Quantcast
PplWare Mobile

Location Cache Map – O Android regista a sua localização!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. aver says:

    … e para quem duvidar, basta copiar “40.202761,-8.425256” (sem aspas) para o Google Earth, coordenadas que estavam no Android do Hugo Cura desde Dezembro.
    https://pplware.sapo.pt/informacao/descoberto-que-o-iphone-regista-as-localizacoes-dos-seus-donos/comment-page-1/#comment-403637
    Guardem as coordenadas para quando passarem por Coimbra 😀

  2. Toni Antonio says:

    Afinal havia outra!!! Já dizia a minha avo!

  3. Pedro P. says:

    O autor do artigo passa muito tempo no Forum 😛

  4. The STK says:

    Acho que quando se inicia o Android ele pergunta se queremos activar este tipo de funções. Eu coloquei não, e confirmei agora que não foi feito nenhum cache com esta aplicação.
    No caso do iPhone, pelo que tenho lido isto é automático, não pergunta nada, daí me parecer mais traiçoeiro ;p

    • Jose says:

      Bem dito, envia isso a todos os que dizem que o iPhone é o maior e mais inocente.

      • Toni Antonio says:

        Queres ver que agora a Apple é que é a culpada de isto também acontecer no android! Errrrrrr grow up

      • Toni Antonio says:

        E resumindo também podes desligar esta função no iPhone! Tanto ódio para que?! Tens alguma cota na Google ou Microsoft?!

      • RaCcOn says:

        Nem é o maior nem o mais inocente, é verdade…mas que continua a ser o melhor telefone da actualidade é verdade…
        Qual será o próximo iPhone killer que as marcas vão lançar para fracassar?!

        Aproveitem o que de melhor tem a tecnologia e parem com essa porcaria de birras e quizilais apenas porque não gostam de um equipamento.

        Não se esqueçam de que o telefone de que tanto falam mal foi o que originou toda esta evolução no mundo dos smartphones e não só.
        Se não fosse o iPhone e o iPhoneOS, neste momento Android era uma espécie de BlackberryOS…

    • RaCcOn says:

      No Android não existe nada que consigas desligar para ele não fazer nada disto…o que tu deves de ter desligado foi os dados via 3G/GSM ficando apenas disponível o acesso via Wifi.
      Como é obvio, ele apenas te guarda informação quando acedes a Internet via Wifi e não guarda mais nada via 3G/GSM.

      Qualquer das formas, deverás ter os registos de todas as ligações Wifi nas últimas 12horas, se não me engano.

      Haja paciência para aturar estes iPhone Haters…

      • Hugo Cura says:

        RaCcOn, estás aqui claramente a “falar de borla”.
        Se és utilizador de iOS como queres conhecer o Android? Por palpites?! Naaaaa.

        Assim que o Android é iniciado pela primeira vez, o utilizador é confrontado com este ecrã. A primeira opção é o controle directo da 1ª opção deste ecrã, que controla a localização aproximada a partir das redes móveis, que é o que se fala neste artigo. A 2ª opção é relativa ao browser e serve-se da localização disponível (aproximada ou precisa, por gps), se a houver, para melhorar a experiência do utilizador.

        Depois os outros é que são os haters?

        • RaCcOn says:

          Hugo,
          Primeiro ponto a ter em atenção é o facto de eu não ser apenas utilizador iOS mas ser também utilizador Android e também bbOS…bem como programo para as duas primeiras plataformas.

          O que refere as opções são tal como indica a Google Colectar a informação, não o telefone a armazenar…mas pronto…

          Depois os outros é que claramente falam de borla…Pois os users que afirmam nunca terem tido uma utilização aprofundada de outras plataformas é que as conhecem 😉

          • Hugo Cura says:

            Ok, então como utilizador Android (e programador!) tinhas “obrigação” de conhecer este “pormenor relativamente importante”.

            Em resposta ao comentário do “The STK”, que está CORRECTÍSSIMO, disseste incorrectamente a forma como o Android funcionava e terminaste com “Haja paciência para aturar estes iPhone Haters…”.

            Depois dizes “Pois os users que afirmam nunca terem tido uma utilização aprofundada de outras plataformas é que as conhecem”??

            Pelos vistos tu, que afirmas uma utilização aprofundada do Android (está implícito ao dizeres que és programador), é que pelos vistos não o conheces.

