Microsoft usa Google na resposta à Comissão Europeia
A Microsoft volta à Comissão Europeia de 3 a 5 de Junho, para se defender das acusações de políticas anti-concorrenciais ao integrar o Internet Explorer no Windows 7. Na bagagem, a empresa levará uma exposição oral que somará aos seus argumentos de defesa já apresentados no passado dia 28 de Abril, na chamada Declaração de Objecções.
Na defesa que apresentará em Junho poderá voltar a incluir uma questão: será legal o que a Comissão Europeia a quer obrigar a fazer? Na primeira hipótese de defesa a Microsoft terá juntado aos documentos um teste de última hora onde reflecte sobre o significado das limitações que a Comissão quer impor à venda dos seus produtos, de forma combinada. Ao limitar a possibilidade de integrar o Internet Explorer no Windows 7, não estará a Comissão Europeia a interferir no mercado de pesquisas distorcendo a concorrência? É basicamente o que pergunta a Microsoft.
A empresa defende que a proibição de integrar o Internet Explorer no Windows acabará por beneficiar a Google, tendo em conta que os principais concorrentes da Microsoft nesta área, a Mozilla (Firefox) e a Opera têm acordos com a empresa de Internet, que redireccionam de forma automática todas as pesquisas para os serviços daquela concorrente.
A Comissão Europeia já faz saber que está disponível para analisar todos os argumentos da Microsoft. Esta, por seu lado, não comenta a notícia avançada durante o fim-de-semana pelo Financial Times, que garante ter tido acesso ao documento de resposta.
Nesta nova acusação, a CE diz que ao juntar o IE ao Windows 7 a Microsoft está a reduzir as opções de escolha do consumidor, prejudicar a inovação e a criar uma vantagem face à concorrência.
A Microsoft parece estar a construir a sua defesa em torno da legalidade ou não do pedido europeu, tendo em conta a forte proximidade da concorrência a uma única empresa e a possibilidade que uma medida deste tipo abriria à Google, de passar ela a negociar directamente com os fabricantes de PCs para pré-definir a utilização dos seus produtos, serviços de pesquisas e browser.
De sublinhar que a Google também há muito que deixou de passar à margem das preocupações dos reguladores e tem sido alvo de constante escrutínio. Na Europa, as questões ligadas à privacidade dos dados são as mais recentes; nos Estados Unidos destaque para a monitorização dos reguladores ao negócio com a DoubleClick ou à parceria com a Yahoo. TEK
Este artigo tem mais de um ano
A meu ver são coisas diferentes, embora faça sentido ter cuidado com o Google.
Se a Google tem acordos para encaminhar as pesquisas para a sua página, fez esse acordo com base numa negociação livre onde a Yahoo, MSN e outros eram igualmente candidatos.
Não estamos a falar de algo que quando começou a existir (o service provider) já estivesse automaticamente encaminhado para a Google, e, caso eles queiram encaminhar para outros motores de pesquisa é que tinham que ter trabalho …
Esta é a realidade do IE.
já lá vem, e por default, e quem quiser, tem que meter outro.
é uma analise superficial, mas penso que é mas ou menos isto, nao?
uma coisa que sempre me meteu confusao no windows é nao ser modular.
Eu nao peco que o tirem
peco que mo deixem tirar, se eu quiser.
Quem fala do IE fala do windows firewall, windows defender, movie maker, calendar, mail, messenger, defrag, paint, etc etc etc
nem mais, a grande guerra é essa desde o início. mas assim alguns programas já se tinham eclipsado, e o IE era um deles …
Mas aí é que tá, o Windows 7 tem essa opção, por isso acho ridiculo neste momento essa acusação.
Mas mais que a Google existe outro gigante monopolista que ninguem fala, Então e o Safari no Mac? o iTunes para o iTouch? Isso ninguém fala??
A Microsoft paga um royalty por cada Windows Media player, a Apple que difunde mp3s pelo mundo todo não paga nada.
Não sou a favor da M$ mas acho um bocado discriminatório ser sempre a M$ a pagar as favas quando os outros riem-se e vão ganhando $$$ da mesma maneira.
Concordo.
Ora vamos lá ver, compro o meu primeiro PC, que não vai trazer o IE7 logo não traz nenhum browser, alguém me diz como é que eu vou assim por acaso conseguir fazer download de um browser?
Quanto ao IE só acho que se deveria poder desinstalar, mas faz sentido trazer um desde quando é que por o browser X ou Y estar instalado eu fico impedido de escolher outro? onde é que sou limitado? limitar seria eu não conseguir usar o IE para fazer download de outro browser.
A comissão europeia percebe tanto disto como eu de enfermagem.
Se proíbe um de usar um produto x, é favor meter a concorrência, nomeadamente Apple e bases Linux no mesmo saco.
Apple até concordo mas Linux não o podem fazer visto que é na sua maioria software gratuito e sem fins lucrativos, portanto a vinda ou não do Firefox no Linux é apenas uma questão de usar o melhor software gratuito no mercado…
Agora uma questão interessante aquilo que a Google faz com o Opera e o Firefox de redireccionar as pesquisas por defeito para o seu motor de busca não é o mesmo que a Microsoft faz com o IE promovendo o MSN?
Quer dizer num tarda nada vão ter que tirar a caixa de pesquisa dos browsers, na minha opinião deveria era sim de haver quando instalamos um browser a possibilidade de logo na instalação podemos escolher o service provider que queremos e não ter um por defeito…
Sabes quando inicias o ie7 e 8 é te perguntado qual é o motor de procura na web que queres usar. Coisa que nao acontece em:
-Opera
-Mozilla Firefox
Essa situacao tambem acontece em:
-Google Chrome
Sem fins lucrativos??? Entao essas pessoas vivem do k?
explica lá a tua teoria das bases de dados linux, só para eu perceber em que frequência tu estás…
não queria dizer bases de dados, as sim bases linux
Bases linux,
eu não fui explicito, queria dizer, Ubuntus, Fedoras, Etc …
Vêm todos com um browser pré instalado certo !?
sim, que podes remover com 1 ou 2 clicks, e meter outro.
A conversa é sempre a mesma e os argumentos são sempre os mesmos: aqui e aqui.
Apple e distribuições de Linux não têm posição dominante, por isso não podem abusar dela.
“Ah e tal, mas isso é injusto, deviam ser todos tratados da mesma maneira”. Não, não devem. O principio da igualdade é isso mesmo: tratar de forma desigual, aquilo que é desigual na adequada medida da diferença. Este é um desses casos.
Não está aqui em jogo chatear o X ou o Y; está sim uma questão de Direito da concorrência, na qual o Internet Explorer conseguiu atingir quase 100% de mercado através da sua inclusão no Windows, o que, claro está, deu-lhe uma vantagem injustificada face aos restantes browsers (e deixou este mercado na escuridão durante muitos anos – o que ainda hoje se reflecte em alguns sites feitos a pensar no IE).
Penso que há um bocado falta de informação ou percepção da noticia… mas pelo que percebi, a Microsoft sempre foi acusada de monopolio e concorrencia desleal por intergrar o IE no Windows, sem dar hipotese que este fosse removido completamente dado ao Windows ser por parte (dependente) deste para alguns serviços, nomeadamente Updates 😉
Esta politica, não é aplicavel por exemplo à Apple porque o Safari é totalmente removivel, e não faz parte do sistema.
