Microsoft anuncia fim do suporte ao Windows XP em 2014
O suporte para o Office 2003 será também descontinuado na mesma data.
O Windows XP foi um dos casos de sucesso da Microsoft no campo dos sistemas operativos. A sua estabilidade e facilidade de utilização foram uma bandeira e um dos factores que levaram à sua fama.
Mas com o passar do tempo e com a chegada de alternativas a Microsoft terminou o suporte para este sistema operativo. Assim, e segundo um anuncio da Microsoft Portual, o suporte para o Windows XP e para o Office 2003 será terminado no dia 8 de abril de 2014.
Ao mesmo tempo que anunciou o fim do suporte para o Windows XP e para o Office 2003, a Microsoft anunciou também uma campanha para apoiar as empresas a fazer a transição deste seu sistema operativo para outro mais recente.
A Microsoft Portugal anunciou o início das actividades que vão conduzir ao fim do suporte ao Windows XP e Office 2003 no nosso país.
O dia 8 de Abril de 2014 marca o fim de 10 anos de suporte a uma das mais adoptadas versões de sempre do Windows e o período a partir do qual as organizações em Portugal e no resto do mundo deixarão de receber actualizações para Windows XP e Office 2003.
A última década concentrou o maior conjunto de inovações que a Microsoft disponibilizou no mercado, nomeadamente 4 gerações de Windows: Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.
A par dos crescentes e novos desafios impostos ao tecido empresarial português, verificou-se também uma profunda alteração do paradigma tecnológico, que apresenta novas soluções de comunicação, colaboração, conectividade, acessibilidade e flexibilidade, e uma evolução do cenário de segurança, com o surgimento de novas ameaças.
O fim do suporte ao Windows XP e Office 2003 representa, desta forma, uma oportunidade para as PMEs nacionais modernizarem os seus sistemas, integrando as mais modernas ferramentas de produtividade.
A campanha informativa que a Microsoft inicia agora em Portugal tem como objetivo ajudar as organizações a avaliar o processo de migração do Windows XP, analisando questões como:
- Em que consiste o suporte para as aplicações de software que necessita para o seu trabalho? Com o fim do suporte do Windows XP, muitas das aplicações que foram originalmente subscritas para este produto terão custos de suporte extra associados, especialmente no caso de fornecedores de software independentes que deixarão gradualmente de suportar as aplicações mais recentes executadas em Windows XP. A par de alguns dados mundiais que apontam para que cerca de 30% das PMEs usam ainda o Windows XP e o Office 2003, aumentando esta percentagem para 40% em Portugal, a IDC prevê ainda que muitas organizações vão esperar para mudar do Windows XP para o Windows 7 ou para o Windows 8.
- Que tipo de ferramentas de trabalho e funcionalidades necessitam os seus colaboradores para serem bem-sucedidos? Com uma variedade de aplicações, modelos e ferramentas de trabalho que pode escolher com o Windows 8 - desde o notebook, tablets e todos os dispositivos que utilizem o toque – pode substituir o hardware mais antigo por um novo dispositivo Windows que reflita as necessidades específicas dos seus funcionários e com o qual preferem trabalhar nos dias de hoje.
- Como deseja gerir os dispositivos que correm dentro da sua rede corporativa? As empresas, em particular, sentem cada vez mais a pressão para manter as suas estruturas atualizadas e eficientes, a par da crescente necessidade de protegerem os seus dados e gerirem todos os seus dispositivos, ao mesmo tempo que asseguram a segurança e conformidade de todo o processo.
A Microsoft recomenda, assim, que os clientes que ainda operam em Windows XP analisem a sua transição para sistemas mais modernos, dos quais é exemplo o Windows 8 e o Novo Office, de forma a beneficiarem das mais recentes tecnologias e soluções integradas de comunicação e colaboração, mas também de uma plataforma moderna concebida para a nova geração de hardware - tablets, dispositivos de toque, desktops elaptops tradicionais.
A par do fim do suporte do Windows XP, a Microsoft Portugal dá, ainda, a conhecer uma campanha dirigida especificamente aos parceiros, que pretende auxiliar as PMEs no processo de transição, nomeadamente através da disponibilização de uma solução on premisse que permite às organizações modernizarem as suas infraestruturas tecnológicas e integrarem as soluções tecnológicas de futuro e de crescimento, como sendo a cloud.
