Manuais escolares gratuitos: Levantamento de vouchers já disponível
Está à espera dos vouchers para solicitar os manuais gratuitos? Uma vez mais os estudantes do ensino público obrigatório irão receber gratuitamente os seus manuais escolares através da plataforma MEGA.
As datas para solicitar gratuitamente os manuais já tinham sido reveladas e esta segunda-feira é já possível fazer o levantamento de vouchers para diversos anos. O ano letivo 2021/2022 arranca entre 14 e 17 de setembro.
Vouchers já disponíveis para vários anos...
A partir do dia 16 de agosto (hoje) os vouchers passam a estar disponíveis para alunos dos seguintes anos de escolaridade:
- 1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;
- 2º Ciclo: 6º ano;
- 3º Ciclo: 8º e 9º anos;
- Secundário: 11º e 12º anos.
De relembra que para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se em www.manuaisescolares.pt ou através da aplicação móvel Edu Rede Escolar (app “Edu Rede Escolar”).
No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças - saber mais aqui.
Depois, acedendo ao portal, basta fazer download dos vouchers em PDF e entregar posteriormente na livraria pretendida.
As escolas privadas têm direito aos manuais escolares gratuitos?
Apenas os alunos matriculados nas escolas da rede pública e em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contratos de associação são abrangidos pela gratuitidade e reutilização dos manuais escolares.
Tenho de devolver à escola os manuais que me foram entregues para poder usufruir dos vales para o próximo ano letivo?
Com exceção dos do 1.º ciclo, para poder receber manuais escolares gratuitos no próximo ano letivo tem de devolver à escola os manuais escolares que foram entregues no presente ano letivo.
Tenho de devolver à escola os manuais que foram adquiridos por mim?
Os manuais adquiridos pelos pais ou Encarregados de Educação não têm que ser devolvidos à escola, não inibindo tal facto de usufruir dos manuais gratuitos para o próximo ano letivo, se assim o pretender.
Este artigo tem mais de um ano
De acordo com o que li e o que foi publicitado, realmente no dia 16/08 seriam os manuais acima descritos e a partir de 23/08 seriam os manuais do 5º, 7º e 10º.
No entanto o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Guarda (veja-se em manuaisescolares.pt/escolas), vai muito mais além. Conseguem já ter publicitado a disponibilização dos manuais do 7º e 10º (que só deveriam ser após o dia 23/08) mas ainda não disponibilizam os que deveriam ser a partir de hoje.
Acredito que muita coisa vai ser “gratuita” e os cidadãos devidamente registados no sistema irão ter acesso a muitas conveniências, de tal ordem que um dia perderão o direito à propriedade de certo bens, nomeadamente de terrenos, habitação, etc. O estado “dará” por direito isso tudo; por isso o cidadão não terá nada em seu nome… mas tem de fazer parte do sistema ou será marginalizado e, quiçá, perseguido.
Eu não tenho direito a nada disto…..tenho PAGO uma média de 250 euros / ano em livros, muita publicidade e na realidade muitos pagam tudo
A tal escolaridade obrigatória “gratuita”, quem desconta paga, quem nao faz nadinha é gratuito.
Bem vindo ao socialismo.
Eu desconto (e bastante, felizmente) e o meu filho no secundário tem os manuais gratuitos (os cadernos de exercícios não estão contemplados, apenas os manuais).
Podem me explicar como ou porque não têm direito aos manuais para os vossos filhos?
No caso dos meus filhos, estão em escolas privadas sem contrato de associação.
Que eu saiba são as únicas condições para não receber os manuais de forma gratuita.
Também não me faz diferença, prefiro pagar pelos livros e que eles possam escrever e riscar o que bem entenderem na cor que entenderem.
Só paga quem quer. Os manuais são gratuitos do 1o ao 12o ano. Claro que se estragou o manual, paga.