Mac novo? Estas 10 apps são essenciais
Se neste natal recebeu um Mac, então deixamos aqui uma proposta de 10 aplicações que são úteis e que lhe vão ajudar em várias situações.
O OS X é bastante completo, mas podemos juntar algumas ferramentas e tornar o sistema operativo da Apple ainda mais completo.
Nestas 10 aplicações tem ferramentas que, mais tarde ou mais cedo, vai necessitar. Outras serão de utilização diária e há ainda uma ou outra que serão lúdicas, para entretenimento.
Transmission
Esta aplicação é inteiramente dedicada aos torrents. Não, não estamos a falar em pirataria, há muito mais mundo para além da pirataria nos torrents.
Quando acabamos de ligar o Mac vão-nos faltar muitas aplicações que podemos descarregar via Torrents, quem diz apps diz conteúdos (tudo legal) e o Transmission é um fantástico cliente torrent. É um must have que mais tarde ou mais cedo vai ter de usar.
Homepage: Transmission
Preço: Gratuito
Keka
Há muitas aplicações para comprimir e descomprimir ficheiros no OS X. Pessoalmente o Keka é o mais dinâmico, simplista e que permite uma variedade grande de escolha de formatos. Além do sistema nativo de compressão e descompressão, que vem no OS X, há necessidade de uma ferramenta destas, tal como acontece nos restantes sistemas operativos.
Esta aplicação permite compactar ficheiros nos formatos: 7z, Zip, Tar, Gzip, Bzip2. O Keka permite também descompactar ficheiros nos formatos: RAR, 7z, LZMA, Zip, Tar, Gzip, Bzip2, ISO, EXE, CAB, PAX, ACE (PPC). A variedade é muita…
O seu funcionamento é muito simples. Para descompactar algum ficheiro basta clicar num arquivo compactado. Para compactar, é igualmente simples. Basta arrastar o ficheiro que desejamos compactar para o ícone do Keka na dock e já está. Nada mais simples.
Homepage: keka
Preço: Gratuito
Spotify
O Spotify, na nossa opinião, é o melhor serviço de streaming para ouvir música no Mac. Com esta app instalada no OS X, podemos pesquisar qualquer música online, fazer as nossas próprias listas, compilar listas locais (músicas que temos no disco), podemos partilhar as playlists e muito mais.
A aplicação funciona como uma espécie de "audioteca" particular. Podemos ter listas de tudo o que gostamos. O que não conseguirmos ter online, temos no disco local indexado nesta app. É fabuloso. Se tivermos o serviço premium, então há uma limpeza de publicidade e o serviço funciona com uma qualidade fantástica. É a nossa sugestão para que nunca lhe falte música no seu novo Mac.
Homepage: Spotify
Preço: Gratuito
Pixelmator
Chega ao Mac e quer editar as suas fotos, quer retocar uma imagem e não sabe que editor usar. Para OS X existem vários, uns melhores que outros e claro, há os da Adobe. Contudo, há um que é uma fantástica ferramenta. O Pixelmator.
O Pixelmator para Mac é um poderoso, rápido e versátil editor de imagens. Esta ferramenta, embora não seja gratuita... paga-se a si própria porque estará sempre à altura de todos os desafios que lhe propuser. Permite melhorar e retocar fotos, fazer esboços, desenhar e pintar, assim como adicionar texto e formas, aplicar efeitos deslumbrantes, e muito mais. Pixelmator é construído e desenvolvido a partir do zero para o Mac, não é uma "adaptação". Esta aplicação tira todo o proveito dos mais recentes recursos e tecnologias do OS X. Se quer uma ferramenta, gratuita, edição vectorial vectorial... então permita que lhe deixe esta sugestão: Inkscape.
Homepage: Pixelmator
Preço: Trial
OnyX
O OnyX permite-nos fazer vários tipos de verificação de disco à procura de eventuais erros a serem reparados. Outra das características bastante útil do OnyX é permitir eliminar os caches do próprio sistema operativo como de quase todas as aplicações instaladas.