No vista nao seria preciso ter o ie para obter os Updates do Windows. O que acontece é que no Vista (e noutros Windows, XP por exemplo) nao existe a opcao de remover o ie nativamente do sistema. No windows 7 ja existe essa opcao.
Mas existe de certa forma uma integração do IE no proprio sistema, e um dos muitos exemplos disso é ao abrir-mos o “Meu Computador” por ex, e na barra lá em cima escrever-mos um site ele abre automáticamente o IE com esse mesmo site, e mesmo tendo o Firefox como browser principal ele vai sempre buscar o IE… já que existe uma integração com o Explorador do Windows … mas isto é só um exemplo entre os muitos, e onde se nota mais isso é no Windows Vista.
Mas tu no vista n precisas de usar o IE para aceder ao windows update
Ele não abre o Internet Explorer mas usa recursos do Explorer…
Experimenta apagar os ficheiros de sistema do IE e depois vê o resultado 😉
eu acho estas acusações uma estupidez autentica!!! o Linux tb vem com firefox, ou o iceweasel (o firefox sem a raposa, enfim), no caso da debian. comprem um MacOS, e sou capaz de apostar que tb traz o safari. e à custa disso so acusam a microsoft? e que tal acusarem tb a apple( ja nao digo linux, pk é gratis e ha muita coisa pelo meio). acusem tb a toshiba de ppor software google nos portateis, ou a acer de meter la aquelas ferramentas maradas.
tens usado Linux por acaso?
é rara a distribuição que não trás 2 browsers….
o do KDE vem lá sempre tb, logo aí tens mais opção.
além disso dá para remover, o IE não dá
além disso o linux não tem posição dominante no mercado e por isso é impossível usar a sua posição dominante de mercado para favorecer o FF.
entendes?
o linux tem uma quota de 1% de SO’s. são casos diferentes …
1%? Ta’ doido
http://marketshare.hitslink.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8
tudo depende como se fazem as estatísticas é certo, mas este site aqui é o que aponta.
outros números são fáceis de encontrar. é mostrares.
Finalmente vão abrir os olhos ás pessoas porque para quem ainda não apercebeu a Microsoft manipula por completo o mercado.
Por exemplo: Quero comprar uma máquina nova. Vem com que sistema operativo? Windows;
Posso dizer que não quero? Não;
Conclusão? tas a pagar o sistema operativo sem querer! (:O)
Isto do IE é uma gota no oceano, uma coisa mínima numa manipulação enorme.
Eu cá nunca fui obrigado a comprar nenhum computador com o windows e já comprei muitos.
Seja como for a maior parte das pessoas gosta de comprar o computador e que ele trabalhe logo, é lógico que tragam sistema operativo.
Quanto à manipulação do mercado pela microsoft, senão fosse a microsoft, seria outra isso é irrelevante.
e portateis?
Imagina um tipo que já comprou vários computadores por estes lhe ter agradado, quer pelas especificações, características e o desenho dos mesmos (especialmente os portáteis) e esse tipo teve mesmo de pagar a licença do windows que vem agarrado/dissimulado no preço final do equipamento. Esse tipo acaba por pagar licenças que não faz intenções de aceitar e utilizar. Alem disso esse tipo tem licenças genuínas para instalação que as pode utilizar em PC’s novos e poderia utilizar essas mesmas licenças em qualquer computador que pudesse adquirir sem licença e sem OS pré-instalado.
Certos países, talvez mais evoluídos que o nosso, já não permitem a chamada “venda-casada”, o preço do equipamento e a licença do sistema operativo são descriminados separadamente na factura, o comprador paga para ter e só tem o que quer pagar.
Pegando numa frase tua, o monopólio anda a dormir e gosta de comprar o computador e que ele trabalhe logo, é lógico que tragam sistema operativo.
Ainda espero poder vir a comprar uma simples TV e que a mesma já inclua um pacote ZON de 1001 canais com 500 canais em HD, telefone e Internet e as duas primeiras mensalidades de oferta. É lógico que ela traga os canais para trabalhar logo mal eu a ligue. Felizmente ainda sou livre de escolher o que vou ver e meter na minha TV e principalmente livre de escolher o operador.
Eu sou apologista de software livre agora uma coisa e’ certa.. a Microsoft desta vez tem razao. Pq e’ q qd instalo o Firefox nao vem por defeito usar a motor de busca da microsoft? Ou entao uma caixa de dialogo q me permite escolher?
E’ assustador o peso q o google esta’ a ter mais.. e mais a cada dia q passa. Controlam os nossos emails/calendarios/fotos como picasa/analisam o email para injectar publicidade a jeito..google maps etc..etc..etc
Nao e’ por darem meia duzia de tostoes para desenvolvimento de software livre q na minha modesta opiniao podem fazer o q querem com os meus dados privados.
E outra coisa bem pertinente… quando comprar o Windows7 espero q o ie venha la’… nao sera’ porque o vou utilizar mas porque um dia poderei precisar de o usar (o pessoal com conta MSDN percebe o quero dizer)
Cumps
Há aqui uma confusão entre “ter control” e “ser controlado”…
Nada nos obriga a usar o Software da Google, já no Windows, eles obrigam-nos (em certa parte…) a ter o Software da Microsof sem que nós possamos o remover… 😉
Eu no Vista posso usar o Firefox como browser principal…. mas o IE não deixa de lá estar e em certos links, lá ele passa a perna ao Firefox 😉 …
A Microsoft está a tentar atirar areia para os olhos dos que menos percebem…
Se o firefox fosse um SO seria a mesma coisa…
Para quem já instalou o windows dá muito jeito ter um IE, porque sem ele seria mais dificil sacar o firefox e instalar…
Para um leigo não seria difícil, seria impossível.
não necessariamente.
nada impede a microsoft de incluir no windows um IE ‘light’ que faça pouco mais do que abrir páginas e aceitar controlos activex (por causa do Windows update). uma especie de IE 5 sem as falhas de segurança.
Adicionalmente dieponibilizavam o IE completo para quem quisesse sacar e instalar.
Há coisas neste comentário que não fazem sentido absolutamente nenhum!
Então a Google controla as pessoas? Questões de privacidade?
A Google é uma empresa de serviços web, a maioria deles gratuitos, só os usa quem quer usar.
Mas a Google obriga alguém a usar os seus serviços? Quem é que te obriga a usar o Gmail? Usa outro serviço qualquer que te convenha, agora, se achas que é o melhor serviço e ainda por cima de borla, não te queixes que tens de te submeter às suas condições. Daqui a pouco exigem que os rapazes disponham os seus milhares de teras nos servidores só porque a malta é porreira!
Enfim, vamos ter um pouco de bom senso!
Que raio de comparação…
Até parece que a goggle me obriga a instalar alguma coisa, ao contrário do microsoft que me obriga a ficar com este buraco de entrada que é o ie, e por causa disso impede e condiciona o acesso a milhares de sites que só são acessiveis por ele… Este é que é o grande problema, por causa da microsoft muitos sites continuam inacessiveis ou com problemas para pessoas que queiram aceder com outros sistemas operativos ou que não queiram usar o ie.
tens a memoria curta.
Ja’ instalaste o Chrome?
Vem com o picasso e ate’ instala um aplicacao em memoria para gerenciar os updates q eu nunca PEDI ou ADMITI ser instalada!
Eu tb n pedi nada disso.
lol, agora tem um updater é abuso de posição …
é só rir…
quase todos os programas se actualizam, se é uma DLL única ou um programa para actualizar todos os programas desse fabricante … é relevante?
epa, se uso várias coisas de um fabricante, gostava que todos fizessem um updater só, até te digo já …
Ou os updates do office não vêm por M$ update?
