Mozilla – Que futuro sem o Google?
A forte aposta do Chrome por parte da Google, levanta algumas preocupações por parte da fundação Mozilla. O rumo que o Firefox deve seguir, caso o seu maior patrocinador, a Google decida não renovar o seu contracto, será certamente algo que deve ser levado em consideração.
Mitchell Baker, Chair da Mozilla Foundation, parece já ter pensado nisso e admitir que a Google, pode não renovar o contrato com a Mozilla que termina em 2011, ou mesmo quebrá-lo, embora ache altamente improvável. Caso algum destes cenários acontecesse, a Mozilla poderia optar por realizar um contracto semelhante, com outros motores de busca, que segundo esta até poderiam pagar mais; falamos do caso do portal MSN e da Yahoo. Um dado curioso que Mitchell refere é que uma grande empresa terá oferecido um cheque em branco à Mozilla, para substituir-se ao patrocínio da Google, embora desminta que tenha sido a Microsoft. Mitchell refere também que não é difícil de rentabilizar financeiramente o browser, referindo que "Já houve mais oportunidades para angariar dinheiro do que as pessoas pensam".
O projecto Fennec, que representa o primeiro browser optimizado para plataformas móveis, poderá ao que tudo indica ser outra forma de a Mozilla angariar fundos de um outro motor de busca parceiro. A segunda via de fundos para o projecto, pode originar uma oportunidade de negócio não explorada pela Mozilla, plugins promovidos por empresas. A ideia seria sempre que o utilizador descarregasse o Firefox, lhe fosse apresentado uma lista de Widgets que pudessem ser adicionados ao browser. É de facto uma oportunidade real e muitas empresas pagariam uma boa quantia para ver os seus produtos promovidos através de plugins.
Porém, falamos aqui apenas de cenários remotos segundo Baker, dado não acreditar que a Google não renove a parceria, dado que estaria a privar-se de ser promovido no browser que é actualmente a mais viável ameaça ao browser da Microsoft. Claro que a Google retribui as promessas de lealdade à parceria, justificando que "A Mozilla tem sido a origem de muitas das inovações que temos visto nos browsers nos últimos anos".
Fonte: BusinessWeek
Este artigo tem mais de um ano
Agora que olho para isto, mas que jogada mais “baixa” que o Google parece ter feito. À primeira vista, até parece que só usaram a parceria coma Mozilla em busca de algo para um browser para eles. Agora, que já têm o Chrome lançado, adeus Mozilla.
Não digo que estando com um contrato em mãos, o Google não poderia lançar software relacionado, mas terminar um contrato depois de entretanto lançarem um browser no mercado, aparentemente concorrente do Firefox? Epá, desculpem lá, mas está quase chapado que o Google “usou” a Mozilla para proveito próprio.
Offtopic: Esta última imagem da raposa está muito boa 😀
A google agora deve pensar k o mundo gira a sua volta…. eu pessoalmente acho k o mozilla pode fazer contracto com outro motor de busca depois os utilizadores k não gostarem desse motor de busca vão as opcoes e definem home page=google e motor de pesquisa = google
Há afinal o firefox não é um projecto open source da dita comunidade! tem uma empresa privada ou fundação ou o raio por detrás… pois querem milagres, o open source é inviável e um dia vão me dar razão.
É tão triste empresas como a google esconder-se por detrás de uns idealistas bacocos do tipo green peace para causar danos á microsoft.
Já a sun faz o mesmo com a sua iniciativa open office, patrocinam tudo e sei lá mais o que só para retirar quota á microsoft o problema é que nem dado as pessoas lá vão :S
softclean, é assim que funciona o open source
MÃO DE OBRA BARATA para ajudar as grandes coporações como IBM, Oracle, Google, Sun etc etc…
nao me parece… até porque lhes interessa o firefox, que já têm uma grande quota de mercado na rede…
e o firefox tambem está a jogar sujo… comentarios do tipo: nao precisamos deles, até pois ja ofereceram mais dinheiro que eles…
isto é conversa do tipo, vamos ver se cola e ficam com o contrato e nos pagam ainda mais…
enfim… tudo isto nao passa de amor ao dinheiro… e nao a camisola…
e espero bem que nisto, seja a google a vencer.. e se tiver de ficar o chrome em cima … então força, que tambem mudo e começo a usar o mesmo!