Além da manutenção do sistema, o OnyX ainda sabe mais uns truques bastante úteis. O OnyX permite-nos editar algumas funções do Finder que se encontram ocultas. As opções são bastantes, mas posso referir algumas, como por exemplo, podermos alterar o formato em que os nossos printscreens são guardados, bem como o nome deles ao serem criados e o local onde são guardados.
Outra opção bastante útil, é podermos desactivar a janela de alerta que aparece sempre que iniciámos uma nova aplicação que fazemos download da internet. Além do Finder, o OnyX também altera algumas definições do Safari, iTunes, Spotlight, etc.
Mas há outra aplicação, do mesmo developer, que pode usar também para personalizar e fazer várias manutenções no seu Mac, o Deeper.
Homepage: OnyX
Preço: Gratuito
Appcleaner
O AppCleaner tem uma interface bastante simples, com um menu em cima e uma área em baixo para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo.
Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.
Na verdade as aplicações no Mac são "instaladas" em formato "pacote", mas há várias que espalham no Mac ficheiros que depois de as removermos podem tornar-se parasitas. Esta app permite monitorizar o caminho de todos os ficheiros colocados no sistema operativo e remover tudo, limpando o rasto de qualquer lixo. É uma sugestão que deixamos para que possa ter sempre o seu OS X em perfeitas condições.
Homepage: Appcleaner
Preço: Gratuito
Dropbox
Cloud... é o novo e moderno meio para alojarmos os nossos dados. Segurança, sincronização e disponibilidade de conteúdos em qualquer lado a partir de qualquer dispositivo (PC, smartphone ou tablet). Escolhemos sugerir o Dropbox pela sua tentacularidade. Podemos fazer no Dropbox o que não podemos fazer em mais nenhum outro e para isso sugiro que um dia (quando se sentirem à vontade) adicionem o IFTTT... vão ver um mundo enorme de possibilidades.
Mas há outros serviços que também costumamos sugerir, como a Meo Cloud ou mesmo um que uso recentemente o hubiC.
No entanto o Dropbox é, de todos, aquele que mais investem os developers e há muita coisa que se pode fazer. Veja aqui este nosso artigo: 15 dicas para usar o Dropbox de forma diferente.
Homepage: Dropbox
Preço: Gratuito
MPlayerX
O MPlayerX é uma aplicação que nos permite ver vídeos confortavelmente no nosso Mac. Um dos pontos fortes desta aplicação é a sua interface: simples e intuitiva. Como podem ver, a interface é bastante semelhante ao QuickTime X mas existem outras opções que fazem do MPlayerX um player diferente.
Como podemos ver no vídeo em cima, este player é poderoso e eclético. Suporta os mais populares formatos e basta arrastar para cima do ícone que este começa de imediato a reproduzir o vídeo. Simples e eficiente.
Homepage: MPlayerX
Preço: Gratuito
Skype
Sim, é verdade que o OS X já traz consigo o FaceTime, uma excelente aplicação para a realização de chamadas de voz e vídeo e pode facilmente (com uma qualidade que o vai impressionar) sincronizar com o iPhone/iPad pra fazer e receber chamadas via Wi-Fi/Dados, sim é verdade… mas então para que é necessário o Skype?
Porque hoje comunicamos com o mundo e necessitamos de uma ferramenta transversal a qualquer plataforma. O Skype é essa ferramenta que poderá servir um utilizador OS X, Windows, Linux, Android, iOS, Windows Phone… entre outros.
Com o Skype poderá não só realizar chamadas de voz e de vídeo como também partilhar o seu ecrã, transferir ficheiros e enviar tanto mensagens instantâneas como SMS’s (até beneficiar da ferramenta de tradução em tempo real). Excelente opção para todo o tipo de comunicações que necessite de fazer, pois também lhe permite realizar chamadas para todo o mundo com tarifas reduzidas.
Homepage: Skype
Preço: Gratuito
TeamViewer
TeamViewer é uma ferramenta que permite o acesso remoto à sua máquina ou ter acesso remoto a outra máquina sempre com segurança e de forma colaborativa. Permite que sejam transferidos ficheiros e que possa manter constantemente uma conversa pelo chat da app.
