Evento WWDC 2011 será a 6 de Junho
A Apple continua em várias frentes, não deixando os mercados relaxarem. Além de todas as notícias sobre os seus variados dispositivos, chega a vez do Mac OS Lion dar alguma ansiedade aos utilizadores Apple.
Passou um mês desde que a Apple disponibilizou ao programadores uma versão preview do seu mais recente sistema operativo, o OS X Lion. Embora o início da aplicação deste sistema operativo tenha sido complicado, e com alguns problemas à mistura, aparentemente a Apple dá mostras de ter já evoluído consideravelmente na resolução dos graves problemas que atormentavam a Mac App Store. Segundo parece, a Apple fez agora um novo e importante update ao novo SO.
Mais especificamente, a Apple prepara-se para disponibilizar aos programadores um update do OS X que será classificado de versão “GM1″, “GM” ou “Golden Master” é um título reservado para software que está já num estado completo, pronto. No entanto o que foi "ouvido" é que este é um GM num estado primário, será um candidato a Golden Master. Noutras palavras... não vale a pena exceder-mo-nos de entusiasmo porque ainda está a ser trabalhado o Lion e, não será para já, que este passa para um estado de prontidão.
A Apple tem trabalhado para ultrapassar alguns bugs de performance no Mac OS X Lion, o que poderia pôr em causa a data avançada para o lançamento deste novo, e revolucionário, sistema operativo. Agora, com estas informações, que dão conta de um avanço considerável, parece que vão conseguir cumprir com o lançamento já este verão.
Com o OS X Snow Leopard, a Apple lançou a versão GM para os programadores apenas algumas semanas antes da data para lançamento ao público. Presumivelmente se nesta versão do Lion também não existirem erros nesta primeira versão candidata a GM, a Apple poderá estipular também um prazo similar para o lançamento do Lion. Pelo salto que está a ser dado, penso que a Apple será comedida, embora tentará lançar este novo sistema operativo em Junho e, assim, volta a "ganhar" o mercado de verão.
Claro que, se estivermos a visualizar o calendário de eventos, podemos apontar para a apresentação deste novo SO no WWDC será de 6 a 10 de Junho. Pelas expectativas criadas em torno do iPhone 5 e do Mac OS X Lion, este ano será um WWDC muito animado e importante para o mundo da tecnologia.
Artigos relacionados:
Press Release
-
CUPERTINO, Califórnia — Março 28, 2011 — A Apple® anunciou hoje que o evento Worldwide Developers Conference (WWDC) vai ter lugar de 6 a 10 de Junho no centro de congressos Moscone West, em San Francisco. Neste evento de cinco dias, a Apple vai revelar pormenores sobre o iOS e Mac OS, incluindo demonstrações excitantes de novas aplicações que os programadores podem criar com as avançadas plataformas de desenvolvimento da Apple e mais de uma centena de sessões técnicas conduzidas por engenheiros da Apple.
“Durante a conferência deste ano vamos desvendar o futuro do iOS e do Mac OS”, disse Philip Schiller, Senior Vice-President of Worldwide Product Marketing da Apple. “Se for um programador de software para iOS ou Mac OS X, este é um evento obrigatório”.
Os programadores de aplicações para dispositivos móveis vão poder explorar as mais recentes inovações e capacidades do iOS e aprender a potenciar a funcionalidade, o desempenho e o design das suas aplicações. Os programadores Mac® vão também poder ver de que forma é que podem desenvolver aplicações de classe mundial para o novo sistema operativo Mac OS X Lion, com recurso às suas últimas tecnologias e capacidades. Os programadores podem, inclusive, trazer o seu trabalho para os vários laboratórios que vão ter lugar durante o WWDS 2011 e trabalhar em conjunto com os engenheiros da Apple no sentido de aplicarem as melhores técnicas de desenvolvimento e práticas para optimizar as suas aplicações.
A lista de actividades no WWDC 2011 da Apple incluem:
• mais de cem sessões técnicas apresentadas por engenheiros da Apple numa vasta gama de tópicos tecnológicos relacionados com o desenvolvimento, utilização e integração das últimas tecnologias presentes no iOS e no Mac OS;
• mais de mil engenheiros da Apple vão dar apoio na programação de código, transmitir conhecimentos sobre as melhores técnicas de desenvolvimento e dar apoio aos programadores para que estes possam tirar o máximo partido das tecnologias do iOS e Mac OS nas suas aplicações;
• a oportunidade de estabelecer contactos com milhares de programadores de iPad®, iPhone® e Mac de todo o Mundo;
• os Apple Design Awards, que reconhecem as aplicações para iPad, iPhone e Mac que demonstraram ter uma excelência técnica, uma inovação e um design ímpares.
