Más condições de trabalho na China financiadas pela Apple
A notícia não é única e são às centenas as grandes marcas pelo mundo que têm as suas fábricas de produção sediadas na China devido ao baixo custo de mão-de-obra, quase sempre associado a condições desumanas.
Agora a acusação recai sobre a Apple por parte da China Labor Watch que divulgou um relatório onde revela em que condições são produzidos os "iGadgets", vendidos a preço de ouro no mercado.
A China Labor Watch é uma ONG que luta pelos direitos humanos dos trabalhadores chineses e que tem vindo a desenvolver um trabalho essencial no que toca à denuncia da condições que muitas fábricas do país, a grande maioria, sujeitam os seus trabalhadores.
Um do mais recentes relatos de péssimas condições de trabalho coloca a Apple como uma das grandes empresas que continua a financiar este tipo de exploração, de quase escravidão. O caso vem da Pegatron, uma das suas fornecedoras.
Esta empresa foi uma das que produziu o novo iPhone 6s e os milhares de smartphones chegaram ao mercado por um preço a rondar os 700 euros a unidade graças a trabalho ilegal.
Os trabalhadores desta empresa, muitos deles menores, foram obrigados a trabalhar 6 dias por semana em turnos de 12 horas, muitas vezes sem direito a descanso ou pausas para refeições. Para este trabalho é dada uma remuneração monetária de cerca de 318 dólares por mês (equivalente a 10,5 horas de trabalho por dia) e a maioria das horas-extra fica por pagar.
Associado a este trabalho miserável, estão as condições de alojamento dos trabalhadores, igualmente miseráveis. Estas pessoas são albergadas em dormitórios onde têm que caber cerca de 16 pessoas, onde a humidade e o bolor são a decoração das paredes que se alastra a cada dia. Os insectos são outro dos problemas, estão instalados nos dormitórios e deixam os trabalhadores cheios de picadas.
Em Setembro de 2014, Tim Cook revelou numa entrevista que um dos valores mais importantes para a Apple era "tratar as pessoas com dignidade [...] já que todas merecem um nível básico de direitos humanos, independentemente da sua cor, religião, orientação sexual, ou independentemente do seu sexo. Todas as pessoas merecem respeito".
Apesar destas bonitas palavras, a realidade encontra-se numa zona muito mais obscura daquilo que são os direitos humanos. No total, são 20 as violações dos direitos do trabalho éticos e legais: continuam a persistir os salários baixos, as longas horas seguidas de trabalho, o trabalho não remunerado, falta de medidas de segurança e condições de vida desprezíveis.
Apesar de tudo, a CLW reconhece que existem algumas (poucas) melhorias nos últimos anos relativamente às condições de trabalho no país, nomeadamente, a redução da média de horas de trabalho de 63 para 60 horas semanais.
Fonte: China Labor Watch
Este artigo tem mais de um ano
Não compactuo com os valores e produtos da apple, deixo isso desde já claro.
No entanto sou o primeiro a dizer que isto passa despercebido facilmente. Quando se fazem auditorias, logicamente ninguém vê nada já que estas fábricas tomam providências para que os auditores não se apercebam desta falta de condições.
Além do mais, todos os fabricantes com fábricas (subcontratadas ou não) presentes na China, possuem alta probabilidade de esta “realidade” também lá existir…
“foram obrigados a trabalhar 6 dias por semana em turnos de 12 horas”
6×12=72 horas semanais.
“a redução da média de horas de trabalho de 63 para 60 horas semanais.”
60 ou 63 horas semanais não são 12 horas em 6 dias…
Expliquem-se!
Se leres com atenção e contextualizado, não precisas que te expliquem!
É melhor voltares a ler…
“tratar as pessoas com dignidade” deve estar a referir os users que gastam o dinheiro no produtos e não sabem no que vai por detrás.
Com toda a certeza tu deves comprar tudo nacional ou produzido na Europa, nada é feito na China, só mesmo os produtos Apple.
Vao perguntar a primark, a Inditex, a Nike, quanto pagam por mes e em que condicoes vivem os seus trabalhadores. Eu estive na INdonesia, Sr Lanka, Tailandia e China ha 2 meses e digo vos. Recebem menos de metade dos trabalhadores da Foxconn e trabalham mais dormindo dentro da fabrica. Quem trabalha nos iphones sentem se afortunados pois lá corresponde aqui em Portugal a receberem 1500euros limpos por mes.
