Dakar 2008 cancelado por motivos de segurança
Após inúmeros contactos com o governo francês – em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros – e tendo em conta as suas fortes recomendações, os organizadores do Dakar tomaram a decisão de anular a edição 2008 da prova, que deveria decorrer entre 5 e 20 do corrente mês, ligando Lisboa à capital do Senegal.Tendo em conta as actuais situações de tensão politica, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses, no passado dia 28 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaida, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a A.S.O. não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova.
A primeira responsabilidade da A.S.O. é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali. A A.S.O. reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar.
A A.S.O. condena a ameaça terrorista que anula um ano de trabalho, de inscrições e de paixão para todos os participantes e diferentes actores do maior rali-raid do mundo. Consciente da imensa frustração, vivida, em particular, em Portugal, Marrocos, Mauritânia e Senegal, bem como entre todos os nossos fiéis parceiros, para lá da decepção geral e das pesadas consequência económicas, em termos de retorno directo e indirecto, para os países atravessados, a A.S.O. continuará a defender os valores que caracterizam os grandes acontecimentos desportivos e prosseguirá com a mesma determinação o desenvolvimento das suas acções humanitárias, através das Actions Dakar, implantadas depois de cinco anos em África sub-saariana com SOS Sahel Internacional.
O Dakar é um símbolo e nada pode destruir os símbolos. A anulação da edição 2008 não coloca em causa o futuro do Dakar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes dos rali-raid é um desafio que a A.S.O. irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto.
Fonte: dakar.com
Este artigo tem mais de um ano
Engraçado. Hoje de manhã vi na televisão o Ministro da Presidência a dizer que a situação na Mauritânia era igual à dos anos anteriores e que o Governo francês é que estava a levantar a questão da segurança, por terem sido lá assassinados jornalistas franceses há poucos dias.
De facto o Governo francês tinha aconselhado fortemente os pilotos franceses a não participar. O estranho foi o nosso ministro com ar de “não, … não se passa nada de especial”.
Só tenho duas coisas a dizer : ora porra !
Comecei há bocado a ler uns feeds e cada vez apareciam mais a confirmar isso …
E eu que tava a embalar-me para ir até ao sul …
Tanto dinheiro investido por tantas entidades pro ar …
@UKN,
Podes vir para o Sul na mesma, tens cá muito que fazer.
Agora eu que já tinhas as coisas preparadas para me levantar de madrugada e para comer kilo e meio de pó como nos anos anteriores é que não gostei nada!!
Nos anteriores foi espectacular e este ano ia ser igual ou melhor, mas enfim…
Pode ser que para o ano a coisa esteja melhor e eles partam novamente de Lisboa. Ou então faz-se um Lisboa-Dakar em bi-motor!
wtf? isto é inédito!
Eu por mim fazia-se um Lisboa-Marrocos …e mais alguns metros de desvio …
Ainda devo ir a Lisboa ver o que se passa.
Fui nos 2 anos anteriores, e é brutal 🙂
Para mim cheira-me a dor de cotovelo por parte dos franciús….ou não se chamava Paris-Dakar???
Que é estranho lá isso é, mas para o ano logo temos mais um LISBOA-Dakar!
nao se chamava paris-granada-dakar?
Mais uma vez o povo a ceder ao terrorismo, devem estar a festejar vitoria aos tiros para o ar.
Chamava-se , mas realmente é uma situação inédita , inédita mesmo. É pena que isto aconteça, realmente é um evento espectacular.
Essa malta de toalha à cabeça, anda a dar-nos cabo da cabeça.É com muita pena minha, como fã incondicional que sou do desporto automóvel, que este tipo de eventos tem de ser cancelado. É preciso limpar o cebo a estes indivíduos, ou não tarda nada são eles que ditam as regras, como aliás têm vindo a suceder em determinadas situações.
Ainda à quem esteja contra os E.U. Cada vez mais dou razões a esses homens. Eles não acordaram o dragão adormecido, mas sim trataram de mostrar ao mundo que são estes fdp. Havia de se limpar o cebo a todos com um tiros nos c*****.
em 2 dias temos o dakar no alentejo pá…
agora vão para casa sem dar uma voltinha…isso é que é mau
Hummm realmente é mesmo pena… mas acima de tudo segurança!
Agora uma solução.. porque nãoum Lisboa-Marrocos-Lisboa…
Sempre os conseguiamos ver mais vezes 😉
Quando existem “ameaças directas”, passa-se alguma coisa, Sr. Ministro 🙂
Rodolfo Barros já se chamou Paris-Dakar quando o rali saia de Paris e Granada-Dakar quando saia de Granada, Espanha. Da mesma forma como se chama Lisboa-Dakar neste momento por começar na capital lusa.
Nada de anormal aqui.
Se fosse o Paris-Dakar teria sido cancelado?
E é mesmo verdade … ainda pensei que fossem boatos e que poderiam voltar atrás (aliás ainda tenho esperança) …
Enfim … interesses duns lados, desinteresses doutros … etc …
o nosso governo já fez algum comentário a esta situação.
de que ameaças se tratam ?
quem as fez ?
estou realmente triste com toda esta situação
um abraço a todos e bom Ano
Nuno Silva
Agora tenho mais um motivo para ir ao Brasil conhecer o “Rally dos Sertões”
@Nuno Silva
segundo vi no telejornal falaram na al caeda ou la como se escreve
O ano começa bem…. phosga-se!! 😛
Na minha Opinião, os francius tem o cotovelo a doer e por isso, cancelam.