          • RaCcOn says:

            Primeiro ponto a ter em atenção é que “poucas pessoas” sabiam que o Android guardava cache dos locais por onde passavas…
            Qualquer das formas também, o que estamos aqui a falar é do sistema operativo guardar uma cache e não apenas enviar para a Google.

            Quando inicias o telefone pela primeira vez como referiste e muito bem, ele pergunta-te se deixas que o telefone envie informações para a google de forma anónima sobre a tua localização mesmo que não esteja nenhuma aplicação a ser utilizada…
            e no segundo ponto pergunta se permites que ele utilize a tua localização para optimizar as pesquisas…

            Isso é deveras diferente de ele não as guardar em cache…

            Mesmo como programador para a plataforma, apenas soube que ele guardava em cache a nossa localização depois de a noticia ter vindo a público pois antes disso não sabia…

            Não estou aqui a tentar defender plataforma alguma, pois todas elas são necessárias para um desenvolvimento sustentável da tecnologia…prova disso são as funcionalidades que Android neste momento tem, e o seu aspecto ser baseado no IOS, bem como o contrário também acontecerá certamente…
            Apenas referi “Haja paciência para aturar estes iPhone Haters…” pois como deverias de saber o “The STK” já é mais que conhecido por isso…

            Quando refiro uma utilização mais aprofundada, não necessita de ser uma utilização como tu queres fazer parecer…aliás nem de perto tão pouco…basta a utilização do sistema operativo durante um período de tempo mais longo de forma imparcial…coisa que raramente acontece…

            By the way…
            Da maneira como falas, penso que esta noticia não tivesse sido novidade para ti…só não entendi porquê de ter demorado tanto tempo a vir até cá.

          • Hugo Cura says:

            Quando abres um browser ele também te diz que vai guardar informação em cache? Trata-se do mesmo, a cache serve para melhorar o funcionamento das aplicações que as usam.

            “Da maneira como falas, penso que esta noticia não tivesse sido novidade para ti…só não entendi porquê de ter demorado tanto tempo a vir até cá.”

            Eu soube que isto se passava no Android assim que apareceu referência a isto “pela net”.
            A notícia de facto não surpreendeu ninguém pois assim que apareceu a respectiva notícia no iPhone ninguém duvidou que o mesmo pudesse aconteceu no Android, e tal verificou-se dias depois.

            Este artigo surgiu essencialmente devido à aplicação que apareceu, Location Cache Map, para ser usada por quem bem entender, ou pelo menos para dar a conhecer que ela existe para Android. E claro, juntamente com isso trouxe toda a informação inerente ao assunto.

        • RaCcOn says:

          “Quando abres um browser ele também te diz que vai guardar informação em cache? Trata-se do mesmo, a cache serve para melhorar o funcionamento das aplicações que as usam.”

          Sim eu sei perfeitamente disso, mas o que estavam aqui a referir
          é que essa cache nunca era guardada se o utilizador não quisesse…coisa que não corresponde a realidade tal como tu acabas de confirmar também.

          No caso do iPhone, a Apple(pelo menos que se sabia e não duvido nada que o faça), não colecta informações sobre a localização do utilizador.

      • ze says:

        penso que se tiveres um android (2.1) poderás facilmente fazer o seguinte… “menu -> defenições -> localização e segurança” e depois seleciona “Utilizar redes sem fio” e depois escreve aqui no forum uma mensagem com o que te apareceu lá…

    • Nomad90 says:

      Sim ele pergunta e dá para desactivar quando bem entenderes.

      • RaCcOn says:

        Não pergunta se queres desactivar a cache de localização…pergunta se queres é desactivar os dados móveis e isso o iPhone também faz…

          • RaCcOn says:

            Experimenta desactivar aquelas funcionalidade que referes e vai verificar se ele não vai colectando os dados na mesma…

          • Hugo Cura says:

            Wrong again.
            Não, “não vai colectando os dados na mesma”! Se desactivar a 1ª opção deste ecrã não é mais guardada qualquer informação nos ficheiros cache.cell e cache.wifi.

            Experimenta tu mesmo e depois volta cá a desmentir o que disseste.

          • RaCcOn says:

            Experimento de bom grado…
            Qualquer das formas, então explica-me lá, se assim o é…porque razão a aplicação Cache Map tem uma opção para bloquear o armazenamento da cache e ainda por cima dizem “I’m not responsible for any damage on you device!”?

