PplWare Mobile

USB Disk Ejector 1.1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ricardo says:

    Eu nunca desligo as minhas pens, impressoras, placa da vodafone, rato. só se forem de outra pessoa.

    sei a função do ejectar, mas deliberadamente não a uso e nunca me aconteceu nada.

    Tenho a sensação que é algo semelhante aos telemóveis fazerem explodir bombas de gasolina.

    Esta é a minha experiência, mas não o aconselho aos outros. 😀

  2. Alexandre says:

    “Ok, confesso que tantos cliques para desligar a pen é uma chatice.”

    Mas, se em vez de usar o botao direito e ter que dar “tantos cliques” em botoes para desligar a usb, se usarem o botao esquerdo apenas o fazem uma vez(!!!) já que essa opção indica logo os dispositivos ligados.

    Com isto não quero dizer que esta aplicação é desnecessária, apenas menos uma a ocupar memória..

  3. JTeixeira says:

    Lol…
    Tb não percebo porque usam sempre o botão do lado direito do rato, quando o do lado esquerdo é muito mais simples e rápido!!!
    Logo… para quê instalar um programa só para isso??
    Mas vcs é que sabem, é só a minha opinião…

  4. UKN says:

    Raramente uso isso … até porque às vezes o windows diz que não consegue desligar porque ainda está em uso, quando já não é verdade …

    Pens lixadas já vão 2 … e nenhuma foi devido a isso … até discos rigidos USB desligo assim 😉

    “Até um dia …”

  5. Morbus says:

    Este programa substitui o utilitário do windows por completo? É que se sim é fixe 🙂

  6. Nuno José says:

    Ou então desmonta-se, ah mas isso não é em windows pois é.

  7. Emigrante says:

    Esse tipo de aplicações no meu entender não tem grande uso. Esse tipo de aplicação existe no windows.Porquê consumir mais memória? Só encontro como vantagem correr apartir da pen.
    Também não conheço ninguém que tenha perdido pen por causa de não a desconectar pelo modo de segurança. Eu não o faço, por enquanto. A tensão e corrente, respectivamente, numa USB anda longe dos 15V, 6A, por isso, não me acredito que este dispositivo vá asim ao ar.

  8. Manjerico says:

    Vocês ou usam muito pouco o computador ou tiveram muita sorte, porque que eu conheça já vi bastantes pens ficarem com ficheiros corruptos/pen inutilizada por não ter sido removida como deve ser. Tanto em w$ como noutro sistema qualquer.

  9. Manjerico says:

    Caso queiram um programa realmente útil saquem o “Unlocker”, que detecta qual o processo que está a impedir a pen de ser ejectada e termina-o.

    http://ccollomb.free.fr/unlocker/

  10. eXpanium says:

    A razão pela qual se deve fazer o “remover com segurança” não tem nada a ver com a electricidade. Tem a ver com os dados em si. Se não for feita, o unico risco que se corre é de corromper o sistema de ficheiros do disco portátil (ou pendrive). Quem diz corromper o sistema de ficheiros diz corromper desde apenas um ficheiro a todos os dados do disco.

    O “remover com segurança” pode ser equiparado ao umount (que faz “sync”) no Linux

  11. Alexandre says:

    @Manjerico

    Nem mais! Quando a pen da erro é so utilizar o unlocker e desligar o processo.. resulta sempre e é seguro! Para quê mais programinhas…!?

  12. Veiga says:

    Eu como uso o XP e ele permite Optimizar para Remoção Rápida. Esta é uma Propriedade dos dispositivos de armazenamento, para a activar basta ir às propriedades do vosso dispositivo de armazenamento e na aba Hardware escolher o vosso dispositivo e clicar em propriedades, depois é só ir à aba Políticas e na Opção “Escrita em cache e remoção segura” carregar em Optimizar para remoção rápida.

    Hoje em dia as Pen’s já vêm com esta opção activada de origem pelo que não têm que se preocupar em clicar no “Remover hardware com segurança”.

    NOTA IMPORTANTE: Nunca tirem é a Pen quando ela ainda está a escrever, ou seja, quando ela ainda está com a luzinha acesa.

    Por isso, deixem apagar a luz e podem sacar a Pen à vontade (ISTO SE TIVEREM O XP OU O VISTA)

    Eu com este procedimento nunca perdi nenhum ficheiro.

    Abraços

    http://www.nettuga.com

  13. BrunoC says:

    Botão esquerdo 😀

  14. Laguna says:

    Eu às vezes utilizo o processo e outras nem por isso. Precisamente pela chatice de tantos cliks. Todavia, também nunca tive qualquer problema. Se esta ferramenta é simples e garante o fim a que se destina será útil.

    Bem hajam!

  15. Sistema says:

    Esse programa na minha opiniao e besteira!!!!!

