Kaspersky espalhou falsos vírus durante 10 anos
Os utilizadores de computadores e outros equipamentos informáticos estão habituados a confiar de forma quase cega nas empresas que desenvolvem soluções de segurança.
Mas segundo informações agora trazidas a público, a Kaspersky terá, durante 10 anos, espalhado falsos vírus, para minar a confiança dos consumidores nos produtos concorrência.
A informação sobre esta prática foi lançada pela Reuters, que descreve que, durante 10 anos, a Kaspersky terá criado falsos vírus ou infectado aplicações com código similar a outros vírus para que a concorrência passasse a detectá-la como estando infectadas e assim minar a confiança nestes produtos.
Para além de criar estas versões falsas de vírus, a Kaspersky submetia-as, de forma anónima, em motores de validação de vírus, como o TotalVirus da Google, indicando que estes estariam comprometidos.
Ao obter esta informação, empresas como a Microsoft, a AVG ou a Avast, entre outras, passariam a detectar os ficheiros originais como estando infectados, graças à semelhança do código.
Esta informação que agora foi lançada surgiu de vários ex-funcionários da Kaspersky, que estiveram envolvidos neste processo e que gastariam muito do seu tempo a desenvolver estes falsos vírus.
Para além deste processo, estes funcionários teriam também a tarefa de reverter os motores de análise de vírus da concorrência e criar formas de criar falsos positivos.
Naturalmente que a Kaspersky rapidamente refutou estas acusações e nega que alguma vez tenha criado estes falsos vírus para minar a concorrência.
Our company has never conducted any secret campaign to trick competitors into generating false positives to damage their market standing. Such actions are unethical, dishonest and their legality is at least questionable.
O próprio Eugene Kaspersky não ficou satisfeito com as acusações que a Reuters avançou no seu artigo e veio a público, via Twitter, mostrar o seu desagrado e negar as acusações.
Of course we make false positives. In banya, then riding bears to the beach. We have an fp factory 6 miles north of the Kremlin
— Eugene Kaspersky (@e_kaspersky) 14 agosto 2015
Este será um processo grave, caso seja verdade. A Kaspersky tem um nome forte no mercado e esta levará à perda de confiança pelos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Propaganda para minar a Kaspersky, a unica que de facto ataca os virus mais perigosos!
Ainda hoje os analistas da Kasersky descobriram como sacaram as base de dados da DETRAN.
Estas noticias quando são lançadas por ex funcionários tem o mínimo de credibilidade”
Tás cheio de bacterias no cerebro
Prontos, se tu dizes, esta decidido: isto nao tem credibilidade nenhuma. A inteligencia suprema falou
-1
+1
De facto pare ce estar implícito que as sanções sobre a Ucrânia, começam a chagar ao software sobre a forma de propaganda ameaçadora por parte da concorrência…
A karsperky tem um mercado muito grande…e como tal é normal que a concorrência ataque..no entanto quem decide de aceita de olhos fechados ou não este tipo de ataques,é o consumidor…é o azar delas..
Então está a negar a eficiência do Bitdefender?
avast
Vamos ao um pouco de raciocínio logico…
Kaspersky empresa Russa, vs Reuters empresa Norte Americana.
A guerra fria nunca terminou.
Fora que em sua maioria, as suas concorrentes sao todas da terra do tio Sam.
Enfim, acredita quem quiser.
Talvez.
E se acabassem os virus? (obviamente é um exemplo), o que iriam as empresas de antivirus vender?
Isto não me admira que seja verdade, porém não acredito que tenha sido só a kaspersky.
Reuters é uma empresa Inglesa ….não Norte Americana. 😉
+1. quem não sabe cala-se.
Andas a ver filmes a mais…
Talvez seja preciso um pouco de racionínio crítico, mas de ambos os lados. É totalmente plausível que seja verdade, da mesma forma como é possível os detratores não terem credibilidade. Agora, é ver onde os factos se ajustam… basta um uníco exemplo de virús falso dos que foram alegadamente usados nos últimos 10 anos (e quanto mais antigo for mais credibilidade dará aos detratores) para colocar a Kasperski em muito maus lençois. Um só exemplo.
O tempo dirá.
É inglesa. E nem tudo se resume a guerras politicas
+1
se juntarmos a isso tudo aquilo que sabemos sobre , espionagem, e roubo de informação aos users por parte de organismos americanos…temos uma visão clara sobre o que se está a passar..
Não aquece nem arrefece!
Desde que continue a detectar os verdadeiros positivos, por mim, fantástico!
+1
Mind games!
Como já ouvi dizer há muito tempo, o melhor antivírus é um rato, um teclado, e um utilizador competente.
+1 sem dúvida. Vejo muito utilizador que faz uma pesquisa banal e qualquer resultado serve.
se fizerem isso na rua com desconhecidos não vai correr bem. Fica a analogia.