Aceda ao site da Apple Worldwide Developers Conference 2011 (developer.apple.com/wwdc) para comprar bilhetes e ficar a par das últimas novidades e informações sobre esta conferência.
A Apple desenha os Mac, os melhores computadores pessoais do Mundo, juntamente com o OSX, o iLife, o iWork e outro software profissional. A Apple lidera a revolução de música digital com os seus iPods e loja on-line iTunes. A Apple reinventou o telefone móvel com o seu revolucionário iPhone e App Store, e apresentou recentemente o mágico iPad que está a definir o futuro dos dispositivos multimédia e computadores.
Antes de tudo deixem mas e o material bem feito e pronto a ser usado porque de material cheio de bugs ja ando eu farto. Acho que junho e uma margem mais que boa para ver o SO a andar por ai e espero que nao a preco exagerado. Quanto ao que ja se anunciou das novas funcionalidades e outros melhoramentos fico a espera para depois do WWDC (gosto de produtos estaveis).
Não sou mac user, mas tinha a ideia que, se há vantagem em relação aos produtos da concorrência no MacOS é que os upgrades são relativamente baratos (porque já foram inicialmente bem pagos ao comprar o pc). Provavelmente por esse ponto não tens que te preocupar.
Quanto à estabilidade, goste-se ou não deles, mas a Apple não costuma comprometer.
Ficamos à espera para ver o que vai sair dali.
No MAC OS nao estou a espera de outra coisa senao a continuidade na qualidade obviamente aliada a estbilidade… mas no melhor pano ai a nodoa. eu acho que eles nao me vao decepcionar. Apesar de ser utilizador de MAC recente ha algum tempo que sigo esta plataforma de perto. Se nao fosse isso nao comprava. Nao compra nada so para dizer que tenho, nem para imitar nem para show off em cafes ou explanadas… para isso anda por ai gente que chegue.
Vá vão lá pagar mais um service pack da Apple que nem carneirinhos. Isso tudo somadinho deve dar para comprar 10 Win 7 Ultimates (e não corre 1/10 dos programas deste)
Isso será dor de cotovelo?
Nos últimos 10 anos houve 7 versões, 2 delas quase de graça. do Windows houve 3.
Mac: 129×5+29×2 dá 703 euros no máximo (acho que houve uma ou duas mais barata que 129)
Para o Windows ultimate dificilmente encontras melhor que cerca de 275. supondo que o preço médio dessa tipo de versão foi 270, dá 810 em updates. Realmente o Mac é mais caro.
Acho que o teu exagero fica demonstrado.
Sim é sem sombra de dúvida dor de cotovelo. Se as pessoas conhecessem mais sobre a realidade dos sistemas Apple, pelo menos… pelo menos não diziam asneiras. Podem não gostar mas pelo menos continham uns argumentos que os desconsideram enquanto pessoas que usufruem de meios informáticos.
Considero que este sistema operativo que aí vem, será dos mais fortes alguma vez lançado. Digo isto pela estrutura simples e poderosa em termos da interface,pelos módulos xserver e por tudo o que foi melhorado face ao hardware produzido pela marca. Venha ele 😀
A gente já sabe Vitor que cada coisa que a Apple lança é sempre a melhor do Universo. Toda a gente já sabe caro Vitor. Continuo o ter contratos e mais contratos com grandes empresas e desktops e servidores Apple nem vê-los. Mas este pessoal não percebe nada de informática não é? A gente já sabe caro Vitor…
Portanto, só para ver se percebo, por haver mais Fiat Unos nas estradas, quer dizer que são melhores carros que um Ferrari Enzo.
Keep fighting 😉
Nem tudo o que a Apple lança é o melhor do universo, se tu sabes então…
Na verdade nesta altura a Apple está com forte ascendente, mas em termos de sistemas operativos ainda não tem nenhum como o melhor de todos, o Windows Server 2008 R2.
