , ou seja mesmo quem não tem conhecimentos alguns de informática como os que escrevem por aqui sabem que o PC está lento que é preciso comprar outro porque este já não suporta tantos files , mas nunca atribuem ao SO essas falhas , é mais fácil dizer que é a maquina que não presta .
Com isto tudo pelo que tenho visto do W8 irá perder-se alguma produtividade , as pessoas não estão sequer preparadas para não terem o Icone iniciar e isto vai fazer com que as empresas continuem a adiar a evolução do XP que ainda corresponde a maior fatia dos SOs da Microsoft a ser usado , saltaram o Vista , o W7 e agora o W8 , até porque já percebemos que programas de terceiros não vão correr em W8 como já não corriam em W7 e isto pode atrapalhar os planos da Microsoft de ter várias plataformas integradas e tornar-se na primeira empresa a fazê-lo .
Vamos esperar para saber mais , eu tenho a consumer preview instalada , como não existem janelas quando abrimos aplicações , para fechar temos de arrastar com o rato para o fundo do monitor para voltar-mos a UI metro , isto terá ainda de mudar sobe pena de este SO passar completamente ao lado até da comunidade de gammers .
Cumprimentos
Serva
Serva, não concordo minimamente com essas críticas ao Windows.
Como se diz por aí.. o problema está muitas vezes entre a cadeira e o ecrã.. e todos os dias vejo que é verdade.
Há pessoas que trabalham há anos (muitas vezes mais anos que eu tenho de existência) com computadores, e não sabem trabalhar com eles. Um exemplo muito simples: tenho um colega a trabalhar comigo que há poucas semanas apagou todo o conteúdo da pasta “Meus Documentos”. Isto é o exemplo mais simples de que o problema nem sempre é do SO.. Como é possível isto acontecer a uma pessoa que todos os dias trabalha em frente ao computador, durante anos e anos a fio?
Sei que és defensor do Linux, e não tenho nada contra. Mas achas que o Linux aguentava melhor se substituísse o Windows neste momento? Não há nada como o Windows, para já. E muito já o Windows aguenta..
Quanto às aplicações não funcionarem em W7 (e W8), a percentagem é muito pouca! Claro que em aplicações muito específicas é possível que isso aconteça.. mas é a evolução natural das coisas.. não podemos estagnar no tempo..
O Windows 8 está no bom caminho. Só acho que devem explicar melhor ao utilizador comum o funcionamento das diferentes interfaces.. das diferentes versões.. porque está-me a parecer que vai haver uma grande confusão se não for tudo deixado bem claro…
Tiago ,
Boa tarde eu continuo a afirmar que o Windows actual o 7 é um poço de problemas e nem me venhas com a conversa que o problema está entre a cadeira e o utilizador , porque isso pode ser verdade em parte , mas explora lá o Windows como fazes com o teu Mac ou como fazes com Linux e vais ver qual dos SOs se vai mantendo inalterado mesmo após vários testes de stress , sabes que conheço pessoas que no máximo de 6 em 6 meses estão a formatar o seu PC , ainda esta semana estive com uma bomba nas mãos um I7 2700K com um relógio de 3,5 ghz e 4 cores e 8 Gb de Ram , este pc serve para correr autocad essencialmente , depois verifiquei que tinha muitas series de tv e uma quantidade enorme de musica mas o disco estava 23% ocupado um sata 3 com 3TB e 64 MB de cache , e sabes uma coisa demora uma eternidade a arrancar e primeiro que estabilize é um problema , depois dessa aventura tudo é muito rápido , estive a mexer-lhe no arranque do Windows porque ele tinha uma unidade virtual a arrancar mais uma quantidade de tralha ligada a gráfica e mais os aplicativos da treta mesmo depois de excluir tudo o que era dispensável para o arranque as coisas continuaram basicamente da mesma forma , para não me alongar limpei tudo o que era tralha e que poderia estar a atrasar o windows , libertei muito espaço , reparei o registo com chaves que estavam soltas que correspondiam a aplicações que já não estavam instaladas etc , etc , melhorou mas para a maquina que é em Linux este PC voava , ele disse-me não acreditar ? e sabes o que fiz Tiago através do Wubi instalei o Kubuntu 12,04 LTS , naquela maquina ainda o som de inicio não tinha surgido já estávamos a solicitar qualquer aplicação e a abrir sem lag esta é a diferença entre Microsoft e os outros SOs , reconheço que o Mac OSX também é um bom sistema operativo .