          • Hugo Cura says:

            Isso terás tu de perguntar a quem a desenvolveu.

            Provavelmente será porque poderá haver quem queira tirar partido da vantagem da localização aproximada, útil e necessária a vários serviços como o Bump, mas que simplesmente não quer que essa informação seja registada fisicamente no aparelho, até por eventuais questões de “cuscar” por onde anda o marido/esposa/filhos etc, como se falou no artigo do iPhone.

  5. Pedro Pinto says:

    Conclusão: Os smartphones são piores que o Big Brother 🙂

  6. Mitos says:

    Isto tem o seu lado bom e mau!!

  7. Luis says:

    É tão bom ver users criticar enquanto o “mal” é só da apple, mas quando se descobre que o “mal” é geral já é uma coisa normalíssima….

    Isto é caso para se aplicar a velha maxima “Quem nao deve nao teme” e eu sinceramente estou-me lixando para este assunto, todos os males dos smartphones e do mundo fosse um ficheiro com os locais por onde passamos.

    Caso nao saibam, e senao me engano as operadores teem uma base de dados com esse mesmos registo….
    Isso serve para que? Pois nao sei, mas sei que a bem pouco tempo uma rapariga desapareceu do nada e chegaram até ela atravez desses mesmos registos cedidos pela operadora. E entao lá a descobriram no meu do campo acidentada e sem vida

    • Toni Antonio says:

      Assino por baixo! 3x

    • Rogério says:

      Cá está, este tipo de coisas têm os seus prós e contras, se caírem nas mãos erradas obviamente que os dados recolhidos não irão ser usados para boas coisas…

      Mas, por outro lado, é bom que haja este tipo de registos para casos do tipo mencionado pelo Luis.

      É simples, basta que andem de olho nesses ficheiros e que os protejam de olhares de terceiros…

      Até através da internet no pc em casa, fazem-te um mapa de onde vives ou por onde andas-te com a tua net (caso seja pen wireless de alguma operadora).

      Como já foi dito, a segurança é feita por nós, basta termos cuidado com aquilo que partilhamos e termos os softwares adequados e devidamente seguros.

      Basta terem a devida segurança e cuidados com o vosso smartphone que as coisas correm da melhor forma.

    • RaCcOn says:

      Sim sem margem para dúvidas, e já não é de agora que eles tem esses dados de localização guardados e acessíveis pelos funcionários das operadoras…

      O engraçado é terem criticado tanto a Apple e agora descobrir-se que Android faz exactamente a mesma coisa…

      Enfim…

      • Nomad90 says:

        Agora não se descobriu isso já todos sabíamos ou não ..?

        Quanto iphone Killer isso é o quê ???

        Pois quando meto o meu SGS ao lado do 3GS ou do IPAD 1, não vejo inveja nem nada de anormal ??

        • RaCcOn says:

          Vai lá ler os comentários no outro post e vais ver o que estou a referir…
          Quando era o iPhone a fazer isso, era invasão de privacidade e um crime de primeira…quando é o Android não há problema algum…epah ganhem juízo por favor.

          Aliás, nem num caso nem no outro sabemos tão pouco se esses ficheiros não estão a ser enviados para os servidores de cada uma das empresas…
          A realidade é que quem não deve não teme e não tenho qualquer tipo de problema com isto.
          Aliás, até considero uma feature pois assim vou sabendo por onde andei em caso de ter alguma dúvida.

          iPhone Killer é o que a maioria das marcas tanto apregoam…o que é certo é que em tanto tempo, nunca vi nenhum telefone que conseguisse ser melhor que o iPhone…e acredita que já comprei vários topos de gama na tentativa de encontrar um…

    • antiCorp:. says:

      a culpa é dessas grandes empresas que já dominam tantos segmentos de mercado, que agora querem nos controlar a nos…

  8. puling says:

    eu ainda não compreendi porquê tanto barulho à volta disto

    a mim desapareceu-me um Sharp GX 15 já lá vão uns anos e um conhecido que trabalhava na loja da minha operador disse-me por onde o telemóvel andava

    isto já não é novo, e não é iOS, Android ou outro qualquer, são todos

  9. BlinZK says:

    Estive a experimentar a aplicação e… é de facto impressionante!
    No entanto, há alguns dados a assinalar…

    No meu caso, comprei o meu Android (Sapo A5) há poucos dias e estive 2 dias na cidade e 3 dias no campo. Por isso, o “tracking” guardado, dá para tirar algumas conclusões:

    1 – Na localização através de célula móvel, ele regista somente as coordenadas das antenas e não faz a triangulação das mesmas (para obter localização mais precisa).