Vamos ter sempre, mas sempre notícias boas e más das várias frentes em vários mercados.
Isto não me espanta nada. Ja testei varios produtos AV perante vários cenários e a conclusão a que cheguei é que todos tiveram diferentes resultados no scan… quem nos garante, que a ser verdade não estão todos os players do mercado a fazer isto.
É a minha opinião, não vou dizer aqui quem está errado, certo ou mandar calar.
Cada um tem a sua, é uma boa ideia desligarem o agressive mode e usarem o cérebro de forma mais correta para trazer mais pontos de vista em vez de os atacar.
Well done!hahaha
Então mas qual é o espanto? Não me admirou nada esta notícia. É assim que os anti-vírus vendem. Criam os próprios vírus e mandam cá para fora e dizem que são o único programa capaz de o remover. Até têm hackers a trabalhar nas empresas deles…
Mas ninguém (a Kaspersky) criou nem lançou nenhum vírus.
Do que se está a falar em criar código para levar os produtos anti-vírus/anti-malware da concorrência a identificar erradamente esse código como como vírus/malware (falsos positivos).
Criar um verdadeiro vírus para vender o anti-vírus seria outra coisa.
Nas avaliações dos antivírus – feita por laboratórios (mais ou menos) independentes – conta, de forma positiva, o número de vírus/malware detetado e a sua eliminação e, de forma negativa, o número de falsos positivos.
A ter feito alguma coisa, o que a Kaspersky é acusada é de “semear” falsos positivos para os produtos concorrentes encontrarem, desacreditando-os.
Ou melhor, os hackers são a mão de obra especializada das empresas de segurança. Lembro – me que quase há 20 anos quando se comunicava pelo velho mIRC cheguei a ter acesso a salas privadas em que era muito complicado de aceder e de ter visto conversas de pessoal, alguns directores de empresas de segurança a combinarem as empresas que iam ou tinham atacar e com a maior das latas tempos depois vendiam a segurança. Nessa altura fiquei com a ideia que quem os vende é que os cria. Os hackers querem ganhar dinheiro e não lixar os PC’s à malta. A alguns até dá geito que os nossos PC’s funcionem para os porém a trabalhar para eles. Só as empresas de segurança teem algo a ganhar com os vírus.
Tudo o que é R
por acaso ka uso eset ha varios anos…. dai nunca ter usado o kaspersky
sempre uzei kaspersky dos pagos é um bom antiviros ileminas viros e ainda restoura o pc fica como novo
não deve ser assim tão bom se ainda não removeu o vírus que lhe assassina os textos em Português…
Por amor de Deus aprende a escrever…
O Kaspersky não tem corrector ortográfico… ou será um vírus?!
É um pouco pesadito. Uso eset e recomendo
Usei kaspersky muito tempo, mas por ser muito pesado mudei agora para eset que também me parece ser viavel.
Ainda bem que a Apple a Microsoft oferecem anti-virus gratuitos no OS X e Windows.
E ainda bem que a Apple andou a limpar “anti-virus” da AppStore, Microsoft o mesmo?
Assim, deixa de haver necessidade desses programas.
Anti vírus no OS X? Onde? Usei OS X toda a minha vida e nunca tive nenhum anti vírus lá. Já agora, a Apple não implementou nenhum antivírus no Mac… Ele é simplesmente seguro porque é bom, simples quanto isso. E se há alguma insegurança, a Apple corrige logo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Gatekeeper_(OS_X)
Todos os Macs têm anti virus built-in, é escondido ao contrário do Windows Defender mas todos os OS X têm, é conhecido por XProject.
Outro cego. Lol
Santa ignorância 😉
A Apple mandou retirar todas as apps que tinham o nome, ou faziam referência a serem antivírus – mas não eram, porque não há antivírus para iOS e OSX – porque estavam a enganar as pessoas que as compravam.
(Pelo meio foram retiradas apps que não eram anti-vírus, mas tinham funcionalidades úteis – é a única crítica a fazer.)
Embora o Getekeeper seja um mecanismo de proteção não tem qualquer semelhança com um anti-vírus para Windows.
https://support.apple.com/pt-pt/HT202491
Então o Internet Security para Mac é o quê? É que já vi vários Macs a abrirem popups de publicidade a torto e a direito, e o KIS removeu as ameaças.
E desde quando é que isso dos pop-ups afeta o Mac? Já me apareceu pelo menos um ou dois e garanto-te que o meu Mac funciona tal e qual como eu o comprei…
E pop-ups de publicidade a abrir no browser são vírus? 😉
Só se forem muito sofisticadas é que o AdBlock não dá conta delas. Nem lhes ligo.