Também tens Samsung e Lenovo acusados de usar trabalho infantil.
Existe muita contra informação e chegas a um ponto que não sabes onde está a verdade.
Não deixas de ter razão.. mas tens de ver os lucros que apple tem e os lucros que essas empresas têem.
Por isso é que isto é revoltante, mas óbvio.. várias empresas fazem isto, infelizmente.
Revoltante?!! Ter 10 ou 100 de Lucro, tanto um como outro é imoral, Revoltante é ver certos comentários que são vomitados em detrimento de um a só empresa como se essa fosse a única vilã no mundo actual.
Agora também vão dizer que é mentira? Enfim, o que mais me entristece é que não é a única, como esta existem milhares delas.
E TEMOS MUITAS EM portugalinho http://www.rtp.pt/noticias/pais/duzentas-pessoas-sinalizadas-vitimas-de-trafico-de-seres-humanos-em-portugal_n826640
Ou seja a Apple e responsavel pelos salarios baixos em Portugal.
Os Ingleses acabaram de comprar uma central nuclear a China por 1/3 do preco do mercado. Isso tb e culpa da Apple.
Bandidos!! Acabem com a Apple se querem um mundo melhor e justo.
Que comentário mais absurdo. Concerteza que a Apple não é a única culpada, mas é uma das que para tal contribui e sendo a empresa que é tem responsabilidades acrescidas. Deixem de ser fanboys obtusos…
Não é questão de fanboys ou rótulos idiotas como tu e outros metem nas pessoas que adquirem determinados produtos, como se isso fosse da vossa conta, e responsabilidade todas têm independentemente dos lucros, deixem de ser tapados.
Absurdo e pensar que as marcas e que teem culpa.
A culpa e dos governos que vendem os seus cidadaos ao preco da chuva.
Como exemplo temos o nosso governo, a convidarem as empresas a recolarem-se em Portugal pq a mao de obra e barata e boa.
As empresas vao para os “paraisos” baratos pq sao convidadas.
Pena tenho por nao ter conseguido passar essa mensagem.
As marcas nao teem culpa elas existem para TER LUCRO e nao para substituir governos.
Informa-te em relacao ao aço Chines no mercado mundial e poderas entender ao que me refiro.
Na década de 70/80 Portugal teve um grande investimento estrangeiro e não foi pela nossa mão de obra qualificada mas sim pela nossa mão de obra barata e couve ao nosso governo zelar pelos nossos interesses. A culpa das condições de trabalho não é da Apple mas sim da China.
É obvio que a china também tem a sua culpa , mas isso não desculpa a empresa que se aproveita
do que o governo chinês permite , de certeza que os trabalhadores não queriam que assim fosse.
a menos que sejas menor de idade esse comentario é demasiado inocente para o mundo em que vives. Se é permitido na lei os trabalhadores da minha empresa vao ser “abusados” porque quero o maximo lucro possivel.
Não é por viver neste mundo cheio injustiças que vou pactuar com elas.
No mundo empresarial não existe ética nem moral ,o individuo é um meio
para alguém obter lucro. E quem pensa que a escravidão acabou está enganado.
é a vida, desde que tenha dinheiro para iphones que se lixe
Na China como em muitos países é ilegal uma criança de 12 anos trabalhar numa fábrica, mas as fábricas estão cheias de crianças. Tal como cá havia crianças no norte a coser bolas de futebol para a Nike. As leis existem, não são é cumpridas, tal como cá.
+1
A culpa é da china não das empresas.
E a Apple paga bem mais que muitas que lá andam.
Nike e Inditex são exemplos disso mesmo.
A questaão aqui não é pagar mais ou menos , o problema está no simples facto de as empresas
aproveitarem-se dos desgraçados dos trabalhadores. E a culpa é da china e também das empresas
que se aproveitam das politicas desses governos.
Olha para o nosso governo primeiro.
A Apple paga 2,80€ de mão de obra por cada iPhone produzido. Paga bem?
Já não é a primeira vez que a apple é acusada de dar más condições de trabalho aos trabalhadores chineses ,
o que mais me preocupa, é ver que quem usa produtos apple tapa os olhos e ouvidos a estes graves abusos ,
sinceramente culpo tanto quem compra os produtos como a marca em si.
