PplWare Mobile

Mark Zuckerberg acusado de vender mil milhões de acções…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Rui Costa says:

    A ganância é imensa, ainda por cima quando se fala de números com tantos zeros á direita….

    Vale tudo menos arrancar olhos!

  2. Jysk says:

    O caso do facebook e de algumas sites-empresas de tecnologia e entretenimento (+ a corja destes 3 bancos)iria levar-me a escrever um artigo quase que editorial.
    Espero que este caso vá servir de alguma forma de exemplo para quem quer ser milionário do dia para a noite sem muito esforço. O crime já não compensa. O facebook esta demasiado sobrevalorizado. Eu compreendo o lado emocional de alguns mas estes tipos são gigantes com pés de barro. Eu vou bater as palmas quando isto finalmente cair.

  3. Marco Magalhães says:

    Eu se já não gostava dele, então agora… 🙂

    Há quem não tenha nada e há quem tenha em excesso, ainda assim, os gananciosos são sempre os mesmos.

    Mas pronto, a ver se é desta que o facebook se vai, nunca gostei daquilo nem de muita gente ao meu redor estar sempre a bombardear-me com o facebook.

    • SatoMew says:

      É bom saber que ainda há sobreviventes ao boom das redes sociais. 😛

    • Lm says:

      APOIADO!!!

      Se nunca gostei deste sr, e sim, ate ja tive conta no FB, agora entao muito menos.

      Trair os proprios “colegas” ‘e um bocadinho baixo demais… ah… ‘e verdade, foi assim que ele fez o facebook…
      Oops… o Bill Gates fez o mesmo… oops…

      😀
      Just having fun… sorry.

      • Masahiro says:

        Não diria bem trair, ele não traio ninguem, os “amigos” dele, que nem amigos eram é que nao souberam proteger a ideia legalmente. Ele criou, e inovou. Na mao dos outros que dizem ser eles os criadores do facebook secalhar nem saia da fase de prototipo. E não vi o Bill gates a fazer nada disso. Competição é chata mas tem que existir. Se nao houver competição não ha inovação. E o pessoal contra o facebook que eu tambem ja o fui, vivem em cavernas que nao tem noção do impacto que isso causa no mundo de trabalho e que pode mesmo ajudar a conseguir um. Vivemos num mundi técnológico e não na idade da pedra.

        • Jysk says:

          Arranjar trabalho graças a isso? Ainda bem que comigo não preciso desta coisa para arranjar trabalhar.
          E o impacto no mundo do trabalho e mesmo grande tanto que há patrões que mais se queixam dos empregados a perderem tempo nisso. Para não falar de empresas que tiveram de cortar o acesso. Como se pode ver o impacto enorme

          • Pedro says:

            Exacto.. só diz isso quem já lá está enterrado e tem de arranjar justificação.. O facebook é um óptimo meio de publicidade.. agora dizer que é bom para arranjar trabalho.. por favor.. Nunca tive conta, e tenho trabalho na área..

          • Masahiro says:

            trabalhas na construção civil deixa la nunca vais entender. é um otimo meio de propagação de empresas e de portfolio. (sim o pessoal da construção civil nao precisa mas ha quem trabalhe em areas onde o portfolio é importante. Não uso para procurar emprego mas uso para publicar e partilhar portfolio com outras empresas e sim arranjar emprego mais facilmente através disso. quanto pessoas ja nao devem ter tido a sorte. acorda para o ano 2012 e em diante…

      • J.C.Lopes says:

        “ate ja tive conta no FB”
        Dz-me como fizes-te para já não teres que eu também quero não ter.

    • Jysk says:

      O mesmo se passa aqui. Volta e meia a porcaria de e-mails a pedir para me juntar… e para não falar de organizarem eventos e eu não ir. Depois dizem que se esquecem porque não tenho essa porcaria.
      Bem haja aos bons amigos e não aos que recorrem ao virtual

  4. Manuel says:

    Eu escrevi aqui neste espaço que o Facebook em termos de Bolsa era uma mão cheia de nada!!!