Isso não invalida que as maiores empresas de animação utilizem Apple para desenvolver conteúdos exigentes… provavelmente os mais exigentes.
Quer isso dizer que cada um usa o que melhor o serve… e claro, alguém com dignidade ideológica não tenta humilhar a preferência de terceiros nem abordar com escárnio o que os outros fazem em prol de uma concorrência salutar para o consumidor… mas se te sentes tão esclarecido quanto a esse assunto… estás no teu direito… desde que saibas que a tua liberdade de expressão termina quando começa a dos outros.
Mas penso que sabes isso.
Penso que quem começa um comentário a dizer que “é dor de cotovelo” e depois fala em liberdades individuais não está a ser coerente.
Estou cansado de dizer que posso comprar os Macs que quiser, mas parece que o argumento dos fãs é sempre o mesmo “se não gostas é porque és um pé rapado invejoso!”
Paciência. Viva a liberdade de escolha e de expressão!
@ Gerardo
A inveja não é por queres um Mac, mas por desejares que a tua escolha estivesse na mesma posição, para não teres que esperar mais um ano enquanto outros vão tendo novas oportunidades!
Só assim se explica o teu comentário exagerado e azedo.
Pois deve ser isso. Já experimentei uma montanha de sistemas operativos (não digo todo porque pode ser mentira) e uma montanha de distros de Linux. E experimentar é por exemplo contruir um Arch Linux com ambiente gráfico ou brincar com Open Solaris e FreeBSD.
Mas deves ter razão. Vai lá comprar o teu service pack. Mas depressa antes que saia o próximo 😉
Opa eu sou utilizador de Mac ha meses e confesso que nao o troco pelo menos por windows. Sei que e caro mas fiz um safricio para o comprar e nao estou defraudado. Espero que assim continue. Sei tambem que no pico de sucesso de qualquer produto as vezes ha uma coisita qualquer dai ter dito que quero uma coisa estavel. veremos o que isto se vai revelar.
Ou não sabes ou usas argumentos que sabes que são falsos. Esse preço que falas do ultimate é da versão Retail, que praticamente ninguém compra a não ser para usos específicos.
A versão OEM ULTIMATE custa para o fabricantes menos que um update do OSx. E depois claro, os utilizadores windows estão descansados por um par de anos ou mais porque a Microsoft não vende o SO ás prestações e oferece os Serviçe Packs.
Os mais que satisfeitos utilizadores do Windows XP tiverem um sistema sempre actualizado de graça durante quase 10 anos. Se dividirmos este preço pelo tempo de vida fica quase ao preço do Linux 😀 😀 😀
🙂
Este preço é o preço de upgrade numa das lojas mais baratas que há. É nas lojas que a grande maioria das pessoas compra. Não andes com ilusões que não é assim, só porque tu arranjas nalgum sítio mais barato – já agora, se queres realmente argumentar apresenta o teu preço!
Imaginemos que seja 190… 570 euros para 700! Para nivelar um pouco as coisas (dado não ser um preço para qualquer um), poderia lembrar-me que é possível, sem problemas, não fazer todos os updates no Mac para chegar ao actual… se falhasse 1, ficaria a 570 euros. Realmente é 1.0x mais caro!
Quanto à actualização do XP, tens alguma razão, mas essas actualizações não deram acesso a muitas inovações introduzidas nos sistemas seguintes, não é verdade!? E esse prolongar do XP, muito se deveu ao Vista.
Enquanto durante anos quem ía comprando um novo computador só havia com o XP, no Mac já teria o 10.5, antes de aparecer o Vista! Parece que afinal até deu algum jeito haver evolução…
Service Pack? Comentário típico de não sabe do que fala
Já viste que quem critica, são justamente aqueles que não têm? Porque será? 🙂
Se estou sempre a criticar, se tivesse ou era estúpido ou masoquista. Ele há com cada lógica da batata!!!! Experimentar ou conhecer chega para comentar, ou sou obrigado a usar?????
Não és obrigado a usar, mas para certos comentários convém confirmares bem o que vais dizer, para não dizeres coisas sem nexo
Se estás bem com o Windows, e nós estamos bem com o Mac OS, qual o motivo dos teus comentários RIDÍCULOS?
Estás incomodado com o que vamos pagar pelo Lion? Alguém te pediu dinheiro emprestado?
Desculpa lá rapaz, mas és mesmo um bocado estúpido.