É a Apple que paga a esses funcionários ? É a Apple que os obriga a trabalhar 10 horas ou mais por dia ? Esses funcionários são da Apple ou são da Pegatron ?
Ah, pois é !!!
+1
os Estados Unidos nao querem saber disso porque gera dinheiro e é uma companhia made in USA, se fosse uma Volkswagen ai sim ja fazia todo o tipo de testes so para a europa perder força economica… se for os estados unidos ja esta tudo bem,mesmo os Camioes americanos nao sao nada poluentes,nem os V12 que eles tem la…. enfim…
Bem visto, porque a economia alemão procura-se e muito com a Europa e já agora com o mundo, coitados fizeram uma pequena malandrice e os desgraçados dos americanos descobriram, oh pá que porcaria, coitada da VW.
Coitado do teu TDI que afinal continua a mesma porcaria com ou sem aldrabice 🙁
Coitadadinha da VW, foi tudo uma cabala….vamos para Evora manifestarmos-nos camarada 🙂
primeiro eu tenho um carro a gasolina segundo nem sequer pertence a marca da VW, ja tive um golf e nunca me deixou na mao 😉 mas nao ia certamente manifestar me para evora ha coisas mais importantes para me manifestar lolol.
Se as pessoas percebessem o que é o caso VW ! Já se sabe, foi noticiado há indícios/provas que quase todas as marcas estão a fazer o mesmo. Mas ninguém faz onda nisso! O que interessa é “abater” a marca líder! Neste caso a VW! É preciso Tb ver a onde surgiu o caso! EUA um país em que a sua indústria automóvel está quase de rastos, sucumbiu aos joelhos da indústria automóvel europeia e asiática! No sector desta notícia é exatamente igual, o,que interessa é “denegrir/avatar” a Apple mesmo sabendo que Samsung e companhia fazem igual ou pior!
Agora imagina quanto pagam essas marcas que fazem smartphones de €100/€200! Esse nem interessa ir descobrir! O resultado pode/deve ser ainda mais chocante! Mas Tb não tem a visibilidade da Apple. Os seus utilizadores enfiam a cabeça na areia desde que ele continue baratinho! Aliás nesse aspecto não são muito diferente dos da Apple. Preferem continuar nessa ilusão que os seus devices são fabricados em fábricas em que tratam com dignidade o chinoca!
Pagam o mesmo… A Apple é que lucra muito mais.
Continua a enfiar a cabeça na areia! 🙂
Mas a Petagron so trabalha para a Apple ?
Our product portfolio covers a wide range of technology products including primarily
(1) computing devices: notebook PC, desktop PC and motherboard
(2) consumer electronics: tablet device, game console, LCV TV and multimedia player
(3) communication device: smartphone, broadband and networking device
Vários fabricantes usam a Pegatron para fabricar os seus produtos , mas é sempre a Apple que anda na berlinda para chamar a atenção.
Enfim …
Abc
Claro que depois tem lucros altíssimos.
O ano de 2015 é o ano das noticias negativas para Apple.
Estas notícias são só para difamar…. A Apple é a melhor coisa do mundo e os igadgets devem ser pagos a preço de ouro.
Comprando a peças vindo da China o iPhone 6S nem 150€ custa…. Agora pensem
Não vale a pena , um fan seja de que marca for não pensa , acha sempre que o que usa é o melhor.
+1
Só quem é pobre de espírito, é que pensa assim…como tu!
Já percebemos que não sabes o que custa produzir um equipamento, nem tudo se resume ao preço de compra dos componentes existem mais gastos.
Mas já que é assim tão barato, porque não compras então ás peças e montas um para ti?!
Mac não consegues montar mas podes montar um pc podes comprar os componentes on-line ou numa loja de informática no youtube está cheio de tutorials como montar um pc e fica-te mais barato do que se o comprares numa loja afinal só precisas de uma caixa uma placa gráfica um processador uma ou duas memórias uma ventoinha um disco rígido um teclado um rato um monitor e meia dúzia de fios está feito.
Sem motherboard não tens onde ligar isso tudo… ehehehehe 😉
acredito que monta rum iphone custe menos que 150 euros mas achas que o suporte, serviços e os anos de desenvolvimento não fazem esse preço subir bem mais? Que eu saiba quando compra sum iphone não compras uma peça de metal compras uma experiência e um conjunto e serviços que na sua maioria são de graça. A apple não é a sansung que se for preciso após um ano deixa de suportar os seus telemóveis. Há por aí muita gente com macbooks de 2008 e ipad e iphones com 5 anos que ainda têm suporte.
