PplWare Mobile

Linux vai dominar…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. São as vantagens de ser um Sistema Operativo livre.

  2. skap says:

    Sim, agora sim!

  3. Nuno José says:

    Ainda não acredito. Principalmente em Portugal.

  4. anjodefogo says:

    Caros Amigos!

    Apesar de ser um defensor do software livre, sou da mesma opinião do Nuno José!

    Para exemplo disto, temos a provação do formato Open XML proposto pela microsoft a Standard ISO em que algumas camaras municipais deram o seu voto para aprovação! Agora digo eu, qual o interesse de uma Camara Municipal em conseguir aprovar um formato!? O Open Office não serve para os gastos das camaras!? O pessoal das camaras escreve de caray… é por causa disso!!!

    Portugal, um país de corruptos!!!! Enquanto houver aceitação destas merdas… não vamos sair da cêpa torta!!!

    Abraços!

  5. RwR says:

    Agora só falta os Linuxes serem bons.

  6. skap says:

    @RwR

    Não sabes o que dizes.

  7. Starkiller says:

    A ver se é desta que as software houses abrem os olhos e transpoem os seus softwares e jogos para o linux…

  8. Joao C says:

    Pos mais que custe a muitos isto é e será durante muitos e muitos anos uma ilusão…

    Quer queremos quer não, a Microsoft vai liderar ainda por muito tempo…

  9. bruno says:

    o linux está para dominar aos anos e no entanto…

  10. jmtdstoc says:

    Para o RwR:

    “Agora só falta os Linuxes serem bons”
    * Mas os “Linuxes” são bons! Porque estás a insinuar (dizer) que não são bons?
    Se calhar não são bons porque queres jogar joguinhos de última geração neles, com os framerates do Windows. Nessa perspectiva os “Linuxes” não são bons, não. Mas para trabalho são do melhor que há e se os souberes manter não há preço melhor :).

  11. Igas says:

    Uma boa noticia…

    É incomportável continuarmos a gastar “rios” de dinheiro em sistemas operativos…

    Vamos é ver se existe software compativel e com a mesma qualidade que agora existe para um SO Windows…

  12. LemoN says:

    @anjodefogo: “O Open Office não serve para os gastos das camaras!? O pessoal das camaras escreve de caray… é por causa disso!!!”

    É tão bom falar do que não se sabe, não é? Em certas Câmaras e/ou Juntas de Freguesia, trabalha-se mais ou pelo menos de igual forma do que em qualquer outro sítio…

    Não fales do que não sabes…

  13. Carlos MC says:

    Parece que o Vítor M. não sabe mas 1 bilião é 1 milhão de milhões; a população da Terra é de 6 mil e tal milhões…

  14. Marcelo Ribeiro says:

    Agora resta resolver é a questão do comodismo. Se foi a algazarra que foi quando a Microsoft substituiu (e ainda está a substituir) o XP pelo Vista, então estou para ver quando uma pessoa que nunca ouviu sequer falar de Linux chega a uma loja e vê os PC’s bem baratos… mas que usam Linux. Pessoalmente, utilizo ambos ( Linux e Windows) e tenho a dizer o seguinte: Linux é mais… personalizável. Mais “aberto” a mudanças. E mesmo quem não queira fazer essas mudanças, consegue utilizar Linux com a maior tranquilidade (lol) do mundo.

    Windows, como foi feita uma declaração por uns analistas aqui há tempos, tá a ficar obsoleto. Tanto em funcionalidade (continua com a mesma barra de à 13 anos atrás) tanto em requisitos… que é um guloso. Senão, como é que conseguiamos por Linux’s relativamente recentes a correr em hardware de outrora?

    Mas a questão principal é esta: será que os consumidores menos informados vão cair no comodismo de utilizar o Windows, mesmo que lhes saia mais caro, do que investir no software livre? Esperemos que não.

  15. Carlos MC says:

    …ou o François Bancilhon…

  16. Trollitito says:

    E eu apoio o RwR: só falta os Linux’s serem bons. 😀

    @skap
    Ele não sabe o que diz ou tu sabes tudo o que dizes?

    @jmtdstoc
    Os Linux são bons para poupar dinheiro, isso sim. Claro que tem as suas vantagens comparados a um Windows, mas tem muitas desvantagens. Mas se a tua única visão dos Linux’s não serem bons é nos joguinhos, meu amigo..

  17. Bem, já cá não comentava há algum tempo, isto continua tudo um bando de “treinadores de bancada”… enfim…

    Eu gostava que o software open-source tivesse mais peso no mercado, mas nesse aspecto a sociedade mundial ainda tem de crescer um pouco.

    Pessoalmente também não acredito que em Portugal o Open-Source vá dominar, ia tirar muito trabalho à ASSoft 😉

    Agora outro assunto, @Carlos MC
    Tens toda a razão, os americanos é que dizem que um bilião são mil milhões mas não é coerente com as outras nomenclaturas unitárias numéricas. No entanto, pode ser de mim mas o teu comentário pareceu muito agressivo e acho que não havia essa necessidade, o mundo seria muito melhor se todos nos acalmassemos um pouco.

    PLUR pa todagente 🙂

  18. keops says:

    Aos poucos e poucos está a mudar. tudo o que tenho agora no pc é open-source ao contrário de antigamente, existe ferramentas livres para tudo… agora só falta saltar para o linux, claro que não vou poder jogar aqueles joguinhos de ultima geração mas a mim não me faz falta 🙂

  19. Fernando says:

    Gosto do Linux, mas os problemas com drivers e softmodens são uma barreira intransponível no momento

    Enquanto não houver conscientização dos fabricantes e/ou coesão dos usuários, o windows, mesmo pesado, continuará no domínio; pra não dizer do Mac que vem avançando terreno…

    Procura-se um tutorial para rodar um Motorola SM56, numa distro com kernel 2.6.18.

