PplWare Mobile

Matemáticos encontraram uma nova forma de representar o pi (3,14…)

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Aves says:

    Pois é, a fórmula de Leibniz para pi, redescoberta na Europa no séc. XVII (por Gregory, em 1671 e Leibniz em 1676) tinha sido descoberta por Sangamagrama Madhava ou pelos seus seguidores da escola de Kerala no século XV. Agora chama-se série de Leibniz-Gregory-Sangamagrama.
    Não se sabe quanto do conhecimento de matemática e astronomia da escola de Kerala passou para o Ocidente.

    • ByteBandit says:

      O intelecto deste homem é de facto superior.

      • Jorge Teixeira says:

        O intelecto deste homem chama-se “busca no google que encontrarás o que procuras”

        • paulo says:

          Claro. O intelecto está todo na net. Até o intelecto dos médicos lá está. Hoje em dia qualquer um pode ser o que quiser, basta ir à net. A escola é coisa do passado.

          • Aves says:

            Sem ter aprendido na “escola” a fórmula de Leibniz para pi não se vai lá.
            Mas achei graça à história Sangamagrama (e escola de Kerala) – Gregory – Leibniz e por isso a contei.
            O pessoal é que se em vez de rosnar contribuísse com alguma coisa de útil fazia melhor.

    • xicofdf says:

      O teu copy paste da-me sono

      • Aves says:

        Andava preocupado era com as sardinhas. Quando é que as sardinhas ficam boas? Será que é daqueles anos em que não ficam boas? Hoje comi sardinhas boas.
        Pessoal a rosnar já estou habituado, não ligo 😉

  2. charles says:

    “…comprimento de uma circunferência de um círculo…”
    Não será apenas o perímetro de uma circunferência?

  3. Augusto Rodrigues says:

    Até no artigo citado se refere que são físicos, e não matemáticos! Além disso a revista em que aconteceu a publicação é a Physical Review Letters!

  4. Mr. X says:

    A cafeína também merece algum crédito 🙂

  5. TiagoR says:

    Pi´ + Google Lens = problema resolvido ! 🙂

    • TiagoR says:

      Mais a sério, com as equações que estão na foto, somatório de zero a infinito seguido de equações e factoriais tem todo um universo de trabalho pela frente ! Boa sorte !!

  6. Entusiasta says:

    Apenas uma correcção a este excelente artigo. O número Pi não é um número infinito, mas sim um número irracional 🙂 Números infinitos não existem. Existe sim o conceito de infinito, para representar números “demasiado grandes”.

  7. manuel pereira says:

    isto já me faz lembrar quando o joãozinho andava na escola e a professora lhe perguntou
    / joão diga me uma coisa, se o seu pai mandasse fazer um depósito redondo para encher de agua qual era a conta que voçê fazia para calcular a capacidade de agua que ele lavava ?
    responde o joãozinho ; facil professora então arranjava uma medida de um litro ia despejando uma de cada vez e ia escrevendo num papel e no fim de estar cheio sumava tudo logo ficava a saber quantos litros eram .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.