Microsoft quer comprar a Adobe?
No passado dia 09 de Setembro, a Apple e a Adobe chegaram a um acordo preliminar para resolver a contenda entre ambas sobre a utilização do Flash, tecnologia muito popular para animações, anúncios publicitários, entre outros elementos de uma páginas web, capazes de correr dos marcos do mercado actual, iPhone e iPad.
Especificamente, a Apple levantou a proibição aos programadores de usarem o Adobe Flash para desenvolver as aplicações para iPhone.
Com este acordo, a Adobe animou os investidores (as acções da empresa saltaram 12% no dia), e os utilizadores dos dispositivos móveis, rejubilaram de alívio.
Mas neste mercado, tudo é complexo ao ponto de haver contra propostas que alteram as regras do jogos... num ápice!
Assim e porque falamos no sector das tecnologias, o mercado é confrontado com uma proposta da Microsoft à Adobe. Segundo o New York Times a Microsoft fez uma proposta de compra à Adobe.
Steven A. Ballmer, chefe-executivo da Microsoft, apresentou-se recentemente com uma pequena comitiva de executivos nos escritórios da Adobe para realizar uma reunião secreta com o chefe executivo da Adobe, Shantanu Narayen.
A reunião, que durou mais de uma hora, abrangeu vários temas, mas um dos temas principais da reunião foi a Apple e o seu controlo do mercado dos smartphones e como as duas empresas poderiam juntar-se numa "batalha" contra a Apple. Para isso estava em cima da mesa a aquisição da Adobe pela Microsoft... foi a mais forte opção apresentada.
Neste momento a Microsoft está tentar impulsionar o Silverlight como alternativa ao Adobe Flash, bem como ao padrão aberto HTML5.
Fica assim confuso o mercado. Tanto os programadores, como os editores e os utilizadores terão de aguardar. Será que a Microsoft consegue comprar a Adobe? Será que apenas irão combinar esforços contra a Apple ou a Adobe mantém o recente e suposto pacto de paz Apple? Haverá uma grande batalha no mercado dos smartphones e tablets, tendo gigantes em cada lado da barricada ou teremos a Apple a crescer, agora com a Adobe como parceira, aumentando a sua margem de mercado?
Complicado? Sim, podemos aumentar este cenário enublado? Claro que sim!
Agora com o lançamento do Windows Phone 7 que tecnologias irá este novo sistema operativo, para dispositivos de comunicação móvel, suportar? Será este um combate entre titãs ou à partida o iPhone já derrotou o novo SO da Microsoft, tendo em conta esta aliança com a Adobe?
Holly Campbell, directora sénior de comunicação corporativa da Adobe, não negou o encontro, quando foi indagado. "A Adobe e a Microsoft partilham milhões de clientes em todo o mundo e os CEOs das duas empresas encontram-se ao longo do tempo", disse Campbell. "Entretanto, nós não comentamos publicamente sobre o calendário ou assuntos das nossas reuniões privadas".
A Microsoft disse que "não comentamos boatos / especulações."
Está animado o mercado dos smartphones e tablets. Haverão nos próximos dias grandes desenvolvimentos sobre este assunto, á medida que o mundo vai recebendo o novo sistemas operativo da Microsoft e a Apple aproxima a data do lançamento da nova versão do iOS 4.
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
n li o resto da noticia, mas o titulo fez-me lembrar uma coisa que o meu pai me dizia:
Eu também quero muita coisa!
va.., bom dia e tchauzinho!
a Micro$oft tem o dinheiro para comprar a Adobe. Seria um golpe duro para a Apple.
Boas,
Eu acho que foi mais uma reunião para ter o Flash a “compilar” apps para o Windows Mobile 7, da mesma forma que já o faz para o iOS. Aliás, acho que até tem mais lógica, ter o Flash a “compilar” para Silverlight, do que a Microsoft comprar a Adobe. Fora que esta possibilidade, deveria ser logo vetada pelo organismo que zela pelos monópolios nos USA.
just my two cents
Paulo Correia
Vou mais longe…
Microsoft compra Adobe, deixa de dar suporte à Apple incluíndo Photoshop!
Morte segura da Apple em menos de 3!
Mas o que querem estes gajos? Primeiro matem o Flash, agora aliam-se… porra.. alguem que os perceba. Acho que mais do que nunca e preciso haver um certo standard no que toca a videos na internet porque se continuamos no caminho da cisao estamos tramados.
adobe n é flash!…
estamos a falar de algo superior a isso!
Curioso por ver o desenrolar desta especulação.
Silverlight como alternativa ao HTML5… senhores, acordem…
O Silverlight é a melhor alternativa, cujo o que sei é que dá para programar em todas as linguagens incluíndo o HTML 5
eu tambem acho que o html5 e o futuro, mas se a microsoft comprar a adobe nao sei mesmo qual é a posiçao que vao tomar nisto, pois se a adobe deixar de fazer aplicaçoes para mac, perdem muitos compradores mas ganham posiçao no mercado pois muita gente usa os programas adobe e se eles deixarem de existir no mac, serao obrigados a migrar para windows
Isso pode dar para os dois lados.