Cumprimentos
Serva
Serva,
Não digo que não tenha problemas, isso todos têm, mas dizer que é “um poço de problemas”, é forte demais!
O Mac OS.. bem, o Mac é bom, mas estando só em hardware Mac não será, para já, para as massas (embora a sua filosofia seja uma das melhores para o utilizador comum).
O Linux também não é para massas, pelo menos para já. Como eu disse, imagina que se trocavam os Windows por Linux.. seria a catástrofe total! As atrocidades que os utilizadores cometem.. as maldades a que sujeitam o windows.. o Linux não se ia safar muito melhor..
O Windows sofre desse problema, desgasta-se com o tempo, e nisso é o pior, sem dúvida. O registo é um cancro. Mas o windows é robusto.. tem anos e anos de experiência a “levar” com tudo e mais alguma coisa.. claro que tem problemas.. mas sendo o W7 o melhor até agora, não me parece que seja um “poço”..
O caso de relatas é o caso normal do utilizador comum.. sem preocupação com o que instala.. sem preocupação com o que está no boot..
Aliás, deixo-te também uma história: há uns anos pediram-me para dar uma vista de olhos num computador.. fiz umas limpezas, nada de mais.. quando abri o browser (IE) deparei-me com a situação mais caricata de sempre.. metade da janela (em full screen num monitor de 19”) era composta por barras, aquelas que se instalam por opção, como a do Google, Bing, etc, etc. A outra metade era para mostrar a página e navegar 🙂 Fantástico! Arrependo-me de não ter tirado uma foto 😛
Para terminar.. hoje em dia um PC Windows a ser formatado de 6 em 6 meses.. há algo a ser mudado nos hábitos de utilização. Neste momento uso um Windows 7 há 2 anos. Acompanha-me na faculdade, no trabalho, no contributo que faço para o PPLWARE, na vida pessoal, no lazer.. em tudo! Sai todos os dias de casa comigo, na mochila, e instalo tudo o que preciso para as mais variadas tarefas. Manutenção? CCleaner e atenção ao que instalo. Funciona impecávelmente! (e não é nenhuma bomba).
Ai…
Nenhum developer vai desenvolver para o 7.8. Não querem saber…estão se nas tintas.
A quantidade de aplicações vai estagnar.
As pessoas, as empresas de desenvolvimento apontam baterias para o futuro, não para o que passou. e os lumias passaram.
Eu pessoalmente gosto do telefone e paguei bem por ele e o que mais me chateia é, as futuras aplicações nao funcionarem, isto fica abandonado e pronto…siga…
Boa tarde Serva!
Com certeza nunca deves ter mexido num windows 7 para dizeres é lentíssimo.. Com certeza não deves saber que o windows 7 é o software com mais sucesso de sempre da MS e q actualmente tem muitos mas muitos mais utilizadores q xp.. Ah e também com certeza nunca deves ter mexido num windows 8 pois terias descoberto que o desktop continua a existir e q se assim preferires podes ter na mesma janelas como no W7.. Vai dizer mal para outro sitio pfv ou então faz criticas reais!!
Pedro Costa ,
Sabes quantos pcs tenho em minha casa ? …. pois , tenho 2 filhos , adivinha lá , jogos ….., pois ….. , sistema operativo Windows 7 Profissional de 64 bits , para tua informação tenho 4 pcs com Windows 7 se contar com o do trabalho 5 , mas em minha casa tenho 4 , 2 portáteis e dois PCs de mesa tudo já da serie I de segunda geração , portanto não aceito lições acerca do Windows , controlo o PC da minha mãe a distancia porque ela tem 72 anos e pede-me ajuda , na minha família que é vasta eu sou o informático de serviço , estou habituado a recuperar PCs que me pedem para formatar porque estão num estado caótico , muito parecido com o exemplo do Tiago Dias deu , recupero , mas o SO Microsoft sempre foi assim instalas de raiz , até voa , começas a instalar o Office mais um ou outro programa e tens a barraca montada , não digo que muitas das vezes não seja por erro dos utilizadores que isso aconteça , mas factos são factos .
