Monitorização contínua do sinal de TDT feita pela ANACOM
A ANACOM apresentou hoje um novo sistema de monitorização de sinal de TDT que começará a ser implementado a partir de Junho deste ano.
Este novo sistema de monitorização, desenvolvido pela Wavecom e Ubiwhere, tem como principal objectivo analisar de forma contínua, "24 horas por dia, sete dias por semana” a qualidade do sinal de TDT em cerca de 400 pontos específicos em Portugal Continental, colmatando desta forma o limitado sistema de monitorização actual.
Desde que o sinal analógico de televisão foi desligado em Portugal, as reclamações não pararam de chegar. As falhas na emissão, o sinal fraco ou mesmo a sua total ausência são apenas algumas das reclamações, para não falar do preço dos novos equipamentos e da respectiva instalação, que em grande parte dos casos foi feita de forma deficitária.
Segundo Fátima Barros, presidente da ANACOM, as reclamações têm vindo a diminuir, sendo que este ano a DECO ainda não reportou uma única queixa sobre o assunto. Mas, se por um lado esta diminuição se pode dever à melhoria dos serviços, por outro lado, não deve ser esquecido o facto de que são cada vez mais os clientes, que por problemas no sinal digital, optaram por soluções mais estáveis através dos serviços pagos.
A ANACOM, como reguladora do sector, apenas pode actuar na detecção do problema e reportá-lo ao operador de transmissão de sinal, a Portugal Telecom.
Como é que a ANACOM detecta eventuais anomalias no sinal digital?
Actualmente, a monitorização é feita através de uma equipa que se desloca aos vários pontos do país através de estações móveis, tentando detectar se o problema se prende realmente com o fraco sinal, sendo nesse caso o problema é reportado à PT, ou se esse problema está relacionado com a instalação dos equipamentos.
Das quase 500 acções de fiscalização que a ANACOM efectuou através deste método, concluiu que mais de metade se devia a problemas de instalação. Cabos e fichas degradados/partidos e má orientação para o emissor de televisão são alguns desses problemas.
Mas além deste sistema não fazer uma análise contínua da transmissão, é muito pouco eficiente em termos de recursos, obrigando a ANACOM a encontrar soluções alternativas. E uma vez que as já existentes no mercado não respondiam na sua plenitude às exigências da reguladora, a opção foi desenvolver uma solução à medida, que permita uma monitorização contínua que seja flexível, de baixo custo, que funcione de modo automático e que seja pouco intrusivo do ponto de vista de utilização de recursos.
A Wavecom e a Ubiwhere foram as duas empresas nacionais que ganharam o concurso público internacional para o desenvolvimento desta solução, que terá um custo total de 447 500 euros. A supervisão técnica do projecto esteve a cargo do INESC e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
As sondas desenvolvidas pela Wavecom, as Wavesys, permitem uma monitorização contínua da qualidade do sinal de TDT e serão instaladas por 386 pontos por todo o país. Toda a informação recolhida pelo sistema será enviada através da rede 3G para uma plataforma, desenvolvida pela Ubiwhere, que permite toda a análise e interpretação de dados, além de gerar relatórios automáticos.
Sempre que se verificarem quebras na recepção de sinal será feita uma análise da situação, onde poderão ser também avaliados factores como os atmosféricos, e em caso de detecção de quebras graves a situação será reportada à PT com vista à resolução do problema.
O produto já está implementado desde Dezembro em 4 zonas piloto, concretamente em Odivelas, Vialonga, Ribatejo e Benavente, implementadas nas suas Juntas de Freguesia. O sistema abragerá todo o território nacional no início do terceiro trimestre deste ano.
Durante a conferência de impressa, fizeram-se algumas simulações em tempo real onde se procedeu à distorção do sinal digital para que fosse comprovada a fiabilidade do sistema. Mesmo estando este sistema ainda em fase de testes, os resultados foram os esperados.
Há que ter em conta que através deste sistema ainda não existiu nenhuma situação passível de ser reportada à operadora do serviço, a Portugal Telecom.
Considera que este sistema poderá levar ao fim das reclamações por parte dos consumidores?
Este artigo tem mais de um ano
Podemos ter qualidade de sinal, mas 576i upscaled deve ser para rir
Embora actualmente o sinal tenha estado mais estável aqui na zona do concelho de Santiago do Cacem, a imagem que se confira na opinião das pessoas é que parece ter havido a intenção de forçar os utentes a aderirem à televisão paga.
