Esqueceu-se de pagar a fatura do telemóvel? Atenção às multas…
Para quem não usa a modalidade de pagamento "débito direto", é normal que em determinados meses se esqueça de pagar a fatura do telemóvel. Quando tal acontece, a Vodafone e a NOS cobram 1,5 euros mas na MEO o valor é de 5 euros.
De acordo com a lei, as operadoras de telecomunicações podem "multar" os seus cliente quando estes se atrasam no pagamento das faturas. No entanto o cliente tem de ser avisado atempadamente. A Vodafone e a NOS cobram 1,5 euros pelas faturas em atraso. Já no caso da MEO o valor é de 5 euros.
A MEO refere que os contratos de adesão a serviços de comunicações eletrónicas "prevêem, expressamente, a possibilidade de a MEO cobrar uma penalização até 5 euros, em caso de atraso no pagamento de faturas de serviços pós-pagos (fixo e móvel), do segmento residencial e empresarial”. No entanto os clientes são alertados para os eventuais custos decorrentes do atraso no pagamento, através do envio de 2 SMSs (o primeiro enviado 1 dia antes da data limite de pagamento e o segundo enviado 3 dias após tal data).
No caso da Vodafone o valor da taxa é mais baixo mas começa a contar com apenas um dia de atraso. A operadora cobra uma taxa de 1,5 euros (isento de IVA) quer se atrase 24 horas ou cinco dias.
No caso da NOS é também cobrado um valor de 1,5 euros. No caso de ser um contrato empresarial, o valor passa para 5 euros: "Se a data limite de pagamento da fatura for ultrapassada, será devido o valor de € 5,00 a título de indemnização e que será cobrado na fatura do mês seguinte".
Ana Sofia Ferreira, da Associação Deco, relembra que o legislador pede proporcionalidade entre o valor dos pacotes e o preço das coimas, o que no caso de tarifários de 9 euros, por exemplo, não acontece. A Associação admite “outro tipo de intervenção” se nada for feito em relação a estas tabelas.
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Este artigo tem mais de um ano
Mentira o valor cobrado na NOS. O valor cobrado pela NOS é igual ao da Vodafone..
Também tinha essa informação. Mas no site da NOS, basta ver no link, dizem que é 5 euros. Tens outra informação?
Tenho, na SMS que a NOS me mandou recentemente:
“Pague até 12-02-2018 a sua fatura de televisão NOS e evite o custo de 1.50 euros por atraso no pagamento. Use o multibanco (dados de pagamento). Se já pagou, ignore esta mensagem.”
Só se entretanto já mudaram o valor.
Para empresas (link que tem no post é 5€). Para consumo diz que é 1,5€
Obrigado.
Na Nos a penalização começou este ano e é 1,50….
Multa para atraso de pagamento então porque os consumidores clientes quando pretendem alguma informação tem que pagar chamada ninguém vê esse roubo tb
Qualquer cliente tem várias formas de contacto à disposição, a chamada é apenas uma delas. Pode ir à loja ou utilizar o formulário de contacto. Relativamente à chamada e no caso da Vodafone, se o motivo da chamada for uma reclamação por causa imputável à operadora, deve solicitar durante a chamada que seja efectuado o crédito da chamada no saldo ou factura. Obviamente, se ligar só porque sim, paga a chamada.
Digo isto por experiência própria que na MEO os formulários de contacto são ignorados.
Em relação a ir ás lojas, consoante a operadora e o problema, podem simplesmente gozar contigo e não resolver nada.
Ou, o mais certo, é fazerem eles a mesma chamada para o apoio que tu podias ter feito.
Qual o valor que podemos a exigir ao operador por deficiência de sinal?
Quando em muitos lados vilas, cidades e na própria residência não temos sinal.
Antes de subscrever qualquer serviço, deve pedir informação sobre a qualidade do sinal. No caso da rede móvel, exija saber qual a distância à antena mais próxima, taxa de download e upload a que essa antena emite, em 4G e em 3G, e qual a qualidade de cobertura interior e exterior. (se a qualidade for dada sob forma numérica, deve perguntar qual a escala utilizada). Ainda assim, a melhor forma é efectuar um teste de velocidade dentro de casa, com uma aplicação apropriada (baixada da loja de aplicações com uma pesquisa por speedtest). No caso do adsl, deve eprguntar qual a distância até à central mais próxima, sendo que após 3Km não deve esperar qualquer tipo de qualidade. No caso da fibra, a Vodafone garante a velocidade, mas deve perguntar sempre sobre esse facto.