Além disso, pode usar esta ferramenta para trabalhar em várias plataformas, remotamente, a partir do seu Mac, sem qualquer problema, até mesmo ter acesso a um Android ou a um computador com Linux… tudo de forma muito fácil e com suporte de teclas auxiliares.
Não deixe de ter esta ferramenta na sua máquina, esta garante-lhe acesso a outra máquina para ajudar alguém ou permite que alguém o ajude, de forma remota e segura, sem ter de sair do lugar ou fazer deslocar a sua máquina- Além de gratuita é fantástica, é sem dúvida alguma uma pérola que é obrigatório ter no seu computador (alias, tenha ele Windows, Linux ou OS X).
Homepage: TeamViewer
Preço: Gratuito
Em resumo...
São algumas de muitas que pode usar para dar início à aventura de usufruir de um sistema que só por si já traz imensas ferramentas. Por exemplo, esta funcionalidade (Quick Look) que existe no seu OS X vai facilitar muito a sua vida. Veja para que serve.
Mas há mais:
Este artigo tem mais de um ano
vlc em vez do mplayerX, instalei este fim‑de‑semana o mplayerx e como surpresa para além do mplayerx veio o mackeeper.
Sim é verdade. Na instalação temos de remover o Mackeeper (que é uma praga).
Entre o VLC e o mplayerX… prefiro o mplayerX, mas agora com esta praga, se não desistirem da ideia (que deve ser algo passageiro), vão perder com isso.
podiam fazer um comparativo entre os 2, em termos de recursos e não só.
+1
VLC em vez de mplayerX.
Pena, porque já foi bom!
Ainda é bom, apenas traz aquele traste do Mackeeper.
Não sei do que falam, fui testar a instalação do mplayerx através da app store, que já não uso há uns anos valentes visto que passa tudo pelo kodi, e não veio o mackeeper, por tanto, não sei que raio vocês fizeram…
porque fomos buscar o mplayerx ao site.
porque o mplayerx q esta na store está desatualizado e porque na store diz: please download the latest version at: ….
Tenho os 2, mas prefiro o Mplayerx. Não me tinha apercebido da questão do Mackeeper, porque há muito que o usava e as actualizações sempre foram arrastar e largar! A última, é automática.
A única queixa que tinha, há umas verões atrás, é que dava cabo da carga da bateria num instante, por vezes nem dava para um filme. Mas acho que esse problema está resolvido.
deixei de o usar por causa da bateria.
mas para quê o xampp se já vem tudo com o OSX?
Teamviewer: cuidado com os limites e como o instalam.
Tudo muito simplificado com o XAMPP
Podes explicar ou deixar aqui um tutorial de como fazer com ferramentas do sistema o que se faz o XAMP?
Abraço
Eu tenho o cleanmymac, ate agora sem problemas.
Transmission, Pixelmator e AppCleaner. Grandes aplicações. Keka? Isso abre portas a piadolas de baixo nível! ehehe!
E agora façam um artigo destes mas para Windows 😉
Olha bem visto. Eu e os respectivos utilizadores do Windows, desafiamos os editores Windows e já agora, os editores Linux a fazer um top destes 🙂
Vamos lá ver se eles alinham (até porque é-lhes mais fácil, estão em maioria) 😀
eh eh eh. Hoje é tudo na cloud 🙂
Vamos a isso então 🙂
Seria interessante fazerem um artigo idêntico para o windows phone e para o android.
Olá Vítor M., eu tenho € 1000 para gastar num smartphone, o que me aconselhas?
gasta ate 300 e mete o resto no banco.
Bettertouchtool para mudar os atalhos do teclado, rato e remote. E subsmarine para sacar subs para os filmes automaticamente.
Para o teclado uso o karabiner.
Além de achar que o VLC é melhor que o MplayerX (alem dos problemas recentes)
Acho que o BackToMyMac, da própria Apple (ligado ao iCloud) é melhor que o TeamViewer.