Pessoalmente não me posso pronunciar sobre essas afirmações, já que tenho televisão paga. Mas se tivesse alternativas já tinha saído do Meo que é da PT.Como represália pelo mau serviço prestado, na gestação deste processo da passagem do Analógico para a T D T.
Há muita gente com a minha opinião, que são clientes PT.
Esta transição em Portugal para a TDT foi muito mal conseguida: falta de informação aos consumidores, preço elevado dos aparelhos e quantidade de canais irrisória relativamente a outros países.
Para quando uma verdadeira medida da ANACOM?
Esta TDT juntamente com o des(acordo) ortográfico são a trafulhice do século! Eles queriam (e há quem tenha provas) era acabar com o sinal aberto. A provar a trafulhice está o facto de poder ter dezenas de canais, ficou-se pelos quatro; mais ainda: a PT é que devia pagar todas as antenas e o que fosse necessário, porque as pessoas (bem ou mal) viam televisão, e não foram elas que pediram TDT.
Reportar á PT… Até me faz rir!
Se o tratamento for o mesmo que o gestor de conta da PT nos faz onde trabalho, estamos bem lixados!
Bom dia
Tenho familiares que desde que apareceu o sinal TDT nunca mais conseguiram uma ligação constante e durante todo o dia.
Onde se pode fazer as reclamações?
Quem é a pessoa responsável para a processar?
Milhoes de Portugueses sem condições para ter televisão paga não conseguem ver televisão, graças a este novo sistema…
Durante anos, vi televisão perfeita dos 4 canais…podia gravar nas velhinhas cassetes os programas que quisesse que era garantia de qualidade.
Agora vieram as “modernices” e tenho pior qualidade. Moro a menos de 30 quilómetros do Porto, a antena está bem direccionado, cabos novos, tudo novo e não há um dia que durante um programa qualquer não apareçam os “fantasmas”. Ou é o calor, ou o frio, ou o vento, dão várias desculpas…se esses factores influenciam tanta e não há forma de os controlar…se calhar seria melhor ficar como estava…
É verdade que se essa equipa de fiscalização vier a minha casa e passar lá 5 minutos é capaz de dizer que o sinal é bom…mas fiquem lá um dia e verão…
Eu só a favor da evolução, não sou um velho do restelo, mas evoluir para pior não obrigado,gastei dinheiro, caixa , antena, fios, tudo novo, em casa dos meus pais fizeram o mesmo e tem sempre esses problemas, mas os vizinhos não se queixam pois tem tv paga, coisa que não estou para essa. Já vi-a pouca coisa na tv e normalmente punha para gravar, agora nem vale a pena…e metam o HD naquele sitio que a gente sabe, se não conseguem fornecer sinal estavel em condições.
Acho que não dava muito trabalho obrigar a PT a pôr a televisão por cabo gratuitamente com os quatro canais, porque: pagamos taxa de áudio-visual, tinha televisão e tiraram-na.
iriam gastar milhões. já viste o que é chegar cabos novos por todo o pais incluindo no fim do mundo, locais inacessíveis, o mais que podiam era onde já há cabos tudo bem, os 4 canais abertos por cabo o resto por satelite os 4 também, isto sei lá sou eu que digo…..
“inacessíveis”
pena eles não tenham feito bem as coisas na transição e isto tudo esteja tudo mal feito e com pouca qualidade em certos locais.
Outra coisa que me rio à farta é o sinal em 16:9, a TVI que promove e faz ficção nacional e não muda o sinal dos seus programas +ara 16:9
e a RTP e RTP 2 já o fazem com os programas mais recentes…..
79% paga para ver tv , que falar mais ?
Discutir com supostos indevidos que nem sabem distinguir entre sinal e qualidade de imagem digital ?
Quando não sabe dos direitos , eles fogem e nem sabe que existiram .
Podem há quem não saiba distinguir entre indivíduos e indevidos.
Olá,
Gostaria, de avisar que na zona histórica do Porto o sinal da TDT deixou de ter qualidade zero não consigo
obter imagem constante, está sempre a interromper a imagem da TV Digital!!!
A minha Televisão não está a dar em São Jõao Costa da Caparica ao porque? Mudaram a frequência da TDT?