Cumprimentos
Serva
O Windows só é lento a arrancar se tiver muita tralha metida pelo utilizador no arranque. Experimenta um Windows acabado de instalar e podes comparar com um linux acabado de instalar. O W8 vai ter um arranque ainda mais rápido. Eu como sou fã da hibernação nem me preocupo com o tempo de arranque, no máximo em 30 segundos tenho o sistema restaurado tal como o deixei. Shutdown nunca faço e reboot é talvez um por mês. Bluescreens nunca vi no W7. Eu até gosto do linux, é uma excelente ferramenta de trabalho e para mim todo o software devia seguir o conceito de software livre que segue o linux mas o ecossistema windows tem muito mais variedade e possibilidades.
As apps para wp praticamente não existem? Para quê vir para aqui dizer asneiras? Há lacunas principalmente em Portugal mas existe muita oferta. Eu venho do iphone e se senti falta de algumas apps no inicio hoje em dia estou servido a 100%, e muitas apps q uso estão muito melhor conseguidas e muito mais intuitivas de usar q no teu telemovel.. Mas lá está o q interessa é dizer mal mas experimentar a plataforma durante uns tempo é q já é mais dificil!!
De facto a questão do preço é uma das questões fulcrais.
A Nokia desenvolve equipamentos excelentes, em termos de hardware, e são equipamentos que estão sem dúvida nenhuma à altura ou até acima da concorrência.
No entanto, e em consequência dos últimos 2-3 anos, a Nokia não está numa posição de praticar preços deste género, desta ordem de grandeza.
O sentimento geral é mesmo esse: os lumias são cativantes, parecem grandes equipamentos, o WP7 tem grande potencial (considero o que tem mais espaço para crescer neste momento, podendo alcançar rapidamente a concorrência), mas pelo preço que pedem por eles há outras soluções, seja iPhone, seja um HTC ou Samsung de topo com Android. E com estas (tristes) declarações da Microsoft, a Nokia ficou em maus lençóis com o seu Lumia 900 à espera de ser vendido…
A Nokia neste momento tem que reconquistar espaço no mercado, tem que ganhar a confiança dos utilizadores, e não o vão conseguir se praticarem preços iguais à concorrência, seja na média ou alta gama. Neste momento mais valia lançarem produtos mais baratos à nascença, mantendo o preço ao longo do tempo, do que lançar equipamentos de 600 €, 3 meses depois estão a 300, porque as vendas não são as esperadas, e nessa altura já poucos compram, porque há outras novidades.
Eu defendo, como sempre defendi, a parceria Nokia/Microsoft. Mas está-me a parecer que elas não estão a saber lidar bem uma com a outra. Para bem da concorrência, do mercado, deste mundo dos smartphones, gostava de ver um futuro de sucesso para esta parceria… vamos ver como corre…
Exacto. O único nicho de mercado onde a Nokia pode atacar é o dos smartphones de baixo custo – entre os 100€/300€. Não só punham a concorrência em sentido como aos poucos poderiam recuperar a fiabilidade de outrora.
Esse “tiro no pé” está relacionado com a polémica mudança do Elop da Microsoft para CEO da Nokia, ninguém na Nokia queria o Windows Phone (como o Vitor M referiu noutro artigo) e foi ele que impôs esse acordo, a MS tinha de se agarrar a um fabricante de hardware e escolheu o topo (na altura).
Como já referi o Symbian é bem capaz daquilo que os outros SO fazem mas não vou discutir isso pelo pplware.
Ponham la o WP8 nisso que eu ate compro um.
Eu até sou fã de WP, tenho um LG E900 e estou muito satisfeito com ele, mas nunca na minha vida compraria este telemóvel por este preço, especialmente agora que sei que não vai suportar o WP8.
Na minha opinião neste momento quem quiser um topo de gama fica melhor servido com um iPhone 4S ou um Samsung Galaxy S3. Se quiserem um Windows Phone, esperem pelo lançamento do WP8.
O lumia 900 já era. Para quem pode esperar, aguarde pelos equipamentos com WP8; quem não pode esperar, aposte no SIII.
A MS mostrou o seu poder; a nokia não me parece que tenha ficado muito bem.
Fala-se que a nokia irá lançar equipamentos com android; já vem tarde, e este desenvolvimento com as actualizações, num equipamento de topo, é de facto um erro de percurso.
Eu gosto da nokia e do W8 e vou esperar enquanto puder.