    Alguém se habilita ????

  20. luminoso says:

    @Trollitito :
    duvido que tenhas usado linux mais de uma semana.
    Linux tá mais que pronto para todas as dificuldades do dia a dia, sem qualquer duvida. O problema é a mentalidade. Ninguém está disposto a perder um mês a aprender andar de novo e a adaptar-se..
    Se assim não fosse, quem passa o primeiro mes de experiencia voltaria ao windows, o que nunca vi acontecer!

    Uso linux à 3 anos e as coisas têm evoluido de uma forma que… uau!

  21. António Pedro Cunha says:

    Pois, realmente também tenho que concordar com o facto de em Portugal as coisas serem diferentes… como já referiram (e muito bem) Portugal aprovou o OOXML como standard… ainda não percebo bem porquê (quer dizer, até percebo… dinheiro e tal), mas isso não é nada bom.
    Enquanto que as nossas Câmaras Municipais continuarem a usar o Office 2007 (5% das suas funções, no entanto), teremos que suportar o custo do Windows. E não é apenas custo monetário… é a dependência de patentes para ler os nossos documentos internos. Entre outras coisas.

    Quanto aos que dizem que o linux não está pronto para o dia-a-dia, a questão não é bem essa… Todo o software e hardware que são actualmente feitos são feitos PARA o windows. Nada é feito para linux. Linux é que tem que lidar com tudo à sua maneira. Obviamente, se houvesse hardware e software feitos em massa especificamente para linux, não haveria problema nenhum. No entanto, isso só acontece com o Windows e MacOS… depois ainda vêm para aqui dizer que o linux suporta pouco hardware… tretas! O Windows e o Mac “suportam muito hardware” porque o próprio hardware é feito para funcionar neles, e não em linux. Há dinheiro pelo meio, obviamente. Ah! E standards comprados :p

    De qualquer modo, é bom ver a paisagem a mudar, e as nuvens da MS e da Apple a irem embora… mesmo que apenas noutros países 🙂

  22. Nuno Peralta says:

    @Carlos MC
    “Parece que o Vítor M. não sabe mas 1 bilião é 1 milhão de milhões; a população da Terra é de 6 mil e tal milhões…”

    As pessoas compram mais que um computador….
    E, uns estragam-se, compram-se outros…. e não têm que ser comprados 1 bilião de computadores ao mesmo tempo!

  23. Ola a todos. sou brasileiro e acompanho o Pplware. existem diversas distro de linux. mas o império da Microsoft continua porque o linux ainda não atingiu um patamar de maturidade necessária para que os usuários migrem EFETIVAMENTE para qualquer distribruição linux. os drivers ainda dificultam o usuário a instalar e usar o sistema operacional. usar um adaptador de rede (placa de rede) wifi, não me refiro a bluetooth é complicado o suficiente para que o usuário simplesmente desista de usar o linux. os fóruns linux espalhados pelo mundo afora, estão cheios de pessoas que são incapazes de ajudar um usuário com problema. a resposta invariável é procure hardware compatível com linux antes de comprar. tudo isso é profundamente lamentável, pois são constatações minhas de um tempo considerável de tentativas no uso do linux. e é claro, eu não sou um caso isolado. ser um fanboy linux de nada resolve, pois o caminho é exatamente o inverso. somente com ajuda mútua é que no FUTURO o linux será o sistema operacional instalado na maioria dos pc.
    abraços

  24. Digitalfox says:

    Enfim..

    Aos anos que ouço falar que Linux é que vai dominar o mercado..

    E passados 10 anos tudo igual..

    Jogos para Linux é para esquecer ( mesmo com emuladores e virtualização )..

    Os programas mais usados do mercado continuam sem ser suportados em Linux e não meus amigos as alternativas livres não são nem sequer iguais, estou a falar de profissionais com necessidades de software profissional e não o amador que usa o photoshop e diz que em Linux à software igual..

    Drivers é para esquecer..
    Sim ouve melhorias no suporte mas comprem lá hardware de topo onde só à meia dúzia de compradores que mais uma vez ficam pendurados.. Só existe drivers quando uma grande percentagem de utilizadores de Linux têm esse equipamento..

    E não sou “Fanboy da M$”, simplesmente antes de ser Power User tb sou utilizador e sei bem as dificuldades que existem para o utilizador comum em usar o Linux..

    E não o GUI do Linux nem de longe se compara à facilidade de utilização do Windows..

    E antes que explodam contra mim eu uso Ubuntu e Fedora, mas sou realista.. Um puto com seis anos mexe no Windows XP e instala com uma facilidade dos diabos, mas no Linux pergunta que raio é um ecrã preto com letras brancas..

  25. KaiserSoze says:

    Um bilião são mil milhões….

    Veja-se: http://en.wikipedia.org/wiki/Billion

    Sinceramente detesto estes lençois de discussões religiosas sobre sistemas operativos… a malta não precisa de desatar a insultar-se e a mandar car$%#$%das para os outros… estamos na tasca?

    Sou MCSE e no meu portátil de trabalho uso Linux… e adoro (cada vez mais)

    Por outro lado um server com um active directory bem configurado e com os serviços todos a bombar e bem aproveitados é algo de belo…

    Até o Linus Torvald disse: “Uso a melhor ferramenta para o trabalho!”