Quanto ao Internet Security para Mac e aos vírus essa é a parte mais engraçada. Diz a Kaspersky:
“Impede a propagação de malware de PC
Dado que os computadores Mac podem ser utilizados para a propagação de infeções de vírus informáticos, o Kaspersky Internet Security for Mac proporciona proteção antivírus para Mac e impede que o seu Mac transmita malware de Windows ou Linux aos PC de familiares, amigos ou colegas. Para além de proteger o seu Mac de várias ameaças, as nossas tecnologias de segurança premiadas também o protegem do embaraço de transmitir malware a quem o rodeia.”
Na verdade não diz que protege o Mac dos vírus – o que diz é que impede que o Mac sirva de veículo e “transmita malware de Windows ou Linux aos PC [note-se bem, aqui PC não inclui os Mac] de familiares, amigos ou colegas”.
Há várias referências a que produtos como o Internet Security para Mac têm utilidade por oferecer alguma segurança adicional, por exemplo em ataques a redes – mas não é por serem anti-vírus.
http://www.kaspersky.com/pt/mac-security
… Kaspersky Internet Security for Mac (comentário em moderação).
Usem o Comodo e o Malwarebytes e acaba-se com essa marmelada….
Sem nunca negar os males dos falsos positivos (e como isso afecta as qualificações nos testes da especialidade), verdade seja dita que para o “zé povinho” isto até tem o efeito contrário… assim a concorrência é que é boa porque até detecta mais “vírus” (falsos e que só fazem perder tempo — mas há gente que se impressiona com isso).
Estes tipos são como a indústria farmacêutica!
Inventam doenças para poderem vender medicamentos…
Ora nem mais. Eu nunca usei anti vírus. O pior vírus de todos é o utilizador. É claro que estou vulnerável a muito tipo de coisas, mas com anti vírus também estava.
Então? A plware acabou a parceria com a kaspersky e agora só fala mal deles? Deviam ter vergonha
O Plware não fala mal… foi a Reuters vs ex funcionários dos russos de mau pêlo.
Será que tu és um ex colaborante do Plware que não sei e inverteste o assunto?
Vai mudar as fraldas…
Eu uso o Kaspersky, mas depois de expirar a licença, dentro de um mês, vou mudar!
De facto os russos não gajos em quem se possa confiar!
É melhor confiares nos romenos do Bitdefender, ou nos eslovacos da ESET, ou nos checos da Avast e AVG
Acreditas em tudo o que escrevem? Conheces algum russo? Então alinhas na propaganda.
Não é nada que não se soubesse já. Não relativamente à empresa citada ou alguma empresa em particular, mas sim quanto a essa industria.
Não contribuo para esse peditório! Longe deles.
É para variar…. esta semana não há ataques à Samsung.
Nunca gastei um escudo/ cêntimo em programas anti vírus. Basta um que seja gratis e suficientemente bom (Avast por exemplo) e regras na utilização da internet e/ ou caixa de e-mail para não ser infetado. Simples, grátis e funciona na perfeição.
Compro todos os anos o antivírus kaspersky, antes na loja, agora online e até hoje nunca tive nenhum problema com qualquer tipo de vírus.
NOD32…..
Russos…. Nunca se sabe!
Santa ingenuidade que grassa por aqui. A indústria dos antivirus é tal e qual a indústria do fogo. Ou vocês acreditam que os incêndios que tem ocorrido por esse país fora tem causas naturais? Como é que acham que a indústria do antivírus sobrevive? Façam bom uso da máquina, e não há sistema que precise de antivírus, ou então só é necessária proteção do fabricante do s.o. ( coisa simples e ligeira que não compromete a performances). Tudo o resto? O resto é falsa sensação de segurança, bom marketing, a troco de uns euritos.
Uso o Kaspersky há uns tempos pois preciso mesmo devido a Pens USB vindas de computadores públicos escolares.
Por outro motivo não usaria AV como nunca usei antes disto. Fora isso, Kaspersky é um excelente AV.
* e não é por motivos destes referenciados no tópico que irei deixar de usar.
Obrigado Pplware pelo post!
A Kaspersky é idônea. Isto é invenção americana para derrubar a melhor empresa de segurança informática de todos os tempos.
Os americanos fazem sabotagem o tempo todo, tem sido assim desde 1492
1492?os índios?
O único que detecta alguma coisa é o Eset.
Aposto que isto se deve a guerras entre russos e americanos. O melhor antivirus que tive até hoje foi o Kaspersky. No passado tive outros que deixavam passar virus sem os detectarem (durante bastante anos usei o da Symantec).
Curiosamente, esta noticía vem na sequência de outras a tentar describilizar este antivirus, só que agora atacam directamente a empresa que o desenvolve.
Para quem se interessar
http://www.av-comparatives.org/