“enfim… tudo isto nao passa de amor ao dinheiro… e nao a camisola…”
Claro! e isso é errado? é errado as pessoas estarem 8 horas por dia a desenvolver um software e serem pagos por isso? Mas em que mundo utopico as pessoas vivem? é perfeitamente normal que eles necessitem de dinheiro pois quem é que paga as contas?
Isto só prova como o conceito open source é uma doença e não funciona!
Já o meu Avô dizia….
não há nada de graça neste mundo ! tudo se paga !!!
hehehe
é so hackaros…
e animais? nao somos todos?
trolls… tambem ha muitos por ai… enfim!
linux é bom, windows tambem… mac claro que é optimo…
agora, depende sempre de quem tá entre a cadeira e o pc…
Primeiro: “contrATO” e não “contraCto”
Segundo: é um problema bem visto, este do GooglexFirefox. Realmente, se o Google arranja um browser próprio, é estúpido andar a patrocinar outro… Bom seria que o Chrome (não sei porquê, não me atrai) passasse a permitir extensões.
Idealistas: o futuro não é vosso. Negócio é negócio!
http://aospapeis.blogspot.com
Puro Marketing, jogos de interesses, etc… não passa disso.
A Google não fez nada e vocês criticam logo. Quem fez asneira foi a Mozilla ao ter lançado isto para a comunicação social, devem querer alguma coisa, e já que não perdem nada, atiram o “barro à parede” para ver se funciona.
Apenas especulações, e se é para criticar que se critique a Mozilla por esta idiotice.
Recentemente neste post, afirmei a minha convicção (baseada no conhecimento do mercado tecnológico).
Para os mais velhos nestas lides, uma visão esférica da realidade provavelmente leva-os a corroborar as minhas palavras, para os mais novos, a visão circular destas andanças ainda não está ao alcance e criticam como se de uma blasfémia se tratasse, o que eu disse.
Mas paulatinamente, já ontem com o anúncio na primeira versão oficial do Chrome para Linux. o mercado vai de encontro ao que tenho dito e escrito.
O Chrome é o principio do fim do Firefox… e meus caros, não vale a pena agonizar mais, parafraseando alguns comentadores em cima, open source é “MÃO DE OBRA BARATA…” e ainda “Já o meu Avô dizia…. não há nada de graça neste mundo ! tudo se paga !!!”
E sim meu caro johnny “A google agora
devepensar k o mundo gira a sua volta”.A cada dia menos um no calendário de sobrevivência da raposa de fogo… com muita pena minha :S
Excelente tópico!
Realmente é um caso a ponderar, por outro lado se assim acontecer para onde penderá a comunidade open source que tanto apoia o FF.
Acho que no fim acabo por concordar com a opinião do Vitor, quando diz k “O Chrome é o principio do fim do Firefox…”, pois a tendência será para seguir o browser que mais funções apresentar juntando-lhe uma pitada de robustez e outra de segurança.
Creio que isto daria uma boa pool aqui para o ppleware. Acabar ou não?
há aí comentadores com o tico e o teco às cabeçadas… a esfregar as mãos de contentes… será que me explicam como é que se “rouba” mercado quando não se vende produtos concorrenciais???
E será necessariamente mau o Firefox ser “substituído” pelo Chrome? Tudo tem um princípio e um fim meus amigos… e o Firefox, apesar de ainda ter algum tempo de vida, provavelmente já deu tudo o que tinha a dar.
E a verdade é que o Chrome é um excelente browser! Eu já nem uso outro (a não ser por questões de compatibilidades por resolver)… o Chrome é mais rápido, mais moderno, e já dirigido a um novo modelo de browsers.
Pessoalmente acho q o grande problema disto é as pessoas levarem a peito o inevitável fim do Firefox quando é apenas a evolução natural, os melhores do presente a serem substituídos pelos melhores do futuro.