Muita gente continuará a usar a versão que tem durante algum tempo e entretanto pode abrir caminho a uma aplicação alternativa, e se vingar alguma aí eles podem perder até no seu próprio terreno.
Mas não é por aí, eles também lançam o office para mac. Podem é usar isso como um meio de sedução, custos mais acessíveis, um mini-photshop a substituir o semi-inútil ms-paint, etc… Mas privação total, tenho dúvidas.
Estão claro a esquecer-se do Android que é a plataforma que mais subiu nas últimas semanas entre tudo isto. O futuro da plataforma emergente não está dependente de 2 ou 3 companhias mas sim da comunidade que desenvolve para a mesma e que a compra.
sim android tem evoluido mas apenas nos smartphones, e o resto? windows e mac existe versao SO e SO mobile, e para nao falar na vasta gama de produtos hardware e software que cada um possui ao contrario do android.
Calma… não ha-de faltar muito tempo para teres um SO android para PC, contudo, primeiramente, devem lançar para netbooks e depois se a aventura correr bem lançam-se para o desktop.
Nem mais 😀
O Flash incomoda mesmo muita gente! Dá-me ideia que se assim for é tipo “se não os consegues vencer, junta-te a eles”. O Steve jobs tanto disparou para todo o lado que como previsto deu um tirinho no pé. Deixem o Flash em paz, tá visto que aquilo funciona e já existe há muitos anos, claro que tem defeitos mas quem não tem. Agora aparece o HTML5 “linguagem padrão para web” e ainda me querem fazer acreditar que o mesmo código vai funcionar de forma igual em todos os browsers, enfim, certamente será uma evolução boa do que estamos habituados, mas como tudo, certamente não será o “Santo Graal” que tanto anunciam.
Actualmente estamos numa fase em que os browsers mais recentes já seguem os padrões da w3c. Claro que o resultado não é 100% igual, mas usando um ie8/9 Firefox, Chrome, etc… sabemos que estamos a ver a mesma página com diferenças mínimas, basicamente tudo se resume a tipos/ tamanhos de letra e área de exibição da página. Com o HTML 5 será igual, terás diferenças quase insignificantes de um browser para o outro, mas estarás a ver a mesma página em todos sem qualquer perda/ganho em termos de visualização.
Quanto ao Flash, é lento, pesado, tem alguns comportamentos diferentes de browser para browser, dou-te como exemplo o site da promoção deste último verão da Super Bock, site quase 100% flash e praticamente só corria bem no ie, nos outros bem que podias clickar num link e ir beber mais uma grade enquanto aquilo carregava… Isto em windows, nos outros SO’s a experiência flash é bem pior. Mas usar flash para preencher a lacuna multimédia, ok. Mas o que me choca é ver sites cheios de menus e links em flash, quase sem dinamismo ou multimédia a puxar pelo CPU de quem os vê, quando se podia ter o mesmo resultado visual HTML/CSS, muito mais rápido a carregar e executar.
Eu até nem culpo a Macromedia (criadora do flash) e a Adobe quando a adquiriu. O flash é um valente atestado de incompetência aos padrões web no que diz respeito a multimédia, 10 anos depois do início da massificação da banda larga e só agora começar a surgir algo viável é muito mau na minha opinião.
(…) O flash é um valente atestado de incompetência aos padrões web (…) Se durou tanto tempo é porque ninguem foi capaz de arranjar algo melhor para o substituir. Mesmo o javascript e suas “libs” correm de forma diferente de browser para browser e normalmente quando dão problemas são dificeis de resolver (não sou contra o Javascript, até dá bastante jeito :)). Em termos de padrões web podemos sempre falar por exemplo do tempo da compatibilidade de “html/css” entre ie6, ie7 e firefox, opera e safari. (Para já neste aspecto e como referes o HTML5 parece estar melhor vamos ver). Em termos de video já tiveram uns percalços :).(…) Quanto ao Flash, é lento, pesado… (…) Actualizem-se nas criticas, nesse aspecto (e com a ajuda do AS3 não estou 100% por dentro do assunto) está bem melhor,os programadores também já não cometem tantos erros, o site de verão da promoção super bock não avaliei mas o site actual da marca também é 100% Flash e corre bem tanto em ie como firefox, chrome e opera. Avaliando a memória e cpu não vejo nada de extraordinário. Da pouca experiencia que tenho para obter um efeito igual ao site da super bock sem flash e igual em vários browsers daria bastante mais trabalho. Acredito que o HTML5 venha equiparar as coisas. Eu não critico o HTML5 agora se vai ser assim tão bom tem que se impor só pelo seu valor se é que me faço entender. 🙂 Até para Mac com Flash Player 10.1 as coisas estão bastante melhores.