Acrescento:
SublimeText (editor de texto gratuito)
http://www.goofyapp.com (Facebook Messenger gratuito)
TweetBot (Twitter pago)
Reeder (leitor RSS pago)
CyberDuck
coconutBattery
Shazam
PhoneExpander (para quem tem iDevices)
Retinizer se tiverem App que fiquem pixelizadas no ecrã Retina
O sublime não é gratuito, é uma espécie de shareware
O XAMPP para o El Capitan vem com um bg qualquer que não inicia o mysql sempre. Mudei para o MAMPP há um mês e acho que não volto para trás…
MAMPP é muito bom também.
Prefiro o ampps. Mais simpatico e com muitos scripts pre-instalados
Desta lista uso o Skype e AppCleaner, Teamviewer e MeoCloud*, mas também tenho instalado:
Mamp – Servidor local
Brackets – Edição de código
Filezilla – Cliente FTP
VLC – Player de aúdio/vídeo
*Uso MeoCloud por ser cliente MEO e poupar no upload/download por não ser contabilizado por redes móveis, mas já usei Dropbox só que tem pouco espaço grátis e não me agradar muito que não tenha o nosso Português 😀
O cliente FTP que prefiro, já há uns anos, é o Transmit ou o Cyberduck.
O Cyberduck mas não me agradou muito.
O Transmit tem a sua versão gratuita que quase de certeza que é trial, pois tem versão paga.
Para mim o Skype para mim já era, mas isso é uma questão pessoal. (uso o hangouts do gmail)
Acrescentaria algumas:
Bartender (para limpar a menu bar das dezenas de icones de apps que eventualmente teremos),
ClipMenu (gestor da área de transferência, é open source)
BetterTouchTool dá jeito para adicionar atalhos para aplicações específicas (a mim dá-me jeito no xcode).
LICEcap (gravar o écran, e quando terminado, converte imediatamente em GIF, para mim útil para meter gifs em repositórios no github)
OmniDiskSweeper (para limpar o disco)
Evernote (Gestor de notas)
Pocket (Gestor de links para ver depois)
TweetBot (Cliente twitter)
Wunderlist (Cliente de TODOS)
Day-O (um calendário melhorzinho que o que o mac traz de origem na barra de menu)
Para quem é developer:
Github Desktop (cliente git, para quem é developer)
Postman (para testar APIS)
Foi indicado, mas adoro 1Password. 🙂
Aqui é mais bitbucket
Onenote
E algumas que tens por aí.
Boa lista.
Vamos ter de fazer por secções, que vos parece?
Parece-me bem. 🙂
Acho muito bem, usar os comentários para enriquecer o post e deixar os utilizadores escolherem.
Parabéns pelo artigo Vitor M
vlc em vez do mplayerx, Spotify sim, Dropbox já praticamente não uso pois passei a usar o one drive, keka muito eficiente e rápido. Faltam o one note ou evernote, Remote Desktop, TextWrangler para editor de texto, virtual box ou vmware fusion para máquinas virtuais.
Usava o vmware mas agora uso paralells mais leve que o vmware
VLC pra mídia e telegram para conversas, também estou usando o atom para programar (todo mundo fala de 500 editores de texto e IDEs pagas e gratuitas para OS X mas o único rápido, poderoso e simples de usar que achei foi esse), de resto estou usando os apps nativos mesmo, são muito competentes.
O Atom é bom e jeitoso, mas não é rápido… experimenta abrir um ficheiro com 1MB ou mais…
Realmente, mas ainda é mais rápido que a maioria das aplicações gratuitas, eu queria mesmo é que a Apple permitisse trabalhar com html e web apps nos Xcode, é muito bom o bicho.
Já permitiu, mas não teve muita adesão…
A maioria usa outros editores, e usa, o Safari é muito potente, porém…
Que tristeza, a apple devia dar um jeito nisso, ainda mais que quem compra um mac compra pra trabalhar em TI e afins, saudade do iWEB.
ate ja permitiu ruby
É, não vai ser hoje que minhas encrencas com a apple terminam, deviam ajudar mais os developers e curiosos, pena que hoje só tem olhos para o iOS.
Xcode bom? Deve ser dos piores ides. Cheio de bugs sempre a rebentar é para alem de ser lento. Isto para não falar de que detesto o sistema de tabs. Configurar atalhos é uma tarefa quase impossível.
Tenho muita falta de multi cursor…
É tão bom que o facebook tem uma métrica para quantas vezes o Xcode explode por dia entre os engenheiros.