Não obstante isto ainda irá demorar, o Firefox ainda tem uma grande parte do mercado e, nem que seja porque os hard-core-open-source-fans vão agarrar-se à Raposa “só porque sim”, para “lutar contra o sistema” e o catano; aliás, foi por isso mesmo que o Firefox se tornou popular, não por ser brutalmente melhor que os existentes (o Opera é um browser super-poderoso e não vejo aí gritos de revolta), mas sim por ir contra a “política capitalista” das empresas por detrás dos restantes.
Se unir ao porjeto crome e rnasformá-lo em cromefox.
espero que isto não aconteça…
http://www.jogosecharadas.com
Um dos prenúncios disto já foi o facto de o adsense deixar de pagar pela instalação do Firefox
http://aospapeis.blogspot.com
A google só se está a aproveitar para ter um software sem o pagar! Apenas está a ser coerente com o conceito open source.
É giro ver quando o open source é vitima dele proprio, desconcertante até…
Não me parece que o Firefox desapareça num futuro próximo. Aliás até estou a ver um cenário engraçado: imaginem que a microsoft, através de um dos motores de busca que possui, começa a patrocinar o Firefox e a integrá-lo de raiz no windows! A UE deixa a microsoft em paz e até bate palmas porque metem um software Open Source no seu SO. Depois queria ver com que cota de mercado ia ficar o Chrome. Já agora acho que o Chrome tem algumas funcionalidades porreiras mas ainda falta qualquer coisa para ser um browser de topo…Comparando com o Safari 4, esse sim qualquer coisa de fantástico…
Sendo assim continuo com a minha raposa 3.0.x e espero pela 3.x…
Cumps
Penso que foi aqui neste site que discuti isso.
Bem.
AQUI FICA UMA BOFETADA DE LUVA BRANCA PARA AQUELES QUE DIZIAM QUE A MOZILLA NÃO ARRANJAVA QUEM DESSE MAIS DINHEIRO QUE A GOOGLE!
Obrigado.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Acho que era o mais obvio de acontecer…
Ja que a Google tem agora o seu proprio browser, para que patrocinar outro?
E também digo já, so uso o firefox quando programo alguma coisa online para ver compatibilidades, de resto so uso o Chrome, mais rapido, mais eficiente, mais leve no RAM, ja com um adblock (externo) a funcionar, e com as extensoes a serem implementadas…
A mozilla está a levar o Firefox por caminhos máus… a optar por ir actualizando o seu browser com coisas inuteis, versão após versão e não corrigem um bug que ja existe há imenso tempo, que é o bug do “memory leak”… 200MB por 2 tabs abertas no firefox?? Nahhhh!!
Prefiro o Chrome que com 4 tabs abertas está a usar 90MB de RAM, metade do RAM para o dobro das tabs…
Acho que mesmo sem a ajuda da Google, o Firefox ia acabar por perder terreno para o Chrome quando este tiver as extensoes devidamente implementadas, isto vem so complicar um bocadito mais a vida a equipa do Firefox.
Eles vão continuar a financiar a Mozilla por varios factores…
1. O Chrome ainda não é suficientemente forte
2. Mais vale controlar um “rival” que este ser controlado por outro.
3. Em financiar a Mozilla, mesmo que o Chrome atinja mais utilizadores, o Firefox terá sempre uso e já é amado por muitos…. e juntos é sempre mais uma força contra a Microsoft …
Enfim… vendo tudo ao pormenor eles só têm em beneficiar ao financiar a fundação Mozilla…e quase que aposto 100% que será uma aliança para durar e durar e durar… Se for-mos a ver… eles “compraram” a Mozilla… apenas mudaram o nome para “patrocinar” por causa dos enormes beneficios fiscais… e outra coisa, não é a toa que o Google é o Search Engine do Firefox por default 😉
Queria ver se me podiam esclarecer, fiz o download e instalei a última versão do Chrome… e depois fui experimentar abrir 10 tabs no chrome e 10 tabs no firefox e depois fui ao Gestor de Tarefas.
Ora bem, para o firefox aparecia-me um único processo a correr… mas para o chrome apareceram-me 10 processos a correr. Gostava de saber se isto é normal e já agora porque é que isto acontece.
tive a usar chrome a uns tempos atras, prai durante um ou dois meses, e naaaaoooo, simplemente nao foi comigo, sentime limitado, sentime preso, voltei ao FF, e agora tou a instalr o Opera este sim grande browser, e pena e muitos nao falarem dele como alternativa.