Se isto fizer baixar o preço dos produtos Adobe, força, mas tenho sérias dúvidas…
Muito sinceramente, se esta aquisição por parte da Microsoft avançar eu axo q todos utilizadores a nível do mundo podem dizer adeus de uma vez por todas aos outros SO’s… e sejam bem vindos a mais uma Era do Windows e Windows Mobile… mas desta vez vai ser algo de proporções extremamente elevadas, equiparado ao elefante pisar uma formiga!!!
linux não morre xD
Linux Lover = Flash hater 😉
Nem tanto assim. Muitos só usam o plugin quando não tem jeito mesmo, por atestado de incompetência do desenvolvedor da página em não fornecer uma página alternativa.
Gosto de Linux mas gosto de flash também. Querem comparar a facilidade em fazer animações de flash contra HTML5, Javascript com as suas libraries e isso tudo?
É que não dá para comparar.
Sim, lá isso é verdade, então com o Flash CS5 eheheh 😛
Nem só de Adobe vive o homem.
Que dois… lol.. se for pelas suites da Adobe.. tudo bem.. (embora a MS não deva precisar muito já que design pouco percebem).
Agora quanto ao Flash? Perem lá que contradição… primeiro diziam que o Silverlight é que é.. agora querem a Adobe? ..ah… está bem.. lolol…
Deixem-se lá de tretas de plugins e tragam mas é qualidade para todos, sem sacrificar plataformas porque ou são móveis, ou porque não são Windows…
Um bom exemplo de porque é que o HTML5 é o futuro:
http://www.phoboslab.org/biolab/
iPhone 3GS @ 60fps -> http://vimeo.com/15733748
Flash = Presente e Passado… deve ser por isso que a MS está interessada.. para continuar a andar para trás.
Se a Microsoft o fizer, tem em mãos o poder que precisa para ser o topo do mundo, mas isto claro, se souber o que está a fazer, e se souber faze-lo…
Olhem a Google, daqui a 2, 3 anos está a dominar o mundo com taxis sem motorista, telefones, televisão, etc…
E tambem, se não for a Microsoft a comprar a Adobe vai ser a Google, por isso…
Hoje em dia cada vez mais gente opta por leitores de pdf mais leves, o flash está com tendencia a desaparecer, o melhor que a adobe pode fazer é vender-se, já…
Ou isto é o jornal da Manela M Guedes ou o 24 Horas on-line… pshhhh
Além disso um artigo destes, sem ter referências, com esta história da carochinha da reunião secreta, ou é mais um artigo copiado ou então quem o escreveu tem connects poderosos…
Além de que acho ser-se muito parvo confinar a Adobe ao produto flash!
Artigo sem pés nem cabeça. Sugiro que se discuta o sexo dos anjos também….
Sócrates, antes de mais, deliga a TV, liga-te ao mundo real. Isso de apenas veres a TVI, leres o 24horas e a maria, está a dar cabo de ti, daqui a nada com essas modernices em que andas metido, ainda mudas de sexo.
Depois o artigo não foi copiado, não tenho nenhum dos teus vícios… começas logo pelo nome.
Por fim, a Essilor (passo a publicidade) vende lentes unifocais Minerais, óptimas para a tua cegueira, mas inúteis para a tua acefalia. No post está a referência de onde saiu a informação, basta leres sem entrolhos e sem espumar de raiva…
Comenta com juízo e com moderação, caso contrário não venhas a este local onde só queremos pessoas com cultura suficientes para comentar, criticar sem entrar nessa tua igualha. 😉 Pensa nisso… se conseguires claro!
Desculpa lá se fui audaz no vocabulário, usado contigo, mas estou desde as 9.30 da manhã a ouvir falar em Silverlight, Windows Phone 7, Sharepoint… Cloud e muitos outros conceitos, muitas linhas de código e tira-me a paciência para lidar com people como tu.
Ambas se merecem, afinal.
Viva ao Microsoft Office Creative Suite ao SilverFlash e ao ExpressionWeaver sabe-se la mais ou que… =P
Eles que se fundam-se, ou não.
Eheheheh 😀
Estão a falar sem saber, ninguém confirmou nada, são apenas rumores, se for preciso nem é nada de isso.
Se comprassem uma empresa cada vez que houvesse uma reunião destas, era um festa.
Gostei da parte “secreta” reunião. E depois a seguir a explicar tudo em detalhe. xD
Só digo uma coisa, Medo.
Agora explicando não acredito numa compra por parte da microsoft porque isso seria mau para o mercado e para os developers, mas sim uma parceria com a adobe.
Acho que a deveria ser criada uma alternativa pela comunidade livre para acabar com essa manipulação de vez.