Android seria o seu maior erro e consequente Morte, penosa ainda para mais, porque Android vende sempre.
alguém acredita que qd sair o WP8 alguém vai dar 500+ € por um telefone quando na altura já poderá ter um SII ou um Iphone 4S por quase metade do preço ?????
Eu, neste momento, e se tivesse 600€ para dar por um smartphone, compraria o SIII sem pestanejar.
Gosto muito dos Lumia, têm um look apelativo, o WP funciona bem, é Nokia, mas na situaçao em que se encontram eu não arriscaria.
Bem, por mais que se goste dos Lumia nesta altura já sabemos que este telemóvel e os atuais wp não serão compatíveis com o novo WP8, terão sim uma versão cosmética chamada WP7.8.
Por isso o lançamento deste modelo não foi na melhor altura!
Penso que será melhor esperar pelos novos modelos já o WP8.
😉
O Nokia Lumia 900 vai continuar a ser suportado. Obviamente que como traz só um núcleo não vai poder fazer coisas que estarão só optimizadas para smartphones de dois núcleos.
Estamos a falar de que coisas eventualmente? Muita coisa? Não me parece. Serão coisas muito específicas: uma determinada app ou jogo. Mas na sua grande maioria continuarão a sair apps e jogos para o WP 7.8. Será que o NFC vai fazer falta a muita gente? Não sei. Será que o IE vai ter uma versão 10 para o WP 7.8.? Não sei mas o que não faltam no market são browsers (e até melhores do que o IE).
E também não se sabe ainda ao pormenor como vai ser o update do 7.8. na sua totalidade. A MS ontem só revelou apenas a alteração mais importante, o ecrã inicial entre o WP 7.8 e WP8 não vai ter alterações no seu aspecto. Mas as novidades do 7.8. não se vão ficar por aqui.
Fala-se muito mas os dados ainda não foram todos postos na mesa.
Em termos de experiência a mexer no S.O. não se vai notar grandes diferenças entre as duas versões. Vai continuar fluído de ambos os lados e vai continuar a haver suporte para smartphones que não tragam o WP8. Vão existir diferenças que podem não interessar a uma boa parte das pessoas. Principalmente aquelas que não têm 400€ ou 500€ para gastar num smartphone. Para essas um smartphone com WP 7.8 chega-lhes bem.
Eu ca tenho um lumia 900 e estou super contente , um equipamento bonito e intuitivo , eu nao vou é nas cantigas dos outros. Alguns comentarios deveriam ser elimindados , pff, ganham alguma coisa com isso ??? secalhar ate ganham, juizo! enfim… Sejam apenas felizes !
Vivemos num país livre, que eu saiba da última vez que verifiquei. Pela mesma lógica (da batata), que vieste apresentar perguntava-te qual o teu interesse em vires aqui dizer bem do dispositivo e criticar os outros? Das duas uma:
1 – Sentes-te bem em ter algo diferente e novo? Se for ainda aceito que queiras justificar que foi uma boa compra para ti, mas dizer mal da opinião dos outros…
2 – Não sei de onde és para achares que alguns comentários deveriam ser apagados. Trabalhas na nokia ou alguma entidade que tenha interesse na venda do mesmo?
Tem dó, e aceita a opinião dos outros. Até agora as críticas que vi acima (incluindo as minhas), foram bem justificadas.
nem sequer mereçe o meu comentário!
RRzink, eu tenho um Lumia 800, e também estou muito feliz. E sinceramente, nem estou preocupado com essas atualizações. Tenho um equipamento fluido, com todas as aplicações que preciso, com a melhor experiência em redes sociais, Office nativo, um ecrã que não falha, mesmo sobre fortes condições de luminosidade (muito superior aos da concorrência). Para quê, preocupar-me com isso, se o meu telefone, faz tudo o que eu preciso, e na perfeição? Esse pessoal só fala mal, porque não tem um!! 🙂
SERGINHO M, alguem que tem o seu perfeito juizo , tb ja tive um 800 mas fiz o upgrade pro 900 , nao podia estar mais de acordo contigo , nao tem um boneco verde ?? nao tem uma maça ?? eee ?? nao preciso! temos um equipamento rapido e pratico e diferente de todos os outros , ou entao nao , lolol!
