Mozilla apresenta interface do Firefox para Tablets
Os browsers são das aplicações que nos últimos anos têm registado mais evoluções tecnológicas e experimentado novos horizontes. Hoje em dia tudo se resume a gostos pessoais, já que no campo do desktop a qualidade existe em qualquer uma das ofertas. Contudo a guerra de browsers no mercado móvel está ainda a começar e a Mozilla prepara-se para entrar no mercado de tablets.
A Mozilla apresentou as primeiras imagens do que será a sua versão do Firefox com tablets Android. A fundação responsável pelo browser da raposa, descreve a sua nova encarnação como uma evolução da versão mobile disponível anteriormente em smartphones Android, com a adição de melhorias que tiram vantagem das maiores dimensões do ecrã de um tablet.
Pelo que se pode analisar das imagens disponibilizadas pela equipa responsável por esta nova iteração do Firefox, existe mais espaço para novos elementos na interface, como por exemplo a adição de uma coluna com miniaturas dos sites abertos (quando o tablet é disposto na horizontal). Quando o tablet é disposto na vertical esta nova versão disponibiliza os separadores num único ícone da barra de ferramentas, de modo a aumentar a área visível da página carregada pelo browser.
Além de explorar novos métodos talhados para os tablets, esta nova versão traz alguns elementos da versão desktop, nomeadamente elementos do tema predefinido (Strata), tais como o botão de actualizar que se encontra integrado na barra de endereços bem como o botão de voltar atrás de dimensão maior que o de passar à frente.
Uma das grandes funcionalidades do Firefox, que se revela de imensa utilidade no nosso computador pessoal e disponível nesta versão, é a Awesomebar. Esta funcionalidade permite que procure através da introdução de palavras chave na barra de endereços, por ocorrências de sites que tiver nos separadores, em Marcadores (Favoritos), em Histórico de navegação e a sua actividade no seu pc sincronizada pelo Firefox Sync.
A Mozilla pretende apostar num mercado em larga expansão que marca actualmente a tecnologia móvel. Contudo, esta versão estará apenas disponível em tablets Android 3.0 ou superiores, que são actualmente um nicho de mercado largamente dominado pelo iPad o que limita em grande medida a sua utilização mais abrangente.
A acrescentar a esse aspecto esta versão do Firefox terá que oferecer funcionalidades que cativem a sua adopção já que o browser que vem nativamente com o Android 3 é dotado de uma boa velocidade e simplicidade. É ainda de levar em consideração a competição que actualmente existe em outras ofertas como o Skyfire, Dolphin e Opera.
Embora não tenham sido referidos mais detalhes, será de prever que a nova versão do browser da Mozilla tentará capitalizar a sua tecnologia de extensões (o seu ponto forte na sua encarnação de desktop) e trazer todas as suas vantagens para um dispositivo próprio como é a categoria tablet.
Não existe uma data anunciada do Firefox para tablet, para já tudo nos leva a crer que as imagens não são mais que conceitos (mockups) da interface da nova versão. No entanto, as notícias que levam a crer que a Google trará mais cedo ou mais tarde o Chrome para o Android, poderão pressionar a Mozilla a ser célere em lançar esta nova versão.
Este artigo tem mais de um ano
A Mozzila dificilmente volta a apanhar este comboio.
Usei anos a fio Firefox, mas pararam na evolução de rapidez que erao que caractrizava.
Duvido que algum dia passem o Chrome neste momento, passar a Google não é fácil isto quando se ve constantes melhorias.
Pode ser que o mercado movel seja diferente para a Mozilla, mas não acredito nada.
Cumpts
a mozilla ainda é um rival a altura da google no que diz respeito a browsers, no mercado movel a google ainda não tem um browser proprio(vai sair o chrome mas até lá ainda falta algum tempo), no que diz respeito a PC’s ainda há muita gente que utiliza o firefox como browser principal(como eu por exemplo, no meu pc o chrome é quase tão lento como o internet explorer).
Estará a usar algo de errado, o chrome é factualmente mais rápido que o firefox, fluidez então muito muito melhor.
Deve estar a fazer algo de errado, o chamado PDU = Problema do Utilizador, bastante comum.
Pode consultar em sites que realizam testes aos mesmos:
Veja este teste, a diferença entre chrome e FF, além do Chrome vencer na maioria, no que o FF ganha a diferença é de “pentelhos” como pode comprovar.
http://sixrevisions.com/infographics/performance-comparison-of-major-web-browsers/
Reveja algo no seu computador algo está mal para achar isso.
