Meego num BMW perto de si
Não é nenhuma surpresa, que os nossos automóveis estão a caminho para se tornarem veículos de quatro rodas possuindo computadores móveis com um elevado nível de serviços e adicional complexidade. De facto o ramo que potencia este mercado, é um dos últimos bastiões onde há uma grande margem de progressão no mercado de computação.
O sistema operativo que for dominante nestes dispositivos, dará a quem o controla uma influência bastante importante num mercado bastante lucrativo.
A GENIVI é uma aliança que junta alguns dos principais nomes do ramo automóvel aos principais gigantes tecnológicos. Referimo-nos a pesos pesados como a BMW, General Motors, Peugeout Citroen, e Hyundai que formam parceria com a NVIDIA, ARM, Nokia e Intel. O que os irá unir?
A resposta está no Meego, que foi escolhido pela GENIVI como sistema In-Vehicle Infotainment (IVI) para os fabricantes da aliança. Esta tecnologia IVI (ou talvez seja mais preciso designá-la como um novo paradigma de computação) permite transportar para o volante, aquilo que temos actualmente por exemplo num Smartphone. Referimo-nos a navegação e posicionamento GPS, navegação Web ou outras formas de comunicação e entretenimento que se baseiam em serviços por ligação sem fios e se podem integrar na condução do dia-a-dia de modo a dar uma experiência de condução mais completa e informativa.
Jim Zemlin director executivo da Linux Foundation, refere que o Meego tem a grande vantagem de poder ser utilizado de raiz para correr uma multiplicidade de aplicações e que devido às propriedade inerentes de plataforma aberta, a GENIVI irá trabalhar para estender a plataforma de modo a possibilitar quem quer que use o projecto, beneficiar dessas melhorias. Segundo o responsável da Linux Foundation, esta decisão irá abrir uma grande oportunidade para programadores da plataforma, para estenderem as suas aplicações para veículos, de modo a construir uma ponte entre veículos automóveis e os dispositivos móveis.
Esta decisão é surpreendente? Por um lado não é uma surpresa para ninguém, já que neste grupo estão Intel e Nokia os fundadores do projecto Meego, que têm como é obvio todo o interesse em promover o sistema operativo open source. No entanto é um acordo muito importante que irá dar um forte empurrão a um sistema operativo jovem, e que apesar de ter bastante potencial, ainda não mostrou todo o seu potencial nos outros mercados que quer competir.
Por outro lado, como já referimos anteriormente, a Intel está fortemente empenhada para que cada vez mais os nossos carros sejam controláveis ao nível informático, contudo a forma como pretende que sejam implementados alguns destes mecanismos deixa algumas dúvidas no ar ao nível da privacidade do condutor.
Agora tudo dependerá da forma como se fará uso de uma nova onda de paradigma tecnológico num ramo outrora mecânico e eléctrico. Se a tecnologia construída sobre o Meego, for apenas para sincronizar os nossos contactos ou informação relevante do nosso Smartphone com o computador do nosso veículo, então contem connosco. Se for apenas mais uma camada desnecessária que abra a possibilidade da ocorrência de mais falhas para o ramo automóvel e ataques de utilizadores mal intencionados ou violações de privacidade, então teremos que torcer o nariz, já que o ramo automóvel posiciona-se numa zona muito sensível na temática de segurança na nossa sociedade.
Este artigo tem mais de um ano
“perto de si” ok 😀
perto como quem diz….
Ta certo… No carro do vizinho, do amigo, do …
😛
Desde que o utilizador consiga parametrizar dados relativos à sua privacidade, acho muito bem que se desenvolvam plataformas que permitam melhorar a experiência do utilizador.
Uma nova era de comunicações está já presente com uma margem de progressão muito grande para os próximos anos. Uma nova web 3.0 está a apresentar-se aos nossos olhos.
porreiro porreiro.. agora cada vez fico mais indeciso entre comprar um mercedes ou bmw… a interface do bmw está mto bem conseguida :S
Na batalha mercedes vs bmw vs audi, onde a bmw perde pontos é mesmo na interface. O marketing da marca colaca-a num patamar acima do que deveria estar.
Pois :S ainda assim fico mto indeciso…
Ahhh pah devia-me calhar o euromilhoes xD
assim comprava logo um de cada xD
Achas? Acho a BMW a melhor das 3, mas gostos não se discutem.