    A unica coisa importante a fazer para nao queimar a pen, e so fazer o q o @Veiga disse, nunca tire o pen enquanto ele estiver ligada!!!!!

    E pra fala a verdade eu tirei varias vezes ela ligada e tirei ela do CPU de tudo q é jeito, e ate hoje nunca queimo!!!!!!

  16. starkiller says:

    a porcaria do vista nem serve de nada eu clico diz pode retirar com segurança mas ao contrario do xp a luz na pen continua ligada…

  17. JJanuario says:

    Complementado o que o @Veiga diz, no XP pode-se retirar a pen, desde que não se esteja a meio da escrita. O problema do perder dados acontece no 98 porque por defeito a cache está activada para as pens (Máquina lentas, Usb 1.1…) para se obter maior performance. No XP, e com o USB2.0, isso já não se torna necessário pelo que a cache vem desactivada para essas unidades. Digo eu…

  18. Bigkaiser says:

    Botão esquerdo…2 cliques bastam.
    Tal e qual!

  19. Manel says:

    Bem, tenho um disco portatil k nao “apaga a luz”, logo, continua com corrente (apesar de supostamente desligado)

    Outro problema é k kd desligo a pen o modem desliga tb…ver se isto resolve!

  20. Pedro says:

    e que tal configurarem as pens para “remoção rápida”. É bem mais simples.

  21. Vítor M. says:

    R@lf esse e mais uns quantos “bacanos” esquecem-se de meter os devidos créditos. Pecam porque, o povo que os visita, já sabe de onde são as imagens e o texto. Mas ok é lá com eles.

  22. AMS says:

    @ (R@lf+ Vitor M.)
    Parece que o Mestre Vitor vai ter de começar a colocar em todas e quaisquer imagens o “selo” Pplware, para assim dar mais trabalho aos Copy&Paste’s

  23. Nuno F. says:

    Eu confesso que só soube disso quando tive um colega meu a quem lhe aconteceu isso, de perder dados da sua caneta USB por ter “arrancado” a pen dessa forma.
    A partir daí passei a ter mais cuidado.

    Agora digo… quando usava o XP acontecia-me uma situação no mínimo estúpida:

    Estava ligado à net (modem Usb).. e queria remover a caneta USB, o que fazia?
    Clicava no dito ícone (com o botão esquerdo do rato)… e lá se ia a conexão da Internet também.
    Ou seja, sempre que o quisesse fazer, tinha que clicar com o botão direito, abrir aquela dita janela e só depois, remover a Pen.
    Paranóias do XP… :\

    Mas por acaso nunca me aconteceu perder dados ao fazer isto mal.

  24. phoenux says:

    @Vitor M.: Tal como o eXpanium refere e muito bem, a remoção de hardware “com segurança” no Windows não tem nada a ver com o corte de energia para evitar curto circuitos, mas sim com a escrita de dados que estejam em memória e que ainda não tenham sido efectivamente escritos no dispositivo. Os dispositivos USB foram desenvolvidos para serem plug and play. No caso do windows, ao “remover hardware com segurança” este escreve eventuais dados que ainda estejam na memória intermédia e desliga a alimentação da porta USB ao contrário de outros sistemas operativos como o Linux que apenas escrevem os dados que existem na memória, ficando o dispositivo disponível para ser removido. Um dos motivos pelos quais a alimentação da porta não é desligada no Linux é porque caso o utilizador assim o entenda, pode activar novamente o dispositivo e escrever novos dados sem ter de retirar o aparelho e tornar a inseri-lo na porta. Pessoalmente sou adepto desta metodologia do Linux que considero mais vantajosa e nem por isso menos segura.

    Em Windows aconselho sempre a fazerem um “remover hardware com segurança”, pois apesar dos dados poderem estar todos no dispositivo (ter acabado de copiar) podem ainda não ter sido escritas informações essenciais no sistema de ficheiros para acesso aos ficheiros copiados. Escusado será dizer que uma pen nunca deve ser removida quando estão a ser lidos dados mas principalmente quando estão a ser escritos dados no dispositivo… Quando uma escrita de dados é abruptamente interrompida, para além de possivelmente danificar o sistema de ficheiros, pode em alguns casos danificar mesmo o chip de memória. Geralmente as memórias USB têm um led que pisca quando estão a ser efectuadas leituras ou escritas na unidade.

    Cumprimentos

  25. Vítor M. says:

    phoenux não me expressei correctamente no post, pois algumas flashdrives USB acabam mesmo por ficar danificadas derivado a descargas eléctricas.

    No entanto, como estava confuso e não expressava o que eu tinha intenção em referir, alterei.
    Obrigado e abraço.

  26. Miguel Jeri says:

    São só dois cliques para remover… não percebo o porquê de fazer um software apenas para isso. Se em vez de duplo clique (que abre a janela) se fizer em clique único aparece a opção para remover e já está. Não dá assim tanto trabalho.