Estas guerrinhas de SO’s MacOS*Windows*Linux são estúpidas e quem entra nelas ainda mais. Eu sou formado e trabalho no ramo da informática.
Tenho um Mac, uso Windows no trabalho e em casa, e Linux esporadicamente.
Sinceramente não sinto necessidade de denegrir o SO a, b ou c.
AINDA BEM QUE EXISTE VARIEDADE.
Um verdadeiro informático e amante da tecnologia não entra por esse caminho. Há que saber conviver com o que existe amigos.
(não li nem vou ler tudo o que praki se discute)
Gosto de ver comentários de quem na volta nunca comprou um sistema operativo a criticar os preços e a qualidade,
Realmente tens a tua razão…. muita razão.
Não estou a perceber.. este OSX da Mac é um OS totalmente novo e não um Update! Eu tenho Mac há 2 anos e só dei 36€ pelo sistema operativo! Os updates que vão aparecendo e vou instalando não se paga nada! Tanto tenho Windows 7 como OSX, como linux e gosto dos três.. agora não venham para aqui dizer que um é melhor que o outro, porque são os três diferentes, e como tal, com objectivos/funcionalidades diferentes! Para quê tanta raiva contra Mac ou outros? Cada um utiliza o que mais gosta e se sente mais à vontade! Cambada de tristes..
Isso mesmo concordo 100% com este comentário.
Cumprimentos,
Sabes que quem nunca utilizou não tem como argumentar… então diz mal.
Não vou dizer que o Mac OS X me serve completamente, nem por isso, aliás ao nível empresarial/comercial Mac OS X não tem amplitude para responder convenientemente às exigências, mas ao nível do utilizador convencional, Mac está bem mais apetrechado. Claro que quem usa Windows ou Linux também não está mal servido, mas a filosofia é que difere. No mundo Apple desenham-se produtos para se adaptarem ao utilizador, quanto nos outros desenham-se (ainda) produtos que o utilizador tem de se adaptar.
Este conceito está, contudo, a mudar neste segmento e noutros, mas onde se nota esse avanço é na Apple.
No Mac OS ha coisas que tambem me tive de habituar a alguns tempos. Ha uns meses como uso com mais frequencia em casa… muito mais. Mas mesmo assim penso que e mais simples comecar a usar computadores com o MAC OS do que com Windows. Atencao as minhas preferencias continuam a ir para Linux…
As vezes o complicado não é começar em Mac.. mas mais quem vem do Windows e está altamente habituado ao Windows.
Tudo no Mac é diferente e bastante simplificado.. e coisas tão simples e obvias que com o habito ao Windows fazemos tudo ao contrário. Aparte disso o problema é que existem milhares de feactures do MacOsX que é muito comum serem do desconhecimento geral até mesmo dos utilizadores.. leva tempo conhecer todos os cantos à casa.. mas quando conhecem, é normal perceberem que o uso de software de terceiros é quase desnecessário para certas funções.
O mais grave é quem acha que precisa de “defrags” .. “regcleans” etc… saca e usa esses programas e normalmente são esses mesmos programas que lixam-lhes as máquinas… já perdi a conta dos casos que tive de ajudar por esses mesmos motivos… :S
ehheehhe…. Olha defrags ainda nao me deu para isso. Mesmo em Windows faço isso uma vez por ano e é quando me lembro. Aliás por causa dessas e outras aventurei-me noutros sistemas. A única coisa que realmente me acontece com o Mac e querer limpar a cache e os temps.
@Ryan
Mesmo cache (ou temps) tem cuidado.. não é aconselhável os limpares, porque o MacOSX tem uma gestão automática que os remove automáticamente com o tempo de uso, para dar lugar a novas “caches”.
Se mesmo assim pretenderes fazer manualmente, não faças em Apps instaladas, mas sim em apps que já foram removidas.
Simplesmente, o comentário mais lúcido…
Comparar o preço do Windows 7 com o do Mac OS não faz grande sentido, por várias razões.
A primeira, óbvia, é que já se teve que comprar um Mac para se poder usar o MacOS, e os Macs são bem mais caros que os PCs.
A segunda é que a Apple é, na realidade uma empresa de hardware (e cada vez mais de media) e o que quer é vender hardware e usa o software como meio de aumentar as vendas de hardware (um pouco ao contrário do que acontece com as consolas de jogos).