    Só não vê quem não quer e, quem ganaciosamente investiu neste flop outra coisa não estaria à espera…

  5. Mário Cardoso says:

    Sempre ouvi dizer; quem tudo quer, tudo perde.

    Também nunca fui à bola com redes sociais e muito menos com o facebook. Pode ser que a febre doentia passe com estas novas revelações e com o que há de vir ainda!

  6. NoName says:

    Espero bem que tudo não passe de um boato, para que quero eu um computador se não existir o face

  7. Ze Povinho says:

    Aconselho a verem o documentário Inside Job.

    • Angelo says:

      Eu vi. Os culpados são sempre os mesmos, as vítimas são sempre as mesmas e quem para são sempre as mesmas: as vítimas. Jogos de poder, onde nós somos simples peões.

    • André Bravo Ferreira says:

      Toda a gente deveria ver esse documentário.

    • Pedro Gaspar says:

      Vejam tambem os “Zeitgeist”‘s

      • Marco Magalhães says:

        Isto. Eu até já tentei “incentivar” o peopleware a falar sobre o assunto, mas nunca vi um toque em tal assunto.

        Isso e na Deep Web. Como o peopleware é dedicado às tecnologias, porque não falar da internet no geral? A internet que todos nós conhecemos constitui, segundo li, 1/2% daquilo que toda a internet abrange. A diferença é que a “outra” só está acessível para alguns… E de certa forma, ainda bem.

  8. LM says:

    A mim faz-me confusão como é que malta embarca nestas coisas com esta facilidade….é tudo muito virtual para o meu gosto! Castelos de cartas no ar…

  9. Artur says:

    Bolha não é o termo certo para descrever o que eles fizeram, mas parece-me apenas que se aproveitaram dos novos accionistas.

    Normalmente numa IPO, lança-se os títulos abaixo do preço target para estimular a procura e para recompensar os que subscrevem, uma vez que estão a tomar um risco e merecem também ser recompensados com a normal valorização que se segue.

    Mas o que acontece é que são recompensados à custa dos accionistas pré-IPO, que teoricamente perdem essa diferença entre o target e o valor de subscrição.

    Ao lançar no target ou mesmo acima do target (que me parece o caso, devido à grande campanha de marketing e hype que fizeram), os accionistas como o Zuckerberg ficaram a ganhar.

    E isto não foi uma IPO equiparável sequer à da Google, foi 8 vezes maior em termos de valor – o que me leva a querer que seria algo muito mais atraente em termos monetários para os “interessados”.

  10. Angelo says:

    Espero que tudo seja averiguado e os culpados castigados.
    Quanto aos que se orgulham de ter resistido ao Facebook… Não vejo motivo para tal. O Facebook é tremendamente útil, se devidamente utilizado. Eu uso o Facebook, mas nunca coloco lá nada de muito pessoal ou privado. Além disso, só aceito amigos que conheço bem e família, não sou dessas pessoas que coleccionam “amizades” só para terem um número grande de amigos. É como o fogão, muito útil, mas se for mal utilizado, pode-se queimar.

    • Pedro says:

      Concordo, pode ser uma ferramenta impecável se bem usada.. o problema é o constante bombardeamento resultante disso, na comunicação social, em conversas, no mail, em todo o lado.. o problema é que a grande grande maioria não o usa “bem”.. para mim estar num grupo de amigos, num café, e começam a agarrar-se ao telemóvel para “ir ao facebook” ou então, “vou tirar foto para colocar no facebook”, levanto-me e vou-me embora ter com pessoas normais..

  11. gonca says:

    Humm.. nao me espanta nada. Nao se esquecam que este jovem foi o mesmo que ‘roubou’ a ideia ‘profile sharing’ de um seu colega. Previa-se uma desv devido a’ nao existencia de pub nos dispositivos moveis.

  12. Jorge Rodrigues says:

    Enfim é assim.. não gosto do facebook.. não tenho conta
    pk o acho uma palhaçada…
    mas onde está envolvido o Goldman Sachas geralmente há “crime” ou se preferirem “disfarce de contas” envolvido.

