Linguagem Neuronal – DARPA quer converter em código binário
Desde os primórdios que a ficção imagina poder ligar o cérebro humano aos computadores para traduzir os pensamentos, decifrar os sonhos e ampliar o conhecimento neuronal entendendo como funciona o pensamento. Agora, num novo projecto da Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa norte-americana (DARPA), a ficção poderá estar perto da realidade.
Recentemente falámos na capacidade que poderá ter a nossa memória. Dizem os investigadores é que possível guardar lá muito mais do que o que se imagina, podendo mesmo ser capaz de armazenar a informação de toda a Internet.
A DARPA acaba de anunciar um novo projecto que pretende desenvolver uma tecnologia que permita transformar as ordens do cérebro, a língua electro-química usada pelos neurónios no cérebro, em linguagem de uns e zeros, para assim ser possível manipular essas informações através de um computador com uma interface especial.
Leia também: 10 Invenções Fantásticas nascidas na DARPA
Comunicação Cérebro - Computador
O projecto é conhecido como Neural Engineering System Design (NESD). Consiste no implante de uma interface neuronal capaz de identificar e traduzir os impulsos cerebrais para que sejam facilmente perceptíveis a qualquer pessoa.
Este sistema permite que as pessoas com um membro amputado possam controlar próteses robóticas de forma mais intimista e precisa, obtendo mesmo outras "sensações". Com esta capacidade, determinados avanços poderiam ser muito mais ajustados e terem, de facto, utilidade, já que o controlo seria muito mais eficaz.
Como funciona e para que poderá servir concretamente o NESD?
O implante realizado no cérebro consiste na colocação de um chip de dimensões menores que 1 centímetro cúbico. Os benefícios que advêm dessa tecnologia poderiam ser muitos mais do que aqueles citados acima.
Imagine que este dispositivo poderá dar a conhecer os pensamentos de alguém que perdeu a capacidade de falar, que ajuda a perceber áreas do cérebro danificadas e, com certeza, determinar qual a capacidade afectada e como usar outras para compensar. Há um sem número de aplicações que poderão ser retiradas desta tecnologia.
Today’s best brain-computer interface systems are like two supercomputers trying to talk to each other using an old 300-baud modem,” said Phillip Alvelda, the NESD program manager. “Imagine what will become possible when we upgrade our tools to really open the channel between the human brain and modern electronics.
Referiu Phillip Alvelda, líder do projecto NESD
60 milhões de dólares para ligar sistema neuronal a sistema binário
DARPA investirá 60 milhões de dólares neste programa NESD durante os próximos 4 anos. Para acelerar esse processo integrativo, o programa NEST pretende recrutar um grupo diversificado de partes interessadas da indústria, líderes dispostos a oferecer serviços de prototipagem e fabrico de state-of-the-art e propriedade intelectual para os investigadores NESD terem uma base pré-competitiva. Em fases posteriores do programa, esses parceiros poderão ajudar na transição das tecnologias resultantes em espaços de investigação e de aplicação comercial.
Este artigo tem mais de um ano
Ghost in the Shell…
Daqui a uns anos controlam a mente de toda a humanidade para interesses de poder..abram os olhos…a tecnologia é bom a certo ponto, mas não deixem que vos controlem.
A depender de Velhos do Restelo como tu, nós estávamos bem era na Idade da Pedra.
Comentários ignorantes…
A era dos cyborgs está chegando está chegando, o Dr.Gero foi pioneiro antes desta gente toda
Win.
Ora aqui está uma coisa interessante…
Made in DARPA logo em primeira instancia este projecto irá ter obviamente fins bélicos.
Boa noite. Eu nao sou muito de comentar, mas desta vez tem de ser, aqui está. Uma coisa que me preocupa e muito, sou a favor da evolução tecnológica, mas reparem bem no que se traduz isto…
Ter a capacidade de programar uma pessoa? Ler mentes? Pensem bem nas consequências que isso ia trazer, estamos a falar da capacidade de criar um exercito onde os soldados sao computadores e nao tem alma, na capacidade de ler os pensamentos, desculpem mas espero que isto nao passe de um 60 million FAIL.
Alma ? Isso existe ? Se comprovares tal facto és o próximo Albert Einstein, mas de resto concordo com tudo o que mencionas te.
Tal como o anuncio que ofereciam milhoes para criar um sistema capaz de detetar sarcasmo nos comentarios das redes sociais, é mais uma das tipicas situaçoes em que se atira dinheiro e se espera resultados. A tecnologia ainda nao esta neste ponto, e ainda temos decadas antes de se conseguir tornar realidade qualquer destes cenarios. Mal se consegue ligar uma protese ao sistema nervoso, e sao precisos implantes super complexos para conseguir controlar movimentos roboticos que ainda não se comparam aos humanos. Os ultimos avanços em imagiologia conseguem “ler” pensamentos, mas apenas por categorias, e so depois de extensas horas de treino ao programa, para cada pessoa testada. Não caiam em ilusoes nem em pensamentos de fim do mundo como ja apareceram…
proxima season do lost…
Sword Art online se tornando realidade… Darpa + Oculus Rift