Meego faz a sua primeira aparição em Smartphones
Já tínhamos mostrado aqui um vídeo do MeeGo para Tablets bem como informação relativa à sua versão para netbooks. Mas faltava ainda saber até que ponto a Nokia e a Intel estariam a investir esforços no ramo de Smartphones. As dúvidas foram dissipadas hoje com o lançamento do primeiro vídeo de interacção com o MeeGo num Nokia N900 bem como a versão pré-alpha do MeeGo 1.1.
O Meego, parece “beber” do que melhor existe nas plataformas móveis dominantes. Desde o efeito do acelerómetro ao girar o ecrã retirado do iOS, passando pela gestão de processos muito parecida com o WebOS da Palm, até à organização de contactos por exemplo, muito idêntica ao Android, temos uma experiência móvel que é uma clara evolução incremental sobre o Symbian.
Contudo, a Nokia não deixou de ela própria incluir elementos característicos do MeeGo, como a navegação por “abas” na zona superior da interface, que dá acesso aos contactos ou simplesmente ao teclado virtual. O MeeGo é todo ele, segundo informação que agora nos é dadas a conhecer, construído para ser optimizado ao toque, algo que do nosso ponto de vista era claramente uma limitação em alguns aspectos das várias iterações do Symbian. As animações existentes nas transições entre os vários elementos do MeeGo, levam-no também ao nível de sofisticação ao nível dos seus competidores.
Um factor curioso no novo sistema operativo open source, é o facto de oferecer uma navegação acente no Fennec da Mozilla, um claro distanciamento do Webkit que tem parecido ser a norma de navegação no mercado móvel. Com a disponibilização desta nova informação, é lançada a versão pré-alpha do MeeGo 1.1 que terá data marcada para uma versão estável em Outubro. Para já, apenas é suportado o Nokia N900 (como o vídeo anterior demonstra) e dispositivos que corram a gama de processadores Intel Atom Moorestown.
Apesar de o sistema parecer ser estável no funcionamento apresentado no N900 demonstrado no vídeo, não podemos para já aconselhar uma instalação deste sistema, devido ao facto de ser extensa a lista de bugs reportados no projecto. No entanto se quiser ajudar ao projecto e não estiver muito satisfeito com aquilo que o Maemo lhe proporciona actualmente no N900, esta pode ser uma boa oportunidade de experimentar a próxima geração de sistemas operativos móveis da Nokia.
Este artigo tem mais de um ano
O menu ta um bocado ‘iphonizado’ lol mas parece estar muito bom, muito apelativo e fluido.
Porque não Androidizado?
Porque o Android é iPhonizado. lol.
E o Iphone é Windowzado se formos a ver…
Nunca usei o iPhone com janelas pequeninas parecidas com o Windows 3.1 e com caneta…
Foi onde tudo começou…
Se formos a ver, pela tua ordem de ideias, todos copiaram daí!
🙂
vamos la comprar:
tens ai o link de uma comparação que eu estive a fazer:
http://img810.imageshack.us/img810/5148/androidvsmeegovsios2x.jpg
*comparar
Deduzo então pelo artigo que este MeeGo vai saír oficialmente para o N900? Tenho um N900 e caso assim seja é uma excelente notícia.
Oficialmente nao sei mas comunitariamente creio que podes ter muita sorte 🙂
A nokia vai lançar o meego para N900, porem sera uma atualização optativa, você tem que fase-la manualmente.
Olha que giro mais uma distro de linux, ja não bastava o android agora mais uma, o meego(maemo+moblin) parece uma fusão gráfica entre o android e o windows mobile 7.
Por este andar as distros de linux vão abandonar a secretaria e vão começar a andar no bolso literalmente.
O que pode acontecer com as tradicionais distro é que estes mobile linux vão gerar muita confusão , porque o iphone tem loja, o android tambem, o wm7 vai ter, oferta a mais pode ser desperdício.
Mas a questão principal é será que precisamos de tantas distro de linux a solta, mais vale aproveitar toda a massa cinzenta e criar um excelente o.s..
Mas isso na minha opinião é um dos maiores problemas do Linux a desfragmentação que o OpenSource cria…
Não é problema.
Na verdade é a solução.
Apoiado
Comentário removido por desrespeito às regras do site.
Eu tinha feito um texto muito bom, pena que foi excluído, ei moderador, mais atenção ai.
Para a apresentação podia ter escolhido um telefone mais rápido! Esse ao pé do meu Desire parece um Renault 5 ao pé de um Ferrari
boas..
tens então um Renault 5 correcto?!
cmps
Hum… essa não te saiu la muito bem.