Este artigo tem mais de um ano
Mas o fim do suporte do XP não estava já mais ou menos anunciado ?
Pelo menos a ideia que tinha era de que ia acabar em 2014.
É a data concreta que foi anunciada, ou é “apenas” uma campanha da MS para “aliciar” os utilizadores a migrar para o Win8 ?
Off Topic ou uma boa noticia para o pplware:
Parece que a MS está a preparar mudanças profundas no windows para depois do verão. No artigo original chegam a comparar o falhanço do win8 ao da “nova coca-cola” nos anos 80, e que passados 3 meses voltaram a introduzir a classic coke.
Será que o botão Start vai voltar e o Modern UI fica como opção ?
A noticia original é do Financial Times, mas o Jornal de Negócios também já a publicou. Ficam abaixo os links.
http://www.ft.com/intl/cms/s/0/330c8b8e-b66b-11e2-93ba-00144feabdc0.html#axzz2SbU12hfX
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/microsoft_prepara_mudanca_de_fundo_no_windows_8.html
Pode muito bem que aconteça como com o MySQL e com o Open Office. Não vejo como justificar a instalação do Windows 8 numa maquina que não tem recursos para tal. Muitas pessoas tem começado a instalar o Linux para resolver o problema. Muitas maquinas que tinham o MS-Dos, hoje tem o Linux ou o DR-Dos. As maquinas velhinhas não estão paradas. Muitas estão dedicadas à gestão de redes (router, firewall) ou a gestão de discos (NAS) e são storages eficientes. Software para processamento de texto, folhas de calculo, base dados integrada, existe à borla e faz o mesmo que o da microsoft. Por exemplo, um ficheiro que veio do office, é aberto no openoffice ou no libre office. O inverso tambem é correcto, portanto o problema descrito pela microsoft, quase não se põe. O Adroid é uma verão do Linux que quase toda a gente tem nos smartphones, tablets, etc.
A questão é que tanto o 7 como o 8 usam os mesmos recursos da altura do XP. Pessoalmente, tenho um portátil inicialmente concebido para Windows XP e tanto com o 7 como agora com o 8 tem um desempenho igual ou melhor do que com o XP.
Errado!
Eu também tenho um PC que veio com XP e uso 7.
Mas é uma máquina relativamente recente.
Tenta instalar um 7 ou 8 num Celeron 800 com 256Mb de RAM, como eu tenho de fazer…
Eu uso o Win8 num portatil de 2005 que veio com o XP e corre tao bem como o XP…
Só com 256 Mb é complicado até para o XP. Eu tinha 720 Mb e em certas situações o XP ficava a mastigar. Depois de ficar com 1.2 Gb ficou resolvida a situação. O Windows 7 nessa maquina foi uma muito má aposta, pois o mínimo são 2 Gb para não estar constantemente a fazer swop. Resolvi o problema de aquecimento voltando ao XP. Aconselho vivamente que ponha mas é o windows 95, ou o windows 96, ou no maximo dos máximos o windows 2000. Aliás, tenho cá as minhas duvidas que consiga correr o software de instalação do windows 7 nessa maquina.
Até há muito pouco tempo ainda tinha um velhinho desktop a bombar com o Windows 2000. Era especificamente para correr algumas aplicações da “época”.
Recentemente migreio-o para uma virtualbox pois comecei a ter receio que o hardware estoirasse.
XP só começou a ser estável a partir do SP3 e mesmo assim teve os seus problemas de segurança a nivel de IE7 e o sistema em si.
O que eu gostei naquela altura é que o XP tinha um tal de 2R para recuperação do sistema, sempre que corria mal a eliminação de virus.
Bem, o windows nunca foi um sistema muito bom. Ecrans azuis apareciam muitas vezes nas alturas mais inconvenientes. Se tiver tido a oportunidade de ver as sources do MS-Dos, logo compreenderia uma data de coisas. Uma delas é que o kernel tinha um nucleo com capacidades de multitasting, mas o resto foi programado de modo a só executar um processo à vez. Ou seja, A IBM começou o trabalho, e a Microsoft não soube continuar o projecto. O IE nunca o usei a miude, pois dei preferencia ao Firefox. Penso que o problema de instabilidade esteja diretamente ligado ao compilador da microsoft. Diga-se de passagem, de qualidade muito inferior ao que vinha na altura com o linux.