    Não se insultem por favor… 🙁

  26. RwR says:

    Eu não digo que os Linuxes não são bons porque quero jogar joguitos de última geração. Eu nem quero jogar nele. Nem mesmo para escrever coisas num bloco de notas gosto de Linux. Se bem que o meu conhecimento é muito limitado porque só cheguei a usar o Ubuntu 😛 É muito mais lento que o XP, principalmente o boot. Para mim (para mim!) o Ubuntu é MAU! Não serve para mim. Eu disse “os Linuxes” porque muita gente diz que o Ubuntu é o melhor, e se aquilo é o melhor que há… E também exagerei um pouco ao dizer que é mau 😛 Não é que seja mau, só não se encaixa comigo.

  27. Trollitito says:

    @luminoso
    Duvidas mal, já usei, e ainda vou usando, Linux (Ubuntu para ser mais específico) mais de uma semana, mais de um mês e está agora para fazer um ano. Vontade de mudar de aspecto e afins não me faltou, mas estando no Ubuntu senti falta de certas ferramentas que no Windows eram-me muito práticas, lá fui arranjando alternativas mas nem todas faziam aquilo que eu pretendia. Claro, isto para não falar na instalação, no Windows pode ser tudo “next, next, next” mas é simples, já no Ubuntu… Quantas vezes não tive que usar a consola? E escrever “sudo” e mais não sei o quê? Para falar que antes de fazê-lo, lá tive que pesquisar. Isto tudo só para fazer metade de algo que se faz no Windows, mas pronto…
    Como já disseram, quando se fabricar hardware e software para Linux, quando for tudo um pouco mais simples, aí sim, haverá mudanças a fundo, mas por enquanto… Quer queiramos quer não, Windows é indispensável. 🙂

  28. Leo says:

    @RwR e @Trollitito e @ outros difamadores de linux
    Para tarem a dizer mal de linux e dizerem que não é bom é porque não usaram à séria e gostam de contrariar. Dizem mal e dizem que usaram ou usam Ubuntu!? LOL

    ora entao RwR ubuntu é mais lento que windows no boot, e que aplicações corres no boot? o que interessa ele ser mais lento no boot? no desktop é mais lento? ui! nao pode, só se for os vírus do windows que te estão a acelerar o Desktop do windows!

    @ DigitalFox, photoshop? Wine ja ouviste falar? entao usas fedora e ubuntu e nunca ouviste falar em wine ( e NÃO wine não é um emulador nem um virtualizador como tu disseste, wine= wine is not an emulator)? não me venhas com tretas de um profissional, porque se eles fossem ensinados a usar gimp na formação nao se queixavam.

    LOL

    Sou utilizador de OpenSuse (desktop), Ubuntu (media center), e Gentoo (notebook). Uso Windows em todos estes 3 computadores somente para jogar os tais joguitos de ultima geraçao, pois É a unica função deste!

    Torllitito, pra ja escreves sudo, mas num futuro proximo verâs a diferença. àh e diz me uma coisa é no windows que escreves apt-get firefox e ele descarrega e instala o firefox automaticamente? entao diz me la com isto qual o mais facil?!

    Nao sou contra o windows (tirando o Vista xD), pelo contrário ate gosto bastante do XP, uso linux ha 8 meses e nunca experimentei nada melhor.

    a verdade é que linux nao é tao facil, e porque? porque as pessoas nao foram ensinadas a usar linux, se o tal puto de 6 anos fosse ensinado desde pequeno a usar linux entao verias um mundo com muito menos photoshop’s e mais gimp’s, com menos hi5’s e mais blogs pessoais, com menos piratas digitais…

    Pois o que atormenta o Mundo (e nao falo de portugal) é o facilitismo, nao so na informatica mas como em todas as areas. olha secalhar se os putos fossem ensinados com linux, verias menos cenas de telemoveis nas salas de aulas. Isto é Facilitismo!

    Cumprimentos a todos =D

  29. rui silva says:

    Esse meninos que acreditam em milagres podem colocar dois conceitos fundamentais dentro da cabeça.
    1º Crianças aprendem a trabalhar com o sistema operativo que tem jogos, logo aprendem em windows, não querem migrar para linux mais tarde, em adultos os seus patroes dão-lhes pcs com windows pq é o que já conhecem. Acham que algum patrão vai pagar formação aos empregados com uma ferramenta mais complexa do que aquela que já conhecem?
    2º Grandes Empresas (e pequenas tb) precisam de software especifico, quem desenvolve o software quando tem problemas recorre à microsoft pq tem uma assintencia mto melhor que linux.
    Só para comparara existe ajuda para linux de “amadores”, mas os profissionais trabalham em windows. Acham que é facil encontrar um especialista que conheça os segredos, de ligação de software ERP, com bases de dados de várias tecnologias diferentes, intranet, aplicações distintas, com milhares de users, segurança, autenticação etc, etc…
    Cada nova empresa tem de desenvolver o seu software compativel com os outros softwares que já existem, que por sua vez são compativeis com windows. E é assim!

    Só para finalizar, sabem o que é Microsoft office sharepoint server, procurem MOSS 2007, era preciso um topic inteiro só para falar disto, mas basicamente permite utilizadores basicos, criarem páginas altamente dinámicas com acesso e partilha de documentos e super rápido, integração profunda com Office etc. Não encontro nada parecido, desafio defensores do linux a mostrar algo semelhante. Quando e se existir algo para linux, então já está novamente ultrapassado, daki a 2 anos com o office 2010, o MOSS já virá com integração de silverlight então dominio absoluto e incontestavel da MIcrosoft mais uma vez

    Poderia passar aqui horas a falar sobre isto e outros softwares.
    Só para explicar que uma empresa não faz coisa para linux pq quem não quer comprar SO não quer comprar nada, quer de borla!!!