Como eu sempre disse tudo isto e dinheiro, nao pensem que os «fabricantes» de opensource estao a trabalhar de borla e que muitos pensam, e que nao querem dinheiro para nada e complemente mentira, apenas financiam o seu software de maneira diferente, alguem tem de pagar estes grandes projectos.
Eles percisam de dinheiro e devem ser quantidades enormes, penso eu de que, e a ver vamos, eu penso que nao sera o principio do fim, penso que sera apenas mais um obstaculo, e nao penso que o chrome vai prosterar assim tanto, e que em linux, bahhha, defensores do google que tem linux pensem agora duas vezes (ai e tal tao a lançar mas…), e tudo uma questao financeira, e so se faz o que produz lucro, mas eu axo que ate quem vai sair beneficiado com esta confusao vai ser mesmo a microsoft com o lançamento do seu novo browser para breve, vao ver.
Mas prontos um software e so um software, e acredito que a mozilla vai arranajr soluçoes e vai sobreviver, vejamos o Opera nao tem grandes mercados mas olhem, vai sobrevivendo e inovando… E quanto ao Chrome ser seguro… isto so começou.
@PT
Deve de ser o teu firefox que esta “avariado”. Eu com dois separadores abertos (abas e em PT-br) consome 50mb de ram. Ou seja menos que o chrome. Se quiseres ate screenshot te ponho aqui. E tenho uma quantidade de extensões grande. Nem o Opera e tão poupado.
@ João Canhão
E perfeitamente normal. No Chrome, tens um processo por cada tab aberta, pk assim caso te crashe um tab n te vai crashar o browser completo, como acontece no FF
Lol estou a ver que esta gente pensava que os senhores da Mozilla andavam a desperdiçar horas da vida deles a desenvolver o Firefox sem ganhar nada.
Os grandes projectos open-source têm todos um patrocinio associado.
E outra coisa, a Google tornou posssível o Firefox e vocês andam a atirar pedras porquê?
@hydrogenated
Que raio de teoria…
Agora todas as empresas que lancem um produto no mercado querem todas causar danos à Microsoft?
O mundo não gira à volta desta empresa.
É por isso que prefiro o IE7 e IE8, digam o que disserem.
Ontem dei conta que tinha uns mapas do google que não funcionavam no Google Cromo nem no Safari. No IE e FF funcionavam bem.
Quantos mais browsers mais dores de cabeça para os webdesigners.
Ninguém se põe no lugar da Google?
A altura em que interessou alimentar a raposa já passou.
Para que serviu? Enfraquecer a quota de mercado da Microsoft. E ganhar prestígio com um fantástico projecto inovador (talvez aprender umas coisas, as boas e as más).
Agora, o Explorer já não é/vai ser obrigatório nos SO win, olhando para o género de empresa da Google é IMPOSSIVEL não terem um browser próprio.
Estar a dar dinheiro à Pepsi e querer lançar uma nova Cola. Não faz sentido!
Uso o Opera, era pago, era impossível sobreviver e com a raposa no mercado ficou free.
A algum lado eles vão buscar o dinheiro. Sem discutir o porque de usar este ou aquele browser. Para mim é Opera e depois FireFox simplesmente por causa dos fantásticos ADDONS só isso. Milhares de pessoas ajudam a melhorar aquele browser. Que de raiz é no mínimo normal.
Se o Opera sobrevive o FireFox também o fará.
A preocupação não é dinheiro, é ganhar a luta com o Chrome! Só podemos esperar melhorias de todos. Assim que o browser da Google apareceu ninguém reparou na fanfarra exagerada do FF3 e agora do Opera 10?
Eu sou consumidor e vou para o programa que me satisfaz as necessidades, só temos a ganhar.