Claro que e’ relevante. O firefox e o “chrome” q corre em linux nao tem nenhum processo de update a correr.
Isto ja’ parece a batalha em o PS e PSD .. Linux/Windows, Microsoft/Linux..
O linx e’ catita mais ainda tem muitos anos de desenvolvimento pela frente (mesmo muitos)
Tenham cuidado, porque já é o segundo técnico de Informática que me informa que ao fazer os tais updates, o updater verfica as chaves existentes de outros programas no pc e valida.
mas quem disse isso? claro que o linux tem muito anos de desenvolvimento pela frente, tal como o windows ou achas que está perfeito.
Eu só disse que não vejo que seja relevante haver um updater para tudo o que é de um fabricante.
O Linux não tem isso nem precisa, porque actualiza tudo via repositórios que é bem melhor.
Em windows, que bom que seria ter um update só para adobe, só para Mozzila, só para Google, só para M$, bolas… já é bem nice.
Agora criticar a google porque tem uma aplicação que actualiza as vá´rias tool linux … santa paciencia.
Até parece que não recebes updates para o ForeFront via windows update, ou updates para o Office … isso para ti já está bem, não?
Para mim, antes isso que actualizar cada tool M$ individualmente.
Mas isto é um assunto totalmente diferente que a ferramenta já lá estar, como é o caso da quota de mercado do IE obtida ás custas de fazer “parte” do SO.
Pois claro que em linux o firefox ou o crome não têm nem têm de ter nenhum processo a correr para serem actualizados, para isso é que serve o gestor de pacotes, para ir buscar as versões mais recentes de _todos_ os programas instalados.
A minha pergunta é a seguinte. Se o SO não traz nenhum browser como nós iremos fazer o download de um browser para usarmos no PC?
Ai está uma boa pergunta. teria que ter sei lá algum programa de FTP que eventualmente iria dar problemas destes com o FTPZilla. Ou talvez alguns links directos, mas sendo o windows um SO comercial, certamente não fáz sentido ter links para a concorrência…
Sem duvida que me parece que o IE fáz falta no windows.
@Pextana
A culpa de nao poderes comprar um computador sem sistema operativo nao e’ da microsoft MAS SIM das pessoas q to vendem.
Isto acontece porque as pessoas q te vendem o computador tentam ganhar mais alguns € forcando a venda do sistema operativo, no entanto e’ preciso ver q hoje em dia as margens de lucro das empresas na area da informatica sao tao pequenas que nao existe alternativas a nao ser ganhar mais algum na venda do sistema operativo!
OK, mas na minha opinião existe uma certa ditadura a surgir “ou melhor que existe mas ninguém vê”, pelas empresas, fazem o que querem e mais nada….mas não é só a Microsoft atenção. Um dia destes nem um pouco de porno vamos poder ver em paz porque querem controlar tudo.
Já ouvi falar que os updates do Windows7, vão verificar se temos software pirata ou não.
Os updates do windows apenas validam o windows instalado, não verificam pelo restante software de terceiros.
neste momento não mas querem vir a implementar, por favor eu disse lá que já ouvi falar.
pode vir a ser implementado no Windows 7. Só tou a dar um aviso
Lamento informar-te Ricardo mas a culpa não é dos vendedores mas sim do fabricante do pc e da Microsoft que fazem acordos para tal. Se fores a qualquer loja tipo worten ou vobis entre outras, não te vendem o pc sem o sistema operativo. Se não o quiseres eles nem se importam. A licença já está no preço e eles não te baixam o preço do pc.
Quanto ao IE no windows, não sou contra, tal como o paint, moviemaker ou media player. Apenas sou contra a Microsoft não dar hipoteses de os desinstalar. Quanto ao windows7 o deixar remover, é pura ilusão! Ele simplesmente retira os atalhos e não o remove do sistema como muitos por aí dizem. Tanto o IE como qualquer outra aplicação da MS.
A UE deveria era de proibir os fabricantes de impingirem o windows com os acordos com a microsoft. Aí sim! Isso é abuso dominante!
Abraço.
Aqui está um grande comentário afinal não sou o único com os olhos abertos.
Relativamente ao IE:
É uma faca de dois gumes: Por um lado temos a Microsoft, que, como é óbvio, integra o seu browser no seu software, por outro lado temos o facto de ele não poder ser removído. Apenas desactivado.
O facto de não poder ser “removido” levanta algumas questões, já que em outros tempos a Microsoft alegou que o Internet Explorer era componente integrante do Windows e que, por tal, não poderia ser removido sem afectar o funcionamento do sistema operativo. Até concordo. O Windows e o IE são unha e carne, e bastantes dos componentes presentes no Windows Vista e 7, funcionam com base no IE, por exemplo, os widgets, Windows Update, etc.
Ok. Poderá exisstir uma certa manipulação do mercado em obrigar a ter o IE instalado. Mas ninguém o obriga a utilizar. É ai que a Comissão Europeia está a “falhar” .
Manipular o consumidor a utilizar o IE seria o Windows ter um dispositivo que impedisse a instalação de outros browser’s.
Partindo do principio que o IE é fundamental para o funcionamento do Windows, a opção irá passar pelo facto de os nossos fabricantes de hardware, na altura da instalação do software, não instalassem a porcaria da barra de procura do não sei quem, o software de edição não sei do que, e instalassem um browser alternativo. Não custa assim tanto.
Relativamente ao comentário do(a) Pextana, não estás a pagar o sistema operativo sem querer. Estás a pagar porque queres. Hoje em dia existem máquinas que não trazem Windows, mas Linux (são poucas, mas existem). Em alternativa podes comprar um PC aos pedaços e depois instalares o SO. Mas, tens de ter sempre um SO “novo”, ou seja, não o podes ter instalado noutra máquina, falando do caso do Windows, se não te quiseres meter em ilegalidades. Portanto, talvez a melhor opção seja mesmo optar por máquinas com Linux 😉
Sim sim, mas porque percebo mais um pouco de pc´s do que um utilizador comum, que por sua vez vai sempre a uma loja vobis, etc.
E leva com o Windows e mais nada. Sim, porque estamos a pagar mais de 100€ pelo Windows, prontos não sei mas penso que estamos em crise e nem todos podem largar dinheiro a torto e a direito.
E como referiu a cima, “PARA FAZER UPDATES É PREICSO O IE”, então não acha isto manipulação?
outra coisa gostava de comprar um carro e ser obrigado a comprar o atrelado também?
😉
Para fazer updates no Windows Vista nao e’ preciso abrir o IE
Utiliza sim!!
Disso tenha a certeza!
As vezes que faço updates todos os dias, e sou obrigado a ir po IE mudar definições de proxy para poder fazer updates, devido as trocas de redes.
Vai fazer o update via FireFox e depois conta-me …
Mesmo no sistema integrado de updates, ele usa recursos do Internet Explorer…. se apagares os ficheiros do IE directamente, vais ver a instabilidade na rede o Windows, e se consegues aceder aos updates 😉
Tal como o Pextana referiu e bem, até mudanças nos Proxies do IE, afecta o sistema da rede do Windows… Não se trata de usar directamente o IE, mas usa recursos do mesmo…
E se comprares um carro, és ou não obrigado a fazer as reparações e revisões em concessionários autorizados pela marca, quando o carro ainda está dentro da garantia?