  30. CientistaMaluco says:

    Bem é verdade que o Linux ainda preciso de algumas coisas, mas a verdade é que é software livre e o dinheiro da Microsoft fala mais alto para as empresas produtoras de software. Eu uso cada vez mais linux e nestes ultimos dias so uso Windows pa jogar. Uma das coisas que eu mais tive dificuldade quando migrei para linux foi a instalação de software (uso Fedora e sou instalador compulsivo). Instalar pacotes e dependências e de vez em quando ter de ir aos comandos é tudo muito fácil para quem sabe, mas para quem não sabe (eu não sabia) é fácil desanimar e voltar a porcaria do Windows que a melhor coisa que faz é brecar. O que falta ao linux (falo do Fedora) é uma maior facilidade de utilização porque por muito que eu goste do linux, o windows é mais simples. O ubuntu já tem a extensão .deb, mas eu não gosto do Ubuntu e por muito que digam que este é o melhor para começar prefiro o Fedora. Linux precisa também de mais software. Podem dizer que há alternativas mas é para fazer umas coisitas em casa porque o grosso do software não há para linux (por exemplo o photoshop) e os emuladores servem para muita coisa, mas para software mais pesado um bocado já é uma treta. A falta de drivers é uma realidade e eu ressinto-me bastante com isso, mas claro que a culpa não é do Linux. Para um sistema livre ele já é uma maravilha mas claro que ainda é preciso muito para convencer utilizadores que não trabalham lá muito em computadores e para as empresas que precisam de usar software profissional. Por último espere que o Linux continue a evoluir (principalmente em jogos que é o que uso mais) e que consiga meter de vez o windows na gaveta.

    Cumprimentos

  31. skap says:

    @trollitito

    *RIR* um UBUNTU user….Meu caro, ubuntu é dos sistemas *nix mais simples, tens a papinha toda feita e é um SO standard, trabalho todos os dias com servidores, so’s, todas as novas tecnologias no mundo da informática como por exemplo blades etc etc, montagens de redes e afins não te falo á toa… És um “instant windows user” e enquanto a tua mentalidade não crescer não vais entender.

    Experimenta 1 mês de Gentoo e perde um pouco de tempo a procurar como melhorar o teu sistema e criares o SO á tua medida de forma a “tweakares ” o teu pc ou desktop e não vais querer outra coisa…

    “Quer queiramos quer não, Windows é indispensável.”, não!

  32. Trollitito says:

    Lol, já vi que és daqueles, enfim… Não vai valer a pena discutir contigo. 🙂

    Gostei da atitude do CientistaMaluco, apesar de usar Linux consegue ver as suas desvantagens não querendo com isto dizer que Windows é melhor. Quando estes ‘problemas’ forem resolvidos, aí será hora de meter o Windows na gaveta. 😉

  33. Fernando says:

    Este tipo de post não rende comentários produtivos, somente flames de fanáticos religiosos.

    Quantos usuários domésticos são profissionais de T.I. ??? deverão todos eles serem obrigados a decorar centenas de comandos estilo DOS ???

    Aonde estão as dicas ??? não seria melhor expôr fontes de dicas, aliás como eu perguntei sobre o SM56 para kernel 2.6.18 ???

    Mas é mais fácil ridicularizar aqueles que usam computador sem fim profissional

    Enquanto esta mentalidade não mudar, NUNCA o Windows será superado, e ainda há o risco da Apple pegar o 2º lugar

    Mais detalhes:
    http://applemania.info/

  34. Filipe Lourenço says:

    A cena do bilião é uma metáfora… 😛

  35. pisquinho says:

    Boas

    Estive a ler um artigo de um editor-chefe de uma revista americana online (ZDNet) que é um utilizador do Windows, embora ele ache que o Vista não está bem.
    O artigo era sobre um teste que ele efectuou e que durou 7 meses, em que iria substituir o Windows pelo Ubuntu, a versão que ele utilizou era a 6.04 e no decurso da experiencia actualizou para a 6.10, o artigo é de Outubro de 2007 e as conclusões a que ele chegou foram as seguintes:

    A instalação, o software “out of the box”, as ligações de rede, as ligações USB a drivers e iPod e as actualizações de software e sistema foram consideradas por ele superiores ao Windows;
    O sistema de e-mail (Evolution), o OpenOffice e o Gimp foram considerados por ele suficientes;
    A navegação web (Firefox), o Audio e o DVD Video foram considerados insuficientes, já que necessitam de plug-ins proprietários que não vêm no sistema e no Windows é mais fácil instalar estes plug-ins que no Ubuntu.
    A ligação a WebCams e a Impressoras é excelente se a marca estiver listada no Ubuntu, no caso dele não estava, mas ele considerou que a culpa é dos fabricantes por disponibilizarem o CD para Windows e não para Linux.
    Quanto a jogos e a graficos 3D, aí o Ubuntu deixou a desejar, não que não fosse possivel jogar os jogos (mesmo os do Windows) e trabalhar em 3D sem problemas, mas ele considera que o Wine e o Cedega para os Jogos não é viavel e as configurações para 3D só estão acessiveis a PowerUsers.

    Portanto o resumo, que ele fez dessa análise é que o Linux (Ubuntu) está bastante maduro e já responde à maioria das necessidades desde que o seu hardware responda às necessidades do Linux. No entanto os utilizadores precisam de se adaptar às aplicações do Linux.

    Assim, penso que a v/ discussão se baseia nisto:
    O Linux tem limitações? Sim, tem, mas tem vindo a recuperar terreno.
    Em segundo lugar, o que o Linux faz bem, fá-lo até melhor que o Windows, e a MS deveria aprender com isso, pois enquanto a tecnologia Linux está disponível para a MS a estudar, e assim aprender, a tecnologia MS não está disponível e mesmo que esteja tem copyrights, o que faz com que a comunidade Open Source tenha que andar a “dar voltas” para fazer o que o Windows faz bem.