RF
Eu temo um bocado pelo consumidor, e que com tanto browser isto por muito lindo que seja axo que vai começar a criar muitos problemas para os webdsigners ou sejja vao discartar muitos problemas de muitos browsers simplesmente ignorando-os, axo que e a coisa que mais provavelmente vai acontecer, mas vamos esperar para ver adivinhar nao leva a lado nenhum…
Acho piada as comparações que fazem dos recuros que o Firefox usa vs Google Chrome… que para muitos o Firefox puxa o dobro…
Agora expliquem-me.. que raio de comparações são essas se o Chome ainda não tem sequer metade das funcionalidades do Firefox ( e nao .. nao estou a contar com os addons ) … mas as limitações do Chrome ( ainda ) é perfeitamente normal usar menos recursos! Quando este atingir as mesmas funções que o Firefox, irá ter outro peso na Ram… é simples… agora mandarem areia para os olhos do pessoal com comparações dessas, é ridiculo.. basta irem exemplo às opções e verem qual tem mais plugins … o leque de plugins ( nao confundir com addons ) do Firefox é bem maior.. só isso fa-lo ter mais recursos a puxar…. e agora muitos dizem .. ” ha e tal.. nao preciso disso… ” … e entao quando querem visualizar certo tipos de videos embutidos nas paginas.. o Chrome fica com aquela area, supostamente do video em branco… e é assim que voces o acham mais funcional neste momento? .. é apenas um exemplo…. Se gostam do Chrome, tal como eu gosto.. é uma coisa… agora fazer compaçaões ridiculas é que não.. para se falar bem de uma coisa não é necessário falar mal de outra…ainda por mais com razões sem fundamento.
@viperbruno
Não na boa eu acredito. No PC de Linux da minha mãe o Firefox também não passa muito dos 80mb.
Por isso mesmo é que eu disse que era um bug… Não deve ser suposto ter um memory leak, mas que alguns casos têm, têm.
Tenho agora em casa 3 portateis, e 5 Desktops, em todos usava firefox até a bem pouco tempo. Todos têm Vista/Win7 menos 2 que têm linux, e os 2 que têm linux são exactamente os 2 em que o firefox corre bem sem memory leaks… Coíncidencia?
@RF
Acho que tens toda a razão, quem acaba por ganhar somos nós, os consumidores 🙂
@A friend
O chrome nunca me falhou em playback de nenhum video, nenhum flash, nenhuma musica nada…
@PT
Dei o exemplo de videos… o Chrome abre os mais vulgares, mas o Firefox tem um leque mais vasto de plugins e formatos… e não me refiro apenas a videos…
offtopic: Tenho lido algumas afirmações sobre open source que não estão correctas, a filosofia open source deve ser pensada como uma questão de liberdade, não de preço – “free as in free speech, not as in free beer”. Ninguém quer que os programadores trabalhem sem receberam compensação, o que se quer, é que esses mesmos programadores partilhem o seu trabalho para ir sendo aperfeiçoado por outros, numa contínua bola de neve. Sou utilizador de GNU/Linux há vários anos e se algum dia tiver que pagar para o usar aceitarei de bom grado, aliás, os utilizadores do Red Hat Enterprise Linux, SUSE Linux Enterprise Desktop e outros sistemas operativos de código aberto comerciais, são desenvolvidos a partir de projectos paralelos chamados “gratuitos” como o Fedrora Project ou OpenSUSE. Há uma simbiose entre a partilha de conhecimento e o lucro que se pode retirar a partir dessa mesma partilha.
LOL…”..O principio do fim do Firefox..”
… só se for “O Principio da desgraça do Google Chrome!”
P´ra kem diz k o Chrome é mais leve k o Firefox….é Mentira!….ora podem abrir por ex: 7 separadores em cada browser e verifiquem o consumo de ram…vao ver k passado +/- 7 minutos o Chrome ja ta a mamar mais do k o Firefox!
________________________________________________________
Comigo ou Firefox ou Opera…nada de Cromos!!
Nao gosto da politica de instalação invasora do Google para alem douras coisas!…Axo k sabem do k tou a falar 👿
Para os que adoram ou detestam a Google:
Dá-me a impressão que a maior parte destas pessoas parou no tempo e ainda vê a Google como uma pequena empresa gerida por dois pobres coitados que nunca pensaram ter tanta sorte na vida.
Se assim é, desenganem-se. Hoje em dia a Google é controlada pelos investidores e acionistas e os dois pobres coitados que iniciaram esta obra (grandiosa, tenho de admitir) só têm uma solução: agradar a esses mesmos investidores e acionistas.
