Microsoft anunciou dongle HDMI para mostrar conteúdos na TV
Chama-se Microsoft Wireless Display Adapter e estará disponível já em Outubro
A chegada do Chromecast da Google veio abrir um novo mercado de dispositivos. Com uma filosofia muito simplista, etes aparelhos permitem que possamos fazer streaming dos nossos conteúdos para uma qualquer televisão ou para um aparelho que tenha uma porta HDMI.
Com este novo mercado e com estas novas possibilidades, a Microsoft resolveu também aproveitar e lançou agora a sua versão deste tipo de aparelhos. O Microsoft Wireless Display Adapter chega já em Outubro e pode ser já encomendado na loja on-line.
A nova dongle HDMI da Microsoft prepara-se para entrar numa área ainda pouco explorada, mas que parece começar a interessar muito aos utilizadores dos sistemas operativos.
Com uma cada vez maior oferta de dispositivos móveis, começa a fazer sentido existirem ofertas que permitem a ligação entre estes e os ecrãs maiores ou com as televisões.
É precisamente aí que o Microsoft Wireless Display Adapter procura encontrar o seu espaço. Criado para funcionar como um espelho do que os dispositivos apresentam, esta dongle HDMI da Microsoft faz uso das redes sem fios para que os dispositivos se liguem a ela.
O Microsoft Wireless Display Adapter foi criado para permitir ligações por Miracast (um standard de screencasting sem fios baseado em peer-to-peer), o que significa que permite ligações de qualquer dispositivo que corra o Windows 8.1 ou qualquer dispositivo Android (versão 4.2.1 ou superior).
Depois da ligação feita entre o dispositivo e o Wireless Display Adapter este passa a ser um espelho do que podemos ver no ecrã do computador ou do tablet.
Esta é uma ferramenta extremamente útil não apenas em ambientes empresariais, para reuniões de trabalho, por exemplo, mas também em casa, para transmitir na televisão um qualquer vídeo.
O Microsoft Wireless Display Adapter entrou agora em pré-venda e vai estar disponível para compra na loja online da Microsoft e noutros parceiros (Best Buy) já a partir de Outubro.
Tal como outras ofertas que existem no mercado, o Wireless Display Adapter apenas necessita de ser ligado a uma porta HDMI de uma TV ou de um projector e ser alimentado por uma qualquer porta USB que exista disponível.
De imediato e com uma simples ligação no dispositivo móvel fica pronto a usar e a transmitir os conteúdos que os utilizadores entenderem.
O Microsoft Wireless Display Adapter adopta uma filosofia um pouco diferente do que a Google colocou no seu Chromecast.
Em primeiro lugar a comunicação é feita sobre o Miracast, que é mais aberto que o protocolo proprietário usado pela Google.
Em segundo mantêm as comunicações dentro da rede local e sem necessitar de uma ligação à Internet, garantindo também que funciona com qualquer aplicação, uma vez que espelha os conteúdos do ecrã do dispositivo.
Outro factor que os distinguem e que pode pesar contra a Microsoft é o preço. O Microsoft Wireless Display Adapter tem um preço estimado de 59.95 dólares, o que é quase o dobro do preço que a Google cobra pelo Chromecast.
Com uma filosofia diferente das ofertas que existem, o Microsoft Wireless Display Adapter poderá ser uma excelente proposta para todos os que procuram uma forma simples e rápida de transmitir os seus conteúdos para uma televisão, projector ou qualquer outro dispositivo que tenha uma porta HDMI.
Este é um excelente companheiro para toda a linha Surface da Microsoft e também para todas as ofertas de tablets e smartphones Android.
Para já o Microsoft Wireless Display Adapter apenas vai estar disponível nos Estados Unidos e no Canadá, sem que se saiba quando será alargado a outros países.
Homepage: Microsoft Wireless Display Adapter
Este artigo tem mais de um ano
Agrada-me o conceito.
Não me agrada é o preço …
Eu acho que é muito mais que a filosofia de streaming usado, por exemplo, no chromecast. Na MINHA, opinião, eu acho que o objectivo não será tanto apresentar conteúdo multimédia, mas sim ser uma interface de saída do equipamento.
