Maior ponte suspensa pedonal do mundo é em Portugal (Arouca)
Falar em Arouca é falar em Passadiços do Paiva! No entanto, a região tem agora uma nova atração que já é notícia no mundo. A 516 Arouca será inaugurada no domingo, 2 de maio, feriado municipal.
A inauguração da maior ponte pedonal suspensa do mundo contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Leia algumas curiosidades sobre este projeto.
Ponte suspensa pedonal tem 175 metros de altura
A infraestrutura entrará em funcionamento a partir do dia 3 de maio. De acordo com as informações, a ponte pedonal suspensa sobre o rio Paiva tem um vão de cerca de 516 metros e uma altura do rio de aproximadamente 175 metros, exibindo um tabuleiro em gradil metálico com largura útil de 1,20 metros, sempre com guarda lateral.
A ponte ligará as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva, fazendo com que seja possível apreciar estes dois pontos e toda a paisagem envolvente a partir de uma cota superior.
O investimento total elegível executado foi de 1.708.327,36 €, comparticipado a uma taxa de 85% (1.452.078,26 €).
Um projeto de turismo "assustadoramente bonito"
A ideia de construir a maior ponte suspensa pedonal do mundo em Portugal (Arouca) poderia ser apenas mais uma ideia. No entanto, tal projeto está a ter já relevância à escala mundial no meio da comunicação social. A Reuters já escreveu sobre a ponte portuguesa assim como o site interestingengineering.
A título de curiosidade, as pontes suspensas têm uma longa história, pois são algumas das primeiras pontes construídas pelo homem. Foram inicialmente projetadas com madeira e eram bastante instáveis. O século VIII viu a chegada de pontes chinesas construídas colocando pranchas entre pares de correntes de ferro. Esta nova ponte de Arouca já ultrapassou a ponte suspensa Charles Kuonen de 1.621 pés (494 metros) da Suíça como a (atual) ponte suspensa para pedestres mais longa do mundo.
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175 metros de altura. A Altitude é outra coisa.
Do ponto de vista técnico, obra muito interessante. Do ponto de vista paisagístico e ambiental, e que tal se deixassem a natureza em paz e sem intervenções humanas?
Outro ponto: Todos os problemas de Arouca e terras adjacentes já foram resolvidos? Quanto custou a obra? Não existem outras prioridades, outras questões muito mais urgentes por resolver, ou sobra dinheiro às autarquias para rasgar em obras acessórias? É que pelo país todo é só mamarrachos, passadiços e “arte”, como a que foi inaugurada no dia 25 de Abril em Oeiras, no Parque dos Poetas – um obelisco, supostamente maçónico-, que custou à autarquia 600 Mil Euros!!!
Vejo com agrado que o país anda a nadar em dinheiro.
Aconselho-te a ir visitar e vais perceber que não é nenhum mamarracho, até porque se paga bilhete para desfrutar.
Os passadiços do Paiva são um enorme e justo chamariz para aquela região, e esta nova obra insere-se nos percursos já desenvolvidos. Com 200 mil visitantes anuais, aquilo fica pago em poucos anos.
Não duvido. Questiono é só o sentido de se gastar dinheiro numa altura destas, em que muitas empresas estão à beira da falência. Tudo deve ser feito no seu tempo próprio.
O dinheiro já está gasto há bastante tempo, a obra já estava numa fase muito avançada antes da pandemia.
Haver empresas à beira da falência não é justificativo para que não se invista em algo que deverá ter retorno, quer direto, quer indirecto para negócios locais… Quem quer que já tenha visitado a zona percebe bem que basta um pouco mais de publicidade internacional para aquilo ficar inundado de turistas estrangeiros.
Bem mais duvidosas são ideias como o elevador na Ponte 25 de Abril, que deve ter custado bem mais do que isto, para se ter um número limitado de visitantes a ver pouco mais do que nada ao lado do trânsito automóvel…
Quando o dinheiro é para Lisboa nunca há problema. Seja para pontes, seja para o metro, ninguém diz que não é prioritário. Agora, se for para um caminho municipal em Cascos de Rolha, já é dinheiro mal gasto!