Aqui é semelhante, para actualizares o windows a microsoft diz-te que tens de utilizar o IE ou o Windows update.
Queres, queres, se não queres não actualizas e sofres as consequencias.
O mesmo para as revisões dos carros. Ou as fazes em concessionários autorizados, ou fazes noutras oficinas e perdes a garantia, ou não fazes revisões e sofres as consequências (possível acidente ou avaria).
Eu nem vejo bem qual o problema aqui. Qual é o problema de o IE estar instalado? Faz-vos assim tanta confusão? Eu uso Firefox e a microsoft não me tentou impedir.
Além disso, há paginas que só abrem em IE. Isso é culpa da Microsoft ou dos webdevelopers actuais?
não te impede mas também não fazes mais nada por alma de quem é que eu para reparar um carro tenho de levar a marca? posso querer fazer noutro mecânico! e estou a actualizar na mesma. acho que a comparação do j.c. está estúpido.
Mas é normal, há pessoas que só abrem os olhos quando tão a ser dominados por completos.
Hummm
Então se o Windows 7 vier sem IE, eu faço o download do FireFox como? Vou com uma pen ao PC do vizinho que tenha Vista (Linux, ou Mac)?
viva,
para isso, soluções técnicas podem ser encontradas.
é demasiado simples. tens duas versões possiveis a meu ver, ambas facilmente implementáveis.
1 – No package de instalação levas 3 ou 4 browsers e perguntam-te o que queres instalar
2 – após setup, e porque precisas de estar online, haver uma app que te leva a uma pagina onde tens os vários.
what’s the problem?
Eu sinceramente nao percebo a obcessao de desinstalar o IE (eu n vejo ng obcecado em remover o paint do windows), enfim….
O problema de incluir 3 ou 4 distros ia remeter a’ microsoft o suporte tecnico desses mesmo browsers (o q nao e’ da sua responsabilidade)
e depois ficam completamente desactualizados? lol
?, claro que não, então o Firefox, o IE, o Safari não possuem engines de updates? duhh..
E quem vai querer saber disso? A maior parte dos utilizadores quer é a internet a funcionar, alem do mais que esse tipo de implementação tem custos.
E porque é que a Microsoft há-de incorrer em custos de desenvolvimento para beneficiar os outros? Acaso é uma instituição de caridade?
que custos? basta vir um pack de instalação de cada browser!!! Não estou a ver implementação de custas e se houvesse fazia lhes muito bem. Pelos milhares que roubam todos os dias
Paulo, A questão não é essa. Agora temos de ter o direito de poder remover o IE e instalar outro, como também poder fazer updates sem ter o IE.
O mal não ta em eles colocar o IE, mas sim na impossibilidade de o remover e poder trabalhar com outros em todos os aspectos.
Também conconrdo com o JPedrosa
A possibilidade de o remover já existe.
sim mas removes e depois como fazes updates? da para trabalhar no media player, importar dados sobre os cd´s etc. ?
é a coisa é seria! o que eles estão falando é verdade mesmo..
eu odiava o IE no windows mas hoje eu penso direito…
o IE é da Microsoft e o SO também e nada mas justo que o IE vir junto com o Windows…isso não impede que usem outros Navegadores,até um pouco sim,para os leigos…
se a Microsoft tira o IE, quero que a Apple tire o Safari!
Exactamente!
o nome e o maximilian nasceram no mesmo dia só pode. vocês na Apple podem o remover o Safari sem ter qq implicação de varias funcionalidades? updates, media player, ect?
Eu acho que deviamos tambem obrigar a Microsoft a retirar ao Solitaire do Windows já agora o Kernel! Quem é que vota em retirar o Kernel? Assim podia-se instalar o Kernel á nossa escolha!
Windows Media Player quem Vota?
Sinceramente isto é estupido e tem apenas como objectivo favorecer o Google e o lobby Googolista não tem nada haver com o mercado.
Se a CE estivesse com intenções de regular o mercado metia-se com a PT e com a GALP, ai sim há monopólio!
Se fosse tudo com este pensamento o mundo era cor de rosa.
lol,
olha, o Media P. para tua informação também tem um conjunto de acções semelhantes.
PT porquê? e achas que é da alçada da mesma instituição reguladora?
GALP sim, mas o que tem isso que ver?
Secalhar mais valia dedicarem-se á pesquisa da cura contra o cancro … e daí?
isto do ie vir por defeito ainda nao me importo, desde que pudesse desinstala-lo. Acham que a microsoft já não teve tempo que chegasse para por o sistema operativo a funcionar independentemente de que browser uso? o raio do windows live messenger abre os emails no ie quando tenho o firefox por defeito!!
o ie não é o unico problema do windows. Já não uso o windows media player à seculos mas cada vez que formato o pc tenho que ir desactivar todas as porcarias que vêm por defeito. espero bem que seja possivel desinstalar apartir do windows 7
PS: se não fosse as ferramentas da adobe já tinha migrado para linux à bastante tempo
Mas melhor do que isso era a possibilidade do podermos escolher tudo por defeito após a instalação aí sim estava correcto, pelos vsito já se pode remover nos Windows 7 agora tenho dúvidas é se dá para usar o msn correctamente, updates e por aí a fora.
mas uma vez digo que isto do IE é uma gota no oceano da Microsoft
Se o teu problema sao as ferramentas da adobe usa MAC. Estao la’ todas!
e dinheiro pa comprar um mac?
um mac tem preços absurdos (para o hardware que tem) e a adobe nem se fala. juntas isso e tas na falência.
A ultima versão do messenger já abre o browser por defeito para ver os emails, no meu caso abre o firefox e trabalha na boa. Em alternativa instalas o cliente de email do messenger e ficas com um cliente próprio para o hotmail.
Pah suites de software microsoft acho normal que por defeito abram outros programas da microsoft.
Imagina, tu estás a fazer um cd no Nero. Queres fazer uma capa, o que é que o programa faz? Abre o editor de capas do próprio Nero!
A microsoft faz o mesmo…
Qualquer programador deverá saber muito bem que quando se começa a programar com uma metodologia, e quando mais tarde se quer alterar algo que vai bater nessa metodologia só costuma restar uma opção, re-escrever de raiz, agora imaginem os custos que isso iria ter para a MS.
O IE começou por ter e ser dependência do sistema operativo, acham fácil modularizar com um estalar dos dedos?
O principal problema não é a remoção do Internet Explorer, mas sim o facto do Internet Explorer estar instalado em todos os Windows.
O mercado dos sistemas operativos é distinto do mercado dos browsers, e esta integração faz com que a Microsoft, através da sua posição dominante no mercado dos sistemas operativos, consiga “catapultar” a quota de mercado do IE. Ora, isto origina uma distribuição artificial do browser, o que faz com que a concorrência seja injustificadamente prejudicada.
Os utilizadores podem instalar outro browser no Windows? Podem. Mas não necessitam de o fazer porque já está lá um instalado. Há como que uma barreira “invisível” para a entrada dos concorrentes no mercado dos browsers.
Como já disse anteriormente, este tipo de raciocínio não se aplica ao Mac OS X e às distros de Linux, porque estes não têm uma posição dominante no mercado.
Depois de mais ou menos respeitosamente ler a opiniao de todos continuo sem entender qual o problema do IE vir integrado no windows.