  13. Passa Fome says:

    Milhões de pessoas que morrem à fome pelo mundo fora…
    O mundo à beira da falecia… E estes tipos a sacarem-nos o dinheiro…

    O Tio Bill teve um encontro com a consciência, e, agora todo o dinheiro que nos roubou está a ser devolvido ao povo.

    Pode ser que o tipo do Face e outros tb de futuro tenham essa consciência, mas no entanto morrem mais pessoas à fome!!!

    abraços,
    PassaFome

  14. Paulo Bastos says:

    Facebook será que existe em 2015? ou será mais um Hi5 ou Myspace? redes sociais em declínio…

  15. Sérgio Lopes says:

    Vou quotar o Mário Valente e para quem tem 2 dedos de testa percebe logo o buraco que é o Facebook na bolsa.

    Mário Valente
    May 19, 2012 – Public

    Eu, o gajo mais capacitado do Mundo em Finanças, cadeira q tive o gosto de frequentar 3 vezes, vou-vos dar uma lição de cátedra (com algumas simplificações a q tenho direito só pq sou um génio das Finanças e estou a escrever isto só com a mão direita).

    Uma empresa ganha 1 milhão num ano. Vale em bolsa 10 milhões. Diz-se q tem um price/earnings ratio (relação preço vs ganhos) de 10. Ou seja, P/E igual a 10 quer dizer q a empresa vale em bolsa 10 vezes mais do q o q ganha.

    Nem de propósito, o P/E da Microsoft hoje é de 10.72. Vale em bolsa 245 biliões de dólares quando ganhou em 2011 23 biliões de dólares a vender aquela coisa q eles dizem q é um sistema operativo.

    Pegando nas empresas todas q já existiram desde q há bolsas, o P/E médio é de 13. Ou seja, o valor normal ou eventual de uma empresa na bolsa é 13 vezes os ganhos do ultimo ano.

    O Google qd foi para bolsa em 2004, tinha ganhos de 286 milhões de dólares. Foi para a bolsa com uma valorização de 23 biliões. Ou seja, valia 80 vezes mais o q ganhava a vender coisas. Ou seja, um P/E de 80. Valia também 8 vezes mais do q as suas vendas. Neste momento o Google tem um P/E ratio de 18. Vale 18 vezes mais do q o q ganha. E está a aproximar-se da média (13).

    O Facebook foi hoje para bolsa a valer 100 e poucos biliões. E os últimos ganhos foram de cerca de 1 bilião de dólares. O P/E ratio do Facebook arrancou portanto com o valor de 100. 100 vezes o q ganha. Foi a valorização de hoje. 100 vezes. E já agora, a valer cerca de 24 vezes mais do q o q vende.

    Tão a ver a cena? Até eu q chumbei três vezes a Finanças percebo…

    Some-se a isto o baixo crescimento de vendas e a consequente aproximação gradual à média dos 13, mais ou menos rápida, e já se tá a ver. Quem esperava ficar podre de rico a jogar (ahm, não, desculpem, a “investir”) no Facebook bem pode tirar o cavalinho da chuva.

    • Viperz0r says:

      lol, isto é só gajos espertos.
      É engraçado como pessoas que chumbam 3 vezes a uma cadeira, fazem análises da bolsa.

    • Pedreiro says:

      Eu sou pedreiro e vou-te contar um segredo.

      Todas as empresas que referis-te, tiram mais de 75 % de lucro (excepto a microsoft que ade ser muito mais baixo) em rendimentos de publicidade. Logo estares para ai a dizer que não sei quem, vende só não sei quê, vale mais estares calado.

      Existem médias de valores em volsa, mas não tem que ser um standard. Cada caso é um caso.

      E se chumbas-te o problema é teu, ou a malta tem alguma coisa a ver com isso?

      • Camartelo says:

        Era “quote”. Quem escreveu foi o Mário Valente. E disse coisas muito acertadas.