    Cumprimentos,
    A. Pedro Coelho

  36. Tiago says:

    Para quem falou das crianças, não sei se sabe mas existem distros linux para a própria aprendizagem das crianças mesmo 😉 Não é bonito falar sem saber 😉

    cumpzz

  37. janielton says:

    Compra com linux..formata e instalar windows (quase 100 por cento dos casos, piratao)…tem que caçar um jeito do povo gostar de usar linux!

  38. NT says:

    Boas ppl,

    @pisquinho

    Nem mais…

    Porém também como o gaju desse artigo fala dos produtores de hardware também pode falar dos de software, pois é, se os jogos estão optimizados para trabalhar com DirectX (microsoft) lógico que não é satisfatório jogar esse jogo no linux. Tenho visto alguns jogos que foram lançados para linux e Windows e funcionam ás mil maravilhas nos dois sistemas…

    Outra coisa, gostava realmente que os fabricantes de PC dessem a escolher o sistema que o cliente final quer, nesse aspecto é que a comissão europeia devia multar o pessoal e não por o Windows vir com o Media Player instalado.

    São dois sistemas bons, cada um com a sua função.

    Make great software! not war :S

  39. Rui says:

    Boas!!! é tudo muito certo!!! MS lidera o mercado e assim o vai continuar… e custa um balurdio… sim!!! concordo!!!
    Mas há sempre outras formas de ultrapassar, a compra de uma licença!!!
    Aposto, que uns bons 80% dos que aqui postou e utiliza MS aqui no pplware tem aquela licença pirata… ou aquele software que altera as config. da bios para o Vista poder arrancar… ou aqueles twik’s para por um xp pirata tão original como aqueles que se compram!!! portanto só que as paga é que deve mencionar tal questão de licenças pagas!!! quem fala de xp/vista, fala também de office e outros tantos softwares MS.

    Em relação ao Linux, acho que deva haver um concorrente para a MS… porque senão só se falava de MS e mais nada… que o open-source é uma boa ideia… e que a MS deveria de lançar um versão de um S.O. open-source… e ai aposto que 100% da população mundial iria usar MS e não Linux!!!!
    Por outro lado há que relembrar que, hipoteticamente que a MS perde-se muito do seu mercado para Linux, então muitas pessoas iram utilizar Linux…. utilizar um S.O. open-source!!!! quem…. das grandes massas de utilizadores de MS sabe ou sequer imagina o que é Linux?!?! quantos de voces o 1º contacto que tiveram com um S.O não foi o Windows!!! Quantos??!?!

    Mesmo que Linux conseguisse “bater” a MS como o Sr. François Bancilhon afirma… há um promenor… os balurdios que os comuns utilizadores iriam pagar por problemas que tivessem com o sistema! em assistências técnicas…
    ok!!! não haveria tantos problemas de virus… mas bem… se Linux crescer… então… os srs. que lançam ataques para vunerabilidades a sistemas operativos deixariam de o fazer para Windows e passariam a o fazer para Linux… LOL… esqueçam… Linux acima de MS nunca na vida… já viram a reaprendizagem que as pessoas teriam de fazer… todas aquelas pessoas que já estão habituadas a Windows… mudar para Linux só porque é Open-Source… eles querem la saber se open-source ou não!!!
    Existe alguma relutância a mudar de rotinas…. faz parte do ser Humano…

    Linux para mim não passa de um S.O frustado….criado e utilizado por pessoas que acham que estão mais seguras com sistemas/redes linux… epah até pode funcionar ok…. mas 95% de Quota mundial é muito… já viram as pessoas que teria de mudar… enfim… isto é só a minha ideia…

    Cumprimentos a Todos!

    Rui Garcia

  40. isto ultimamente parece-me que anda a pedir moderação de comentários…

  41. Carlos MC says:

    @KaiserSoze: 1 bilião É 1 milhão de milhões e não me parece que a wikipédia nem sequer o ciberdúvidas sejam autoridades em quer que seja, ainda menos em padrões internacionais, agora se há países não os seguem, isso não tem nada a ver; geralmente são os EUA e os países sob a sua influência que não o fazem (sistema métrico, vírgula decimal, numeração, etc.):
    http://gec.di.uminho.pt/lesi/csi/IntroSC_Mar04.pdf (Anexo A, pág. A2, nota 19)
    http://en.wikipedia.org/wiki/Long_and_short_scales

  42. aver says:

    … ná. Com moderação perde a graça.

  43. Abilio Justo says:

    Tudo fala nos “problemas” do Linux como se estes fossem “efectivamente” do Linux,isto é, falam em problemas de drivers. Lembro que não é o Ubuntu/Mandriva/Suse/Fedora/RedHat/ArchLinux/outra qualquer distro que têm a “responsabilidade” disso, mas sim a ATI/NVIDIA.

    Falam em problemas de hardware “X”, já alguém se deu ao trabalho de “reclamar” junto com o fabricante de hardware? “Porque razão temos de usar sistema operativos “X” ou “Y”?
    Falam em jogos para Linux, os jogos existem para Linux, não existem os “mais recentes” pois as empresas continuam demasiado ligadas a quem detem o monopólio. Ainda nos jogos, para quem não sabe em qualquer distro de Linux que testes um jogo nativo a ambos os SO(Windows/Linux) vês que mesmo com toda a problemática associada aos drivers (em Linux) os jogos batem aos pontos a performance do Windows. Vejam por vocês mesmos os resultados em sites como a Phoronix.