E ja’ agora?!?!? Porque nao existe uma opcao para retirar o DirectX do windows? Esse sim.. tem uma posicao MAIS q dominante (em oposicao do openGL)! Pois… isso ja’ n interessa.
Eu nao uso o IE (uso o firefox por causa do addons mas nao pela rapidez q para isso usava o opera) mas n me incomoda em nada ter de o instalar.
Enfim…
Cumps a todos.
Ponto mto bem levantado o do DirectX.
e tu instalas o FireFox porque sabes.
muitos não sabem.
Mas, se tivessem opção ao arrancar o windows a primeira vez … escolhiam … ou pediam a alguém para escolher por eles.
Isso do DirectX não faz sentido.. porque faz parte do API do Windows para que este funcione, senão ainda andavamos a correr o MS-DOS!! 😉
O DirectX faz com que o GUI do Windows seja possivel, é o API que eles usam, assim como a Apple recorre ao OpenGL…
Fazer comparação de um API grafico a um browser não faz sentido…
E em questões de jogos existem tanto jogos em OpenGL como em DirectX, e este ultimo é mais concorrido (pelas produtoras) devido ao seu poder face ao OpenGL (poder a nivel grafico e desempenho) .. não é propriamente um monopólio…
Mas tipo segundo muita gente diz podia vir a opçao a dizer: OPENGL, OU DX, e o ppl escolhia… há espera não interessa falar do DX…
@Kekes…
Nem faz sentido o que tas a dizer amigo…nada mesmo…
Devias te informar melhor o que é o DirectX ..Open Gl… para que servem.. quais as suas funções e origem..
Ricardo quando compras um carro és obrigado a levar os extras todos? não
então es obrigado a “levar com o IE” quando instalas uma máquina de raiz? sim
ou es obrigado a ter pneus da goodyear para o carro poder andar mais 10km/h? não
mas es obrigado a ter o IE para fazer updates? sim
pensa nisto, faz sentido
Quando compras uma embalagem de sardinhas com tomate podes exigir que as sardinhas venham sem tomate? Não lá diz SARDINHAS COM TOMATE.
No Windows diz MICROSOFT, não GOOGLE, MOZILLA, portanto agora se nao gostas lês a embalagem, tem la a descriçao e escolhes outro producto, agora existem sempre aqueles que nao se importam se vêm com IE ou nao sabem, mas as embalagens de sardinhas tambem trazem muitos conservates, e muita gente nao sabe ou nao quer saber, nao e por isso que vais fazer um boicote, LÁ NA DESCRIÇÃO DIZ…
esse argumento é tão … pobre que te vou só dizer uma coisa.
diz Microsoft, mas é uma embalagem de um sistema Operativo.
Sabes o que isso é?
E além do dito SO, tem lá metido software da mesma companhia que não é preciso para o SO, não dá para tirar e reduz a possibilidade de outros “software vendors” lá meterem os seus produtos.
get it?
Mas diz MICROSOFT né? Entao secalhar ela vai por la os seu aplicativos… Que giro…
Não venhas com esse argumento que reduz a probabilidade de outros desenvolvedores porem la as suas aplicaçoes, pois so usas se estiveres satisfeito, se nao o estivere procuras sempre uma alternativa, ou seja o que é bom tem sempre saida.
Agora gostavas de comprar um carro so com motor, e chasis? Se o windows so viesse com o chasis reclamavas.
Tu mandas no que é teu, o SO é propriedade da MS, ela nao te obriga a usar-lo…
Portanto did u get it now?
Minha gente eu sou defensor da ideia, a microsoft assim como as outras empresas, querem por o IE no stress não querem o IE, usem outra coisa que não windows, eu tambem nao gosto de muita coisa e estou aqui, nao e por issso que deixo de viver…
Eu nao uso o IE, mas nao me estorva nadinha tiro o icon, nem parece que ali está, isso do IE ESTORVA e um estupido, pois ele nunca ferrou ninguem nem há-de ferrar.
E axo muito bem que a microsoft levante tais argumentos, está no sei direito, isto de monopolios e estupido, nao e por uma dada empresa ter dominio sobre um mercado que vamos cair em cima dela, isto pode ser aplicado a microsoft como a outras empresas de outros ramos…
Outra coisa é se estupido o windows trazer outros browsers para instalar… Por amor de Deus, a microsoft e uma empresa, nao uma instituição de caridade, que tem de zelar pelos seus interesses, assim como muitas outras, e na casa dela manda ela, se os utilizadores não gostam… NAO USAM. Quem sai prejudicado se os utilizadores nao gostarem e a MS.
Se sao assim tao apologistas anti MS, mudem para outro SO, existem muitos… e bons…
________________________
http://www.kunamiquefala.com
Meus amigos,
Será que ainda não perceberam que estamos na ERA DA INFORMAÇÃO?
Fazem ideia do que isso significa? Significa que a maior riqueza é a informação, quem a possuir, terá o poder. Poder de…? Controlar, obviamente. Isto é tudo uma ditadura camuflada de democracia.
Não querem ver os vossos dados utilizados para fins comerciais? Abandonem a tecnologia e os locais com camaras de vigilância e voltem à idade média. Caso contrário…. teremos muitas vezes e em muitas situações esta mesma discussão.
@ Rui Brás
Estás enganado quanto a defender que os casos do MAC OS e do LINUX não são iguais ao caso da MS porque não têm quota de mercado. Isso não interessa para nada… Interessa sim o facto culposo independentemente da tua posição. Essa teoria não pode ser admitida de qualquer forma e se a CE vai “punir” a MS então também tem de “punir” a Apple. Não faz sentido nenhum defender alguém que está a ter o mesmo comportamento só porque não tem uma posição de mercado muito relevante.
Agora, questão diferente é se num determinado sistema operativo é permitido ao utilizador remover o browser e já noutro sistema tal remoção já não é possibilitada…aí sim, estou de acordo que os casos são diferentes e, como tal, devem ser tratados de forma diferente.
Depois há outra questão. O que está em causa é o browser já vir pré-instalado – e, neste caso, todos os SOs terão de mudar essa situação nas próximas versões – ou será antes o facto de o browser poder ou não poder ser removido pelo utilizador?
É importante discernir estas questões.
paulf,
O que está aqui em jogo não é punir quem integra um browser no sistema operativo, mas sim quem, ao integrá-lo, tem poder suficiente para prejudicar a concorrência (e até mesmo os consumidores), de forma injustificada, devido à posição dominante que tem.
O que estou a dizer não é invenção nenhuma; são pura e simplesmente as regras de Direito da concorrência que se encontram no art 82 do TCE.
Essas regras são justas? São, porque proíbem o uso de uma posição dominante no mercado para o conseguir manipular a seu prazer. Se não tivesse uma posição dominante, já não conseguia prejudicar a concorrência, os consumidores e a inovação tecnológica, porque não tinha capacidade para isso — a MS seria apenas “mais um” no mercado. Mas não é isso que acontece.
bahhhh isto é uma banhada…. eles disponibilizam um produto ao qual so usa quem quer.
Já que é assim tao mau porque nao usam outro SO ??? pelos vistos todos os outros sao melhores…..
Eu ainda considero pior que quando se compre um portátil, seja HP, Toshiba, Acer, Asus, Etc, eles andarem a vir pré-instalados com 30 mil merdas que ninguém pediu. E onde andam os disco de instalação “by dafault” não há pois eles querem que o cliente seja bombardeado com as merdas que eles querem que levemos …
Já agora quantos de vocês lêem os famosos EULA que são apresentados e sobre os quais têm de concordar com eles para instalar um sistema operativo … ide ler o do windows e se calhar apanham com surpresas sobre o que concordam ou não.
