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Juiz impede divulgação de códigos de bloqueio de carros de luxo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Robert Soares says:

    pena! já ia levar o carro do meu tio a dar um passeio x)

  2. Chirucca says:

    Pintar o carro com manchas de ferrugem por todo o lado, colar autocolantes nos vidros a simular quebras, etc…. O carro fica menos atraente, logo o amigos do alheio não se interessam por ele. 🙂

  3. Duarte Gonçalves says:

    “Juiz”

  4. Miguel Marques says:

    Certamente o juís devia de ter algum carro das marcas afectadas e não queria o carro roubado… 😀

    Mas de que lhe serve ocultar a chave, se fica-se a daber que existe forma de deitar a abaixo a criptação que protege as viaturas de nada serve saber qual a chave quando o bom mavioso investica por si mesmo.

    Cabe é às construtoras verificar o estudo e corrigir as falhas.

  5. Paulo Gomes says:

    Ora Viva,

    Parabéns pelo excelente blog.

    Cumprimentos

  6. zeca says:

    se fosse um porsche dos antigos isso já não acontecia…
    é o que dá a treta das tecnologias!

    • Eu says:

      és mesmo Zeca lol

    • Oliveira says:

      Claro que já não acontecia. Nesse caso bastaria fazeres uma ligação directa e pronto… Que mania de complicarem as coisas e dificultarem a vida aos meliantes… (Desculpem, mas sempre quis dizer a palavra “meliantes” numa frase. Ou era nesta ou então nunca mais).

  7. João Carlos says:

    O problema é que de facto esses investigadores descobriram essa brecha e iriam publicar esse estudo, mas se eles descobriram, outros também poderão ter descoberto o mesmo e poderão estar a usar esse conhecimento para actos menos lícitos.
    O certo é que será apenas uma questão de tempo até esse procedimento ser conheceido por mais pessoas e depois, se as marcas não fizerem nada (que é o mais certo) os donos dos carros é que irão sofrer as consequências!!!

  8. Spysky says:

    No parágrafo “Por seu lado os fabricantes argumentam que todos devem ter acesso à informação que descobriram para verem as fraquezas que existem nos sistemas em que cofiam de forma diária.”

    Não deveria antes ser os investigadores/académicos? Tenho algumas duvidas que os fabricantes defendam que o publico deva ter acesso às suas falhas de segurança =)

  9. João says:

    Proibir a divulgação dos códigos serve apenas para a empresa se proteger de seus próprios erros, enquanto os donos dos carros continuam sujeitos à serem roubados, pois várias dessas falhas são vendidas e utilizadas por quadrilhas.

    • João Inácio says:

      Exacto. Foi essa mesma a minha interpretação. Não têm intenções provavelmente de mudar a situação e “abafaram” o estudo, para fugirem com o rabo á seringa.

      O problema é que, quando esta notícia se espalhar, o pessoal vai comentar e vai originar publicidade negativa dos fabricantes. Aí eles vão ser obrigado a tomar alguma medida para corrigir esta vulnerabilidade. Para quem está preocupado, o melhor é mesmo tentar espalhar o mais possível esta notícia, para pressionar os fabricantes a tomarem medidas.

    • pixar says:

      Podemos ver de outra forma (embora eu não tenha a certeza que seja essa a intenção): com esta proibição as marcas ganham tempo para resolver o problema. Se os dados forem divulgados já, em menos de 1 semana os roubos vão começar.
      Claro que os amigos do alheio, sabendo destas notícias, em 2 ou 3 meses irão descobrir o gato, mas sempre dá mais tempo para a VW resolver o problema.
      As marcas não ganham nada em com os roubos dos seus carros.
      Isto sou eu a imaginar…

  10. Tiago says:

    Como é obvio, quem vai sair a ganhar, como é habitual nestes casos, são quem descobre a falha…a Volkswagen irá obviamente oferecer-lhes uma quantia avultada para divulgarem-lhes (em privado) os dados da investigação…na melhor das hipoteses ainda lhes oferecem um lugar no dep. de segurança da empresa. Tal como aliás é apanagio para quem descobre falhas de segurança :).