Sim, mas de 150€ até 750€ ainda vai um salto grande não vai?
Deves ser um ás da economia, devias ir para ministro do nosso País e tirar-nos da situação em que estamos. Talvez seja melhor ficares pelos comentários que fazes, pois pensar não é o teu forte.
Sem guerras pessoal, acham melhor o iphone 6s ou o 6s plus? o plus é excelente mas um pouco grande..no entanto queria uma boa bateria! os 16gb chegam para o meu uso que é so redes sociais. (Nao quero androids ou lumias porque quero fluidez e nao lags, lumia e fluido mas n tem apps, principalmente o snapchat que uso imenso)
depende do uso que dás. se não andas acumular musicas e filmes e usas cloud para guardar as milhares de fotos 16 gigas chega e sobra. Quanto ao tamanho. Para mim o plus é grande de mais. mas se não tens tablet ou não andas com ptt sempre atrás e gostaws de jogos e filmes o plus é uma boa solução pois essas polegadas a mais dão muito jeito.
pedro és magnifico
sintetizas-te aqui porque é que não compramos porcarias que imitam a apple e chegam sempre atras
no entanto acham que são sempre superiores
é como o zprooooting tá sempre atras mas ele é que é o maiooorrrr.
hehehehehhehe!!!!!
pedro és magnifico
sintetizas-te aqui porque é que não compramos porcarias que imitam a apple e chegam sempre atras
no entanto acham que são sempre superiores
é como o zprooooting tá sempre atras mas ele é que é o maiooorrrr.
hehehehehhehe!!!!!
Então andam a fechar a pirataria e a Apple financia a escravatura ?
Boa tarde
Acho que as pessoas têm de começar a ler as noticias como deve de ser e não ficar apenas pelo titulo…
“Something’s Not Right Here: Poor Working Conditions Persist at Apple Supplier Pegatron”
Tenho varios produtos da Apple e da Samsung e Nike e da Adidas e da Zara e muitas mais marcas e sabem o que todas têm em comum (a maioria delas)? Made in China por isso parem todos para pensar um pouco antes de dizer muitas baboseiras que leio aqui…
Agora pensem onde está verdadeiramente o problema…
Um bem haja para todos
quem nao sabia isto é a ideia do Coelho e do Paulo das feiras quando disse publicamente que queria tornar portugal numa das economias mais competitivas do mundo, quem nao percebeu com estas imagens ja percebeu.querem por portugal a trabalhar mais horas e ordenados mais baixos para grandes empresas investirem mais em portugal…. eu nao gosto da apple mas isto passa se com todas as empresas que investem na china,se nao como era possivel haver produtos nas lojas chinesas e mesmo no ebay produtos a 1/4 do preço praticado na europa…
Porque até chegar às nossas mãos, passam uma série de intermediários, cada um a lucrar. Na Europa as margens de lucro praticadas por lojas são na sua maioria muito elevadas. Daí o preço elevado.
alem das margens elevadas em portugal agora ainda temos alem do imposto,ainda temos um outro imposto sobre o tamanho da memoria do dispositivo,ainda se vao lembrar um dia o governo de um imposto consoante os megapixeis da camera,ou o tamanho da bateria…
Por cada iPhone produzido e que é vendido a 700€, um trabalhador vê apenas uns míseros 2,80€.
Isso deve ser “muito” infelizmente… é assim, mas não é só na apple, é em quase todas as marcas que têm mão de obra barata..
Mostra ai a prova desses 2,80€ sff.
Estou curioso LOL
No artigo original não encontrei referências.
– A trabalho de menores e ilegal
– Inexistência de pausas para as refeições (são 50 minutos para almoço e 30 minutos para jantar)
– Ficarem a maioria das horas extraordinárias por pagar – há referências a reuniões de 15 minutos, totalizando 90 minutos por mês que não são pagas, mas não que ficassem por pagar horas extraordinárias. O que se diz é que “Trabalhando seis dias por semana, sob regime intenso, os trabalhadores da Pegatron ganham cerca de 4.000 RMB ($ 629) por mês, dos quais cerca de 1.750 (US $ 275) é pagamento de horas extras.”