        O P/E do Facebook, apesar da queda das cotações em cerca de 1/3 desde o lançamento em bolsa (foi lançado a 39 dólares por ação enquanto a cotação atual é de 26) ainda continua em 83,3.

        Como investimento é “lixo tóxico”.

    • Rui Martins says:

      Claro que percebes, chumbaste 3 vezes, se não percebesses ao fim de 3 anos na mesma cena..lol

  16. Paulo Rodrigues says:

    Fossem todas estas transacções taxadas, e estas jogadas de bastidores sofreriam um revés. Só num sistema de capitalismo feroz, ganância e impunidade, é que isto, a ser verdade, pôde acontecer. A partir do memomento em que fosse agendada a entrada em bolsa, as acções deveriam ficar imediatamente “congeladas” impedindo a sua transacção, protegendo o mercado e os investidores. Por outro lado, e como está à vista de todos a sobrevalorização do valor de cada acção foi arquitectada pelo mesmo conjunto de bancos que anda a lixar os ratings e a economia mundial. De facto são estes tipos que mandam no mundo, e nada nem ninguém faz o que que rque seja para os colocar nos seus devidos lugares. São autênticos predadores.
    Nunca a taxa TOBIN fez tanto sentido como agora!

  17. jack says:

    Apesar de já estar quase com 100 anos ainda vou ver os Ladrões Vigaristas todos á porrada

  18. pikax says:

    Mas ja’ nao da’ para reparar que o facebook esta’ a ficar estagnado e ate em declivo, agora que o google entrou a serio nas redes sociais, nao dou muito tempo(2 ou 3 anos) para o facebook ficar como o hi5.

    Ja’ e’ mais que obvio que quando google pega em alguma coisa, normalmente tem muito sucesso tanto e’ que o android e’ a prova disso

    • João Reis says:

      Não sabes o que dizes. O Hi5 era regional nunca foi usado pelo Mundo inteiro, só se achares que PT é exemplo para o resto do Mundo. Era sim usado mais por Brasil e Portugal, nunca chegou a ter dimensão no Mundo.

      Facebook é uma rede social que nunca existiu como exemplo até hoje.
      É A rede social por definição, até hoje não existiu igual.

      No entanto estou totalmente de acordo que foi extrapolado um valor superior para alguns fazerem Muito dinheiro.

      As acções irão estabilizar na minha opinião por volta dos 20 dollars.
      Não esqueçamos que o Facebook está a adquirir muita coisa, já se fala em telmóveis, irá comprar o Opera, Instagram…e a lista continua.

      Portanto valor eles vão ter, não será é o valor “bolha” esperado nem perto disso.

      • pikax says:

        hi5 regional??? se a tua regiao incorpora Mexico, USA etc, vivemos mesmo numa “aldeia global”…

        “Facebook é uma rede social que nunca existiu como exemplo até hoje.
        É A rede social por definição, até hoje não existiu igual. ” – “todo o que sobe desce” – O IE foi usado por muito mais do que metade dos utilizadores da net, mas agora esta a decair. O Windows foi utilizado por mais de 90% dos PC, e agora esses valores estao a cair!

        Por isso o facebook tambem tera’ a sua morte!

  19. José Oliveira says:

    É tudo uma grande filha da putice!!! 😀

  20. Ricardo says:

    A qualidade deste artigo é abismal, mas enfim, não tenho tempo nem vontade para corrigir tudo o que é factualmente errado.

    Deixo só aqui uma informação: a venda de acções do Zuckerberg foi tornada pública antes da entrada do Facebook em bolsa, não foi portanto surpresa para ninguém.

    Aliás, pode ler-se no site da SEC o seguinte: “Mark Zuckerberg, our founder, Chairman, and CEO, will exercise an outstanding stock option with respect to 60,000,000 shares of Class B common stock and will then offer 30,200,000 of those shares as Class A common stock in our initial public offering. We expect that the substantial majority of the net proceeds Mr. Zuckerberg will receive upon such sale will be used to satisfy taxes that he will incur in connection with the option exercise.”