Do outro lado, a Microsoft é essencialmente uma empresa de software e não pode usar o software para promover a venda de hardware porque não tem hardware para vender. E quando tem hardware, gere a sua venda desastrosamente mal (a XBox 360 e o Kinetic são as exceções a uma longuíssima lista de falhanços monumentais).
Realmente não faz qualquer sentido usar esse argumento neste contexto.
Infelizmente há quem o faça e duma forma exagerada, e só demostrando o exagero é que se consegue remover o argumento da discussão.
Completamente de acordo com o que o Vitor escreveu, deixando completamente de lado o valor €€ de cada um. Tudo numa simples frase: Mac muito simples de utilizar e Windows tens que que adaptar.
Eu uso MAC desde 2006 e tenho ouvido muitas histórias de: Ah e tal não tens programa para isto, ah e tal não tens programas para aquilo…
Só digo uma coisa: Ah e tal não tenho anti-virus, ah e tal não tenho anti-spyware, ah e tal é só procurar que encontro…
No meu ponto de vista e de todos os utilizadores MAC, o trabalho feito em MAC é muito mais intuitivo e rápido do que feito em Windows.
Quanto ao upgrade de sistemas operativos, não acho acho caro um DVD de 150 ou 200euros, que sirva para máquinas de 32Bits, 64Bits, multi-linguas e que é Enterprise, Home edition, student edition etc etc, num só.Um só DVD, várias possibilidades…
Agora juntas mais uma… além de ser um sistema hibrido 32,64 bit (ambos nativamente).. é agora no Lion, Server também… tudo num só SO 😉
Sou utilizador Windows7 para jogos, utilizador Linux para servidores, e utilizador Mac para trabalho (webdesign, edição vídeo, áudio, etc…)
No entanto não consigo dizer qual deles é o melhor… Mas consigo afirmar qual é o sistema que melhor satisfaz as minhas necessidades: para trabalhar nas áreas multimédia, Mac sem dúvida,
para jogos windows (não tenho nenhuma consola),
e para servidores, sistemas Linux…
Esta é minha opinião. Mas é claro que outras pessoas tem opiniões e necessidades diferentes.
Eu tenho um uso mais ao menos identico ao teu em computadores e descobri uma coisa interessante. O melhor sistema operativo e um que ainda esta para vir. Esse vai ser perfeito mesmo… Vai aparecer para ai em 2930… ehhehhee.. Opa nao ha nada perfeito. E tudo uma questao de gosto e habito… mas convenhamos que as definicoes dos SO que fazem servem exactamente para dar esse tipo de uso aos computadores.
concordo! na medida que cada um tem os seus usos, e que se respeite as escolhas de cada pessoa.
Espanta-me neste topico é como se ainda perde tempo com os criticos do costume…
Não têm.. não usam… desconhecem completamente o sistema e aparecem apenas para criticar de borla sem saber ao certo o que falam.. apenas por dor de coto (por muito que não admitam, sente-se o cheiro) …ou seja e resumidamente continuam a trollar como sempre fazem (e admitem em vários comentarios que fizeram no passado) e por incrível que pareça o povo ainda lhes dá conversa.. que é o que eles querem…
Falando de coisas sérias e para “graúdos” com massa encefálica …. este MacOsX Lion mesmo em fase “preview” está bastante estável, por isso não se espantem muito que a Gold Master surja já quanto antes do verão…
Tem de longe muita inovação que deixa, mais uma vez, outros sistemas à distância. Se muitos ainda lutam para alcançar as inovações do Snow Leopard, com o Lion a fasquia aumenta, mas isso já é um “habitué” para quem acompanha a marca de cupertino aos anos e tem sólida experiência noutros SO’s durante esse mesmo periodo, para que sirva de base de comparação.
Então quem não usa Apple além de pá rapado invejo, não tem massa encefálica!!! Tá bonito, e depois os outros é que trollam 😉
Adoro especialmente quando as tuas respostas me dão razão… de não se usar a massa encefálica por esses lados…
Especialmente quando deturpas o que escrevo.. mas compreendo, no teu caso é difícil perceber, não é verdade?