    Quanto á notícia, Linux SÓ pode dominar, faz algum sentido instalar um OS (pesado/obsoleto) e com uma licença (eventualmente) superior ao custo do Laptop?

    “Ah e tal as pessoas não podem ainda mudar porque etc…”
    A grande maioria das distros de Linux têm uma comunidade por detrás a fornecer suporte; é só uma questão de fazerem uma pesquisa, sabem… ir ao google e tal.

    “Linux não passa disto , não passa daquilo…”
    Só fala assim quem está mesmo muito “out” da cena Linux.

    Microsoft têm (eventualmente) os seus pontos fortes, mas a politica que tem vindo a seguir nos últimos tempos leva as pessoas/empresas a procurar outras alternativas.
    Sabem…nem toda a gente usa um pc ligado á rede para mandar umas quantas IM através de um qualquer protocolo ou então postar umas quantas fotos numa qualquer rede social.
    (Nota : downloads ilegais/ilícitos já incluídos) 😛

    @ Fernando
    Não reparei na distro que usavas (se é que a mencionas-te) mas uma boa chance é ires ao “Ubuntu Forums”
    ou então no IRC@Freenode #(da tua distro)

  44. Adao Braga says:

    Posso até aceitar a idéia do domínio do Linux num futuro próximo, desde que haja as mudanças que foram comentadas acima. Aqui no Brasil, e na região onde moro, é quase total a quantidade de PC que chegam com Linux e o dono paga alguém para remover e instalar o Windows. Não porque o Linux não funciona no PC, mas porque ele não deseja mesmo insistir um pouco em descobrir o sistema Linux.

    Outra dificuldade é a mão de obra por aqui em Linux quase inexiste. Se as custas mensais da familia fosse pagas com serviços em Linux, não teriamos como quitar as dívidas no fim do mês.

    Eu uso Suse Linux. De todos as Distribuições, foi a que mais gostei e aquela que melhor atendeu as necessidades minhas

  45. Fernando says:

    @ Abílio

    A distro é o Kurumin 7 com o kernel 2.6.18, mas também tenho o Kubuntu 7.04

    Em 2005 consegui fazer o SM56 no Kurumin 5, que alegria !! hoje não tenho mais tempo e paciência para isto.

    Hoje o que eu achei sobre o tema é um driver smartlink “patcheado” para funcionar no Motorola, conectando a 33kbps, não vou perder tempo para ter uma conexão tão infíma, que no windows entra como 52kbps e downloads a 5,4 kbps.

    Na verdade o feito de 2005 foi uma gambiarra para o Kurumin 5 funcionar com dual boot de kernel, sendo que o SM56 funcionava em cima do kernel 2.4.25 e a instalação formata em ext3.

    Tenho muita vontade de voltar, agora, para ficar a 33 ou sem internet , não dá

    @Adão Braga
    Concordo, na hora de achar alguém que sabe, se consegue-se achar, cobra o olho da cara, sendo mais viável então pagar a licença da MS uma vez só.
    Mesmo as assitencias técnicas de pcs montados com Linux, ninguém sabe nada, ninguem viu nada

  46. Jonblue says:

    ahahahahahahahahahaha, há quantos anos ouço isso?
    Linux = montanha russa – só tem emoção para quem tem pachorra p/ um SO velho e ostracidado.

  47. nomade says:

    @Jonblue

    Velho?!?! Algo que está sempre em constante evolução e tem melhores performances que windows? lolol

  48. Hugo says:

    Linux para brincar, Windows para trabalhar…e eu preciso de ganhar dinheiro, logo…WINDOWS!

  49. luminoso says:

    @Trollitito:
    a consola tem um poder mesmo……… pelo que parece não és poweruser ou nao aprendes o suficiente para saberes usar as potencialidades
    quem nao sabe é como quem nao ve…

  50. Rikas says:

    Coisa que mais odeio é fanáticos. Fanáticos do linux, fanáticos do windows, fanáticos da xbox, fanáticos do futebol.. (ah.. e vegetarianos)

    Infelizmente sempre que aparece uma notícia assim vêm os fanáticos todos com a ira no corpo que lhes é habitual.. e enjoa-me!

  51. champ! says:

    Mal sabem que aqui no Brasil tem muita gente q simplesmente formata as máquinas vendidas com Linux e instala o Windows pirata…
    Pagam baratinho pela troca dos sistemas, nem dói no bolso…

  52. dvorak says:

    @ Rikas

    LOL ^^

  53. Vítor M. says:

    Rikas é bem verdade, mas por isso é que os outros, os não fanáticos devem comentar, assim mostram a diferença de mentalidades.

  54. LuisS says:

    Pessoal vejo muitas palavras e muitas verdades nas vossas mentes.
    A guerra do Windows VS Linux é antiga, para o Windows CLARO!
    O LINUX não pretende ser igual ao Windows, nem vejo qualquer guerra aberta por parte do linux, apenas do Windows, com a sua MAQUINA DE MARKETING.
    LINUX é um estado de espírito uma mentalidade muito à frente.
    Oiço falar em Linux, em Ubuntu, e ficam donos da verdade. LINUX não é nada disso.
    Partilhem as vossas opiniões, mas não há nada como ler primeiro e acima de tudo INFORMAR-SE E EXPERIMENTAREM.
    Sem mais comentários dou-vos um exemplo do espírito LINUX
    Queres um pc novo, ah ok são 120Eur de SO… ah e tal não e preciso… saco da net… que querem que eu vos diga?… Se fossem obrigados a pagar
    VOCÊS PAGAVAM?
    … AH E TAL VAMOS TESTAR ESSE UBUNTU… ah ok q giro, está no site oficial o download… olha que giro enviam GRATUITAMENTE da África do Sul…

    Continuem com o vosso windows e deixem-se de guerras e vivam a vida duma forma genuína… UPS o vosso Windows é genuíno????