    Portanto, mil milhões de dólares que foram para os bolsos do estado americano, e não para gananciosos e ladrões.

    Link: http://edgar.sec.gov/Archives/edgar/data/1326801/000119312512235588/d287954ds1a.htm

    • Vítor M. says:

      Atenção que estes “ruído” de fundo não e´de agora. Claro que o Zuckerberg só tem cara de parvo, de parvo não deve ter mais nada e tem uma equipa de muita qualidade (é supostos pelo menos) em termos de gestão financeira.

      Agora que muita cosia ainda está por “descobrir” nesta entrada em bolsa… é que nem ponhas iso em dúvida 😉

      • Ricardo says:

        Parece-me muito claro:
        -o Facebook tentou sacar o máximo de dinheiro com a etrada em bolsa. Conseguiu, à custa da credibilidade das empresas tecnológicas.
        -houve passagem de informação a investidores previligiados, o que fez com que os insiders percebessem que a tendência era de descida. Portano, deve ter havido muito hedge fund a ganhar dinheiro com shorts…
        -a Morgan Stanley tentou à força toda aguentar o preço nos $38. Conseguiu no primeiro dia, não conseguiu na abertura do dia seguinte.
        -a Nasdaq fez merda e não aguentou o volume, o que não ajudou à credibilidade da operação.
        -não existe bolha nenhuma, porque se existisse as acções tinham subido. A meu ver, ao preço actual as acções até estão em conta (os $38 pareciam-me exagerados).

        Ou seja, o mercado funcionou (se bem que tenha demorado uns dias…), algumas pessoas perderam dinheiro, algumas pessoas ganharam dinheiro.

        A lição mais valiosa a retirar de tudo isto é que uns quantos geeks ficaram bilionários, e com todo o mérito.

        • Gerardo says:

          Desde quando burlar é mérito?

          Tu próprio admites que “houve passagem de informação a investidores privilegiados”, por isso é um esquema, uma burla. Como todas as bolsas aliás. O facto de haver aqui e ali quem ganhe dinheiro sem fazer parte da elite é como os que ganham dinheiro em qualquer esquema de Ponzi. São ganhos colaterais.

          Mérito é trabalhar, inventar, inovar, etc e ganhar dinheiro com isso.

          Ganhar dinheiro no casino é sorte. Mas as bolsas nem podem ser considerados casinos, visto não existirem regras, nem equações que te digam quais são as probabilidades matemáticas.

          A bolsa (os mercados financeiras) são esquemas fraudulentos em que podes ser burlado em qualquer instante, e não falamos apenas de pessoas, falamos de empresas, bancos e até países aldrabados.

          • Artur says:

            Então não é mérito? Vamos lá ter calma amigo, não faz sentido ser tão negativo face a tudo e todos!

            Eles literalmente venderam o Facebook ao melhor preço possível (já agora, que criaram), foi bom negócio para eles e mau negócio para os investidores. Agora o que vai acontecer é que algumas pessoas ficaram mais ricas, só que o Facebook perde toda a credibilidade para operações futuras de financiamento.

            Assimetria de informação é normal haver, nenhum mercado é perfeito. É utópico sequer discutir isso, para além que não existiriam oportunidades de arbitragem para ninguém.

            Não faz sentido sequer o que dizes, puxas para o capitalismo (trabalhar, inventar e inovar) e criticas o que claramente foi uma jogada puramente capitalista.

            Os mercados existem para financiar empresas nas suas operações e projectos e quem entra neles aceita implicitamente o risco de correr mal por um prémio maior.

            Já agora os casinos são jogos de azar e não de sorte, não baseados em técnica ou inteligência. Os mercados têm o intuito de alocar capital de quem tem a mais a quem precisa dele.

        • Hélder Ferreira says:

          Aqui não houve tendências, as informações que passaram foi da sobrevalorização efectuada pelos bancos e da desvalorização iminente que as acções do FB iriam ter para o valor real.