Algum erro no comentário que escrevi há umas horas atrás e por isso não publicam?
Há várias informações extra no Twitter e noutras redes sociais que referem esse assunto.
Se fosse só a Apple… Os culpados disto tudo é tanto o governo Chinês tal como as empresas que compactuam para esse tipo de enriquecimento! Apple, Primark, Nike, etc são todas cúmplices e quanto mais investem nessa exploração de trabalho, mais contribuem para isso.
+ 2!
A China Labor Watch é uma daquelas “ONG” que não fazem nada a não ser “vamos lançar controvérsia, paguem-nos, e nos cálamo-mo-nos”
Porque é que só falam da Apple, existem dezenas de marcas a usarem os mesmos fornecedores, bem conhecidas, é bem caras.
Todas as multinacionais pensam no lucro e se a lei lhes permite a deslocalização e a subcontratação para baixar os custos e maximizar o lucro, o problema é de todos nós que permitimos más leis. Claro que nem todas pensam assim porque muitas têm políticas de responsabilidade social, se bem que a maioria tem-nas apenas no papel, porque se realmente se preocupassem com isso escolheriam países com políticas laborais mais rigorosas.
Fala-se da Apple porque é uma das maiores empresas do mundo e faz questão de destacar o seu código rigoroso para se produzir para eles e por ser, também, a que imprime maior valor acrescentado aos seus produtos e que alguns tentam fazer crer que passa muito pela mão-de-obra.
Penso também que muitos dos comentários que por aqui passam a defender afincadamente essa empresa ou outra com a mesma política, para racionalizarem as suas opções, revelam que, se forem comentários de malta jovem, o futuro em termos éticos é negro.
que abram uma fabrica em portugal que os tugas tb recebem pouco……..porém a maquina do estado recebe mais 100% de cada trabalhador
Já agora enquanto o meu comentário anterior não é aprovado alguém deu por este relatório ?
http://www.chinalaborwatch.org/report/106
Samsung, HEG, and Vocational School Cover-up Truth About Child Labor.
Abc
leiam também o Relatório 106 em que afirmam que a Samsung, HEG, and Vocational School Cover-up Truth About Child Labor.
Não me lembro deste ter sido noticia.
Abc
Por outras palavras, o Tim Cook não pagou a essa empresa…
Quem é que paga os ordenados a esses “defensores dos direitos dos trabalhadores”? Pois…
No extremo somos nós consumidores os culpados pois sabemos de todas estas situações e continuamos a comprar os mais diversos produtos…
Nao é só a Apple, ela nao é a responsável directa e é algo difícil de controlar, tudo verdade, mentira é vir o tio Cooks negar a realidade e mandar areia para os olhos.
Meus caros.
A Apple e outras que operam as Sweatshops são uns “monstros”, na cabeça da esquerda.
Mas sem estes monstros estas pessoas não tinham o que comer, façam essa pergunta a esses trabalhadores.
Mais, façam essa pergunta aos milhares de tugas que trabalharam em texteis de vão de escada.
Demagogia apenas isso, eu pessoalmente não compro Apple ou qualquer telefone do mesmo preço porque acho que o diferencial de qualidade e performance não se justifica.
Mas compro de certeza outros equipamentos que são feitos em iguais fabricas, e com esse pouco, dou de comer a alguém.
Pergunta-me se eu acho bem que existam pessoas e trabalhar assim,? Acho que não. Pergunta-me o que eu acho melhor, pessoas a trabalhar ou a morrer à fome? A trabalhar.
Pergunta à esquerda o que quer? Pessoas a trabalhar ou a morrer à fome? A morrer à fome na coreia, em cuba, na venuzuela….
Mais um formatado a quem ensinaram em pequenino que tudo o que é monstro e mau e de “esquerda” 🙂 Nem a Coreia (presumo a do Norte) tem alguma coisa a ver com esquerda nem em Cuba ou Venezuela há gente a morrer!
É assim desta forma que as empresas crescem. Onde só pensam nos lucros e “nunca” mas condições de trabalho, nas condições e quem colabora para os grandes lucros destas empresas..