Aliás, já comentei isso num post anterior. Perguntem a um usuário de Windows Phone, se ele voltaria para android ou iOs? Os usuários que compraram de verdade (não os que o viram na montra), estão satisfeitos, e já mais voltarão para android, disso eu tenho a certeza, independentemente das atualizações!! 🙂
WP 7.8 … WP8 … A questão não se, à partida, são muito diferentes.
A questão é que as app para WP8 e segs. já não correm no WP 7.8.
Fazendo a comparação. A maior parte das app para o futuro iOS 6 hão de correr no iOS 5. As app para WP 8 não correm no WP 7.8
… A questão não “saber” se,
Mas numa primeira fase tb irão ser compativeis como é obvio, qual o interesse de fazer uma app para meia duzia de pessoas se existe uma comunidade wp7,8 muito maior..
Claro q numa primeira fase sairam apps para 7,8 q serão compativeis com wp8 dps à medida q o mercado aumentar é q começaram a sair as exclusivamente wp8 mas nessa altura este lumia 900 já estará a precisar da reforma..
Esta postura é muito melhor q a da apple que diz que tem o iOS 5 no iphone 3gs qd muitas funcionalidades estão cortadas e é mais um iOS 4.5 mm o iphone 4 não faz tudo o que 4S faz .. A MS falou verdade a apple não.. Se a MS tivesse dito q ia ser actualizado mas q não correria algumas aplicações já era excelente como disse a verdade e lhe chamou 7.8 já é uma porcaria..
Volto a perguntar qual o interesse de ter suporte para multicores, ecrãs de maior resolução, cartões sd, nfc quando o Lumia 900 não tem nada disso? Como não é possível correr o kernel novo o que se quer é as novas funcionalidades q ainda não sabemos todas, o resto é irrelevante..
Não é isso. Se eu escrever uma app para WP 8 tenho, obrigatoriamente, que a portar (criar outra) para WP 7.8.
Se eu escrever uma app para iOS 6 ela, em regra, é compatível com o iOS 5, a menos que use APIs que só existem no iOS 6.
Isto não tem nada a ver com o iPhone 3GS ter SIRI ou não ter, ter o navegador ou não. Com o WP 8 criou-se, de facto, um corte com o WP anterior ao nível da retro-compatibilidade – de todas – as app.
Quanto ao óbvio … nem tudo o que parece (óbvio) é.
Mas há uma coisa que podes ter razão. Se é verdade que as app escritas para WP 8 não correm no actual, as do actual correm no WP 8. Por isso, durante um certo tempo, faz sentido que se escreva app para WP actual, que dará também no 8.
Até um dia.
Ainda bem que entendeste o que quero dizer.. Como é óbvio no inicio será assim.. Claro q daqui a um ano por exemplo começarão a surgir as apps exclusivas para wp8..
Camartelo
Da forma como metes as coisas até parece que vão ser muitas apps e jogos. Estaremos a falar de quanto em percentagem? 1% das apps e jogos que não vão funcionar com o update 7.8? 2%?
Sabes responder a isso?
São todas as que forem escritas para WP 8 e não forem portadas para WP 7.8.
Camartelo
Pois, era o que eu suspeitava. Sabes tanto quanto eu. Acabas por dizer uma verdade mas ao mesmo tempo não sabes até que ponto essa verdade vai comprometer os smartphones de um só núcleo com update 7.8.
Quem lê este tipo de criticas que o Camartelo traz até pode ficar a pensar que as mudanças vão ser drásticas. O Pedro Costa no comentário acima toca num ponto fundamental, a comunidade do updtate 7.8.vai ser bem maior do que a comunidade com WP8.
É pá. Eu não vendo telemóveis, não recebo dinheiro de empresas do género, nem tenho ações. O post é sobre o Nokia Lumia 900, que vai evoluir até ao WP 7.8.
Na minha opinião foi a pior altura para o lançar, depois de a Microsoft anunciar o WP 8. A mudança é mesmo drástica. Quem quiser compre, quem não quiser não compre … mas informe-se.
lol deixem chegar ao mercado o windows 8 que voces vão ver o mercado empresarial a mudar para telefone scom windows 8 e tablets com windows 8.
