Linux Elive 1.9.23
Trago aos nossos leitores, uma análise a uma distribuição de Linux. Mas será apenas mais uma gota num largo oceano? Eu diria que não, e arrisco a dizer depois de a testar, que passou a figurar na minha lista de distribuições Linux favoritas.
Mas... o que diferencia esta distribuição de Linux de muitas outras? Para já os requisitos mínimos. Saiba que, para correr esta distribuição, necessita de processador com 100 Mhz e 64 MB de RAM. Porém como performance recomendada, é aconselhável ter um processador de velocidade a 300 MHZ, e 128 MB de RAM. O segundo aspecto positivo desta distribuição, que eu destaco é a beleza, poucas distribuições se apresentam com um aspecto tão sóbrio e bonito.
A sofisticação desta distribuição, começa logo quando o utilizador inicia a sessão. Este é surpreendido logo de inicio, com um tema sonoro elegante e refrescante. A navegação porém será estranha e com contornos diferentes do que estamos habituados a ver em Windows, Linux ou mesmo Mac. Para já a diferença começa no ambiente gráfico, em vez de usar o Gnome, KDE ou mesmo Xfce, o Elive, usa um ambiente gráfico denominado Enlightenment, que permite com o mínimo de requisitos possíveis, disponibilizar um ambiente amigável. Desde já isso reflecte-se nos efeitos da área de trabalho, com efeitos como sombras, transições de menus, "fadding" ao clicar em ícones, etc... Eu diria que o único efeito de desktop que falta ao leque dos efeitos existentes, é o célebre efeito de "Cubo". Sim, porque este ambiente gráfico não usa Compiz, nem qualquer aceleração da sua placa gráfica, o que é ainda mais extraordinário.
Quanto à fundação desta distribuição de Linux, baseia-se no sólido e estável projecto Debian. A navegação na versão do Elive, à primeira vista parece-se muito com uma experiência "Mac like", a dock no fundo do ecrã, não passa de facto despercebida. Contudo a navegação na dock não é bem igual, por exemplo quando se lança uma aplicação, e de seguida a minimizamos, esta em vez de ficar representada na dock, cria um ícone relativo ao seu processo na área de trabalho.
Para aceder porém ao menu de todas as aplicações, o utilizador tem duas opções, pode carregar com o botão esquerdo sobre a área de trabalho, e ter acesso directo a essas categorias ou clicar com o botão do lado direito, sobre a mesma, e seleccionar o item Aplicações, tendo acesso a um vasto leque de categorias, para escolher a aplicação adequada às suas necessidades imediatas.
Como o Enlightenment está ainda em fase de desenvolvimento, não contém muitas aplicações nativas e necessárias, para um uso adequado. Por isso o autor do Elive, fez uma selecção das aplicações mais leves, independentemente do toolkit gráfico (seja GTK, TCL/TK ou QT), e incluiu-as no Elive. Posso acrescentar do que vi, que a integração dessas aplicações com o desktop, não causa na maioria dos casos, a sensação de estarem "desfasadas".
Navegando um pouco pelas várias categorias de aplicações, na categoria Acessórios, destaco, o programa de gestão de Ficheiros. Trata-se do Thunar do Xfce, garantindo uma navegação de qualidade pelo sistema de ficheiros. Destaco ainda a inclusão de suporte para gestão de dispositivos blueetooth e partilha de ficheiros usando este protocolo, no Elive.
Na secção Internet, reside o cliente de mensagens pessoais instantâneas aMSN, e o cliente XChat como cliente de IRC. É ainda incluído para chamadas VOIP o Skype, o Transmission para descarregar ficheiros remotos no protocolo BitTorrent, e o Navegador Web Iceweasel (que é um "rebrand" da versão 3.0.3 do Firefox )
Na secção Som é incluído o streamtuner, para navegação de rádios Shoutcast / Icecast, e o reprodutor multimédia XMMS (um clássico leitor de média, que muitos afirmam ser clone do Winamp).
Na categoria Gráficos, destaco o obrigatório GIMP, para edição de imagem, e o visualizador de imagens "lightweight" GQView. Aplicações para gestão de scanners são também incluídas.
Na categoria Vídeos, é feito uma boa selecção do que melhor se faz nesta área no software livre, sendo incluído para reprodução de vídeos o MPlayer, para reprodução de DVD o Xine, e a célebre ferramenta de edição/encoding de vídeo Avidemux
Quanto à produtividade, as escolhas não poderiam ser mais leves, é incluído, o Abiword como processador de texto, e o Gnumeric como folha de cálculo.
Quanto aos jogos, destaco um pormenor curioso, a inclusão de dois emuladores, o Dosbox, que permite lhe correr aqueles jogos clássicos de DOS, e o ZSNES onde pode jogar títulos absolutamente viciantes da super Nintendo.
Quanto à secção de administração, não poderia faltar o imprescindível Gestor de Pacotes Synaptic, para instalação/gestão de novos pacotes, e o Editor de partições Gparted.