Cumpts
Não é verdade. O facto é que já comprovei que o google chrome não funciona tão bem em certos computadores como noutros. E claro, velocidade posta de parte, a qualidade do firefox para a utilização no dia a dia é bem superior 🙂
Isso de ser mais lento em certos computadores é a mesma coisa dizer que há computadores com problemas diversos e outros não…
Eu usei firefox durante anos, sou insuspeito em relação a isso.
Claro que demorou um pouco a habituar a simplicidade do Chrome, FF é so botões e extensões para tudo mas depois de me habituar é como passar de mini para ferrari…
Se está contente continue a usar, há quem não goste da mudança, o que funcionar com cada um é a melhor opção.
Cumpts
Mais um de Março deste ano:
http://www.pctips3000.com/fastest-web-browser-2011-edition/
As diferenças são abusrdas por isso aconselho a testar melhor o chrome. Poderá funcionar melhor, por estar habituado a ver o FF, a nossa percepção engana. Experimente num sistema limpo, formato.
Mas o browser do Android é feito pelo Google, não?
Por aqui o Firefox é o mais rápido e uso o IE9 como “backup”. O Chrome deve rápido em outros computadores, mas não no meu. 🙂
é optimo (not) quando aparecem pessoas, quer a querer provar metafisica quer a fazer previsões dignas de nostradamus. Estes benchmarks que o João Reis apresenta, são apenas feitos numa maquina, no primeiro caso nem é descriminada. No entando o João reis que provavelmente é empregado da google e está aqui a fazer publicidade acha que 2 benchmarks feitos a duas maquinas, que nem é possivel dizer se foram a mesma ou parecidas, porque no 1º benchmark não é apresentada, reflectem todo o espectro de possíveis configurações de um pc, e quem não concorda provavelmente sofre de PDU, parece-me que o joão sofre de um sindrome qualquer que como não sou tão qualificado, não consigo descrever, mas pergunto que tipo de pessoas se dão ao trabalho de vir para este tipo de threads querer provar metafisica, como o browser mais rapido e querer apelidar de PDU quem não partilha da mesma opinião. secalhar já sei, quer dar formação para combater o PDU
Já experimentei vários browsers mas os que me agradam agora são o Opera Mini para smartphones e tablet de 7″ e o Opera normal no tablet de 10,1″. O Mini neste tem problemas.
Mas hei-de vêr esse Firefox no 10,1″.
O sistema de tabs é qualquer coisa para dizer WOW! Obrigatório experimentar.
Aquele sistema de tabs a esquerda com thumbnails o Opera ja tem há muito tempo e digo ja que é fixe mas para monitores pequenos não é pratico porque rouba espaço.
A melhor notícia para mim seria se o Chrome fosse logo disponibilizado para tablets e smartphones. Só uso o Firefox para ver vídeos do You Tube e similares, pois o no meu computador de secretária com Win 7 Ultimate 64 bit o Chrome “insiste” em manter a barra inferior do Windows, coisa que não acontece em nenhum outro computador (de secretária ou portátil) que utilizo (seja XP ou Vista). Mas se o firefox não desenvolver versão para iPad, que representa qualquer coisa como 3/4 dos tablets vendidos, não vejo muito sucesso na empreitada.
Parece muito bem desenhado, sim senhor!
Skyfire também é alternativa por exemplo nos iphone. Muita coisa em flash passa a ser suportada. Cumps.
Usa antes este;
http://itunes.apple.com/us/app/dolphin-browser/id452204407?mt=8
Vais gostar 😉
X2, sem duvida dos melhores para o Android, penso que no iPhone não fuja à regra
Por acaso num Android que tenho uso o Opera quando estou ligado com a 3G mas para ver alguns videos nao suportados pelo Opera uso e ate recomendo o Skyfire.
Esses Videos que falas não devem ser em flash. Por esta tua info fui carregar o Skyfire no Tablet e o meu teste de site que precisa de flash é:
http://www.sky.fm/play/salsa
(salsa é um exemplo) Pois não andou mesmo, eu devia ouvir música mas nada. Algo a configurar?
Por outro lado no Pplware, ao ver uma página e ao arrastar com o dedo para cima há quebras da mesma, aparecendo manchas azuis escuras do fundo do site. Desagradável. De qualquer maneira obrigado pela dica, deu para testar mais um.
Uma evolução era as Tablets evoluirem para o tamanho de uma folha A4.
De modo a termos uma maior area de imagem.
Utilizo o Firefox em 99.9% das situações diárias (á vários anos) e uso o Iexplorer como sistema de “backup” (no PC).
Não acredito que a Mozilla tenha qualquer hipótese ou aspirações de mercado se não entrar nos domínios da apple. Também sou utilizador de iPad e desespero por um browser à altura deste “gadget”. No iPad o Safari, não me satisfaz | Skyfire, acho meio complicadito | Vou experimentar o Dolphin Browser a ver.