Não pensem que a M$ é burra pois reparem só num dos principais objectivos da microssoft: voces teem uma empresa que tem como base de support informatico de gestão de utilizadores o windows neste caso um sistema windows server que ira evoluir para o windows server 8 com isto podem por por em determinado grupo de utilizadores tanto no seu pc como tablet como telefone as aplicações que o seu perfil permite ter como por exemplo outlook e assim passam com um sistema a ser capazes de configurar e aplicar on the fly todo um grupo de aplicações e restrições.
Isto que eu acabei de dizer para quem trabalha em locais que teem computadores com logins baseados em perfis de utilizador percebe logo o escalamento disto em relação oas telemoveis e tablets
Muito sinceramente, a Nokia não tinha a informação do desenvolvimento do WM8 a quando na parceria da MS-Nokia ?
Isto não faz sentido absolutamente nenhum. O preço deste bicho com software já desactualizado, mas que grande suícidio!
… como digo, vão ser 2 anos loucos para MS,Samsung,Nokia, Apple … e Android … e se for com estes “desentendimentos de mercado” … a coisa vai ficar negra para alguem.
Tinha sim senhor, sabia detalhadamente do ciclo de vida do WP7 quando estabeleceu a parceria com a Microsoft:
E eu escrevi sobre isso (não quero fazer publicidade, apenas marcar uma posição)
https://plus.google.com/u/0/108981268803321636289/posts/8FPK7R8cqxg
Eu tenho sinceramente pena de todos os utilizadores (internacionais e nacionais que não lerem estes comentários), que ao comprar este smartphone, a pensar que era o melhor dos melhores dentro da gama Windows Phone 7, se viram defraudados ao saber que pouco depois a Microsoft ter anunciado o WP8.
É lamentável terem omitido este pequeno “grande” pormenor aos clientes, que… no fundo irão ter com o 7.8 um “prémio de consolação”, e um smartphone sem futuro. Uma “burning platform” como o Stephen Elop, denominou sobre o Symbian.
Não pensem que vão ter o suporte directx, native code, para correrem aqueles jogos modernos que só agora vão aparecer na marketplace com o WP8. Podem tirar o cavalinho da chuva. Até porque esse jogos vão necessitar de dual cores ou superiores.
Eu acho que só o facto de a Nokia lançar no mercado português o Lumia 900 depois do anúncio da Microsoft, e ao preço que está apresentado neste artigo é passar um atestado de estupidez aos portugueses. Mas espero sinceramente, que os consumidores portugueses respondam com a sua carteira e gastem noutro smartphone (iphone, android, bada, esperar por um smartphone WP8, ou algo que tenha mais futuro)
Acho que o mais grave é o de há partida eles saberem disto,e não terem ajustado o horário/cadência dos seus produtos, de modo a este modelo não sair pouco tempo antes de ser anunciado um sistema operativo que não é retroactivamente compatível, isto por si só quebra uma relação de confiança e transparência da empresa perante os seus clientes. Em especial cai muito mal entre os mais fieis à marca (“early adopters”).
Vocês viram alguma vez a Apple a fazer isto? Pois, porque eles são profissionais e sabem como deixar contentes os seus clientes.
Este Lumia 900, a partir do anúncio do novo WP8 não vale os 599 euros, vejam… por menos do que isso têm por exemplo um LG Maximo 2X que já é um dual core, ou… (para não dizerem que sou fanboy do android) têm uma versão mais antiga do iphone que tem uma escolha mais recheada de aplicações. Já dei duas opções por menos desse dinheiro, mas com um pouco de paciência encontram mais.
Não me julguem como um “hater” e não estou de facto a criticar a Microsoft, já que o WP8 tem um futuro promissor e talvez estejam a ir pelo caminho certo.
Estou nitidamente a criticar a Nokia, que por estes e outros passos em falso está a perder força e a desapontar as poucas pessoas que ainda se mantêm fiel à marca. Qualquer dia se não melhorarem a sua comunicação com os seus clientes e continuarem nesta política actual, serão absorvidos pela Microsoft. Tomem nota.
Não foi só a Nokia que acabou de lançar telemóveis com WP7.5 a Samsung e a HTC fizeram o mesmo. Quanto ás actualizações, o WP7 vai ter um ciclo de vida de 2 anos e ao fim desses 2 anos TODOS os telemóveis lançados vão ter mais uma actualização, a 7.8. Para além disto a Nokia compromete-se a continuar a lançar aplicações próprias para os seus dispositivos algo que não vejo nos outros fabricantes. É claro que seria melhor terem um update para o WP8 ou terem, como faz a Apple, um update chamado WP8 mas sem muitas das novidades do novo SO. Afinal, quem comprar um iPhone agora a uns meses do lançamento do novo modelo não vai ter acesso às novidades que ele vai trazer por isso o caso é idêntico a quem comprar um Lumia agora.