    MENTALIDADES… e OPINIÕES

    Fica no ar… dum PROFISSIONAL / Utilizador de Informática Unix e agora LINUX

  55. xanex says:

    So um comentario a uma frase que vi mais acima;
    “…se ensinarem um puto de 6 anos a mecher num linux…”

    provavelmente vao ter um hacker aos 12 ou 13 😛

  56. Jonblue says:

    Os meus Windows são genuínos…
    Victor M, quando quiseres uma opinião apenas e que vá ao teu encontro, crias uma comunidade e aí vais ver que 99,99% ser-te-ão favoráveis.
    Quem não tem mentalidade para aceitar opiniões diferentes não vem para aqui e retire a opção dos comentários.
    Às tantas são as opiniões diferentes que ainda dão algum interesse a este blog, porque blogues c/ notícias como este há aos milhares… 😀
    Agradece por estarmos ainda por aqui… 😉

  57. RubeMicheL says:

    a todos aqueles que não usam Linux por causa dos jogos, aconselho uma visita ao link: http://live.linux-gamers.net/?s=download e respectivo download do Live DVD desta distro. podem sacar na boa que é “di grátis”, como dizem os caras. e já agora googlem sobre jogos para a plataforma Linux que usem o motor gráfico do Quake ou do Wolfenstein.
    só o facto de se poder instalar milhares de aplicações à borla E COM QUALIDADE disponíveis para linux já devia ser suficiente para a migração. até hoje já usei bastantes distros linux (começei com a SUSE7, passei pelo CaixaMágica 8.1, Ubuntus, etc), poucos problemas tive, e raramente uso a consola, por pura preguiça, e também por ter sempre forma de fazer graficamente o que teria de fazer com um comando. acho que o passo que falta ao Linux é mesmo ser mais intuitivo e ser levado tão em conta como os outros SOs na hora de lançar drivers ou de fazer o hardware.
    PLUR a todos (googlei e agora já sei o que significa) 😀

  58. Vítor M. says:

    Jonblue não baralhes as cenas… eu no meu comentário referia-me aos comentários provocatórios/exagero.

    Esse teu comentário é estranho neste site, mas ok se pensas assim.

    Eu agradeço por ter visitantes, é um facto , pelo prazer que tenho em escrever e partilhar, pelo que aprendo, agora quem te ler até pensa que este é o meu ganha pão… isso também é um daqueles exageros típicos 😉

  59. Trollitito says:

    @luminoso
    Claro, tu és poweruser e aprendes o suficiente para saber usar as potencialidades.. 😉

    Isto aqui é só profissionais, se bem que a maior parte das pessoas que conheço que têm computadores, apenas sabem ligar, instalar, abrir o word e desligar. Queria vê-las a mudarem para Linux, ia ser bonito ia.. Mas pronto, por aqui anda outra guerra informática.. 😉

  60. Nuno Paiva says:

    “Linux vai dominar…”

    ixo e pa rir nao?? xD

    n digo k n seja possivel… mas reparem… 95% da quota do mercado aposta em MS!! a maior parte das aplicações k existem é pa windows…
    mxm k a MS venha a perder parte da qota k agora tem.. nunca vai ser posta de parte, pois muitas dos utilizadores nasceram com windows e nao é d um dia po outro que se abitua a um novo S.O!!

    em suma.. microsoft vai continuar a dominar pelo menos durante varios longos anos!!!

    cumprimentos a todos!! 😉

  61. onerbe says:

    Boas

    Tanta confusão por causa deste assunto!!

    É preciso ter calma, e analisar as coisas friamente. Quando me falam de que um profissional que trabalha em photoshop, dreamweaver, … não tem as mesmas ferramentas em linux, concordo plenamente, mas em cada 100 pessoas, nem 10 usam o pc para estes fins. Poderiam perfeitamente usar linux para ter firefox, messenger, fazer uns textos, imprimir e ouvir musica (que cerca de 80% das pessoas usam para esse fim!!!!). Estariam livre de virus, o pc era bem mais rápido, não crachava, não aparecia ecrãns azuis (ehehehehe), estariam perfeitamente adaptados às suas necessidades.

    Agora dizem-me “… as pessoas não estão preparadas para aprender outro sistema operativo”, também concordo, mas o pior mal é o deles, e vejamos, se eu comprar um pda com WM6, apesar de ser windows eu dou-me ao trabalho de aprender como funciona, com o lunux é da mesma forma.

    Podem também dizer que é dificil instalar e tal… se se dessem ao trabalho, podiam conhecer os pacotes .deb e toda a facilidaque que temos de toda a infinita lista (e sempre a crescer) de todo o software disponivel para instalação com 3 ou 4 click’s!!!!!

    Em termos de jogos, claro que o linux tem uma clara desvantagem, mas também tinha o mac, e conforme foi aumentando os utilizadores de mac, os jogos foram aparecendo!!!

    Acabo por dizer que a minha àrea é a Motricidade Humana, e umas das piores coisas que o Homem tem é a resistência a mudança, e a quebrar paradigmas que está acomodado, mas se a necessidade assim o obrigar, muito em breve teremos o linux mais competitivo, um mac poderoso, e um windows que também será melhor se quiser realmente acompanhar esta mudança.

    Poderia falar de mais coisas e dar mais exemplos, mas acho que fiz transparecer o exencial da minha opinião sobre este assunto.

    Abraços

    P.S.- Parabéns pelo site!!

