Kingii – Bóia de pulso que pode salvar vidas
O verão ceifa sempre vidas nos muitos afogamentos que lemos e vemos nos meios de comunicação. Por vezes até há histórias de pessoas mais próximas que perderam a vida vítimas de afogamento. A tecnologia não poderá fazer nada para tentar ajudar em determinados casos?
Provavelmente pode e não é o primeiro projecto que vemos sobre este assunto, até há um português que tentou "vender" a ideia. O que hoje mostramos é uma bóia de pulso, auto insuflável que pode salvar vidas.
O conceito é simples, nada de muito rebuscado tecnicamente, contudo, pela simplicidade pode um dia vir a ser usado como se usa um relógio de pulso.
Perder um ente querido nunca é fácil mas, para muitos, o pensamento de perder alguém por afogamento é pior. O inventor, Tom Agapiades, perdeu um amigo para a água há três anos. Isso o motivou a criar Kingii, uma pulseira que pode ajudar alguém a flutuar na água.
A pulseira permite ejectar uma bóia quando o utilizador, em apuros, puxa o gancho que activa o cilindro de CO2 para dentro desta. O gás rapidamente enche uma bolsa de segurança cor de laranja que pode arrastar a pessoas para a superfície.
Claro que o dispositivo não levantará todo o corpo para fora da água, mas ajudará a flutuar e a criar um alerta a alguém que esteja nas proximidades para poder ajudar. Além da cor da própria bolsa, também tem preso um apito que pode usar para pedir ajuda, caso esteja numa zona de baixa visibilidade.
A bolsa pode ficara até 48 horas cheia, o que, só por si, é uma garantia que a bolsa é de bom fabrico para poder ser usada para o utilizador colocar debaixo do peito e ficar a flutuar e até poder nadar até uma área segura.
Não é um dispositivo que usa e deita fora. O facto de usar uma botija de CO2 convencional, tal como as que são usadas pelos ciclistas, quando são gastas, podem ser novamente recarregadas e substituídas. Depois é enrolar de novo a bóia e guardar no pulso.
O criador do Kingii recomenda a pulseira para qualquer trabalho que leva as pessoas perto da água e, especialmente, para as crianças.
Embora a pulseira não tenha a mesma função do colete, é mais fácil de usar pois pode ser utilizada em qualquer cenário, a criança até numa piscina pode usar esta pulseira, podendo mesmo manter a criança a boiar, dado o peso da mesma e a estrutura do dispositivo.
Este é também um projecto crowdfunding onde o valor solicitado para o invento entrar em produção em massa era de 65 mil dólares. Actualmente, e porque a aceitação foi tanta, 465 pessoas em 12 dias já contribuíram com mais de 460 mil dólares. Ainda faltam 18 dias para angariar mais apoios na plataforma indiegogo o que fará certamente entrar mais dinheiro para pôr no mercado esta importante invenção.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente ideia, talvez daqui a uns anos seja obrigatório usar isto em praias.
Esta ideia foi apresentada no SharkTank Portugal, também por um senhor que tinha perdido alguém por afogamento
Apareceu uma ideia semelhante mas com menos cuidado estético no Shark Tanks Portugal.
Exacto, penso que deve ser isso que o Vitor se esta a referir no início!
Não vão faltar candidaturas à adaptação dum par de dispositivos na parte superior de biquínis…
Grande ideia… pelo menos parece mais “próxima” de adquirir do que aquela que apareceu no Shark Tank, que nunca mais se ouvi falar, apesar de ter investido nela…
Quando apareceu a ideia no Shark Tank fiquei ansioso por comprar. Mas não existe uma única informação sobre o produto online, nem nas redes sociais.
Entretanto apanhei um grande susto há uns dias…
Certamente irei contribuir para este Kingii, não irei esperar mais pelo português.
o inventor da ideia em Portugal e que foi levada ao shark tank, sou eu, Nunca mais se ouviu falar em nada porque 2 dos investidores desistiram do negócio 7 meses depois das gravações, e o 3º até à data nunca me contactou apesar das minhas tentativas.
Contudo brevemente irão ter noticias sobre a bóia, (práticamente acabada), uma vez que não desisti. Estou a tentar arranjar investidores em Portugal , e o custo será muito menor do que a que apareceu depois da minha.
Desde já agradeço todos os comentários incentivadores.
Olá, então ha novidades em relação ao seu projeto da boia, já quase passo um ano da esta sua resposta.
Gostava de saber se tem uma data marcada por a produção ou a venda no mercado.
Obrigado
boa noite José
já avançou com o projeto ou continua há espera de ajuda?
Boa invenção, acredito se for acessível toda gente vai comprar e em especial para os miúdos.
parabéns aos inventores.
Desde já os meus parabéns ao (os) inventores. Se for acessível vai ser bom para os nossos filhotes.
É Boa ideia , se não for caro deve haver muitos interessados.
Qual é o ponto da situação actual?
O projecto vai para a frente????
Uma ideia brilhante que pode mudar o paradigma da segurança de crianças e adultos, nas piscinas e nas praias de todo o mundo…
Olá! Quem é o fabricante da boia no Brasil? Obrigada