Mas eu explico.. usar massa encefálica não é usar Apple, Linux ou Windows… é falar com conhecimento e quando não se tem, não se inventa… pergunta-se…
Quando chamas “SP” a um novo MacOSX (especialmente o Lion) é tão eficaz colares um selo de ignorante na testa… e das duas uma.. ou o és mesmo… ou fazes por puro trollismo e dor de coto… cabe agora a ti decidir.. eu por experiência própria sei que não é o teu ultimo comentário.. e de longe o primeiro em que falas de borla, portanto é continuar a assistir a tua azia do costume e sorrir como sempre faço…pessoas como tu nem dão para levar a sério. Se fosse para levar a sério a alguém, preferia mil vezes ouvir o Futre, que pelo menos ao não falar coisa com coisa… pelo menos tem piada…
Mas a mim ainda não me ouviste a falar. Se calhar tenho tanta graça como o Futre. Ou se calhar sou o Futre! Pera, não sou porque uso o meu nome real para comentar “amigo”.
Quanto ao Lion (adoro o chocolate)
Lendo num comunicado oficial:
Mac App Store (pagar por algo que interessa especialmente à Apple??)
Launchpad (Inovação do século)
Full-Screen Apps (com esta rebolei a rir. Sem comentários)
Mission Control
Auto-Saving
Se isto não é um service pack então os service packs do windows que introduziram alterações como a introdução de uma firewall gratuita, suporte ao Bluetooth, NAP, suporte a WPA e WPA2, autenticação 802.1x em redes cabladas, etc Deveriam ter sido pagos a peso de ouro!!!
O windows só teve isso em Services Packs? .. pois é tens razão.
Sistemas bons já trazem isso desde a primeira versão. E features só conheces essas? Obvio que sim, só as conheces de ler… se soubesses o que realmente vem de novo seria milagre.. mas afinal de contas isso seria pedir muito.. já que nem sequer sabes o que ele já faz aos anos, quanto mais o que ele irá trazer…
Realmente é mesmo desconversar!
Pegas nuns poucos itens que achas sem importância (dois deles por acaso até são), omitindo o resto da lista de coisas que aparece, para dizer que não é grande coisa.
Por esses itens, tb podia dizer que o Windows 7 é um SP, afinal o que é que de novo tem para o utilizador, apara além dumas poucas alterações no interface?
@Ppietra
A raiva dele é essa.. ele quer fazer do Lion aquilo que o Windows 7 foi do Windows Vista…
Mais que um Service Pack.. uma “RdP”
(Resolução de Problemas) lol
@Ppietra
Peguei na lista inteira que apareceu num blog da especialidade. Os últimos 2 nem comentei mas não omiti para não falsear o raciocínio. Se existem outras peço desde já desculpa, mas como disse consultei um blog da especialidade.
A lista é mais longa do que isso, e nem é difícil de encontrar, é só ir ao site da Apple.
http://www.apple.com/macosx/lion/
Duvido que o blog que consultaste fosse realmente da especialidade, pois não têm faltado análises, muitas até mostrando modificações relevantes que não aparecem na lista.
Se tivesses documentado como deve ser, terias notado como todas as novidades se integram, e não são avulsas. É essa integração que torna este um dos “maiores” upgrades de sempre.
vcs são todos estúpidos, cada SO tem o seu ponto forte, são todos diferentes, cada um com a sua utilidade. discutir qual é o melhor só mostra a vossa estupidez, tsc.
Um dos maiores upgrades no Mac, claro!
Analise esta excelente… deveria evitar-se um certo exagero de que os outros ficam a distancia. Como ja referi antes nenhum sistema e perfeito. Eu quero que o MAC seja o melhor possivel para aquilo que normalmente o uso e que sobretudo supere as minhas expectativas mas nao entro mais em guerras “clubisticas”. Por falar disso este fim de semana brinquei com o iPad2. Grande maquina. Nao esta bom… mas excelente. Gostei. Brinquei abusei daqui a serio… mas continuo a perceber que nao e maquina de que precise.
Depende da pespectiva de “exagero”.. há muita coisa que o Mac faz que ainda nenhum sistema faz.. e até mesmo o grande Linux.
Um exemplo é ser sistema “hibrido” de 32 bit e 64-bit num só SO. A forma como lida com as Apps, é outra.. tudo à base de “Standalone” apps.. em que os updates são fáceis, instalação e remoção dos mesmos…o que ajuda e muito à organização e até mesmo estabilidade da máquina.