A microsoft é aquela que mais se tem aproximado da filosofia que eu tenho chamado de dispositivo universal, que não é mais que a fusão dos nossos váriados equipamentos, mas com interfaces de entrada/saída diferentes. Não tenho muitas dúvidas que o nosso portátil será substituido pelo nosso smartphone. Quando chegamos a casa, café, trabalho podemos liga-lo ao nosso display e teclado e está a funcionar como um vulgar laptop.
Fala-se cada vez mais, que a Microsoft vai fundir o Windows e Windows phone. Pode não ser já no 9, mas esse passo será dado.
Nos próximos tempos vamos caminhar numa zona intermédia e este é um equipamento vem nesse sentido.
Também tenho essa convicção! O que aliiás faz todo sentido. Gostava de poder comprar este aparelho, certamente que iria dar mais uso que à pen Android que tenho neste momento a MK808. Vou aguardar para sabe quando chegará a Portugal.
Ainda recentemente o Satya Nadella (CEO da MS) falava sobre isso e deu a entender que a visão dele vai nesse caminho para a MS vai nesse sentido. Daí já estarem a pensar numa fusão de muitos serviços, na disponibilização de alguns serviços que até agora eram praticamente exclusivos da plataforma MS em todas as plataformas. Deu a entender que não lhe interessa muito qual o aparelho que usem (até pode nem ser da MS), mas o que importa é a integração geral, o tal dispositivo universal.
Isto de cada um andar por si, e para ter acesso a certas coisas temos de andar com as nossas coisas atrás é coisa do passado. Cada vez mais a ideia é a mobilidade assente num dispositivo universal – leia-se, acesso ao mesmo serviço independentemente de que equipamento estamos a usar.
O que dizes é um bocado contraditório.
Se não interessa ao novo CEO qual é o dispositivo, então não se pode falar em dispositivo universal, mas sim em serviço universal. Na ideia do dispositivo universal o sistema é fulcral, é capaz modificar o “comportamento” segundo os recursos disponíveis, modificando a interface das aplicações, etc
Fiquei com uma dúvida: Isto tambem dá para windowsphone ou é só para Android?
“permite ligações de qualquer dispositivo que corra o Windows 8.1 ou qualquer dispositivo Android (versão 4.2.1 ou superior)”
\o/
No sítio na Microsoft onde já é possível fazer a pré-encomenda (cada vez mais um hábito, um pouco tolo, este de pré-encomenda de algo que irá estar em todo lado após estar efectivamente à venda, mas enfim é a moda do momento, qualquer dia teremos a pré-encomenda da pré-encomenda), como dizia, a Microsoft indica o dia 31/10 como o dia em que este equipamento estará para ser entregue, presumo, que será apartir daí que estará à venda.
Peço descupa é mesmo no dia 31/10, pois indicam como Release date: 10/31/2014.
Achei bastante interessante.
Só me pergunto se funcionara apenas na versão Win8.1 ou com algum programa/adaptador no PC será possível também utilizar o sistema noutra SO.
Para mim, a grande vantagem é conseguir colocar a “TV” como 2º ecrã e “estender o ambiente de trabalho”.
Se conseguirmos fazer isto com este dispositivo…sim será fantástico 😉
caso contrario funcionava como o cabo hdmi, logo so o facto de ser sem fios nao interessava a ninguem. Mas continuo a gostar mais da apple tv
Não percebo qual a agitação nem a novidade sobre este sistema? Tenho uma Tv Phillips com Pen que recebe stream audio e video de qq equipamento em minha casa via wifi!
A microsoft lança para mim um produto com marca mas de utilidade já existente.
Meu caro está a pensar pequeno. Se você tiver uma reunião vai levar a sua Philips com você? Você consegue transmitir tudo para a sua Philips? Ou só conteúdos diretos fotos videos etc…… A microsoft continua a ser a empresa que está mais preocupada com o empresarial e não residencial.