E … uso ubuntu … esporadicamente mas uso …
De modo que me considero “meio neutro” …
Tens razão em 2 pontos:
1 – Ler os EULAS é conveniente, a questão é que tens de o aceitar, não é? caso não concordes não podes deixar de usar a parte da qual discordas, por exemplo. Já não vejo um pacote windows a algum tempo, dado que só mexo em VLK e imagens, mas antigamente para leres o EULA já o tinha aceite automaticamente ao abrir a embalagem 🙂
2 – tb me irritam as porras que HP’s e companhias metem nas imagens, e não percebo porque é que a esses ninguém chateia.
sinceramente e para acabar esta conversa que já vai longa …
A M$ é uma companhia com claras tendencias monopolistas, e todos estes assuntos devem ser encarados á luz desta informação.
Porque se a M$ quisesse agir como deve de ser, a resolução universal para este problema era simples, tão simples que até enerva.
Era ter o SO organizado de forma modular.
Era criar um sistema de repositórios para quem quisesse ter.
Os seus próprios updates iam pelo seu repositório, e os dos outros iam pelo dos outros.
Os updates eram muito mais simples.
Quanto ao software, fazem bem em promover o que é deles, mas fazem mal em dificultar o acesso aos outros.
hoje, já é possivel remover o IE graças a muita luta e processos em tribunal, e a M$ só o fez porque foi obrigada a isso, não foi porque quis.
E isto, é verdadeiro para a M$ em vários aspectos.
Até no Office, agora vão ter suporte para ODF porque foram obrigados e não porque querem.
é a politica deles, todos o sabemos, como quem quer e quem é obrigado. quem tiver escolha, que a faça de acordo com os seus requisitos.
Isto já vai com muito latim gasto.
O que se passa na realidade, e não ve venham com tretas e que o mundo da internet e muito valioso, e nao interessa implicar com outras coisas, pois nao há tanto interesse.
A UE, não e nada mais que uma cambada de interesseiros, em que alguem lhes pagou para darem cabo da cabeça da MS, devido a terem o IE de forma que não dá para se retirar, e dar comiçoes no corpo todo aos seus utilizadores por ter la um «e» em azul. (AII TANTA GENTE INTERESSADA NESSE DINHEIRINHO!!!)
O Windows é um SO, e quando nós compramos queremos que esteja pronto a usar, isso sempre foi assim, desde os primeiros computadores que já traziam softwares de raiz, e dava-se muito valor ao que ele ja trazia.
Imaginem o SO sem browser… Estamos em que seculo? E nao sejam parvos a MS nunca vai deixar escolher entre browsers, no maximo vai por opçao de instalar ou não o IE, e acham que isso vai mudar alguma coisa? Eu acho que não as gentes quer e instalar para a frente e o resto e paleio.
Isto tudo e para dar benificio à google, nao me venham com anedotas, eu gosto da google, mas a realidade é que querem mais monopolio que a Google? Eu poderia escrever Googl€, mas não sou de chegar a esse ponto pois, se uma empresa nao tem interesses monetarios, e nao zela pelos seus interesses, defenidamente não é uma empresa, é uma instituição de caridade, portanto M$ e um termo que usam muitos que pensam que o mundo, é um mundo cheio de flores, não o é, acordem!!! É hora de ir para a Escola.
Minha gente dinheiro nao cai do céu há que trabalhar, e se a MS o tem e por algum montivo, nao o negem, eu sei qeu muitos de voces são apologistas LINUX 4 EVER, mas usem os olhos que têm na cara, se ouvesse hipotese, o linux tambem seria pago. É so uma questao de dinheiro para cima dinheiro para baixo, dinehiro gera dinheiro, e necessitamos de dinheiro para viver, e o linux vive (ia escrever subrevive, mas é vive) a custa de dinheiro não? Ou de Ar? Desse ar também quero.
Agora digam da vossa justiça, se tivesse uma empresa que vale milhoes, e tivessem os seus interesses o que fariam? Não percisam de responder eu penso que a resposta e logica.
Se querem atacar alguem tamebm podem atacar a Apple, se se queixam de ter que pagar mais 100€ por ter Windows (se bem que não chegas a pagar tanto disso tenho a certeza se comrpares um PC ja com Windows, atençao agora vendem-es mts portateis) pagam mais 500€ para ter uma maçã… Estupidez… o SO da apple e barato, mas…
Como eu disse so interessa atacar o IE pois a volta dele correm milhoes e milhoes correm, como tal e uma questao só de interesses, e se não aceitam a realidade que este mundo não é para quem quer, é para quem pode, usem lá os $, os € o que quizerem nos nomes, que eu perfiro as notas de 500 euros.
E isto para terminar, «QUEM MANDA NA MINHA CASA SOU EU», se não gostas das minhas regras tens solução, vai para a tua. 🙂
_____________________
http://www.kunamiquefala.com
PS: eu quando pus estupiz na parte da Apple, nao foi estupidez pelo preço, pois cada um cada qual e se gostas mais de uma marca, o dinheiro é teu tu é que sabes. Estupidez foi para muita boa gente que assim pensa mas faz pior…
Que estupidez então, tas a perder a razão, a Microsoft manda e não temos de cumprir as regras deles que estupidez daqui a pouco tão nos a obrigar. ah e no teu ponto de visto referido acima do “Pacote Microsoft com descrição” daqui a pouco também vamos ter que pagar o Office porque vão querer implementar no SO. Não me admirar nada da Microsoft. Eu posso dizer que uso o IE e o Windows, agora acho mal é a maneira como manipulam as pessoas a usar!!!
A ms ta certa em falar do google, ja to de saco cheio do google ficar monopolizando programas, de pedir para instalar aquela barra nojenta deles q enviam informaçoes dos seus habitos da internet SEM vc pedir ou deixar.
Odeio qndo entro no meu gmail, e saio, e ele ainda na pagina inicial ele mostra la meu email…e essa palhaça de navegador deles chrome, tinha que CHUMBAR esse navegador deles no lixo do linux….pq la sim q usa esses troços irritantes.
Fora além do google torrar o saco com o MPF-BRASIL, e outras entidades chatas, como o besta do eduardo AZEDO.
Fora google e suas praticas q tb nao sao santas…
Epa, concordo que a Google hoje em dia está talvez demasiado Omnipresente, mas há aí coisas que disseste com as quais não concordo.
Porque é que a Google deve ser julgada por monopolio porque tu não gostas do chrome? não gostas, não usas, eles nem te obrigam.
A barra nojenta: alguma vez a barra te foi instalada sem que no setup do programa surgisse a opção de não instalar? se sim, diz o nome do programa por favor.
Meus amigos eu nao sei como voçes fazem mas eu uso o Windows 7 build 7100 e tenho firefox predefinido e sabem que mais o ie nao abre nem por nada, venha lá live messenger mesmo atraves da barra de endereço no ”meu comutador” nadinha ele direcciona tudo para firefox, logo ja houve algumas mudancas na microsoft…querem mais?
Até podes desactivar (não é desinstalar) o IE no Windows 7, no caso da RC 7100 PT-PT:
Painel de Controlo > Programas e funcionalidades > Activar/desactivar funcionalidades do Windows, tirar o visto de Internet Explorer 8
Muita gente faz comparações a Apple e não sabe o que é um Mac… mas pronto…
Apple vende HARDWARE com SOFTWARE DECIDADO aka MAC OS X….