Depois fora do coração do sistema, tens todas a API’s, Frameworks e interface gráfica, que está mais uma vez a um nível elevado… desde multi-touch, à interface cada vez mais minimalista… etc… aproximando-se cada vez mais do irmão mais novo iOS…
E voltando ao passado e já foi referido aqui, o Windows ainda era o XP, o MacOsX já era o MacOSX.. com efeitos que o Windows só veio a conhecer mais tarde no Vista e outra metade no Windows 7… e nesse campo temos mesmo muitas features que o Windows só as teve bem depois…
Falo em termos de inovação, o MacOSX sempre teve na vanguarda e não é de agora. Até mesmo o Linux vai buscar muitas ideias ao MacOsX… alias, na comunidade “geek” sempre houve uma forte ligação Linux – MacOS… o “velho” conceito da Apple era muito semelhante ao que é hoje em dia o Linux… por isso é que é muito pouco comum haver guerras entre estes 2 SO’s.. até porque grande parte da comunidade Linux é que trabalha nos famosos “Hackintoshes” .. 😉
“E voltando ao passado e já foi referido aqui, o Windows ainda era o XP, o MacOsX já era o MacOSX.. com efeitos que o Windows só veio a conhecer mais tarde no Vista e outra metade no Windows 7… e nesse campo temos mesmo muitas features que o Windows só as teve bem depois…”
Em contrapartida, coisas como o DEP integral e ASLR integral já o Windows tem desde o Vista e o MacOS ainda não tem, por isso…
Sim é verdade… Mas por motivos de segurança isso foi uma prioridade largamente necessária mais para o Windows do que para o MacOsX (ou outros sistemas Unix Based)…
E há outras coisas mais que o Windows tem que o MacOsX não tem…pelos mesmos motivos… Defrags é um deles… Regcleaners.. outro…
Utilizadores é outra…
@ a Friend®
Bom, não sei o que impede o MacOS de ter isso porque os outros UNIXs todos já têm há que tempos, na verdade já têm até há mais tempo que o Windows. E se formos ver o BSD (no qual o MacOS é efetivamente baseado) ainda há mais que o Linux.
Se calhar porque quando se trata de segurança vale mais fazer as coisas do que simplesmente dizer que não há nada que possa afetar o sistema X ou Y.
@ Carlos
A componente BSD do Mac está “por cima” do kernel, e na sua grande maioria existe mais para manter as raízes Unix e compatibilidade!
Como já divergiram há muito tempo, o kernel teve uma evolução diferente, daí que não se possa esperar transferência de tecnologia a este nível. Fica para a Apple arranjar uma solução que permita a incorporação.
@Carlos
Por ex, no MacOSX Lion já está implementado na totalidade. Assim como no iOS.
No caso do iOs até foi por uma grande prioridade, anti-Jailbreak.
Nos “Linux’s” a prioridade também é outra, como eles funcionam maioritariamente para servers e como todos nós sabemos actualizar um Server não é pera doce, optou-se por implementar desde sempre o ASLR de forma a manter o sistema o mais seguro possível.
Mas mesmo assim, continuo a dizer, esses sistemas de protecção no Windows são mais importantes que em Unix based, dada a própria arquitectura. Não quero com isso dizer que não é importante em Unix, porque é…obvio.. mas o Windows tem mais calcanhares de aquiles e nele, todos os sistemas que podem ser implementados são altamente importantes. Uma das razões é a protecção dos famosos auto-executáveis… e mesmo assim, com tudo isso ainda desliza e muito em termos de segurança.
Tinha que aparecer mais um post sobre a Apple para se encher isto de comentários inúteis. Sinceramente, esperava eu, ver aqui comentários sobre o Lion, e nada. Era importante discutir o Lion propriamente dito e não vir para aqui dizer que é mais caro, pior, etc, etc. Gostava de ver aqui comentários de algum developer que já tivesse utilizado o Lion e apontar diferenças e melhorias, assim sendo, lá vou eu mais uma vez para sites internacionais.
Lion vi um bem bonito no circo Victor Hugo Cardinali. Embora não concorde com o cativeiro tive de ver. Quanto ao outro poucos se ralam com isso. É como dar uma segunda de mão. A casa é a mesma mas parece mais bonita e cheira a tinta fresca 😀 😀 😀
Obrigado pelo teu comentário inteligente e construtivo.