Ou seja, se vai subscrever um serviço, informe-se.
Este deve ser funcionário das ditas empresas…..
Parece-me mais ser alguém informado.
claro, todos os portugueses são experts em redes moveis, informática e redes …..
Não é preciso ser um especialista, mas é preciso saber que existe um prazo para rescindir o contrato por não estar satisfeito. Se não o fazem é porque estão satisfeitos!
Mas mandar bitaites e parecer pouco inteligente é mais bonito, pelos vistos.
Eu sei que ele perguntou deficiência de sinal, mas se estamos a falar de redes móveis para dados esse valor até nem é o mais relevante. Devíamos estar era a falar de saturação de clientes na rede, que é algo que ninguém te diz que é um problema até chegares a casa às 21h e a NET nem se mexe, velocidades de 0.5mb (com sorte) em 20 e latências permanentes de acima de 1000ms. Depois ligas para a operadora que não te atende a essa hora (mas pagas a chamada), talvez te liguem depois no dia seguinte durante o dia, quando podes ou não ter a disponibilidade de fazer o teste e vai estar tudo bem porque durante o dia não tem o mesmo povo a tentar usar que tem a noite que é quando interessa. Podes solicitar que te liguem a hora que vais estar em casa e dizem te que sim mas nunca me ligaram.
Andei 2 anos nesta merda a pagar a NOS 25/mês. A 2 meses de acabar o período de fidelização, consegui que admitissem que o problema era da saturação das antenas e nao tinha solução e se eu queria aceitar um desconto de 5/mês como medida compensatória. O que não me disseram é que esse desconto envolvia uma nova permanência de 12 meses (só percebi mais tarde já numa 3a chamada sobre o assunto quando o operador lhe chamou um desconto de 60e em vez de 5/mês.) Ainda bem que não aceitei, chulos andaram a empenar durante 2 anos porque sabiam que eu não tinha grande alternativa e no fim ainda me tentaram vigarizar mais 12 meses com uma medida que era suposto existir compensar me pela bosta do serviço que eles têm.
Portanto, informar se de antemão de tudo que é relevante é muito complicado. A maioria das vezes vais apanhar povo incompetente que só sabe ler (e mal) do que está escrito num computador a frente deles.
Nenhum … eles salvaguardam isso nos contractos ! … Mas podes usar o livro de reclamações com força para baixar os valores pagos mensalmente. Tens é de reclamar a eles e não atrás do PC, preferencialmente no livro. No entanto esta é uma desculpa que pode ser usada para quebrar qualquer contracto uma vez que os serviços das operadoras cada vez estão mais críticos. Basta reclamar com vontade … e depois negociar, e reclamar e negociar. Aliás, em novos contractos temos 15 dias por lei para abortar o contracto livremente, e podemos usar isto para renegociar. As operadoras andam em monopólio mas também andam desesperadas para fazer face aos custos por exemplo do futebol. Como não conseguem fornecer serviços contratados, existe sempre possibilidade de negociar. Temos é de nos chatear um bocado com isto.
!4 dias para rescindir, caso tenha sido abordado pela operadora. Se for o caso de se ter deslocado a uma loja, ou ligado para a operadora, este prazo não existe. Informe-se sempre antes de subscrever.
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“Se for o caso de se ter deslocado a uma loja, ou ligado para a operadora, este prazo não existe.”
É somente parcialmente verdade. A parte do “ou ligado para a operadora” não é. Mesmo que a chamada seja feita por iniciativa do cliente, ele tem direito aos 14 dias. Só não precisa é de dar o consentimento escrito ao contrato.
Veja bem o Decreto-Lei:
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=2062&tabela=leis (ponto 7 do artigo 5.º)
Qualquer contracto tem um prazo de validade para rescisão aquando do periodo experimental 😉 … qualquer um, até de trabalho por exemplo … basta informar com os devidos métodos a operadora. Acontece que isto é um excelente método de negociação de contracto já que as operadoras não o fazem inicialmente. As pessoas têm é de se mexer.