  27. Bruno Silva says:

    Então e como se tira esse ícone? E so aparecer quando meter alguma pen…

  28. Laggunna says:

    E este programa é bom ou não? Resultaa ou não resulta? Evita os problemas apontados sejam de energia ou de corrupção de dados ou não? Podem existir mais quinhentos e este é um deles. Serve para o que se pretende? Ás vezes diz-se muita coisa e não se diz o essencial ou que está em análise.

    Bem hajam!

  29. knozer says:

    a 4 anos qeu uso uma pen cosntantemente e nunca fiz isso a ela e ela esta a bombar como smepre, e claro que ao tiro quando esta a escrever, quando acabo o que tou a passar tiro-a fora, mas com pens de outra pessoas por acaso sempre remoçao segura…

  30. 070tiag0 says:

    “Quando não executamos este procedimento podemos danificar irremediavelmente o dispositivo USB”

    Totalmente mentira, as pens foram feitas e estão pré definidas para se poder dirar sem removar com segurança, isto claro se não estiver a utilizarc a mesma.

    Apenas se mudar algumas configuraçoes da pen como velocidades de transferencia, etc e que já e necessario o “remover com segurança”.

    Boas pplware, espero ter ajudado.
    ______________________________
    http://globpt.com/

  31. Uso a aplicação do windows, e funciona muito bem. Para quem tem iPod’s que experimente retirar o cabo de ligação da porta usb sem primeiro desligar a ligação através do programa…por duas vezes que me esqueci de o fazer fiquei com o iPod bloqueado, e sem ter outra alternativa senão esperar que a bateria acabe para poder voltar a ligar de novo. (confesso que da primeira vez que isto aconteceu eu fiquei ‘passado’ por pensar que o iPod tinha dado as botas…lol)

  32. Vítor M. says:

    Laggunna sim funciona, não temos que o instalar e dá bastante jeito quando temos vários dispositivos ligados.

    070tiag0 e desde quando é que não estão a ser utilizadas quando conectadas?

    Basta a indexação feitas pelo SO. E não tenhas dúvidas que ao retirar sem desligar o tráfego da portas, que se traduz em energia a transitar entre os dispositivos, como é óbvio, podes danificar a pen, mesmo ao nível do hardware, foi o que me aconteceu.

    Estava a copiar da pen para o PC, distraído retirei a pen e desde essa altura nunca mais funcionou, está corrompida e nada a faz funcionar.

    Mas não é virgem este caso Tiago. Sem dúvida que ao colocar esta ferramenta a Microsoft tentou colmatar um problema, no caso dos MAC arrastamos a pen para a lixeira (salvo erro) e a remoção pode ser feita em segurança.

    Se as pens viessem preparadas estas ferramentas não fariam sentido.

  33. phoenux says:

    070tiag0: Na realidade o Vítor tem razão: a remoção de dispositivos principalmente quando estes estão a ser utilizados num processo de escrita, pode em alguns casos mais graves originar uma avaria no dispositivo ou até mesmo na porta. Este problema é muito potenciado em dispositivos que utilizam a alimentação USB para funcionar, como as pen’s usb ou os discos de 2.5” (discos de 3.5”, impressores, scanners, etc, têm geralmente alimentação própria pelo que não são tão susceptíveis a estes erros). Embora as normas para o protocolo USB prevejam a “remoção a quente” de dispositivos, muitas vezes o fabricantes do hardware não protegem convenientemente os equipamentos destas falhas, levando a avarias que muitas vezes não deviam acontecer.

    Mesmo que não ocorram problemas de hardware, podem ocorrer erros no sistema ficheiros, o que pode levar à corrupção de dados e consequentemente à perda de informação.

    Vítor M.: Obrigado pela correção. Quanto à pen que se danificou, tens a certeza que o problema é mesmo de hardware? Não será só o sistema de ficheiros ou a tabela de partições corrompida? É que se for este o caso, pela experiência que tenho de quando utilizava windows, ele não vai montar automaticamente a pen se não reconhecer o sistema de ficheiros e/ou se a tabela de partições for inválida. Nestes casos geralmente é possível recuperar a pen (mas com destruição de dados) refazendo a tabela de partições, utilizando por exemplo o Gnu/Linux (passo a publicidade). No caso do Linux ele também não irá montar automaticamente a pen, mas a kenrel irá reconhecê-la como um dispositivo de armazenamento com um device do tipo /dev/sd qq coisa. Se ainda tiveres a pen, e se te interessar recuperá-la deixo-te esta sugestão.

    Quanto ao mac, sim, uma das possibilidades para remover o hardware com segurança é arrastares a pen para o lixo para que o sistema faça o umount da pen e a escrita dos (eventuais) dados em memória. No entanto penso que este sistema também não desliga a alimentação das portas.