  11. Benchmark do iPhone 5 says:

    Carros dessas marcas têm todos daquelas trancas em forma de bengala que prendem o volante ao pedal do travão – se não têm deviam ter 🙂

  12. AlexAlex says:

    Basta publicar em outro país/jurisdição.

    • pixar says:

      Não sei se pode. Eles podem publicar noutro país, mas fica acessível no Reino Unido. O problema não está no servidor como no caso dos de pirataria. Aqui é a informação que não pode se publicada e que está na posse de um grupo de 3 pessoas.
      Essa é a minha interpretação, que não sou advogado.

  13. Filipe YaBa Polido says:

    O Barnaby Jack também faleceu em condições suspeitas antes de ir apresentar numa conferência as vulnerabilidades dos pacemaker, bombas de insulina wireless, etc…
    Já num ano anterior tinha apresentado as vulns das ATM.
    Esses tiveram melhor sorte 🙂
    Teoria da conspiração!? ou coincidências maradas?!
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/northamerica/usa/10205944/Celebrated-super-hacker-Barnaby-Jack-dies.html

  14. Cruz says:

    No meu 911 Carrera 4 ninguem ousa roubar, ninguem entra.

  15. Pedro Azevedo says:

    O que queria saber que raio de investigadores são estes que queriam tornar publico, com acesso a todos, a explicação para cometerem crimes. É incrível. Já não basta a criminalidade profissional andar sempre um passo à frente, agora temos estes académicos para facilitar o trabalho deles e expor a muitos mais milhões de pessoas. O que os distinguem dos criminosos? Se descobriram, muito bem…tornar público, seria um acto criminoso. E se tinham essas intenções já o são. Pois num roubo é tão ladrão quem executa o acto como aquele que espera no carro.

    • Filipe YaBa Polido says:

      Esses “raio de investigadores” abrem os olhos às empresas antes que outros com más intenções o façam.
      Há quem faça vida disso sabias?! empresas de pentesting e afins.
      Também sabias que o governo e grandes empresas contratam esses “raio de investigadores” para que descubram as falhas antes que alguém mal intencionado o faça?!
      A divulgação dos códigos simplesmente ia pressionar os fabricantes a mexerem-se, caso contrário, são como tu, apáticos à espera que ninguém descubra. 😉
      Security through obscurity já está ultrapassado à muitooooo tempo 🙂 e conta-nos a história que não funciona, nunca funcionou nem nunca vai funcionar!
      Esses “raio de investigadores” são os que felizmente andam um passo à frente e permitem-te ter novidades a cada passo.
      Assim, o “raio de investigadores”, evitavam um mercado negro de códigos para os carros, como já acontece com sistemas para desbloquear outras situações, ou para abrir garagens (com comando).
      Ao tornar publico, forçosamente teriam que melhorar a segurança.
      Mas… continuamos a ver o inverso, infelizmente. Ao invés de escutar e apoiar o “raio dos investigadores” para melhorar o produto, damos-lhes com os pés. Enfim…

  16. euzinho says:

    que metam a informação na deepweb :p

  17. Lone Rider says:

    Falhas de segurança existem em todo e qualquer carro seja antigo ou moderno, independentemente da marca ou modelo. Esta investigação é importante. Contudo seria preferível que os investigadores revelassem a “falha” ao EURONCAP, NTHSA (fora de jurisdição) ou uma outra entidade regulamentadora da segurança rodoviária, ao invés de divulgação pública.
    Se tal falha for divulgada, o número de furtos de viaturas deste grupo aumentará significativamente ao início, e depois a futura desvalorização dos carros da VW por serem “fáceis” de roubar.
    Esperemos que o grupo VW tenha isto em atenção, porque caso contrário poderá ser o começo do fim de um dos maiores fabricantes de carros, que tão importante é para o nosso país sendo dos poucos que nos confia o fabrico de importantes componentes e modelos…

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