Caro DS, não é a televisão que deve ser levada, mas a PEN. Existem também alternativas profissionais e universais como a do link em baixo, que bem deve conhecer. Como deverá concordar, não é pensar pequeno, mas pensar fora da caixa e não aceitar um gadjet como novidade quando já existe á muito tempo alternativas para a solução dada como novidade pela microsoft.(Crhomecast).https://www.youtube.com/watch?v=mC_z52Gil3M
O chromecast funciona como 2º monitor em modo extended ou apenas partilha 1 monitor?
A única diferença, contudo importante, mas só partilha. de resto igual…
Acho que deixaram de fora um dos pormenores mais importantes: ele funcionar como um segundo monitor.
“Easily connect
Just plug the USB and HDMI from the Wireless Display Adapter into your HDTV or monitor, connect, then mirror or extend your screen and enjoy.”
Isso dá muito jeito para apresentações (notas no tablet/computador e a apresentação no projetor), ou para pôr um conteúdo a dar na TV e continuar a trabalhar no monitor principal.
Achei o dispositivo muito interessante. As coisas que traz de novo são bem capazes de compensar o preço mais alto.
Novo é relativo! Já existem equipamentos semelhantes que fazem isso: espelhar ou estender; e mais ainda!
Francamente não sabia que existiam tantos dispositivos deste género; nunca tinha procurado. Pensei que o ChromeCast fosse o padrão. Daí achar que este era uma boa opção, mesmo com o preço mais alto.
Parece que se terá de esperar para ver se o MWDA traz algo que faça valer o dinheiro.
Não sendo um entendido em tecnologias, não tenho a certeza se percebi bem….
Preciso de um pc/laptop com o windows 8, ou um telf com android para que a televisão passe os conteúdos?
Mas as televisões recentes (de 2013 em diante) já não fazem isso sozinhas? – Tenho uma Sony que não o faz (logo a mim, isto interessa), mas tenho amigos com tv´s mais recentes que já ligam os telf por wi fi à televisão…
fazem mas sao as tvs mais caras , de 800euros para cima. isto e para transformar uma tv barata com funcionalidades das mais caras por apenas 40euros mais.
É mais barato comprar esse tipo de dispositivo, do que uma TV que já tenha essa funcionalidade.
Isto permite ligar a qualquer TV ou monitor, e imagino tb a projectores.
Excelente!
Aguardava este equipamento desde que experimentei o meu Windows Phone com um Chromecast e fiquei “Meh…”
Penso que esta implementação da Microsoft é realmente mais abrangente que a da Google.
Isto basicamente faz o mesmo que qualquer dongle wifi de 20€ certo?? Tipo isto:
http://www.ebay.co.uk/itm/Measy-A2W-Miracast-TV-Dongle-Chromecast-DLAN-Airplay-EZCast-HDMI-WIFI-Dongle-MEW-/321469342190
Nao consegui entender muito bem a intenção da Microsoft. (ignorancia minha)
Q diferencas tera em relacao a uma quantidade de aparelhos no genero q ja existem no mercado? (Eu sei q estou a ser preguiçoso na googlisse, mas nao consegui encontrar diferencas)
EZCast M2 III
Measy A2W
Tronsmart T1000
Vsmart v5II
ETC..ETC.. custos a partir de 10 euros.
https://www.google.co.uk/search?q=miracast+hdmi+dongle&newwindow=1&biw=1173&bih=850&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KNUiVLvEO6XMygO_nIGgDw&sqi=2&ved=0CAgQ_AUoAw
Resposta construtiva SFF.
Tenho o Chromecast estou globalmente muito satisfeito(nao e perfeito)
Ponto negativo: necessidade de ter internet/wifi, ou nao funciona.
Faz mirror do telefone (laga pra burro) pq tenho a sorte de ter um nexus. (nao funciona na maioria dos telefones)
Faz mirror do pc sem problema (aceitavelmente, muito lag).
Aquele abraco
Talvez menos lag!? Não sei…
Parece de propósito: quando chegou à parte do video da ligação de um Android à TV o filme começou a quebrar!! LOL
Qualquer tablet BQ tem porta HDMI. De certeza que há outros no mercado…
Ora pois pois, o meu smart TV já faz isto. Pareando com meu notbook. Já assisto filmes adoidado e o que esta na tela !