PplWare Mobile

Moeda de 5 euros em circulação a partir de 1 de junho

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Martelo says:

    Que moeda mais feia. O dinossauro tem cara de troglodita.

  2. Luis says:

    O que é isso de “apenas tem poder liberatório em Portugal”? Só pode ser utilizada em Portugal?

    • Art says:

      Só serve como dinheiro em Portugal…mas deviam acrescentar que é mais para o Portugal dos pequeninos, com aqueles desenhos parece uma moeda de brincar

  3. Eu says:

    Ainda se fosse em satoshis comprava já umas poucas, assim desta cifra que as metam nos entrefolhos.

  4. josé Pinto says:

    É parecido com o António Costa!

  5. AlexX says:

    Uma moeda jurássica… em liga de níquel… A intenção até pode ser boa mas creio que a figura duma andorinha, gaivota, pardal ou pomba pudessem ser mais interessantes. Ou o cão d’agua luso. Mas a figura dum manguito, fosse só um punho ou os dois antebraços é que era porque tenho sérias dúvidas que no Banco de Portugal ainda possam haver 2,5 Kg de ouro para cobrir estas 30 mil moedas. Talvez haja um recibo de vale no lugar do ouro.

    • Repara says:

      Foram aprovadas 10 moedas comemorativas. Têm curso legal, em Portugal, mas são de coleção. Relativamente à do post, diz a Portaria:
      “Na série de moedas alusivas ao tema dos «Dinossauros de Portugal», será emitida a terceira moeda – Miragaia longicollum – , uma espécie de estegossauro herbívoro do Jurássico Superior, identificada na região da Lourinhã”.
      Não leste no post?
      Quanto ao ouro no Banco de Portugal, em 18/10/2022, “tem à sua guarda 382,6 toneladas de ouro, quantidade que se mantém inalterada desde final de 2006. Ao preço do dia anterior, de 1.686 euros por onça, valiam 20,7 mil milhões de euros, mais 4,5% do que no final de 2021”.

      • AlexX says:

        E então? Ser de colecção não implica que não possa ser posta em circulação. O que está explícito é que só têm valor em Portugal. Fizeram coisa parecida nos anos 90 com moedas de 200 paus para comemorar os descobrimentos.
        Quanto ao ouro não sei. Em 78 ou 79 diziam haver mais de 700 toneladas. Um pouco estranho manter-se inalterado desde 2006 sobrevivendo à crise de 2008 e a uma quase bancarrota uns anos depois. Mas também não interessa, o Banco de Portugal está entre os 170 e mais alguns recentemente chamados à pedra mas quem sabe, até escapa à falência.

      • AlexX says:

        Está na primeira linha do texto: “O Banco de Portugal colocará em circulação”.

  6. AlexS says:

    O desenho do dino está mesmo mau. Já não há artistas?

  7. João Carlos says:

    como o dinheiro vale cada vez menos, pois claro… faz todo o sentido. já faltou mais para se pagar 1€ por um papo-seco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.