Pois.
Eu estou na duvida se mantenho o Chaço ou se o vendo…
Não tenho dinheiro para BMWs ou Mercedes e a gasosa está cada vez mais cara…
Ao contrario do petróleo que se mantêm a preços baixos e ninguém vê…
Finalmente começam a aparecer computadores de bordo que merecem um pouco o nome “computador” 🙂
Mesmo assim, o ideal seria ter um carro com um monitor touch e depois nós decidíamos o que queríamos ligar lá
e ter umas quantas baterias, para o sistema todo nossa :S
vou a garagem ver se tenho la um <<.
Oferecem o carro na compra do GENIVI ou é o inverso? Assim de repente fiquei confuso. Ainda por cima com essa do «BMW perto de si»… 😛
O mais importante aqui, é reter a informação de como aos poucos o linux está a transformar-se, e como cada vez mais as pessoas se estão a perceber que o futuro é open source… anti-monopólio, em que o software se adapta a cada um, e não cada um adaptar-se ao software…
O linux será o futuro…. como já o é…..
Por falar nisso, e embora off-topic, estou satisfeito com o meu novo Samsung H1 (Vodafone 360). Ainda não o tenho há tempo suficiente para o explorar mas as primeiras impressões são positivas. E até tem net de borla se configurar o Opera para aceder via wireless através do modem cá de casa.
E porque falei nele? Porque o SO é LiMo (Linux Mobile)! Não é nenhum iPhone, nem Android nem coisa parecida, mas serve perfeitamente para o usuário menos exigente.
Bolas estacionei o meu LONGE… 🙁
1000euros a carta de condução, e nem pensar em chumbar, cada chumbo é uma pequena fortuna, isto é normal?? Mas que país é este?
a carta fica-te normalmente pelos 600€, não digas nada a ninguém, mas é só menos 40% do que dizes … e é sem cartão jovem.
Dou só o exemplo de uma escola.
http://www.ec-moderna.pt/
a minha tambem fica por 600 euros…
Um pouco à parte mas tendo a ver com a ostentação deste tipo de veículos, queria deixar uma critica a quem critica por exemplo um jogador de futebol por “esbanjar” dinheiro em carros de luxo quando há tantas “criancinhas com fome”.
Vejamos um exemplo:
Dizia-se que a Fiorentina oferecia ao Luisão 1,5 milhões por ano (não vou sequer para Cristianos e afins) o que dá 125.000€/mês. Se o Luisão comprar um Bentley Brooklands Coupe de US$340.990 (penso que é o topo de gama mas não percebo muito de carros) ele está a gastar, arredondado “porcamente”, nem 3 meses de ordenado.
Ora para um família com rendimentos de 2000€/mês limpos (bem acima de 2 salários mínimos) fazer uma “extravagancia” igual à do Luisão deveria comprar 1 carro de 6000€ ou 2 (para o homem e para a mulher) de 3000€.
É isto que vemos por ai???? Existem pessoas a pagar carros a 10 anos e que ainda apontam o dedo aos outros porque eles ganham muito e eles tão pouco. Se comprássemos o que realmente podemos ter, quando podemos ter e só se realmente precisássemos de certeza que muita gente tinha passado ao lado desta crise.
Desculpem a “moral” mas teve mesmo de ser 😀
Ora por acaso, sendo offtopic, não deixa de ser uma boa observação.
Se bem que não existem carros a 6k€, mas dá para perceber a ideia.
Mas isso é assim em tudo, telemoveis, consolas de jogos, por aí.
Quando leio estas inovações, cada vez mais prefiro os carritos antigos,nos nossos dias o melhor amigo ds carritos é o reboque, a uns anos atras, quando tinhamos problemas quase sempre nos desenrascava-mos e toca a seguir viagem nos nossos dias com a modernice andamos pra tras, na maior parte das vezes onde encosta fica.
tira um curso de electronica e anda com um kit de componentes sobresselente na mala do carro XD
Nem com isso, nos carritos novos o curso de electronica nao te chega, aquilo é mastiga e deita fora, varias horas a procura do problema, depois as vezes minutos a substituir, mas na hora de pagar ficas depenado.