    Um abraço

  34. phoenux says:

    Uma última nota: penso que a grande vantagem desta ferramenta nem é tanto a substituição dos mecanismos de remoção de dispositivos do sistema operativo, mas sim a remoção do dispositivo após uma tarefa. Podem fazer uma aplicação ou script que, utizando um ficheiro autorun.inf, seja executada ao introduzir um disco e que faça por exemplo backups de uma dada pasta. Após a conclusão do backup, remover automaticamente o disco segurança, sem intervenção do utilizador. É apenas um exemplo. Poderão existir outros com mais utilidade.

    Cumprimentos

  35. 070tiag0 says:

    Peço então desculpa pela má informação que vos transmiti.

    Mas eu pensava que era assim, pois un professor de tic de à uns anos disse-me isso, por isso tinha tanta certeza!

  36. carlos ajas says:

    tudo o que se discute aqui vai por agua abaixo se o plagio se configurar….colocar posts identicos a outro site sem citar o autor, não pode……
    já falei isto outras vezes, o vitor não gostou, mas isso não pode acontecer sob pena de cair no descrédito…….issso é de uma mediocridade que da pena ….continuo a gostas do site mas deve-se fazer uma triagem e exigir o crédito da informação……..falei……………….

  37. carlos rajas says:

    corrigindo meu nome…..carlos rajas

  38. Vítor M. says:

    carlos rajas o que dizes é no mínimo tendencioso. Esta informação existe na net em milhares de locais. Vi esta aplicação há algum tempo, desde ano passado que a tenho em uso assim como um conjunto de outras.

    Diz-me onde viste um post igual ao nosso, claro sem ser o que nos copiam. Não vais encontrar. Deixa-te de dramas, a fonte está indicada no post ou não vês lá a homepage de quem a criou.

    Para atirares pedras e não contribuíres para a melhoria da informação mais vale não dizeres nada. Não deste por ela que o post que viste foi baseado no que escrevi? Não reparaste que as imagens são nossas?

    Acrescento mais… nalgum site vês a troca de informação e conhecimentos que se gerou neste post? Claro que não. A net deve ser de meia dúzia de iluminados, só pode!!!

    Falei né….

  39. says:

    experimentem fazer só um clique com o botão do lado esquerdo pra desligar uma pen com um modem lá ligado a ver o que acontece…

    daí existe o botão do lado direito 😉

  40. AR says:

    Como o Veiga já mencionou, no XP não é necessário fazer isso para remover as pens com segurança, porque já vem por defeito com a opção “Optimizar para Remoção Rápida” activa. Eu nunca uso o “Safe remove” e nunca tive qualquer problema na minha pen de 4GB.

  41. cyrus says:

    Meus amigos, podem dizer o que disserem, mas a própria tia MICAS (aka microsoft) é a primeira a dizer que NÃO É NECESSÁRIO remover no icone simples pendrives. MOTIVO: por defeito o WIN mantém desativada a ESCRITA em CACHE. a tia micas chama-lhe MODO DE REMOÇÃO RÁPIDA

    É claro que se removermos uma Pen enquanto faz uma transferencia, ela vai pifar, ou no minimo corromper sectores da memória… MAS ACHO QUE NÃO É NECESSÁRIO TER ESTUDADO ENGENHARIA 6 ANOS PARA PERCEBER ISSO…

  42. Paulo says:

    Tive problemas com meu Sony Ericsson W300i.

    Desconectei o cabo USB sem solicitar “remover o hardware…” e o telefone não funcionou mais. Foi para a assistência. Tiveram que reinstalar o sistema nele.

  43. Bruno says:

    O windows fez isso como gambiarra, para nao levar a culpa dos pen-drives ‘perdidos’ apenas..
    Mas nas opções da pendrive, há uma , que fica por default selecionada, que deixa a pen-drive sempre pronta para uma ‘rapida retirada’, ous seja, voce pode retiar ela caso nao esteja (obvio) transferindo arquivos . .. – e há outra opção, que nao deixa voce fazer isso.
    Alias, nunca vi ninquem perder pen-drive por isso,.. no maximo um arquivo corrompido e olhe lá! Nao uso isso nao! Eh plug’n’play, sem frescuras!
    (digo isso só para pen-drives, mouses, teclados, impressoras e afins…. meu celular nao faço isso nao….. XD )
    ….

  44. Tomás says:

    Olá eu tenho um problemasinho, tenho um pc com windows vista e outro com windows xp e quando passo ficheiros do vista para a pen e acesso a eles atraves do pc Xp os ficheiros apagaram-se por completo, será que me poderiam ajudar?
    Agradessia que me respondensem para o meu mail! SFF
    Nota: PEN 16GB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.