A melhor forma de o fazer? Encher-lhes os bolsos, pois de bolsos cheios eles nem se dão ao trabalho de franzir o sobrolho quanto mais criticar.
E porque trago eu isto à baila? Porque uns acham que a Google está a jogar baixo e usou a Mozilla e os outros pensam exctamente o contrário.
Meus caros, no fundo tudo é um negócio e a Google (Google e não dois pobres coitados) apenas está a gerir o seu. Não há nada de condenável ou idolatrável na sua atitude.
Para aqueles que adoram ou detestam a Mozilla (ou o Firefox):
Acho que a maior parte destas pessoas pensa que uma organização opensource vive de ar e de vento.
Mais uma vez desenganem-se; o opensource é um modelo de negócio (e não uma doença como alguém disse) como qualquer outro. De facto alguns deles (Firefox incluído) são dos mais rentáveis do mercado de software.
Digo isto para aqueles que pensam que a Mozilla é uma comunidade de coitadinhos que não têm onde cair mortos e para aqueles que acham que a Mozilla está a fazer bluff e blá, blá, blá…
A Mozilla apenas está a reagir à sua situação actual e estas afirmações servem, por um lado, para sossegar os utilizadores e, por outro, para demonstrar a possíveis investidores que a empresa está aberta a negociações.
Isto é a Mozilla, tal como a Google, a gerir o seu negócio.
Ninguém usou ninguém, ou melhor, ambas as empresas se usaram uma à outra. Negócio é negócio…
Para aqueles que não percebem puto do modelo de negócio opensource:
Opensource não se trata de não obter lucro com o trabalho e suor de profissionais capazes (alguns deles provavelmente mais capazes que todos os leitores deste blog juntos).
O opensource existe para as pessoas não estarem sempre a reinventar a roda e para permitir uma homogeneidade entre os vários projectos.
Pensem no caso da Google, por exemplo: poderiam ter criado um novo motor de renderização (que é que eram mais uns milhares de dólares) mas não o fizeram.
Em vez disso utilizaram um já existente, já testado e, acima de tudo, um com o qual os webdevelopers já se encontravam familiarizados.
Desta forma, ao contrário do que muitos dizem, a Goggle não veio interferir na forma como se criam conteúdos para a web, pois nenhum webdesigner terá que criar código diferente para correr neste browser.
Com a ajuda do opensource, projectos que poderiam levar anos a serem desenvolvidos demoram apenas meses e penso que ninguém irá encarar isso como uma coisa má, tanto para o utilizador como para a economia.
Para aqueles que dão como certa a extinção do Firefox:
A Google não irá findar a relação com a Mozilla. Porquê? Porque um browser com 2% de mercado (isto é menos de aquando do seu lançamento) ainda não se encontra sequer em situação de espirrar quanto mais de levantar a voz.
O decisão mais acertada é a Google continuar a aliança com a Mozilla afim de continuar a diminuir a fatia de mercado do IE e, se um dia vier a possuir condições para tal, aí sim acabar com esta relação.
Mas confirmando-se realmente esta previsão, estaria o Firefox em perigo de extinção?
Pelo amor de Deus, não têm aprendido nada com a Opera? Esta empresa mantém-se viva apesar de só possuir 1,5% de mercado! E existem investidores para uma empresa com apenas 1,5% de mercado! E que devem pagar bem, pois o Opera não para de evoluir.
Para aqueles que acham que o Chrome é mil vezes melhor que o Firefox e que toda a gente estaria melhor na vida se o usasse:
É estranho, porque neste momento, eu acho exactamente o contrário e não é por isso que venho para aqui com teorias de conspiração ou com a solução para todos os males do mundo.
O melhor browser é aquele que melhor nos serve e eu posso dizer que, neste momento, o Chrome nem o email me permite ler.
Se este browser se vier a mostrar útil (e eu tenho esperança que sim) aí sim eu irei ponderar trocar o Firefox.
Não se esqueçam, contudo, que às vezes uma simples funcionalidade é o sufuciente para nos manter agarrados a um produto.