Nem sei como gosto de programar iOS. 😀
Gosto muito do sublime que uso para tudo o que não é iOS/macos. O atom abri uma vez. Mas como tinha de configurar tudo de novo para os meus hábitos preguicei e deixo me andar com o sublime.
o sheldon é novo nisto, não programo iOS/OS X, mas qd andei interessado em aprender vi-me tantas vezes a rezar para o xcode ser como o visual studio ou como o netbeans no pior dos casos.
Queria só deixar aqui um link para um tweet de um dev ios que sigo e achei relevante para meter aqui. 😀 A frustração é engraçada (porque não é comigo). https://twitter.com/dasdom/status/682111150847324160
Sem dúvida, sempre que haja uma aplicação nativa, é preferível usar a estar a instalar outra, a não ser que seja incompleta.
Tuxera tambem é nice☺ pelo menos a mim da jeito…
http://www.tuxera.com/products/tuxera-ntfs-for-mac/
Excelente dica. Este merece um artigo dedicado, porque muitos utilizadores não entendem porque razão não conseguem escrever nos seus discos criados no Windows. 😉
Tenho uma licença antiga do paragon ntfs que ainda funfa no OS X.
Olha… já nem me lembrava do Paragon… bem lembrado.
Prefiro “The Unarchiver” ao “Keka”. Tem mais opções e, depois de escolhidas as preferências, é fazer a vida normal sem pensar no programa
Também, uso o unarchiver, minha única reclamação é a lerdeza, tem horas que ele simplesmente não aparece na hora de manipular os arquivos, não sei se é um bug do sistema financeiro ou do programa.
pessoalmente não acho, o Keka é mais estável a descompactar. A compactar é muito simples, mesmo com palavra passe.
Mas, o The Unarchiver é também bom, são preferências.
Para assistir vídeos mantenho o VLC. Quando quero assistir no Chromecast, uso o Videostream (uma extensão do Chrome), enquanto o VLC não suportar o Chromecast o continuarei usando.
Para converter vídeos uso o HandBreak.
Não uso compactador de arquivos. Atualmente a utilidade de um ficou quase dispensável para usuários domésticos que têm internet mais rápida e a compactação padrão do Mac OS X já me atende. Mas para descompactar arquivos de diversos formatos uso o The Unarchiver – é transparente, basta um clique no arquivo e ele o descompacta.
Para torrents tenho usado desde sempre o uTorrent.
Deixo aqui um alerta:
Não instalem nada dessas APPs…
A APP MPlayerX alem de instalar o MPlayerX, instala também o famoso mackeeper que só vos da cabo do MAC!
Fica aqui o aviso
A APP OnyX vai para um site Francês em que o mesmo da erro!
Meus amigos aconselho sempre a usar as APPs da APP STORE ou nos sites oficiais
Uso o BETTERZIP e o CleanMyMac3 e ja uso a uns 3 anos e ate a data 10 estrelas! Aconselho vivamente
Continuando a lista:
1 – Logic Pro X
2 – MuseScore (para sarrabiscos rápidos)
3 – Kontakt 5 (pack com Kinetic Metal, Reavilox Blue, Kontakt Factory Selection, Action Strings, String Essemble)
5 – Pro Tools
6 – MainStage 3
7 – GarageBand
8 – Tweetbot
9 – Brackets
10 – Xcode
11 – Parallels
12 – iWork (Pages, Keynote e Numbers
13 – Office
14 – RAR Extractor
15 – CleanMyMac 3
E eu a pensar que o OSX era o melhor SO do mercado, afinal é preciso instalar mais 300 aplicações para ficar funcional, he he he 🙂
Atenção Vitor M., o link da homepage do Transmission não está correto e a sugestão de cloud está hibic em vez de hubic 😉
Boa Carlos. Acho que já está tudo OK. Obrigado pelo reparo.
Meu aplicativo favorito é WebDrive, e está agora disponível em muitas línguas novas, como o espanhol. Apenas r $39 para Mac e Windows e grátis para celular.
Eu também gosto CleanMyMac. Não posso viver sem isso.