Microsoft lançará o Office para iPad nos próximos meses
Os planos da Microsoft para a disseminação da sua suite de produtividade têm estado a ser alargados e concretizados com ofertas válidas.
Em particular a Microsoft tem estado a tentar as plataformas móveis e em particular o iOS. Novos rumores dão conta dos desenvolvimento do Office para iPad estarem a ser feitos e o seu lançamento ser ainda no início deste ano.
Há já bastante tempo se fala da possibilidade da Microsoft estar a desenvolver uma versão do Office para os tablets da Apple.
Este desejo da empresa de Redmond acompanha o iPad quase desde a sua existência e já por várias vezes foi dado como certo o seu lançamento, tendo sido inclusive confirmado pelo seu ex CEO, Steve Ballmer.
A chegada da versão para iPhone do Office mostrou que a Microsoft era capaz de ter a sua suite no iOS, abrindo caminho para a versão mais alargada e para dispositivos com ecrã maior.
A somar a isso, e para mostrar o empenho que a Microsoft tem em penetrar nos mercados associados aos diapositivos móveis, foi também lançada a versão para Android do Office, também ela associada a uma subscrição Office 365
Segundo informações que o site ZDNet disponibilizou, através de Mary Jo Foley, a Microsoft está em pleno desenvolvimento da versão do Office para iPad, preparando o seu lançamento ainda no início do ano de 2014.
A versão para iPad da suite de produtividade, com o nome interno "Miramar", está a ser criada com a habitual atenção da Microsoft e deverá estar pronta ainda antes de uma outra versão a ser preparada. Esta outra versão, de nome "Gemini", é a destinada a interface de toque e deverá ser preparada de forma diferente.
Para além da inexistência de uma data aproximada para este lançamento, sendo apenas esperado para os primeiros meses deste ano, não há também informação sobre o modelo de disponibilização. Apesar de as versões para iPhone e Android estarem associadas a contas Office 365, é possível que a versão para iPad possa vir a ser comercializada noutros moldes.
A integração com os renomeados serviços cloud da Microsoft será uma realidade e provavelmente será também possível gravar ficheiros localmente para edição offline.
Mas a disponibilização gratuita da suite de produtividade da Apple, em novos dispositivos foi uma tomada de posição firme e uma mudança radical nos moldes de disponibiizaçao deste tipo de aplicações.
A Microsoft terá de se adaptar a este novo cenário e, provavelmente, oferecer aos utilizadores esta nova versão. Mas os modelos até agora usados parecem estar a resultar e poderá também ser este o caminho do novo Office para iPad.
A somar a esta posição da Apple, a própria Google está a oferecer gratuitamente a sua nova suite QuickOffice, quer no Android quer no iOS.
Está finalmente a chegar ao iPad um software esperado por muitos. O Office para iPad será uma realidade e provavelmente ainda no início deste ano.
A Microsoft tem estado lentamente a ocupar espaço que outros pensavam ter garantido, e o seu Office 365, com o seu modelo único de comercialização tem dado uma ajuda preciosa, ao dar acesso directo a estas novidades.
Homepage: Office
Este artigo tem mais de um ano
Ainda está para ser criado um programa que faça rivalidade ao Microsoft Office.
Acho muito matura esta decisão de fazerem um Office destinado ao iPad primeiro.
Já ouço isso há… sei lá! Vamos ver como diz o cego.
Que se saiba a Microsoft não estava pelos ajustes de a Apple (tal como a Google) cobrar uma comissão de 30% sobre o MS Office, como outra app qualquer.
Ter uma App/Play Store é que está a dar. Um Office para iOS e Android vai dar dinheiro às pázadas, ao contrário do Surface RT que só dá prejuízo.
É compreensível a posição reticente da Microsoft até agora, pois um dos argumentos da empresa para vender o Surface é que o iPad é um tablet para diversão e o seu produto é para trabalho. Dotar o rival de uma ferramenta de trabalho poderosa é contrariar esse argumento, que não minha opinião era descabido.
Que adaptem o layout a um dispositivo de toque e que não enfiem para lá as ideias do surface.