Ai esta uma noticia tragica, o meu sistema operativo preferido, apesar de já ter alguns anitos, mas mesmo depois de acabar o suporte nao deixa de ser um excelente S.O., para mim o Win 8 foi um fiasco, mas eles aprendem com os erros, tal e qual quando lancaram o Vista
Vão perder usuários para o Linux. Só isso.
Seria a MS tão esperta assim ?
A verdade é que áh mt tempo que não vejo sair nenhum update para win xp. Mesmo que acabe o suporte os utilizadores podem continuar a usar sem problemas.
E o sistema operativo que dá menos problemas, o mais fiavel e rapido, ate se pode modernizar o aspecto por via de themes, mas é compreensivel a MS largar o suporte por nao o vender mais, se meteres o XP todo atualizado com os drivers da MS, nao tens um unico BSOD, e um unico problema
Actualmente já não faço uma actualização há mt tempo e sempre funcionou perfeitamente. Só se o dinheiro não fize-se falta é que investia no win 8.
Jorge se tiveres o cd original do XP, instala de raiz vai ao site
http://catalog.update.microsoft.com/v7/site/Home.aspx
pede para procurar pelos chips/ placas do teu computador e vais buscar os drivers originais da MS para as tuas placas, não tens um unico problema, este site fornece-te os drivers todos que nao dao problemas nenhums, depois faz atualizar driver pede para procurar e instala os drivers manualmente, basicamente faz o mesmo que o 7 faz kd instalas placas novas so que tens k fazer manualmente, resultado, ficas com um XP perfeito
poder podem mas n deixa de ser um sistema obsoleto
É desta que vai mudar tudo para linux.
Já ouvi falar maravilhas do linux, mas o maior problema é que os programas que queres correr depois nao são compativeis pk foram escritos para Windows, ou ja existe algum linux que permita correr a maior parte dos programas?
Há vida para além do Windows.
Em vez do MS Office, em Linux tens nativamente o LibreOffice.
Grande parte dos softwares que existem com versões para Windows também tem versão em Linux.
Mesmo assim, se precisares *mesmo* de correr algo que só exista para Windows, podes instalar no Linux o WINE que é uma “espécie” de “emulador” do Windows.
Duvido muito que não consiga encontrar para o Linux um programa para fazer o mesmo que faz em windows. No entanto, tem software que consegue emular quase a 100% o windows no Linux. É questão de procurar na internet e escolher o emulador. O WINE é um deles …
Linux é made in china. Como corro jogos e software 3D que utilizo habitualmente para trabalhos num sistema linux? Ganhe juízo e actualize-se no tempo! Para ajudar…estamos no século XXI.
Maior parte das PMEs não precisa de s.o.’s mais modernos que o XP para desempenharem um bom trabalho. Mudança apenas pela mudança não vale a pena. Agora se as pme’s precisarem de sistemas a 64 bits para correrem as versões mais recentes de software de edição de imagem ou video, ai sim já se compreende a mudança.
Bem, o único problema é que um dia lhes irá bater à porta um problema semelhante ao bug 2k. Mas esse problema ainda está muito longe de acontecer. Quando acontecer, muitos de nós já estará com um fato novo de pau e 7 cm de terra em cima. Quando isso acontecer, a maioria estará a ter HW com SO com 128 Bits !!! Se não estou em erro lá para o ano 2032 …
Normal. Nada de novo. Com outros sistemas operativos da mesma empresa no activo penso que o normal será parar o suporte de um lado e pô-lo noutro.
Olha o que esta empresa está dando para os usuários!
Observação: Esta descrição foi retirada do texto original da empresa (ela dá a permissão).
Como você já sabe, a Microsoft e a indústria querem abandonar o XP, certo?
Só que nós da WXSDA vamos continuar desenvolvendo para ele e mais do que isso, vamos lhe dar o WX Supreme Desktop 2014 com mais de 300 recursos e ferramentas, suporte a toque e gestos do mouse de graça! Se você é usuário do XP, não perca esta grande oportunidade de evoluir sem gastar nada e faça o download em http://www.wxsda.com agora mesmo!
Link pro vídeo demonstrativo: http://youtu.be/AGPMOu5YqxM
Espero que gostem galera!