Olha que o ferrari perde…
https://www.youtube.com/watch?v=KlQcyADiiC4&feature=related
Continuem com robustez. Espero que eles consigam tentar ir mais longe porque precisamos de alternativas. Gostaria de ver mais. Quem ganha com isto e o utilizador.
Uma correção, o dispositivo que aparece no video não é um Nokia N900 mas sim um Aava Mobile (com um processador Intel Atom Moorestown).
Apesar de o Meego estar a ser desenvolvido para processadores ARM com base no N900 não deverá ser lançada pela Nokia uma versão oficial para o N900. (Pelo menos foi o que a Nokia disse há uns tempos…)
No entanto podes sempre ir ao repositório buscar as imagens do OS que lá tem para o N900.
E já agora, o Meego e o Maemo são msm linux. Android pode ter raizes de linux mas n é linux.
Já vem atrasado 3 anos… mas.. como se costuma dizer:
Mais vale tarde que nunca!
E por incrivel que pareça este poderá ter mais sucesso que o Android. E digo isto porquê?
Se ele se mantiver APENAS na Nokia, a fragmentação dele é menor que o Android, ou seja, o seu ambiente é mais controlado e com uma boa AppStore, conseguem ter sucesso. Basta a Nokia jogar bem com esta cartada.
O pecado do Android é a fragmentação. O MeeGo pode ter essa vantagem, se se mantiver apenas na Nokia, suportando apenas AQUELA marca e a Nokia fazer uma linhagem certa de modelos compativeis. Mas para isso também é muito importante reduzirem a produção de “tretas” a apostar forte na qualidade, produtos bons, com suporte mais longinquo, e que faça o consumidor ganhar confiança na marca novamente.
Neste mercado já não se trata de inovar.. trata-se de se atingir a qualidade e saber manter-la, e ir dando os passos certos sem pressas e stresses, para não sair do carril.
Discordo, é a “fragmentação” do android que lhe confere mercado, além do que meego vai ser usado apenas nos aparelhos tops, enquanto o android vai estar também em aparelhos mais básicos.
Segundo tenho conhecimento, tanto a gama média, como gama alta (aquela que usa symbian) irá igualmente ter o meego. Não será exclusivo apenas à gama alta.
Esse foi o projecto inicial enquanto “Maemo” … o projecto meego é mesmo para trocar o symbian pelo meego 😉
Apenas para exemplificar, poderá ser estilo… “Meego S40” e “Meego S60” …
Meego para já é para os novos N Series (Exceptuando o N8-00 por agora) e symbian é para as outras Series todas (X, C e E). Isto já está previsto há algum tempo…
Isto não quer dizer que depois não possa “descer na cadeia” de dispositivos.
Hum… não sei não, vamos lembrar que a atualização no N900 já vai ser optativa porque a nokia não garante que ele vai rodar fluido lá, então para que o meego se torne mais acessível os aparelhos mais básicos terão de evoluir muito o hardware.
A fragmentação tem os dias contados…
A confirmar-se, a Google no Android 3.0 vai impedir Sense UI e afins… logo, adeus fragmentação.
“If you’re a fan of HTC’s Sense UI, then you should probably look away now – Google seems to want to kill it, by creating a whole new 3D interface for Android 3.0, so skins (which mask the OS) will be unnecessary/impossible.”
Todos os updates do SO vão ser a partir do Market!
Agora vai ser a doer!
Boa. Vão matar o que o Android tem de mais apelativo, que são as interfaces estilo SENSE UI que dão um ar bem mais apelativo.
Se eles fechassem as Apps apenas para a Store da Google, isso sim, concordava, agora fechar as skins que fazem as marcas distinguir e até mesmo enriquecer o Android (que de origem é horrivel)… só estão a dar um tiro no pé. E não é isso de fará com que a fragmentação acabe. Porque são meramente “skins” personalizadas. A fragmentação está nos aparelhos, apps, diferentes tamanhos e resoluções de ecrã..etc… eles deveriam definir padrões e bloquear a Store.
O Android 3.0 irá ser desenvolvido para melhorar o UI!
Quando tu e eu virmos o que vai sair daí, logo veremos se é um tiro no pé ou não! Até lá, tudo é especulação! 😉
“The next major release of Google may bring to an end custom Android interfaces, some sources reveal. Android 3.0, also called Gingerbread, will mainly be focused on user experience and is specifically designed to reduce the demand for layers like Motorola’s Motoblur or HTC’s Sense UI. Most core features have been added with the version 2.2 of Android. Therefore, the attention is now concentrated on providing a polished interface.”
O kin da microsoft já era, mais um iphone killer que morreu antes de matar alguém :p
A ideia inicial do Kin não era ser um iphone killer mas sim um featurephone barato e com integração de redes sociais. Lê este artigo e percebes o que o Kin era suposto ser, o que é e o que se passou para acabar tão cedo.
http://www.engadget.com/2010/06/30/what-killed-the-kin/
Sem dúvida. A imprensa sensacionalista é que o “matou”. Lembro-me de dizer isso ao responsável pela área da mobilidade da Microsoft.