Um pormenor curioso na categoria de Preferências, é a inclusão do Wine, para todos os utilizadores que não se conseguem livrar daquela aplicação de Windows, que sempre faz falta. Isto demonstra o cuidado por parte do autor desta distribuição para que nada falte, aos seus utilizadores.
A navegação característica do Elive, exige um certo empenho e interesse em se habituar a esta distribuição. A velha máxima de primeiro estranha-se e depois entranha-se, aplica-se aqui. Porém, depois de o utilizador se habituar, irá achar toda a experiência na sua área de trabalho bastante leve e refrescante.
Alguns leitores estarão a se indagar, onde é que podem descarregar esta maravilha do mundo do pinguim? Bem... para conseguir descarregar uma versão estável, o autor pede-lhe que contribua para ele continuar no desenvolvimento. O mínimo que ele pede é 5 euros, para nos deixar descarregar uma versão estável. Mas como eu neste caso, não estava para perder tempo a fazer a transacção, descarreguei uma versão gratuita de desenvolvimento, com a qual fiz esta análise. O meu conselho é, que para quem quiser apenas testar esta distribuição de Linux, a versão de desenvolvimento serve bem. Quem gostar da experiência e quiser a versão estável, para instalação no seu sistema, porque não pagar os tais 5 euros ou mais. Diga-se de passagem, o autor do Elive merece pelo trabalho sozinho o trabalho fantástico que conseguiu em criar uma versão polida.
Segue um vídeo que apresenta a versão estável do Elive:
Nota: Deixo o reparo que dependendo de casos, a versão de desenvolvimento pode não ser a mais indicada para uso como sistema de produção.
Licença: GNU
Sistema Operativo: GNU/Linux
Download: Elive 1.9.23 [668.24MB]
Homepage: Elive
Este artigo tem mais de um ano
Looking good! Mas sim, primeiro estranha-se sem dúvida 😛 Tenho que experimentar.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
é apenas mais um…
http://www.jogosecharadas.com
Muito interessante…
Assim que tiver oportunidade vou testar essa distro, como primeira impressão teve nota positiva 😉
Bom artigo! Despertou-me interesse! Vou experimentar! Funciona como live-CD, certo?
@kendimen
Sim, funciona e bem 🙂 Detectou tudo no meu desktop 🙂
eu sou a preguiça em pessoa…nem sequer ao trabalho me dei de criar um live cd de uma distro linux quanto mais instalar de raiz…um dia destes…
Primeira impressão: excelente!
Mas a primeira impressão pode não ser a mais correcta…vou testar…
http://pplandtek.blogspot.com/
Primeira impressão: excelente!
Mas a primeira impressão nem sempre é a mais correcta…vou testar…
Já conhecia e sem duvida alguma que é bastante interessante, estive praticamente a instalar, e deixar de usar a livepen, mas como tenho o mint e até agora ainda não deu chatice, e como tambem era a versao de testes que tinha, acabei por não instalar, mas sem dúvida que é uma distribuição muito interessante.
@rui oliveira detecta tbm a placa wireless atheros?
Nuno Paulo
Não sei porque o meu desktop não tem placa atheros, mas penso trazer os drivers madwifi, e o ndiswrapper. O Ndiswrapper, permite-te pegar nos drivers de windows da tua placa atheros, e por a corre-los em linux.
É, fiquei curioso, vou dar uma voltinha nele quando tiver tempo 🙂
ZSNES de origem? Bom gosto, sim senhor, bom gosto… 🙂
Pelos sreens parece o MAC OS X 10.5 – Leopard!!!
Mas vamos lá testar|!
http://www.bitaytes.com
tenho de testar!
@rui Oliveira obrigado. Quando tiver tempo vou testar.
Sabes alguma distro linux boa que funcione bem com plca wireless atheros?
@Nuno Paulo
O Ubuntu deveria dar bem… Faça assim instale o Ubuntu 8.10, e se tiver problemas apareça no fórum lá iremos tentar tirar todas as suas dúvidas.
Só uma questão: só eu é que não estou a conseguir instalar numa máquina virtual (virtualbox)?
Experimentei mesmo agora … mas não gostei.. não há nada que substitua o meu Mint.
Ainda não usei esta distro, mais pelas imagens ela é muito bonita.
@Tiago
O problema pode estar na tua configuração do VistualBox, o Elive é Debian por baixo, quando crias uma nova máquina virtual, e selecionas o Tipo de Sistema Operativo, selecionas Linux. Em baixo, no campo versão, deves selecionar Debian.
Tenta a ver se desta vez funciona
Funciona com raid 0?!
@Rui Oliveira
Obrigado pela resposta mas não é daí o problema 🙁
Já testei como Debian, como Linux 2.6, como other… requisitos estão mais do que preenchidos mesmo na máquina virtual, configurações sem nada mais onde mexer e tenho ubuntu, fedora, xp e 7 no mesmo virtual box e todos estão OK.