Já lá foste ?
Quando o dinheiro é para Lisboa nunca há problema. Seja para pontes, seja para o metro, ninguém diz que não é prioritário. Agora, se for para um caminho municipal em Cascos de Rolha, já é dinheiro mal gasto! Antes esta ponte que mais um baloiço ou a ideia idiota de fazer um teleférico no Gerês.
Bom, também essas são pagas, e bem pagas. aliás, estão mais que pagas, e continua-se a pagar a Ponte.
Se quer falar de pontes grátis, tem que falar de outra cidade um pouco mais acima.
Não acho bonito, pelo que se vê nas imagens.
Pelo menos não é feito de madeira, o que sempre me deixa um pouco mais “descansado” que vai durar mais tempo, logo é um investimento que potencialmente terá um maior retorno financeiro… resta saber se irá cobrir os custos de construção e manutenção, mas acredito que sim.
Por outro lado quando houver trovoadas na região é o último local onde alguém vai querer estar.
Espero também que tenham projectado bem para com os ventos não se auto-destruir.
Uma ponte suspensa madeira seria impossível. Não é flexível.
seria possível, agora secalhar o custo de produção e de manutenção seria muito mais alto, mas possível sim seria
€12.00 e um assalto, tipico dos xuxalistas!
Nao queres nao comes. Ninguém te obriga seu pobre.
Ele pagou e não comeu, uma obra subsidiada a 85%.
Se existe algo que Xuxalista anda já há alguns anos a fazer-nos é pobres, a mim e a todos os portugueses! Não está longe do seu objectivo!
Como aqui o sr Jo referiu e bem ( compreendes-te o que ele disse?):
“Ele pagou e não comeu, uma obra subsidiada a 85%.”
Porque não fazes o que sugeriu o Passos e emigras?
Não é para o turista nacional!
Mais caro que passar na 25 de Abril
+1
Esperem só 5 minutos que o chinês está a apertar o ultimo parafuso da ponte 550
Em Portugal é tudo à grande. Somos um país rico
Tudo não. O tuga continuar a ser pequenino…
Até pode dinamizar o local atraindo os turistas e tudo o resto mas… esperem até vir uma rajada forte de vento ou outro desastre natural ou algum maluco tentar suicidar-se ou uma avioneta colidir com aquilo…. ou alguem morrer de doença subita…
Ou cair um meteoro em cheio na ponte, ou haver um tornado, ou um tsunami…
Ou ser alvo de tiro por parte de aliens! Eu, aliás, nunca tive filhos porque, sei lá, podem adoecer ou morrer!!!
12€ é um preço descabido, mais caro que passar em portagens
Não vais lá todos os dias. Uma ou duas vezes por ano, por isso mais vale ter o preço a 12 do que a 6.
não estamos a falar de portagens para circular mas dum local turístico!
Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa …. é só tachos para labregos parasitas.
Estudasses!
:*
No…No…tirasses o cartãozinho do partido! Isso sim!
Vai ser um bom local para os apaixonados do Bungee jumping apresentarem a sua arte. Era bom que as autoridades locais explorassem esta ideia em termos de rentabilidade.
Pois deve ser espetacular atravessar a ponte. O ponto menos positivo é ter que pagar 12€ para o fazer. Lembrar que 70% do seu custo foi financiado por fundos europeus. Mais do mesmo, a Europa paga para os nossos governantes nos roubar.
Melhor que o obelisco!
nunca lá irei 🙂
Podiam tê-la pintado num tom de verde que se misturasse melhor com o meio onde está, assim destoa e descaracteriza a paisagem. Fizessem trilhos em vez de passadiços e pontes que teria ficado bem melhor.
Eu acho um verdadeiro atentado ambiental uma vez que não tem qualquer utilidade para além da turística (e lucrativa).
e afinal não é a maior do mundo.