          O objectivo dos 38 dólares por acção foi uma forma de absorção de dinheiro para objectivos financeiros antes que o valor descesse para valores reais.

          Se o FB abrisse o IPO ao valor actual (entre 25 a 27 dólares por acção) das acções, nem 800 milhões de dólares ganharia, e o objectivo não era concluído.

          O facebook e os bancos conseguiram o pretendido só no primeiro dia, no entanto não ficaram por aqui e aumentaram o stock de 16 mil milhões de acções para 18 mil milhões, onde o stock real deveria rondar os 15 mil milhões.

          Houve várias artimanhas nesta entrada do facebook na bolsa, os verdadeiros objectivos ainda estarão para ser revelados, e se vários investidores já se começaram a mexer, então as coisas poderão ficar um pouco negras para o lado da rede social.

    • Épá t says:

      “Portanto, mil milhões de dólares que foram para os bolsos do estado americano, e não para gananciosos e ladrões.”

      De onde é que tiraste esse disparate ?

  21. Pisca says:

    A Goldman Sachs metida no assunto ? Aqueles fulanos da Grecia e que têm um ex-empregado aqui pelo burgo a falar que os salários e tal devem ser baixinhos, tirando o dele ?

    Há gente em Pinheiro da Cruz por muito menos

    Está tudo dito !!!

    • João Reis says:

      Sem dúvida, há gente que devia ter alguma justiça divina. É que ainda não entenderam que estas avaliadoras do preço de dinheiro não são mais do que Grupos de Saque bem organizados e protegidos por uma classe politica suprema e elevada.

  22. Marcio Faria says:

    Útil para mim é aquilo que tem aplicação prática e imediata além de ser “A” solução para um problema, por exemplo, um martelo é útil quando preciso enfiar um prego na madeira. Além do martelo resolver a questão, dificilmente outra ferramenta poderia substituí-lo em praticidade e efetividade. Rede social…bem não me faz nenhuma falta, vivo muito bem sem elas (qualquer uma delas). Mas vamos ver ao contrário que mal me faz o martelo? Quais seriam seus inconvenientes? Respondam vocês mas, e as Redes Sociais? Poderia listar diversos inconvenientes, assim, o fenômeno “Facebook” ainda que pese alguma qualidade na forma e no funcionamento não chega a ser, por si só, uma revolução. Não reinventa nada! Para mim é moda e como tal há de se evaporar e sumir tão fácil como foi seu surgimento e crescimento. Acrescente-se a tudo isso a mente brilhante e de pouco caráter de seu principal criador, que atua de forma sinistra nos bastidores, da administração do negócio como um todo tal qual qualquer ditador desses que ainda se vê por aí, absoluto, acima do bem e do mal!

  23. José Oliveira says:

    Fora a publicidade gratuita que é possivel com o facebook…não estou a ver mais nada de vantajoso para que sirva essa rede-social…
    ahhh, pois…também é bom para entreter as crianças grandes com jogos de crianças pequeninas…porque na realidade todos nós temos crianças dentro de nós…

    Facebook….bahhhh :PpppPPppPPp

    Arranjem alguma coisa que seja proveitosa e deixem-se de redes sociais…

  24. João says:

    Facebook, um site com milhões de utilizadores, cuja maioria não faz nada a não ser PERDER TEMPO. e vale tanto como a ajuda externa a Portugal. Vale tanto como um país com milhares de desempregados, salarios congelados e cortes nos subsídios. Sinceramente não quero saber do FB.. nem do Zuck.

  25. fernando martini says:

    1 PALAVRA PODE FALAR QUALQUER LINGUA SER DE QUALQUER LIGAR DO MUNDO TEM MUITO DINHEIRO É NORMAL DO SER HUMANO A GANANCIA LOGO QUEM QUER DEMAIS PARA SI ACABA SEM NADA,

  26. Emerson says:

    Faz tempo que o Facebook viro Facemoney pensando nisso será que algum dia existirá alguma cédula ou moeda com o rosto do Zuckerberg?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.