A única informação que consigo é “kernel panic”, após arrancar e escolher a língua (seja PT ou EN) em todas as alternativas de arranque não passa do ecrã preto sendo que no debug mode me aparece a tal informação de kernel panic.
Isto é o que eu chamo evolução, ambiente gráfico espectacular sem consumir grandes recursos.
Basicamente o Elive com 128MB de RAM faz o que o Vista com 4GB de RAM no que toca a Ambiente Gráfico e Eye Candys.
Mais um para testar no Pentium 3 lá de casa, aquele “velho” já está farto de mudar a fralda no que toca a sistemas operativos, mas é a máquina de testes que durou mais tempo até hoje xD
@dc
Como te compreendo 🙂 o meu desktop é um pentium III a 800 e já a tenho em segunda mão há mais de 2 anos, e aquilo corre que nem um mimo o Elive. Se não fosse o meu pai aceder ao meu pc fixo, (porque o Elive requer habituação…), já lá estava 🙂
Das alternativas de arranque que permitem “ver” aquilo que se passa vou sempre parar a este erro 1 ou 2 segundos depois de escolher a alternativa a arrancar:
http://img5.imageshack.us/my.php?image=elivevbox.jpg
VirtualBox é a última versão e está a funcionar perfeitamente com outras distros e SOs e bem configurado para correr o Elive que ainda por cima apresenta requisitos mínimos.
Se alguém tiver mais alguma sugestão agradeço…
Cumps.
@Tiago
Eu também cheguei, a testá-la na maquina virtual,o que fiz foi tentar em qualquer maquina virtual que tenha definida, ir às defenições de CDROM, e apontar para a iso do live CD. Depois lancei essa máquina virtual normalmente, e não me deu problemas. De resto se mesmo assim te der kernel panic o melhor é testares num live CD ou USB a arrancar o computador, pois não há nada a fazer.
O problema destas distribuições “one man show” é que estap condenadas a desaparecer mais tarde ou mais cedo. Ou ele é contratado por alguma distribuição grande, ou desaparece faseadamante ate depois passado uns anos ainda haverem utilizadores a perguntar quando é a proxima actualização.
Espero que nao seja o caso porque cinceramente este UI do que vi… mete a maioria das distribuições no bolso.
É MESMO BOA, SE ELA DEIXAR,TAMBEM QUERO TESTAR…!!!
Lá dei 5 dolares ao individuo, e agora gostaria de saber se será possivel instalar esta distro sem o uso de um cd-r, pois de momento não tenho nenhum… Obrigado dsde já 😉
É pena que o Ubuntu não faça isso.
A nível de estética está muito há frente, e de efeitos está blutal….
Porque é que o compiz não vem de raiz, já instalado no sistema em vez de sermos nós a instalar?
@Gomes
Tenta através de uma pen usb instalar, usa o UnetBootin (http://unetbootin.sourceforge.net/), nessa aplicação aponta para a iso que descarregaste, e seleciona a distribuição Debian (Dado que o elive é debian por baixo). Depois do processo feito, a bios do teu PC tem que permitir arrancar da pen, depois diz se correu bem.
Para pcs com poucos recursos deve ser muito bom.. se calhar ainda experimento no meu pc velhinho…
@racoq
Fiz através do unetbootin e deu erro, hoje fui comprar um cd e dá o mesmo erro… já não estou a gostar disto lol
Estou a usar esta distribuicao. instalei numa pen de 1 gb para testar e esta muito fixe. para ja no problem e esta bonitinho e estavel
muito bom, sim senhor
😀
__
http://penguincommunity.blogspot.com/
mal que tenha portatil de volta irei experimentar
exelente clip sobre esta distro, http://es.youtube.com/watch?v=cH9WLrcsrx8
Fiquei curioso 😀
eu tentei instalar através de um cd e não deu. porque não arranca. agora vou tentar instalar por uma pen. so que tenho de por o ficheiro ISO na pen? ou tenho de copiar para la os ficheiros que estão no ISO?
Boas,
Estou com um problema, acabei de instalar o elive no portatil, mas nao consigo ligar na internet atraves da rede da universidade, como fazia normalmente com o xp. ser me poderem ajudar era urgente por favor.
Obrigado
@rip_heart
Normalmente, em Windows, é necessário um certificado para aceder a essas redes que, em Linux não é. Tens, no entanto, de te deslocar ao departamento de informática (ou qualquer outra entidade responsável pela ajuda técnica a equipamentos informáticos na tua faculdade) para te configurarem a rede.
oi Bruno, obrigado pela rapidez.
Pois, aqui na rede do laboratorio nunca me pediu nenhum certificado, como pede se tentar aceder na sala publica. aqui temos acesso directo sempre k ligamos o pc, pelo menos em windows
Não pede sempre, só a primeira vez, é um certificado que se instala, depois nunca mais “chateia”.
Se não é uma rede desse tipo, desloca-te na mesma até ao departamento de informática e pede ajuda, pois eles devem saber o que essa rede tem de específico.