Nicolás Maduro sofre atentado com drones carregados de explosivos
O presidente venezuelano Nicolás Maduro sofreu um atentado no sábado, quando discursava no 81º aniversário da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) na Avenida Caracas.
Segundo informações do governo, foram usados drones com supostos explosivos que sobrevoaram a área e intentavam matar o presidente.
Nicolás Maduro era o alvo dos drones
O presidente venezuelano discursava quando foram sentidas duas fortes explosões. As informações referem que sobrevoavam dois drones nas imediações do local onde decorria o evento. Segundo referiram as autoridades, os aparelhos foram abatidos por atiradores de elite.
O assunto, contudo, passou da esfera do ataque efetivo, recorrendo a drones, para algo mais político.
Num discurso televisionado duas horas depois do evento, Maduro acusou diretamente o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de ter tentado assassiná-lo através de alguns assassinos que, segundo ele, executaram o suposto ataque. É uma acusação sem precedentes, mesmo dentro da hostilidade verbal aberta de ambos os governos.
https://twitter.com/NicolasMaduro/status/1025905684251066373
À parte das questões políticas, o assunto representa um exemplo, mais um, do uso dos drones para fins criminosos. Este tipo de ataque já havia sido usado no passado, no médio oriente, onde drones transportavam explosivos para serem detonados junto do alvo a abater:
Antes de Maduro acusar o presidente colombiano, o governo imediatamente culpou a oposição pelo ataque.
Compatriotas a direita insiste na violência para tomar espaços que não podem pelos votos, o nosso irmão Presidente Nicolás Maduro e o alto comando político e militar saiu ileso após o ataque terrorista durante o ato da GNB. Eles não poderão juntar-se a nós.
Escreveu Diosdado Cabello , presidente da Assembleia Nacional Constituinte, na sua conta no Twitter.
Drones carregados com C4
No meio da confusão sobre o que aconteceu, o grupo de oposição Movimento Nacional Soldados de Franelas (camisas) reivindicou o ataque através da sua conta no Twitter:
A operação foi para sobrevoar 2 drones carregados com C4 o alvo era a caixa presidencial. Os franco-atiradores da guarda de honra derrubaram os drones antes destes chegar ao alvo. Nós mostramos que eles são vulneráveis, isso não foi alcançado hoje, mas é uma questão de tempo.
Escreveu o grupo na rede social.
O caso, que está agora na esfera da política, mostrou que os drones podem fazer de um alvo difícil num ponto simples de abater, agora falharam, mas pode só ser uma questão de tempo para "afinar" as técnicas.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente não o mataram… 🙁
Uma pena mesmo, era um grande serviço que prestavam ao povo venezuelano que anda a procurar comida no lixo e aqueles que já morreram de fome
Sim.. e o pais mergulha ainda numa crise maior.
Tudo muito amador.. agora muita gente vai ficar sem unhas dos pés… e outras partes do corpo.
A resistençia venezuelana precisa de drones melhores. Excelente iniciativa, parabéns para os mentores!
Pelas últimas informações (claro que sob anonimato) dos bombeiros a explosão foi uma bilha de gás num apartamento! O Maduro aproveita para se fazer de “vitima” do imperialismo…os “camisas” tentam mostrar “ao mundo” que existem!!
Até agora só li posts de incentivo ao ódio e preconceitos
Incentivo ao ódio porquê? Se o homem é um ditador merecia levar com o drone e muito mais. Vai para a Venezuela uns dias e depressa vais sentir falta de cá.
What if I told you….. que a democracia como a conheces não funciona em alguns lugares do mundo?
Tolo. Não sabias que Venezuela (antes de Chávez) foi a mais antiga democracia por aqueles lados (desde 1958 precisamente)? Informa-se!
e vê no que deu seu fantoche! mata-te
tem juizo. na venezuela antigamente vivia-se bem. depois veio o populismo autoritario
Dizes isso quando em 2012 foi o ano cujo índice de pobreza foi o mais baixo de sempre na Venezuela. Mesmo agora, com a crise económica, a Venezuela continua a ter um índice de pobreza mais baixo que alguma vez teve antes da revolução boliviana. Portanto, o que dizes é uma verdadeira mentira.
Qualquer político sul americano que cometa a heresia de se recusar a aceitar a política externa agressiva dos EUA é sempre chamado “ditador” pelos media, por isso esses insultos são para desvalorizar! O “crime” do maduro é procurar defender os interesses dos pobres contra uma elite de privilegiados que tenta, pela força, removê-lo do cargo que ocupa desde o próprio dia em que o assumiu! O mesmo aconteceu com Hugo Chavez! Acredito que, para os ricos, Maduro seja um “ditador” e, nessa perspectiva, ainda bem que o é!
Depois de saber que há quem defenda que a terra é plana, já nada me espanta.
Sabes que sao os pobres a morrer de fome la e nao os ricos? sabes iss nao sabes?
Tás a defender o Maduro? kkkkkk
Devia é ver o quanto de pessoas estão a fugir da Venezuela para os países vizinhos como Brasil devido a essa ditadura.
Já não basta termos que aguentar a Correia do Norte, ainda tem a Venezuela. Deviam é tacar-lhem uma bomba atômica na cabeça do dito cujo.
Não sabia que os ditadores iam a eleições.
Claro que as pessoas odeiam ditadores, especialmente quando destroem a vida de grande parte da população de um país.
O ideal seria que o Maduro fosse julgado num tribunal internacional, mas à falta disto, se o matassem com um drone carregado de explosivos, seria uma boa alternativa.
O politicamente correto dá-me vómitos….
Era mandar para lá uma ogiva nuclear. E pronto, era assunto resolvido.
Tem juízo.
Podiam enviar uma bomba atômica de pequeno porte, só pra fuzilar o maduro.
Dizem os supostos soldados de flanela:
“A operação foi para sobrevoar 2 drones carregados com C4 o alvo era a caixa presidencial. Os franco-atiradores da guarda de honra derrubaram os drones antes destes chegar ao alvo. Nós mostramos que eles são vulneráveis, isso não foi alcançado hoje, mas é uma questão de tempo”.
Isto é o que Nicolás Maduro, o inventor dos soldados de flanela de que ninguém tinha ouvido falar, quer que se acredite. Segundo os bombeiros – não passou da explosão de uma bilha de gaz num prédio de apartamentos, de que foram divulgadas imagens.
Cuidado com as fake news.
Muito, mas muito provavelmente, uma grande encenação para inflamar o discurso e desviar a atenção da miséria absoluta (ainda mais infelizmente) para onde caminham.
uma encenado tal como o Ergodan fez uns anos atras.
Alguém deve ter dito ao heldr que ele não gostava de produtos Apple
um Drone voando até 100km hora e fácil de ser abatido por um atirador.
Noticias falsas e o pplware é cumplice deste ditador.
As explosões foram provocadas por gás num apartamento.
É estranho acontecer exatamente ao mesmo tempo… Se fosse como ele diz, não estava cá a contar a história, porque não faz puto de ideia da potência do C4.
eh pah por mais duro que estejas a ser com as palavras tenho de concordar ctg.
Por vezes é assim… tem que se falar com as palavras correctas e as tuas estão lá!
populista patético. explode uma botija de gás, as guardas de elite fogem em pânico, e mete-se a acusar os eternos papões “imperialistas”. tudo para manter a mama
Isto dos media dá muito que pensar. Qualquer um até podia pensar num ataque com drones, até ja divulgaram o modelo de drone usado e tudo… quando o que aconteceu foi um rebentamento de uma bilha de gás !! Enfim.