Microsoft tira Google como opção de pesquisa em alguns Lumia
A guerra dos motores de pesquisa ultrapassa muitas vezes a própria Internet e "salta" para as plataformas que os usam.
A Google tinha até à pouco tempo o domínio nos motores de pesquisa que eram usados nos sistemas operativos móveis e de desktop, mas lentamente está a ser preterida por outros, muitas vezes dentro dos próprios ecossistemas onde os sistemas coexistem.
Mas a Microsoft resolveu agora dar mais um golpe no domínio da Google ao retirar dos novos Nokia a possibilidade de escolha deste gigante das pesquisa como opção no Internet Explorer do Windows Phone.
Antes da compra da Nokia pela Microsoft, todos os utilizadores dos Lumia podiam alterar o motor de pesquisa pré-definido para o da Google, alterando assim o local onde essas pesquisas eram feitas.
Mas segundo vários relatos de vários utilizadores, essa opção foi agora retirada, ficando apenas o Bing como opção para os utilizadores.
Vários equipamentos vendidos depois de Abril deste ano deixaram de contar com a opção para mudança do Bing para o Google, tal como sempre o Windows Phone permitiu.
A utilização do Bing era já garantida na pesquisa que os utilizadores têm ao usarem o botão dedicado no Windows Phone, que não podia ser alterada de forma alguma, mas sempre existiu a possibilidade de alterar a escolha do motor de pesquisa a usar dentro do browser.
Esta mudança que a Microsoft incluiu agora no Windows Phone parece ter uma abrangência global, com algumas excepções pontuais em alguns operadores Europeus.
Ainda não existem quaisquer certezas se esta é uma medida pontual da Microsoft ou se a irá alargar a outros equipamentos e até ao próprio Windows Phone 8.1 ou se o manterá apenas contida na sua gama de equipamentos Lumia, forçando-a a todos os que instalarem a actualização Lumia Cyan, que agora começou a ser disponibilizada.
Esta não será uma medida que agradará à maioria dos utilizadores do Windows Phone. Mesmo sendo o Google um motor de pesquisa concorrente, até agora havia a possibilidade de ser usado, dando ao utilizador a opção de escolher qual o que pretendia.
O entendimento que existe, não apenas no Windows Phone, mas também no Android e até no iOS, sempre permitiu a presença de outros motores de pesquisa e a sua utilização por parte dos utilizadores.
A medida da Microsoft, ao simplesmente remover o Google, é apenas mais um ponto fraturante ente estas duas empresas que no passa recente se têm batido dento do ecossistema Windows Phone por várias razões.
Este artigo tem mais de um ano
A Google é que começou esta guerra com a Microsoft, ao obrigar a retirada da versão “completa” do YouTube desenvolvida pela Microsoft da Store.
A Microsoft limitou-se a pagar na mesma moeda.
Se a medida é boa ou má isso eu não sei. Agora, uma coisa eu sei; estou a usar o Bing (tlm + PC) à dois anos, e desde então, não sinto falta nenhuma do Google. O Bing dá conta do recado, para além de que, estiticamente até é bem mais bonito que o Google.
+1…a google já foi uma empresa inovadora e com produtos quase sem concorrência.Hoje em dia a “concorrência” tem produtos iguais ou melhores.O Bing é um deles…
Bing e uma boa alternativa, mas melhor isso e mto relativo, e não, a google não anda a tirar nada do WP, ate pelo contrario a google tem todo o prazer e ter os seus servidos espalhados pelos vários sistemas, e isso tem mais a ver com a microsoft a querer promover o bing.q
Então, porque que a Google não desenvolve um YouTube para WP, um G+, etc… Para além de dificultar essa tarefa à Microsoft, exigindo uma APP em HTML5,quando isso não acontece a mais ninguém? Enfim…
Eu faço muita pesquisas na google, e o bing pouca coisa apresenta.
Para pesquisar este ou aquele site/consultar o tempo chega xD
Vejam este vídeo e vão perceber o porquê desta ação da MS
https://www.youtube.com/watch?v=B759dzymyoc
Quem sai projudicados das brincadeiras da google/MS são os clientes. Btw, tenho um htc 8s com developer preview do 8.1 e tambem não tenho opção do motor de busca. Não parece ser exclusivo para lumias esta limitação…
Eu utilizo o bing há anos tanto no pc como Windows Phone e sinceramente não preciso do Google para nada.