Um título do tipo: “‘Kin’ é a aposta da Microsoft para combater o iPhone” de um “ilustre” diário nacional, mostra como se mata um telefone à nascença.
Mas foi um projecto muito mal concebido… não entendo!
OFFTOPIC:
Uma noticia que será interessante ver aqui discutida: A microsoft parece que abandonou os telemóveis Kin!
vamos la ver pode ser que o meu próximo seja outro nokia 🙂
Mais uma cópia descarada de iphone e android para ganharem dinheiro indirectamente com o sistema, publicidade e afins.
Realmente agora o verdadeiro alvo do mercado é isto.
Não vi nada nesse video que o meu htc magc ou um iphone não faça. De facto, a unica coisa que vi que o meu não faz é essa lentidão toda de transições
Agora fiquei curioso, que partes são copias descaradas????
Citação directa do texto do artigo:
“… Desde o efeito do acelerómetro ao girar o ecrã retirado do iOS, passando pela gestão de processos muito parecida com o WebOS da Palm, até à organização de contactos por exemplo, muito idêntica ao Android… ”
“scheldon” Eu não acho a ideia em si má, nem tampouco discordo da concorrência entre estas empresaas, simplesmente me parece um bocdo mau, para não dizer muito, a nokia por birra não querer android e quer uma cópia. Isto é autenticamente o sistema android de cara lavada.
Podiam inventar algo novo, sei lá, até o acelarometro, tudo igual. Eu tenho um magic, nao mudei para outro até ao momento por estar 100% satisfeito com o meu, precisamente, porque tirando uma camara com mais megapixeis, mais 0.5cm no ecrã e um processador mais forte, de momento nenhum telemóvel do mercado traz nada de novo.
Este sistema vem alimentar as empresas que se recusam a ser android, tudo bem e cada um com a sua, simbian ficou para tras e so serve para telemoveis mais “leves” e já nao está a acompanhar as tendencias, mas daí a criar outro sistema, com outro market, com outras aplicações, mas que se copiam uns aos outros, parece-me mal por não trazer nada de novo.
mais birras, mais fanboys, mais processos em tribunal, é isso que prevejo
boas..
podiam invernatr sim , e se o iphone fosse mesmo uma coisa nova nãos eria bom também! é que o hRDWARE fraquito e…enfim, so mesmo o design é que é giro, mas mesmo assim a htc foi quem criou esse conceito de telemovel, onde é que a apple inovou???
jesus, dai-lhes olhos na cara para que possam ver…
cmps
fanboy htc?
caso tenhas lido o que eu escrevi, eu uso htc.
jesus dai-lhe olhos na cara para que possa ler
Cara, só porque ele tem recursos que outros aparelhos tinhão antes do iphone e android ele é uma cópia do android??
ahahahahahah é cada uma que até parece duas.
e o n97?? não há noticias da nokia sobre um FW update para o meego? 🙁
lol quando a nokia fazia coisas que os outros não faziam não era nada foi inovação. já agora por favor. fazem algo e logo parecido com o ios deve ser a unica coisa que existe ou outros
VIVA MAS É O BENFICA!
Não entendo quando dizem que o Android é fragmentado. A plataforma é open-souce mais o “jogo” Android, tem regras impostas pela Google.
Só eles é que “controlam” a aplicações no Android Market. Se o fabricante fizer muitas alterações no Android, e chegar mesmo ao ponto de criar a sua própria loja on-line, já não se pode chamar o SO de Android.
“O DailyTech diz também que uma das maiores mudanças no Android 3.0 é o facto de a Google impedir o uso de interfaces de terceiros, como é o caso da HTC Sense”
Fonte:
http://aeiou.exameinformatica.pt/android-30-em-outubro=f1006546
O que muitos ainda não entenderam é que a HTC (ou outro fabricante) pode fazer as alterações que quiser! Mas depois tem de mudar o nome do sistema operativo, porque deixa de ser um Android aos olhos da Google. O sistema é open-source. Mas a marca Android é propriedade da Google.
Eu até compreendo quando dizem que o Linux é fragmentado.
Mas dizer que o Android é fragmentado é o mesmo que dizer que o Ubuntu é fragmentado. 😛
Boa explicação. Gostei.
Vou esperar sentado a ver quando é que a apple e a htc/google começam a processar a nokia, e a nokia a processar os tipos de volta.
é disto que o mundo precisa, de processos em tribunal 😀
É horroroso. Parece uma coisa para crianças.
ghrande Henrique mais nada
Eles lá cont a tentar…