É uma pena que assim seja, mas é a realidade, não é só a Apple são todas as marcas de todo o tipo de produtos, a culpa é das marcas, do governo chinês e nossa, que sustentamos isto tudo. O planeta terra não é um sitio agradável para se viver.
adorava um ,oh senhor rico, tem tantos ofereça-me um ,a quem é pobre
obrigada
Não necessário vermos só na China este tipo de empresas. Temos uma do genero em Vila do Conde. A ex-qimonda que:
– Trabalha-se 12h
-Contratos parcialidade com duração indeterminada.
-Retiram vários dias de férias aos colaboradores
-A empresa não valoriza o valor humano
– Choram todos os anos que não há lucros e que por isso não há aumentos nem prémios de produtividade.
E nisto tudo continua-se a dar boas regalias aos meninos engenheiros e administradores enquanto os coitados que produzem trabalham para continuar a manter a empresa o seu emprego.
Ainda há dias apareceu, já não me recordo se foi aqui no pplware, uma noticia relacionada com o aumento exponencial de robôs para uso industrial. Pergunto-me se o grande mercado industrial chinês não estará à beira de entrar em colapso, quando a tecnologia permitir que a maioria destes trabalhadores precários sejam substituídos por robôs (se é que já não permite). Quando isto acontecer, nada impede que a produção volte aos países de origem, e o mercado da china começa a desabar. Vamos ver o que o futuro trás.
Tens razão a China tem os dias contados
Pois e quem faz os robots?
è o horror a tragedia, mas não me deixa de divertir tanta asneira, e deisnformação
ASA
Pois e quem faz os robots?
robots
Alguém vai ter de fabricar esses robots. Tenho a certeza que os chineses não se vão importar de o fazer 😉
Estou a lembrar-me do raspberry pi, inicialmente começou a ser fabricado na china, de modo a pouparem nos custos de produção. No entanto, devido ao sucesso do projeto, e ao número de vendas que atingiram, conseguiram margem para deslocar a produção para uma fábrica localizada no UK, e conseguiram aumentar o número de postos de trabalho na sua terra natal. Um exemplo de louvar, digo eu.
O senhor que dá a cara pela apple sentiu necessidade de revelar ao mundo a sua orientação sexual. Contudo, esconde do mundo a sua falta de vergonha social e humana.
É triste, claro que a apple não é a única, mas como diz o velho ditado onde há fumo… Bastava a UE ou os EUA penalizar severamente empresas que fossem apanhadas neste sistema para isso mudar. Mas o que int€rr€$$a não é a integridade de jovens que ao fim ao cabo nem são cidadãos europeus ou norte americanos…
Aqui em Portugal se o António de Oliveira Salazar ainda estivesse vivo de certeza que nós também estávamos a trabalhar para a Apple ou para outras empresas com condições desumanas etc quando se vive no comunismo é assim.
Que confusão. O que é que o comunismo tem a ver com a questão? Os operários da Pegatron estão a ser explorados por uma empresa capitalista. Sorte a deles – pior que ser explorado por uma empresa capitalista é – não haver nenhuma empresa capitalista para explorar.
Não leste o comentário do BoomBeach-Portugal Elite é a Apple que paga a esses funcionários é a Apple que os obriga a trabalhar 10 horas ou mais por dia etc eles são explorados por o seu próprio governo comunismo que obrigão seu povo a trabalhar em condições desumanas etc Benchmark do iPhone 6 se gostas a sim tanto do comunismo também podes ir trabalhar para a China.
E pensas que em Portugal não existe casos destes? Mais do que imaginas 😉 Não confundas as coisas. Qualquer sistema politico pode ser devaso. O capitalismo quando não tem o estado a fiscalizar acontece isto. O que está a acontecer é o chamado capitalismo liberal. Um capitalismo que não tem o estado a fazer o seu papel de fiscalizar. E mais, vez hoje cada vez mais empresas privadas administrarem setores importantes democraticamente a qualquer preço. Pensa nas empresas privadas que praticam multas de estacionamento. Nas empresas que administram hospitais, estradas, etc…
E ainda vamos a assistir ainda mais desgraças. Esta crise em conjunto com os refugiados ainda são só sintomas. A doença a manifestar-se. Espera mais um pouco e verás ela a dar cabo de tudo. Em 2018 UK vai votar se ainda continua na UE. Russia está no lado oposto dos EUA na guerra da siria. A china começa a manisfestar quebras… sintomas.