Quanto às apps, é óbvio que os novos jogos vão necessitar de novo hardware mas no android acontece a mesma coisa. O numero de apps que correm no WP7 vai de certo continuar a aumentar porque é do interesse dos developers atingir o publico que tem este sistema (eu tenho um nokia 5800 – symbian^1 – e todos os dias são lançadas apps novas para este sistema idoso).
Ao preço que está não comprava este Lumia (o meu limite em telemóveis são 300 euros) mas pelo que tenho lido quem tem um está muito contente e com o WP7.8 a experiência ainda será melhor e isso é o que conta mais.
A Apple, a Apple …
Já viste a Apple lançar hoje um iPhone e ao mesmo tempo dizer: “Daqui a uns meses vamos lançar o iOS 6. Todas as app que forem escritas para o iOS 6 não funcionam nele.”
O que vez é a Apple dizer: “Daqui a uns meses vamos lançar o iOS 6. Os modelos a partir do 3GS, que tem três anos (e excluindo o iPad, que tem dois) vão ter atualização para o iOS 6, mas os modelos mais antigos que não tenham hardware para suportar o Siri e o navegador (e mais não sei o quê) não vão ter essas app. Todas as app escritas para iOS 6 (excluindo as que usem APIs associadas ao SIRI e ao navegador) vão correr no 3Gs.
No caso da Apple vejo um processo de obsolescência tecnológica normal. No caso do WP 8 vs WP 7.5-7.8 vejo um salto, porventura necessário, sendo que quem ficar com os equipamentos – que já tinha – com o WP 7.5 não fica bem servido. No caso da compra deste Nokia, nesta situação, vejo falta de bom senso.
O que “vês” 😀
“Nokia Lumia 900 still selling well, Windows Phone 8 update not out of the question”
http://www.phonearena.com/news/Nokia-Lumia-900-still-selling-well-Windows-Phone-8-update-not-out-of-the-question_id29967
tenham calma meus senhores, o L900 ainda pode vir a ter o wp8.
O update de que o tipo da Nokia estava a falar era da 7.8
Duarte Henrique, temos que saber distinguir os títulos sensacionalistas da verdade. O que o representante da Nokia diz nesse artigo é que é importante para eles manter os dispositivos dos clientes actualizados. Ora se eles já prometeram a pseudo versao 7.8 essa promessa acaba sempre por ser cumprida. Se queres ser ingénuo e comprar um m Nokia baseado em declarações subjectivas de um representante então estás no teu direito. Agora não venhas aqui colocar.noticias falsas.
Esse site é uma anedota lol só diz merd* e calinadas lol
Isto de sotfware livre é mesmo palhaçada, mas alguém trabalha de borla? ja viram Advogados, economista,politicos… com essa ideia? e porqué é que Eng. nformaticos farão trabalhos de graça, queimar pestanas para nada.
Isto só é assim porque ainda não conseguiram destronar Microsoft ou Apple, assim que conseguiram vão fazer a mesma politica, vejam o exemplo de Samsung, começou por imitar Apple e enganar os totós com argumentos preços barato, e Agora qual é o preço? mais caro até que Apple, APRENDAM
Há muita gente com a ideia de trabalhar de borla inclusive pessoas altamente qualificadas, isto designa-se pro bono – http://pt.wikipedia.org/wiki/Pro_bono
O software livre é de longe o que tem maior potencial pois toda a gente do planeta pode dar a sua contribuição e nenhuma empresa tem tais recursos disponíveis. O ideal era todo o software ser livre e grátis de modo a que toda a gente tivesse acesso gratuito a todas as ferramentas de trabalho que existem; os programadores seriam remunerados através de um sistema de mecenato em que cada pessoa contribuiria com quanto pode para o desenvolvimento das ferramentas de que necessita.
Com este sistema acabavam os preços exorbitantes pelo software e a consequente pirataria. Um sistema semelhante poderia ser aplicado à musica e ao cinema.