E ainda por cima reparei num pormenor curioso na EuroSport, eles não Chamavam Lisboa-Dakar mas sim Rally-Dakar, de certezam que nao lhe chavam isso quando foi Paris-Dakar.
Não estou para aqui a deitar a culpa aos Franceses mas temos de nos convencer de que Portugal foi posto quase sempre de lado.
É pena.
A mim parece-me óbvio que o nome do Rally tem muito peso nesta decisão. Se em vez de Lisboa-Dakar fosse Paris-Dakar… nem que caísse a Torre Eiffel, mas sair é que o rally saía.. mas ok.
O problema também tem a ver com as seguradoras, que se houvesse problemas não assumiam… As clausulas dos seguros excluem (sempre) actos terroristas e/ou catastrofes naturais e outras situações. Então e como será que as coisas se passaram relacionadas com o 11 de Setembro? Ou nos Estados Unidos as clausulas são (tão) diferentes?
Opah eu sei é que ja tinha a carne pa assar toda prontinha para arrancarmos numa caravana de jeeps e dormirmos no porto alto á espera das maquinas. e agr este gaijos vem com isto. Na minha opiniao é politica….mas pronto deixa andar.
Parece haver alguns comentários de gente que não percebe nada matéria. Só para quem anda a ver passar navios, fosse qual fosse o nome do raid, seria certamente alterado ou cancelado. Caso não saibam, grande parte dos responsáveis são franceses, até porque que não tem experiência não organiza um evento deste género. Não é em dois anos que os portugueses ultrapassam a experiência de quase trinta dos franceses. Quem conhecer um pouco da história do dakar, sabe perfeitamente o que se sucedeu quando se deu a revolta dos tuaregues no Sahara…
Boas!
Desculpem lá, mas mesmo sabendo que grande parte dos responsáveis do Dakar são franceses, o facto de partir de Portugal e não de França fez a diferença.
Não tou a ver os franceses a baixarem as calças… aposto que j tinham posto pessoal no terreno a tratar do assunto.
Hasta!
E sem querer, os terroristas da All-Qaeda obtiveram a maior vitória sobre a Europa (diga-se França) de sempre!!!…Eles agradecem e para a próxima será pior. Porque e infelizmente, é com estas vitórias que eles ganham ânimo. Ámen.
Anualmente morre mais gente no IC19 do que em todas as edições do Dakar juntas! Alguém quer vir fechar o IC19?
A França terá que repensar a sua política externa ou então sofrerá grandes problemas num futuro próximo… dentro da própria casa. Os irredutiveis gaulêses é só na banda desenhada, na vida real não há poções mágicas…
@Emigrante:
E tu, ó sabio, és entendido na matéria? Qual matéria? Lendo os teus comentários, dás a entender que percebes daquilo que ouves da “television de la france…”
Com uma Europa tão grande, é necessário ir para Africa fazer a prova !?
Desculpem a ignorância do Macaco!
Só quem já esteve na Mauritânia é que pode dizer o que aquilo é.
@Rodolfo Manuel
Por causa dos Jogos Olímpicos de Pequim o 16º Rally dos Sertões será iniciado em 18 de Junho, de acordo com Marcos Moraes da Dunas Race. A Dunas pretende mantê-lo no primeiro semestre e para o segundo o Supercross que organizou em 2007. Será mais longo pois após o prólogo não haverá mais a largada promocional e os competidores já partirão para o deslocamento e primeira etapa da competição. Largou de Goiânia e chegou em Salvador.
Assista um pouco: http://www.zone.com.br/offroad/rallydossertoes/sertoes2007/index.htm
Dignificante a Ação Social promovida.
Abraço
Iv@n
@Oflodor
Conheço alguns países em África, mas gostaria de saber aonde e actualmente existe um paraíso africano.
@Carlos Correia
Tens vários à escolha:
Amadora, Cacém, etc…
@Lápis Azul
lllllllllllllllllllllllllloooooooooooooooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllllll
Se a prova passasse na cova da moura, era ver todos os paises a reclamar.
Já estou a imaginar os jipes em cima de tijolos sem rodas e os pilotos todos nús a correrem pelas ruas 🙂
Olá, boa tarde,
Enquanto o mundo não trocar o ódio pelo amor não haverá paz.
Os eua usam de um imperialismo que irrita e que produz o ódio em toda a terra.
A europa e o resto do mundo numa posição passiva e de deixa passar que não é connosco geram assim também o ódio por parte daqueles que são todos os dias agredidos pelos eua.
E assim vai o nosso mundo, que precisa trocar o ódio pelo amor, trocar a vingança pela justiça e pelo perdão.
Assim vai a tola humanidade, perdida, desequilibrada, doente.
O Rali é apenas uma minuscula consequência desse egoísmo cruel.
Um abraço
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net/blog/
http://www.profissionalweb.net/sondagens/
http://www.profissionalweb.net/cursos/
@Lápis Azul
A tua resposta espelha a tua sabedoria de desporto automóvel. Olha que futebol é para todos, e qualquer parolo têm opinião, mas os automóveis não é assim. Poderia perder tempo a puxar de galões em matéria de desporto automóvel, mas o teu comentário nem tão pouco o merece.
O teu mal é só saberes o que ouves na televisão, e não teres capacidade de perceber do que está por trás do cancelamento do Dakar, mas enfim cada um sabe o que sabe.
E já agora quando fores a um Dakar e pertenceres à organização diz qualquer coisa. Se um dia isso te acontecer (boa sorte) não fazerás comentários tão estúpidos como fizeste.
Ui.. doeu… acertou…
Já vi que és um parolo especial… percebes de carros… vrum, vrummm… tótó