    2 – No caso do Wi-Fi, faz registo de todos os routers que estiverem ao alcance.
    Embora eu esteja no campo actualmente, a usar Wi-Fi através de um Router ADSL da SAPO, esse não consta nos registos! (estranho…)

    Ou seja, quando estamos em meios urbanos, como a quantidade de células (antenas) e quantidade de routers é enorme, a localização é bastante precisa.
    Quando estamos no campo, a localização poderá ter uma margem de erro de alguns quilómetros.

    É de salientar, que na cidade por exemplo na mesma rua podem existir dezenas ou centenas de routers, consoante o números de pisos dos edifícios e inquilinos.

    Não encontrei nenhum registo de GPS… alguém sabe se também é usado?

    • Hugo Cura says:

      “a usar Wi-Fi através de um Router ADSL da SAPO, esse não consta nos registos! (estranho…)”

      No meu caso, a localização guardada é a localização do IP (obtida p.e. a partir deste site), que como também sou SAPO aparece Setúbal no mapa.

      “Não encontrei nenhum registo de GPS… alguém sabe se também é usado?”

      Não é usado, pelo menos que seja registado nesses 2 ficheiros de cache.

      • BlinZK says:

        Mas nos casos do Wi-Fi, o ISP atribui um IP por cada acesso (cada router), não é?

        É que no caso urbano, a minha localização no mapa aparecia bastante precisa.
        No campo, já não.

        • Hugo Cura says:

          Sim, tal como se pode ver até no primeiro screenshot deste artigo. No campus universitário onde estudo estão assinalados dezenas de pontos wi-fi. Não sei se cada ponto de acesso eduroam ou pt wi-fi está devidamente localizado, talvez…

          Quanto a no meio urbano encontrares esses abundância de pontos wi-fi… não sei, talvez se refiram a pontos de acesso abertos (como fon zon free por exemplo) e aí a sua localização está definida com precisão.

      • BlinZK says:

        … e aquela opção “Block Cache Files”, na aplicação, faz exactamente o quê?

        • Hugo Cura says:

          Bloqueia o uso dessas caches por parte do sistema. Está descrito no artigo.

          • BlinZK says:

            Sim, isso eu vi.
            Mas… depois não vai dar nenhum erro em outras apps, etc?

          • Hugo Cura says:

            Pois, isso não sei.
            Não usei nem tenho intenções de usar essa opção.

            Na descrição da aplicação está lá esta frase:
            I’m not responsible for any damage on you device!

            Se tiveres curiosidade em experimentar, faz um nandroid pela recovery “por via das dúvidas” 😛

  10. a Friend® says:

    Levanta-se ainda muito a questão do dito “big brother” a cerca deste assunto.. mas vamos tentar separar as aguas e ver as coisas pelos factos.

    Eles para nos “rastrearem” quer seja Apple, quer seja Google, não precisam sequer de caches… basta ter um bom sistema opt-in/opt-out que o fazem “on the fly” … e isso sempre aconteceu, quer seja pelo Wi-fi, quer seja pelas celulas de rede, quer seja até mesmo pelo nosso IP ou email!

    Estas caches servem apenas para o sistema gerir de melhor forma o sistema de localizações e quando maior for a cache, melhor porque menos trafego irá requerer para algumas situações… em contra partida, como é obvio, são as questões de segurança que podem levantar.. ou seja, deverão encriptar estes dados? Eu penso que sim…

    Mas vejamos.. se tivermos os nossos “smartphones” protegidos por password, é menos um problema nesse aspecto.. .e quando digo, menos um é que.. em caso de perca ou furto, não é só nisto que consegue-se saber muito da nossa vida.. mas em todas as nossas mensagens, contactos, paginas visitadas.. logins… etc… portanto, pensem um pouco e vejam que este é APENAS mais uma forma das tantas que podem extrair info vossa.