Pelo menos ficamos a saber em que circo trabalha, já não é mau 🙂
Estava com receio que a profissão de entreter o povo estivesse em risco, mas afinal não.. nem a crise os abalou felizmente.. com tanta coisa triste são pessoas como estas que ainda nos sacam uns sorrisos… mesmo assim continuo a achar que o Futre tem mais piada….
Bolas mas ainda dão troco ao senhor do W7? Deixem-no no seu mundo de fantasia do W7 e não gastem mais bits de informação aqui ao nosso Webdeveloper do PPWARE…
Felizmente tenho dinheiro para levar o meu filho ao circo (1º fila 😉 ) e apesar de termos visto vários animais por lá, nada de Macs. É um bicho raro este, bem procuro mas só consigo ver em cativeiro (lojas).
“bem procuro mas só consigo ver em cativeiro (lojas).”
Gostei.. clap clap clap
Conseguiste exprimir o desejo e a experiência que tens neles numa frase tão curta… estás de parabéns 🙂
Já disse ao Vitor e digo-te a ti, posso ter o(s) MAC(s) que quiser. É um questão de escolha. Se acreditam ou não é um problema só vosso. É uma questão de escolha informada (e de 10 anos como profissional TI).
Quanto ao que disse, mantenho, não vejo MACs em clientes nenhuns (empresas pequenas médias e grandes e particulares) só os vejo, agora como mais regularidade em lojas como Vobis Worten etc. Embora não compre lá visito-as.
Gerardo isso é uma realidade. Ao nível empresarial (a não ser determinados nichos de mercado) não vemos Macs. Mas as empresas por norma lidam com estruturas quase todas elas baseadas em Windows, os seus profissionais têm formação académica em Windows, os seus parceiros de negócio têm sistemas Windows e tudo isso é determinante… mas um dos grandes pontos é o preço de uma estrutura em Mac, é incomportável para as empresas.
Há dias estava a ouvir uma conversa… não era nada comigo mas um fulano estava a negociar 4 iMac de 24″ e um servidor para o seu gabinete de arquitectura. Dizia ele que a qualidade e o desempenho eram factores determinantes no seu trabalho e dele dependia a sua empresa.
Mas lá está… é um nicho de mercado.
@ Gerardo
Sem pôr em causa o que dizes, o facto é que não sei qual é a relevância!
O que é que tu não veres um Mac no teu meio diz sobre a qualidade, capacidade do produto duma forma geral.
Isso é tipo avaliar na globalidade usando um caso particular. Ou será que somos todos iguais!?
Pela tua lógica então é impossível que alguém compre um Mac, pois não conheces ninguém com um! É um visão distorcida da realidade.
o meu comentário desapareceu!?
Gerardo vai ali para o cantinho ok? Se não sabes dizer nada de jeito, então não digas… Mas tu queres é protagonismo não é? Falhas tanto na vida que tens que vir trollar para aqui, a fim de dares algum sentido à tua existência… Sinceramente és um triste.
Vitor já implementavas um sistema de Like/Unlike no Blog, para bloquear este tipo de comentários.
Se eu tivesse 10 anos como TI e falasse dessa maneira, dedicava-me á apanha do gambuzino em cativeiro…
lol
Apple Rullezz
este gerardo é memu chatinho, lol.
pessoalmente gosto mais do windows 7, porque corre mais programas e jogos, mas não tenho nada contra utilizadores do mac e linux, cada 1 com a sua escolha
Isto já parece uma discussão de uma noticia de futebol. Tenho um Mac há duas semanas e pena não tenho eu de ter já há uns bons anos. Não sei como pude usar Windows tanto tempo. Sempre ouvi diZer que qualidade paga se e o qu não falta por aí é inveja! Como já referiram em cima. É raro ver um Ferrari mas são mesmo exelentes 🙂
Quem fala mal dos sistema da Apple está a dizer asneira, ponto final. Basta ir a um departamento de engenharia informatica de qualquer umas das universidades para ver isso. Mais de metade dos estudantes, e grande maioria dos professores trabalha num MacBook Pró. E é verdade que algumas aplicações nao existem para Mac, porque a maioria delas não são precisas. Software para gravar um dvd? para desfragmentar o disco? antivirus? lol e depois quem percebe do assunto sabe o poder que um sistema posix tem ao lado do win32..