Deveriam cobrar 50€ e penhorar a habitação pelo atraso. As operadoras também tem contas para pagar e os credores não querem saber se os clientes do cliente se atrasam ou não.
Isso é um disparate, uma vez que a Lei concedeaos operadores o direito de barrar o serviço ao cliente se este não pagar no prazo de 40 dias.
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1439&tabela=leis&so_miolo=
P.S.: Não me parece nada digno de uma pessoa achar que outrém (quem quer que seja) merece ter a sua habitação penhorada. Mas isto sou eu…
No caso da NOS, não façam caso. É manifestamente ilegal. Uma vez que se trata de um agravamento de condições muito recente (antes não existia esta penalização ), deveria ter sido avisado com a antecedência legal de 30 dias, dando também o direito ao cliente de rescindir sem qualquer encargo.
Não tendo a NOS feito isso, qualquer cobrança deste 1,5€ é ilegal, carecendo pois de comunicação ao cliente.
A não ser que tenham mudado o contrato recentemente e recebido novas condições com esta informação (eu não recebi), a NOS não pode cobrar o que quer que seja.
Se cobrar num atraso pontual de uns dias (que é diferente de ter uma dívida fiscal com juros de mora), está objetivamente a cometer uma ilegalidade e pode ser punida por isso.
Eu qd contratei com a nowo via telefone informei o operador expressamente que só pagaria as facturas depois do mês acabar, pois já sabia que eles emitem as facturas durante o mês corrente, e eles mesmo assim estão a cobrar o valor de 1.5€, mas como pago por multibanco só pago o valor da Factura e nada mais. Eles pediram para gravar a conversa e eu autorizei, por isso está gravado
Que palhaçada este nosso país…ao que isto chegou…
Não é uma palhaçada, se você tiver uma empresa e fizer um contrato não vai querer que o cliente cumpra o serviço? Eles fazem isto porque existem muitos incumpridores.
Até na porcaria do continente as pessoas são capazes de pedir as compras online com entrega na loja e depois não vão levantar. Isto é um povo de !#$%&$.
5Eur? Deve ser para ajudar a pagar o custo de desenvolvimento do router novo (ver outro artigo, já que o pplware anda sempre a lamber o pé à MEO)
Se as empresas fizessem todas assim não havia calotes. Mas pergunto: será legal? já cobram tanto por um serviço que nem sequer esforço físico gasta, isto porque nem são os que cobram que andam a instalar a fibra. Muitas vezes pagam uma ninharia a essas empresas e eles que nem tiram o esqueleto de dentro do escritório com o ar condicionado ligado é que recebem mais. Isto para já não falar da concertação de preços que à imagem das gasolineiras combinam e embolsam margens de lucro enormes. Paga Zé Povinho
tarifários de 9 euros na NÓS?
NUNCA SOUBE QUE EXISTE ESTES TARIFARIOS.
QUAIS SÂO?
Tambem devia ter direito a indemenizaçao por erros de faturaçao por parte da operadora.
Mas isto so vale sempre para 1 dos lados.
Gosto muito da Vodafone, 1000x melhor que a MEO em serviço ao cliente, mas os serviços de faturação sao lentos a fazer as coisas bem.
Então é quando todas essas firma sem excepção não pagam as facturas aos fornecedores no dia certo, o que acontece???????
não faz a minima diferença, isso foi feito para roubar e fazer lucro, eles no tem prejuízo quando alguém se atrasa 1 dia e vai pagar mais 1.5, quem no paga no vai pagar MESMO!
Também deveriam de indemnizar o cliente pela falta de serviço.
E se forem eles a se atrazarem com algo nos seus serviços ou no apoio técnico? Também nos Pagam????
E se o serviço funcionar mal por vezes também nos fazem um desconto ou no pagam???
É tudo a mamar sem fazer nenhum… Enfim
A minha dúvida é a seguinte: legalmente as coimas acima referidas podem mesmo ser exigidas pelas operadoras? Qual é a lei que assim o define?
Acho muito estranho estas coimas serem cobradas da forma que são e serem legalmente aceites. Desta forma, qualquer empresa que tenha dívidas em atraso pode fazer o mesmo aos seus clientes bastando apenas os informar … certo?