Nos dias de hoje, com a guerra dos browsers ao rubro, não acredito em melhores ou piores pois todos copiam os outros e todos são semelhantes, acredito sim, que existe um que melhor me serve e, independentemente de velocidade e inovação, será esse que irei usar.
Desculpem ter-me alongado mas havia muito para ser dito.
Fiquem bem…
Então, mas se ele abre um processo por cada tab (chrome), pelo que eu vi, no total de ram consumida, ele vai estar simplesmente igual ao FF.
mas vou continuar a fazer experiências, apesar de não gostar muito do aspecto e o facto de se não colocar o “.com” ele vai para a pesquisa do Google, já estava habituado a fazer isso no FF.
Mas não quero estar a criticar sem ter experimentado bem e ter algumas bases para fazer comparações.
Tenho paixão pelo FF,gostei do browser da google,mas ele não se compara ao FF.Espero que a google não faça isso,respeito muito essa empresa também.
@CáVai
quem fala assim, não é, definitivamente, gago!!!
muito boas palavras! tá tudo dito…
acho que muita gente ainda pensa q opensource é brincadeira de putos em campos universitários, que não consegue engatar gajas louras…
Epa a gaja parece que levou uma pedoada pela cabeça abaixo com aquele penteado! xD
Eu gosto do firefox, faz o que eu quero =) Se é mais pesado, mais leve, mais bonito, mais feio, são opiniões e não factos.
Há quem seja magro e ache que está gordo e há que ache que está bem e pese 150Kg. É tudo uma questão de perspectiva! 😀
Ah e se um programa usa bastante a RAM, bom, ainda bem! É sinal que os dados por ele usados estão numa zona de acesso uns milhares de vezes mais rápido do que se estivessem no disco. 🙂
Got RAM? Then use it!
PS – A RAM está ao preço dos bollycaos quase.. lol
O google desenhou o chrome de uma forma fenomenal na minha opinião.
Despachar a barra de títulos e de menus que apenas atrapalham a navegção, juntamente com a barra de estado a ocupar apenas o que precisa e quando precisa são duas razões pela qual ele é tão favorecido.
De notar que o facto de cada tab ser um processo independente e consumir pouca memória ajuda ainda mais no sucesso do chrome.
Enquanto os restantes browsers não se adaptarem ao que o chrome trouxe, o chrome vai continuar a ganhar adeptos.
“Ja que a Google tem agora o seu proprio browser, para que patrocinar outro?”
Para ganhar dinheiro, ora! 🙂 Lembro que o Google também patrocina (pelo menos) o Opera e o Safari, além do Firefox.
Mais browsers usando o Google como padrão => Mais usuários usando o Google => Mais cliques em anúncios.
STK diz:
19 de Março de 2009 às 12:01 pm
Não me parece que o Firefox desapareça num futuro próximo. Aliás até estou a ver um cenário engraçado: imaginem que a microsoft, através de um dos motores de busca que possui, começa a patrocinar o Firefox e a integrá-lo de raiz no windows! A UE deixa a microsoft em paz e até bate palmas porque metem um software Open Source no seu SO. Depois queria ver com que cota de mercado ia ficar o Chrome.
Nem mais…
@CáVai
Muito bem escrito e concordo plenamente!
Boas noites..
Na minha opinião o pessoal que contribui para a criação de softare open source não está á procura de dinheiro ou patrocínios, o que os impulsiona é o gosto de criar algo, de realização de objectivos pessoais, de alimentar o vicio de programar. nunca estão atraz de dinheiro, mas como em qualquer outra situação, se alguém estiver interessado no produto, e resolver patrocinar para dai obter alguns lucros, é claro que o dinheiro é bem-vindo, ha contas para pagar, e mais algum nunca é demais. Comparem com a musica por exemplo, quando o pessoal começa a tentar criar uma musica numa garagem apertada nas traseiras da casa de um vizinho, não estão á espera de ganhar milhões e ter duas dúzias de discos de platina nas prateleiras…..
nao critico ninguem , e se eles realmente teem patrocinadores interessados, acho muito bem que terminem o contracto e assinem outro…..
nao sei se alguem disse algo do mesmo genero, mas n me apeteceu ler todos os comentarios. por isso peço desculpa.