Pobrezinho que nem sequer sabe que existem duas “Chinas”, a República Popular da China e a República da China. A primeira é que é governada pelo Partido Comunista da China e que se encontram no socialismo, na segunda o governo instaurado é capitalista. A Pegatron e a Foxconn encontram-se na segunda. Na primeira é ilegal crianças com menos de 16 anos trabalharem, excepto em casos específicos como as artes.
E pensas que em Portugal não existe casos destes?
claro estamos em 2015 em Portugal o salário mínimo é 505 € só isso já é uma exploração.
Pplware só sabe falar mal da Apple é só noticias desagradáveis sobre a Apple
Pplware bye bye http://bit.ly/1GrIBsN
Para vossa informação a Apple já monta os seus próprios produtos nos Estados Unidos http://bit.ly/1qTRctc não são todos os produtos mas isso é uma questão de tempo.
Existe uma diferença entre Assembled in EUA (como é o caso do Mac Pro) e Made in USA (que não é o caso de qualquer produto da Apple.
Tão surpreendidos porquê? É isto que se faz na china e ainda pior na Índia, não só para a Apple, mas para todas as marcas que tem outsourcing lá.
Claro que o preço de custo está bem abaixo do que vocês pagam, mas têm que somar os impostos aqui, custos de transporte, marketing, I&D e outra serie de patacoadas que acabam por dobrar os preços.
Um programador sénior em Mumbai/Bangalore com vários anos de experiência, trabalha 16 horas por dia e 6 por semana e ganha…………………………………………….o salário mínimo tuga.
A pior parte é a que nós toca e vocês ainda não atingiram; É este o futuro de sonho da Merkel para o Sul da Europa.
A Autoeuropa só existe porque é barata para os Alemães.
Muitas empresas do norte e centro de Europa estão a fazer outsourcing de programadores em pt como se não houvesse amanha. Acham que é só porque somos bons ou porque também somos baratos?
A Altice está a despedir muita gente da pt e a deslocar competências para Aveiro, para a pt inovação onde os custos regionais são mais baratos que em Lisboa.
E uma empresa vai começar a desmontar aviões em Beja, que está ás moscas porque…..os custos são mais baratos.
Todas estas empresas não fazem favores a ninguém e já perceberam para muitas tarefas conseguem espremer os custos ainda mais com deslocalizações e outsourcings.
É o capitalismo selvagem neoliberal a funcionar amigos; como diz o outro artolas , “agora aguentem”.
estas news já devem ter uns bons anos.
https://publicintelligence.net/wp-content/uploads/2011/05/foxconn-nets3.jpg
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1382396/Workers-Chinese-Apple-factories-forced-sign-pledges-commit-suicide.html
Parece que não há meio de aprenderem!!! E a história repete-se.
May 2011 http://bit.ly/1MmBCDQ
como eu disse Pplware só sabe falar mal da Apple
Vlad
Existe uma diferença entre Assembled in EUA é isso a diferença é que não é Made in China
Apple “Made in the USA” Mac Pro Launched
http://ti.me/1kHUoZY
É montado nos EUA, o resto vêm da china. Procura numa caixa do Mac Pro e vais ver que diz Assembled in USA. A Time pode-lhe chamar o que quiser, a verdade é que não é Made in USA.
No site da Apple diz o seguinte
With the new Mac Pro, we assemble the entire product and machine several of its high-precision components in the United States. By leveraging the innovative power of industry-leading companies in Texas, Florida, Illinois, Kentucky, and over a dozen other states across America, we’re able to build a product that’s impeccably constructed and beautiful in every detail. In other words, exactly as it was envisioned by our designers and engineers in California.
Vlad
Texas, Florida, Illinois, Kentucky California não é na china
Com o novo Mac Pro, montamos todo o produto e máquina de vários de seus componentes de alta precisão nos Estados Unidos. Ao alavancar o poder de inovação das empresas líderes do setor no Texas, Flórida, Illinois, Kentucky, e mais de uma dúzia de outros estados em toda a América, nós somos capazes de construir um produto que é impecavelmente construído e belo em cada detalhe. Em outras palavras, exatamente como foi imaginado pelos nossos projetistas e engenheiros na Califórnia
Sabes ler Texas, Florida, Illinois, Kentucky, and over a dozen other states across America
https://www.apple.com/mac-pro/
facil resolver aquilo que nao se quer resolver uo ver
estados unidos vem de tudo mas nada de valor mesmo assim e bom
Ah?