    O que, na minha opinião, optem SEMPRE por ter uma password de segurança para caso de perca ou furto, terem todo o vosso equipamento assegurado. E já agora façam como eu.. após 10 tentativas… lá se vai à vida toda a info. Para não falar que, eu pelo menos, através do mobile me consigo apagar remotamente toda a info do meu iPhone.

    Não se esqueçam.. (porque as vezes parece que esquecem alguns aqui..) smartphones são autenticos computadores…por isso tratem deles como tal. Perder um Smartphone hoje em dia é tão igual como se perder um computador.

    Aparte disso.. faz-me lembrar dos “paranoicos da teoria da conspiração” que achavam que o governo iria implementar chips nas pessoas para monitorização. Mas.. com um mundo tecnologico onde quase 100% das pessoas tem telemóvel será mesmo preciso chips implantados? Pensem nisso 😉

    Em relação à questão do artigo, sim, acredito perfeitamente que a Google tire proveito das localizações. No Android muiito mais porque é um SO deles, mas no iPhone é igual… “Google Maps está lá…” e todos os sites que visitamos… são raros aqueles que o Google bot não anda… quanto mais info tiverem, melhor. Está prestes a chegar o dia em que estamos a passar pelos pasteis de belém e o nosso smartphone irá “apitar” a dizer: “já que estás aqui perto.. porque não aproveitas a promoção dos pasteis, leve 3 pague 2? by Google Ads…”

  11. serva says:

    Sou utilizador de Amdroid num tablet da Sansung , eu fui um dos que postei no artigo analogo relativo ao Iphone , e posso-vos dizer uma vez mais que de facto o que se passa é uma invasão da nossa privacidade a limites não toleraveis , e não me venham dizer quem não deve não teme , essa não pega , sabemos já há muito tempo que a Google e outros motores de busca a Microsoft Etc colectam dados pessoais sem a nossa autorização e isso é uma clara violação dos nossos direitos de cidadão .

    Eu condeno tudo o que seja invasão venha de aonde vier e lutarei sempre com os meus conhecimentos iludir quando eu quizer estes Srs que impiedosamente vão recolhendo os nossos dados para uso pouco claro .

    cumprimentos

    Serva

  12. fdnc says:

    No meu htc magic aparece no data found no wifi e Cell…

  13. Serva says:

    No meu tablet também apareçe essa mensagem , mas eu não permitie no inicio e não conheço outros dispositivos que eventualmente facilitem mais , por isso nem sequer vou por em causa esta noticia porque ela é para mim muito grave

    Cumprimentos

  14. Frigo says:

    fixe. podes começar por queimar todos os computadores e telemóveis e nunca mais comprar nenhum. Escusas de perder tempo a apagar registos online… não vale a pena

    boa sorte

  15. Haters gonna hate says:

    Don’t be evil… Uiiii

    “android map exposes the data that Google has been collecting from virtually all Android devices and street view cars, using them essentially as global wardriving machines.

    When the phone detects any wireless network, encrypted or otherwise, it sends the BSSID (MAC address) of the router along with signal strength, and most importantly, GPS coordinates up to the mothership. This page allows you to ping that database and find exactly where any wi-fi router in the world is located.”
    http://samy.pl/androidmap/

  16. Carlos says:

    é triste que assim seja, penso eu de que, pelo menos até alguém responsável pelo desenvolvimento dessa parte do OS explicar a real utilidade para o utilizador, e pior, para que fim eles querem essa informação numa base de dados.
    mas agora isto é tudo “big brother”??

  17. viroquai says:

    “Queres usar o MEU serviço?” hehehe
    https://www.youtube.com/watch?v=W04LFvH1K8Y

  18. Jorge Soares says:

    COIMBRAAAAAAA hehehe

  19. Hugo Cura says:

    Estava eu agora a fazer limpeza à caixa de entrada na minha conta gmail e vejo algo pertinente de citar aqui.
    Na semana passada usei o GPS do Samsung Galaxy Tab 10.1v e tive de activar, obviamente, o serviço de localização.
    Eis o que recebi, imediatamente, no meu email:
    Hi,

    To protect your privacy we would like you to know that Google Latitude is running on your mobile device and reporting your location.

    If you didn’t enable this or want to stop reporting your location, please open Latitude privacy settings or sign out of Latitude. To learn more, visit the Latitude Help Center.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.