Bem feito para a Google. Começou a guerra que aguente com as mazelas.
No que me diz respeito, utilizo o Bing no meu Lumia e o Google no portátil e honestmante, tanto num como noutro, encontro sempre o que pesquiso.
Basicamente pode-se dizer que “muda o estilo, mas mantém-se o resultado”.
Bem feita para a google mas são os consumidores do windows phone que ficam prejudicados, sim porque nem toda a gente que usa windows phone gosta de bing.
Mas qual é preocupação? Nada o impede de abrir o Google no IE no Windows Phone, ou de o gravar como favorito, ou de colocar o tile no écran inicial, ou ainda de usar a App oficial do Google:
http://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/google/220bfbf2-ee02-496c-a656-651a6c0c6518
Mesmo! Que gente complicada… O browser que eu saiba abre o Google. Lol
Não se trata de ser complicado, mas sim pratico.
Uso o Bing já à muito tempo com satisfação.
Até para os mapas já não uso o Google mas sim o “here” e plenamente satisfeito.
Issoé gente complicada a querer defender o Google só porque sim. O Bing faz exatamente tudo o que o Google faz. Enfim… Cismas!!!
O bing e exactamente uma COPIA do GOOGLE so muda o ESTILO
Como posso enviar um screenshot do lumia 630 para mostrar que existe uma maneira de ativar o Google no internet explorer?
Devias ter lido o texto, ” Microsoft tira google da pesquisa em ALGUNS lumia” está logo no título. Eu também tenho o google como default na pesquisa do explorer do meu Lumia 8.1 e não pretendo alterar para bing.
Mas nao é so escreveres http://google.com e tens google no browser?
O windows phone tém 3% do mercado, por isso retirar o Google como opção de pesquisa não afecta muita gente.
Preocupante seria retirar o Google como opção de pesquisa dos smartphones com android e ios.
O iOS já usa o Bing como motor de pesquisa integrado, p.ex., o SIRI (abadonou o Chrome já há algum tempo) 😉
Eu a ler o teu comentário apareceram me as entrelinhas: Se eles não se preocupam com a store/apps fracas para a plataforma, porque haveriam de se preocupar se vão ficar sem a google? 😀
O mais engraçado é ver, pelos comentarios dos consumidores a quem lhes foi vedado o direito de escolha, a aplaudir a M$ como carneiros… Enfim
mesmo, ainda estou para perceber se da para usar duckduckgo, por exemplo, que para alem do google é o meu favorito…
alias em casa é o que uso.
Eu utilizo uma mistura de DuckDuckGo com o Google. Glick, dá a tua opinião sobre o meu site: http://ray-dee-oh.com/
LoL Daniel e o site. Com menos 5 anos que tu fiz um na sapo homepages que era divinal. Nem sei como percebia tanto de CSS/html na altura. Dreamweaver CS2 wow
Quem és? O.o já agora manda link xD
É mesmo isso. Tristeza :\ não interessa que o Bing também seja um bom motor de busca, cabe ao utilizador decidir isso, não à Microsoft.
o bing era péssimo, hoje e dos melhores. http://www.bing.com/dev/en-us/dev-center
pode ser usado por menores, sem pub, e com uma politica de privacidade do melhor que anda por ai “it will block users under 13” http://blogs.mcafee.com/consumer/teen-hashtags-every-parent-know .
Politica de privacidade? Isso agora já existe na net?
Era fixe era que a MS arranjasse maneira de se poder instalar add-ons no IE…
Para o pessoal poder instalar o AdBlock Plus, e mandar uma bem grande à Google!
o ADB tem parceria com a GOO, vé a exclusion list. (mas como a google outras tambem estão lá)
Não será verdade de todo, pelo menos em Portugal. Comprei um Nokia Lumia 630 DS no fim-de-semana, tem a ROM versão Portuguesa Country Generic mais actualizada e o motor de busca do Google está lá presente.
Comprar um produto que eu nao tenho opcao de escolha ?
ahhah depois reclamam que nao vende o esperado !