Windows vende para PC, seja este de marca que for… logo não pode monopolizar o mercado… é dificil perceber isso?…
Parece que é… 🙂
Então mas agora os Mac não correm também windows?
Então e os Macs não podem correr Linux?
Então e a dock que o Leopard ou outros traz por defeito não é impingida? E se a Stardock Objectdock quiser lançar um dock para Mac. Não está a Apple a abusar da sua posição dominante no “mercado de docks para Mac”?
Já agora alguém pode postar o que é se deve entender por:
Sistema Operativo
Programas
Windows
GNU
GNU/Linux
Linux
Debian ou outras distribuições
Com tanto post que já li fico baralhado com analogias a coisas completamente diferentes
lol…estou ctg.. 😉
Há uma coisa que não encontrei explicação. Eric Schmidt, o CEO (presidente, executivo, do conselho de administração) do Google é, desde 2006, uma das oito pessoas que forma o “board of directors” da Apple. E não pensa abandonar o lugar, a menos que seja obrigado.
http://www.dailytech.com/Google+Boss+Refuses+to+Quit+Apple+Job+Amid+Probe/article15089.htm
O que é que isso tem a ver com o post?
Tu e os teus eternos offtopics.
Também costumas escrever por aqui ? Não tinha reparado.
Boas,
Muitos dos que aqui escrevem sobre a impossibilidade de remover o IE , estão a usar o windows versão gratuita “nem todos” 🙂 … pois, não gostas não comas, logo não precisas de comprar, resultado = não pagas … tens o Linux é de graça e faz o que tu queres.
… existem várias opções baseadas em Linux para sistema operativo, e de graça … mas não tem tudo o que eu quero, não pagas-te nada por este, logo provavelmente terás de fazer algo por ti, se pagas tens todo o direito a reclamar como no caso do windows, se é de borla, expõe o teu problema, alguém vai dar uma ajuda.
Monopólio, como quase todos sabem a maioria do pessoal que tem computador não sabe o que é o sistema operativo, para eles até pode ser o office, e muito menos quando se fala em Linux … apenas sabem que o computador “é assim” só quero o messenger a internet e aquilo para escrever e fazer apresentações … e já agora o Excel é que lá no trabalho também uso isso.
Sendo que eu não percebo put0 disto, vou comprar um pc e lá vem o windows ou lá o que chamam, mas nem questiono porque o computador “é assim” … depois tem teclado, rato, colunas … mas … e que tal, se o vendedor informa-se que tenho o windows que custa X e o Linux que é de borla só pago a instalação do mesmo, … até que estaria capaz, de experimentar lá isso do Linux, talvez no dia seguinte volta-se á loja porque não conseguia instalar a camera usb, a impressora ou a nova pen bluetooth … ou até que me dei muito bem e poupei uns euritos 🙂 mas o mais importante, mesmo que volta-se a usar o windows, é saber que tenho uma alternativa gratuita e que o windows não é o “computador”. Aqui começa o monopólio da microsoft para com o pequeno consumidor, mas a microsoft não tem culpa, eles apenas vendem um produto, (vendem) algo que mais ninguém faz de borla … ou melhor até existem alguns que fazem, mas o windows é um carro com direção assistida que todos conhecem mas não sabem o que é, o Linux só agora começa a ser semi-assistida … ainda puxa um pouco para quem quer só usar o carro para chegar a algum lado. 🙂 E por favor, não me venham dizer que o Linux é só executar a aplicação apt-xpto e instalar, já sei disso, não percam tempo a mostrar o pouco que sabem, …
Sim, uso o Windows desde o 3.1 … sim, uso o linux comecei pelo Red Hat 4.0 … isto para dizer que não sou fanático por nenhum, apenas os utilizo porque tenho de trabalhar 🙁
… não querem microsoft, não usem microsoft, critiquem menos e sejam mais úteis …
Já agora para quem precisa de algo tipo o Netstumbler, mas a funcionar no Windows 7… tente isto WirelessMon, este não é grátis 🙁 mas também não pode ser tudo grátis, ou nunca mais saimos da dita crise 🙂
cumps
Eu continuo a dizer a mm coisa… estao em casa instalo o windows, ele nao tras ie, eu qro ir á net para sacar o firefox ou o opera!!!
COMO FAÇO?
se alguem me souber explicar agradeço
Da mesma forma que instalas os drivers 😉
Atraves de FTP, talvez….
Por exemplo o opera
http://ftp.opera.com
Se calhar alguem sabe de outra maneira
Era sem o http:// mas o sistema colocou automaticamente
pois mas o windows nao tem ftp, pq se tivesse provavelmente vinha o filezila reclamar
por acaso tem em dos, mas para os “leigos” nao acreditem que eles o consigam usar….
é q eu inda nao sei como alguem instala um browser da “concorrencia” sem ter o ie.
@Eu
Ninguem diz que a Microsoft tem que lançar o Windows sem IE… tem é que permitir a possibilidade de o desinstalar e não fazer com que o Windows force os utilizadores a terem o IE…
Mesmo tendo outros browsers como definição, em certas coisas somos quase que “obrigados” a ter o Internet Explorer…
mas ainda estás a dar corda? não se vê logo o objectivo das perguntas dele?
Olha, pode ser que te lembres, o browser da tua escolha podia vir pelo mesmo método que vinha o JAVA antes da M$ se chatear com a Sun e vice-versa …
irás ter sempre o ie embutido de certa forma pq o explorador usa bastantes propriedades do ie…..
Noticia de AMANHA:
O metro, global, destake vão processar o JN/ PUBLICO / E DN porque os jornais deles trazem noticias que nao podem ser tiradas…
bateram-me no carro e eu ja tinha uma batida, ia levar o carro ao meu chapeiro, pq já tava combinado que ia reparar as duas pelo seguro… e o seguro OBRIGOU-ME a ir á FIAT-…..
Sem o hxxT://
o sistema colocou automaticamente.
onde colocas isso se nao tens browser?
Embora o que queiras seja armar confusão com questões parvas, vou-te explicar:
1 – AQUANDO DA INSTALAÇÃO PODES TER NO SETUP VÁRIOS BROWSERS.
Isso elimina a tua pergunta parva sobre como tens ovos sem galinhas.
2 – podes ter vários protocolos implementados para ir buscar ficheiros.
Posto isto podes ter um atalho que te dá uma lista de browsers semelhante a como vais buscar os drivers (alguem mencionou lá para cima)
3 – Podes ter implementado o conceito de repositório.
Tudo isto, ninguém falou aos dias de hoje, mas sim alternativas técnicas ou tecnológicas que poderiam/deveriam ser implementadas se/quando a M$ quisesse terminar de vez com esta charada de por um lado obrigar a ter IE, por outro fingir que quer agradar e permitir desinstalar o dito cujo.
Over&Out
Pois realmente JP, é verdade.. não vale a pena dar corda 😉
O nosso amigo “Eu” ou é do contra ou percebe pouco e anda confuso..
Yea right, então tenho empresa X e vou meter no meu SO tralha de outros? E se entretanto aparece outro browser? E como raio vou catalogar TODOS os que existem e poder colocar lá como opção? Se queremos igualdade então até aqueles que são usados por meia duzia de pessoas têm de ser incluidos
Desculpa a demora, mas só agora cheguei a casa.
Por prompt de dos.