  62. Fernando says:

    @Onerbe

    Excelente comentário, muito justo, concordo plenamente

    Só que você esqueceu de escrever (talvez) o pior problema do Linux

    – incompatilidade de drivers (principalmente modens, que NINGUÉM sabe mexer, drivers não se acham ou são incompatíveis com o kernel, ou ainda te manda comprar hardmodem (existe isso ainda ?).

    Meu hardware tem que se adaptar ao meu sistema, não meu sistema exigir hardware especifico.

    Se não fosse por isto já teria um Debian há mais de 3 anos na minha máquina, logicamente com o KDE 😛

  63. onerbe says:

    @Fernando

    O linux tem sim mais problemas, mas as distros feitas para massas (ubuntu, kurumim, gentoo, …) tem quase tudo a funcionar de raiz…
    Eu pessoalmente uso diáriamente ubuntu (porque sou um pouco preguiçoso, e o trabalho às vezes não pode esperar…) mas tenho SEMPRE um Debian para “brincar” um pouco, e conhecer melhor o que é realmente o linux. Tenho um XP num outro pc só para quando quero jogar (mas quase nem o uso…).

    Quanto a incompatibilidades própriamente ditas, sempre existirão, eu por exemplo deixei de ter drivers recentes para algum devices em XP, porque não compensa fazer drivers (e software!!) para um pequeno nicho… tem que ser para massas, mas uma coisa é certa, mais rápido aparece um driver ou software para esse pequeno nicho na comunidade open source, do que por empresas (que para sua sobrevivência) apenas veem lucro.

    Penso que cada um deve sempre ter a noção de rendimento e de custo/benefício, na escolha de hardware, software e Sistemas Operativos. Eu tive esse cuidado e não faço porque outros fazem, mas estudo sempre o que compro. Posso acrescentar que já contribui com mais dinheiro para software livre do que para software proprietário, apenas porque sei que tudo que melhorar nesta gigantesca comunidade, vai ajudar todos!!! E espero estar muito em breve a contribuir também com o meu trabalho.

    Abraço

  64. korsairuga says:

    Vou deixar o meu comentário apenas para motivar os mais reticentes em usar linux, migrei para gnu/linux/ubuntu há um mês e não podia estar mais satisfeito. Uso um laptop toshiba a-100 e faço quase tudo o que conseguia no win xp, apenas um defeito, os JOGOS, porque joguinhos tenho tudo o que quero,GRÁTIS!
    Não vejo nada de programação mas até agora não foi isso que fez com que não pudesse aproveitar todas as capacidades do meu micro, usei a consola apenas três vezes e foi sempre copy/paste de foruns da comunidade ubuntu, que vejo como muito completa e onde há sempre alguém pronto a ajudar. SE todos fizessem como eu que fiquei farto de andar sempre à procura de aplicações para resolver os meus problemas no win, segurança, costumização e rapidez, concerteza o meu único problema , JOGOS, já tinha deixado de existir. Não passem sem experimentar, meu conselho, vão descobrir todo um mundo novo, e talvez quem sabe, muita gente vá ganhar quando decidirem envolver-se no projecto para partilhar o que sabem com a COMUNIDADE…

  65. sabão says:

    Para mim a melhor distro é o OpenSUSE, mas tb gostei do Ubuntu.
    No entanto o Windows é fundamental para correr aplicações pagas.
    Porém se quiserem juntar o melhor do closed-source e open-source usem Mac OS X.

  66. Pad says:

    Admito que não li metade dos comentários, mas do que li, li um bom par de disparates.

    Linux não é mau, é DIFERENTE. Recomendo a consulta do dicionário se não souberem o significado desta palavra.

    Quanto à consola, ninguém é obrigado a usa-la. Mas digo-vos, quem não a usa, não sabe o que perde. 😀

    “Ah e tal, Linux é para quem quer estar uma semana a configurar o computador”. – Usem Ubuntu. Eu uso ArchLinux e apenas demorei um dia a configura-lo (um dia porque foi a primeira vez), compensa mais do que andar anos inteiros a usar CCleaner’s, Tuneup’s, Anti-virus, Spy-bot’s e companhia.

    Se se queixam de falta de drivers e de software, reclamem junto aos fabricantes a culpa é deles, não do Linux.

    Linux não pretende competir com Windows. São SO’s para diferentes utilizadores. Nem sei porque é que existem estas guerras estúpidas, é só mesmo para quem não tem mais nada que fazer.

  67. António Pedro Cunha says:

    Volto a repetir aquilo que disse acima sobre os drivers… Os drivers existentes para linux são muito bons, visto que são eles que são planeados para o hardware e não o hardware para eles (como acontece com o Windows, MacOS)…

    Além disso, continuo sem perceber qual é a mania de comparar um SO com o outro… Eu uso Arch Linux, como o Pad como SO primário, e tenho o Windows para jogos, unicamente.

    Sei muito bem que não é fácil aprender a utilizar linux, mas posso dizer seguramente que é uma experiência recompensadora, e podemos dizer que sabemos fazer algo com o nosso computador. Basicamente, o meu computador funciona como eu quero, e não como me foi imposto.
    Se usasse windows (como usava), as coisas eram mais ou menos como eu queria, mas sempre dentro daquela barreira de facilitismo. Se isso resulta para 95% do mercado de desktops, o problema não é meu; cada um faz como quer. Aliás, se 90% do mercado quer jogar, quem sou eu para dizer “usem linux”?

    São SOs completamente diferentes, cada um com a sua população alvo muito definida.
    E para quem está a ser ignorante, Linux não precisa dos users de desktop para ser bem sucedido… existem servers para isso, onde o Windows não é assim tão útil :]

    Outra coisa… Linux, SO velho e frustrado? lol!? Isso chama-se ignorância, meus amigos, e é para não chamar estupidez pura e dura…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.