é so abrir uma janela de DOS e fazer o comando…
ftp
open http://ftp.opera.com
entrar como anonimo
fazer o comando dir
e ir andando por lá ate ver o que queremos tirar. depois é so usar o comando get para fazer download do que queremos. Sim eu sei que muitas pessoas não sabem ou não querem ter esse trabalho, querem é algo que funcione logo. Então para isso era só criar um script que fizesse essa função automaticamente. Um ficheiro no ambiente de trabalho a dizer download de opera, outra a dizer download de firefox, e por ai adiante.
[[[]]]
Campada de invejosos, deixem em paz a microsoft. A meu ver eles estao a fazer o k todos nos fazemos A Lutar Para Viver.
Desculpem mas o k fazem os programadores de Linux para terem dinheiro??
Eu sou totalmente a favor do IE no Windows
@ Filipe Chaves
Sabes pq é que o Windows evoluiu tanto ao longo dos anos?
Devido às criticas e pressoes dos utilizadores e às pressões naturais da concorrencia como Apple e Linux…
Se és totalmente a favor do IE no Windows isso é bom, ninguem te o quer tirar, só quem não o usa não deve ser obrigado a te-lo.
A Microsoft se quisesse exclusividade fazia um computador e usava o Windows como Sistema Operativo dedicado para esse computador e ai sim, poderia fazer o que quisesse.. Mas o Windows é um Sistema que é vendido para Multiplataformas e há muitas marcas envolvidas no desenvolvimento do Windows… não é 100% Microsoft, logo não pode monopolizar esse mesmo mercado.
Quando compram o Windows já sabem que vem com o IE. Ninguém impede o utilizador de instalar outro browser.
Quem não quiser não compre o Windows.
No dia que tirarem o IE, vão provavelmente ter que tirar o paint, wordpad, desfragmentador e já agora o messenger básico.. ferramentas que vêm de base e que quem quiser usa quem não quiser instala outras.
@ Filipe Chaves
Não podias estar mais correcto; concordo perfeitamente; a grande maioria dos commt’s nem dizem o que sabem, nem sabem o que dizem.
Ou vocês gostam de acender guerras ou então não compreendem o que se escreve….
Ninguem está a pedir ou reclamar o Windows ter Internet Explorer… a unica coisa pedida é para que este não force os utilizadores a usa-lo dado a sua integração com o sistema…
Seguindo as analogias absurdas que li aqui….
Eu posso comprar um carro, e este vem com Airbags, e porque tem airbags tenho que usa-lo?…. eles teem que disparar constantemente só porque vem incluido no carro?!? ….
Só vou comentar assim…
Então vamos por partes a microsoft tira o ie do windows 7….
logo os S.O’s linux também têm de tirar o firefox e o resto dos browsers….
A mac têm que tirar o opera….
exemplo:
imagina que vais ao continente compras uma caixa de cereais e a marca oferece-te o leite… a marca dos cereais pode ou não pode fazer isto?
Pode… então explica pk a Microsoft não pode oferecer o ie na compra do Windows 7?
1. A Apple não tira o Opera, não vem na instalação… 😉
2. Apple e Linux não tem browsers integrados a forçar o utilizador a usa-lo, queres tirar… és livre pra isso…
3.
Podem oferecer o leite, mas não sou forçado a po-lo nos cereais… e é o mesmo que pedem à Microsoft… ponham o IE, mas não usem tecnicas para forçar os utilizadores a usa-lo e permitam a desinstalação do mesmo…
Windows 7, já esta mais livre….
Todos os Sistemas oferecem extras, mas todos permitem a remoção dos mesmos, até porque muitos dos programas não os uso, quero libertar espaço no disco….e no Windows não posso…
Se acho bem que existam extras… CLARO QUE SIM!… muito já eles fazem em incluir isso no sistema… mas não o façam é parte integrada do sistema… capiche? 😉
Gabo-te a paciência.
As pessoas não percebem porque não querem.
Vêm para aqui com exemplos de carros e de sopa e de cereais, falta exemplos de cerveja pessoal vejam lá.
E no entanto pura e simplesmente não percebem que o que se passa aqui é um produto que tem (com mérito ou não mas isso não interessa) uma posição dominante de mercado. E que o fabricante desse produto, abusando da posição dominante de mercado, injecta outros produtos seus, que vão ser amplamente utilizados, não porque são bons, mas porque foram injectados no mercado via um produto predominante.
O que se discutiu aqui, nos posts que valem a pena, é se essa atitude é legal ou não, e o que se poderia fazer (da parte da M$) para eliminar esse tipo de problemas.
Agora o problema da lata de sardinhas que já trás tomate e mais o raio que os parta, epá santa paciência…
mais uma vez digo, gabo-te a paciência em post após post de falsas questões em vir explicar uma vez mais …
Ainda por cima falam em obrigar o linux a tirar o FireFox, é tudo doido, desde quando o Linux tem posição dominante de mercado para poder ou não abusar dela? fala-se do que não se sabe e depois dá em discussões vazias de conteúdo.
Falam também na “barra nojenta” do Google, e quando perguntei que programa é que instala a dita barra sem avisar e sem dar a possibilidade de não a instalar … silencio absoluto.
Enfim, depois ainda existe para aí o outro (@EU), que só faltou perguntar como é que instalava o FireFox ou outro browser qualquer sem net ou sem ligar o PC á corrente eléctrica…
enfim não há pachorra…
Enfim… como já referi noutro topico..
“O grave problema, na minha opinião, é que temos muitos tecnicos de bancada prontos a lançar bitaites sem mesmo sequer entender do assunto”
Tento ao maximo apresentar os argumentos certos, a ver se percebem mas insistem na guerra contra o IE, que ao fim ao cabo não é uma guerra contra o IE, mas sim à tecnica de forçar a usa-lo….
Fico contente por alguns perceberem isso.. infelizmente nem todos lá chegam…e já começo a sentir-me um velho disco de vinyl riscado a repetir o mesmo… porque não se dão ao trabalho de ler os comments todos… mas como dizes bem a paciencia tem limite, a minha neste topico chegou ao fim 😀
Eles talvez não percebam bem a tecnica usada pela Microsoft para se usar o IE, porque eles já o usam como definição… Se tivessem outro Browser como definição iriam perceber melhor a tecnica da Microsoft…
no windows 7 já podes remover… e mesmo no xp também podes mas o windows perde funcionalidades…
vai a adicionar ou remover programas-> Adicionar ou remover componentes do windows e por fim seleccionas Internet Explorer… se kiseres por o windows update a funcionar tens um add-on no firefoz que faz o firefox ficar como ie… Keres mais alguma cena?
O Windows é da Microsoft, ela faz o que quiser do Windows, quem não quiser que não compre… Se a Google quiser também, ela que vá criar um sistema operativo para ela, assim podendo meter o que quiserem também…
E do género, se eu não tenho o IE p aceder a net, como irei a net para fazer o download de outros browsers? quem quiser que não utilize o IE e saque outro, simples como isso!
o IE pode sim ser desinstalado no W7 não como os outros programas mas pode sim e facilmente, agora como disseram eu compro um pc com windows , eu não tenho conhecimento em informatica e preciso navegar ate mesmo pra baixar arquivos ou outros programas, mas ai o W7 não vem com browser eu como cliente inexperiente fico sem opção, hoje se não quiseres usar o IE se instala browser por outro, mas o sistema precisa sim vir com um browser por padrão. vc use ele ou não.