John McAfee explica e mostra como aconteceu o ataque à Sony
Os problemas que recentemente afectaram a Sony mostraram que ninguém e nenhuma empresa está livre de ter sérios problemas de segurança. A história do ataque já foi diversas vezes contada e sempre com novos intervenientes e com novas informações que pretendem esclarecer ou, pelo menos, trazer alguma luz ao incidente.
Quem agora veio a público apresentar as suas explicações sobre o sucedido foi John McAfee, que apresentou alguma luz sobre este caso e demonstrou como pode ter tido origem o buraco de segurança na Sony.
Já todos sabem que a origem do ataque à Sony começou alguns meses antes, altura em que foram colocados dentro da rede alguns worms que esperaram pacientemente a altura certa para acordarem. O que ainda não se sabe bem é de que forma estes worms foram colocados dentro da própria Sony.
Numa entrevista que deu recentemente no programa Varney & Company do canal de televisão Fox Business, John McAfee demonstrou a forma como está convencido que a origem dos ataques terá ocorrido.
Nessa entrevista John McAfee conseguiu facilmente aceder à caixa de correio de voz do apresentador Stuart Varney, de onde conseguiu fazer chamadas para o telefone do apresentador e também aceder à lista de contactos.
Uma vez na posse desses contactos, e com o acesso pleno ao telefone, terá conseguido ligar em nome do próprio canal.
Foi desta forma que John McAfee assegura que foi iniciado o processo de invasão da Sony. Através de uma simples chamada que se fazia passar por alguém da Sony ou de um qualquer responsável por esta empresa.
Este falso contacto terá sido dirigido a alguns dos empregados, onde terão sido pedidos os dados de acesso, para confirmar a sua autenticidade face a uma quebra de segurança.
John McAfee garante que sabe que foi este o método usado para penetrar no sistema da Sony. O único ponto de falha terá sido o factor humano e a dita engenharia social.
A confiança que os funcionários da Sony terão tido nos sistemas tradicionais e na sua suposta inviolabilidade foram a porta de entrada para a empresa, de onde depois terão sido roubados os dados.
Uma vez dentro da rede da Sony foi possível aos atacantes fazerem todos os estragos que surgiram e que todos conhecem.
John McAfee acrescentou ainda que esta forma de ataque é das mais usadas e que é das que melhores resultados tem obtidos.
Não existe qualquer certeza se a forma que John McAfee apresentou foi efectivamente a que foi usada para conseguir penetrar as defesas mais básicas da Sony mas, a verdade, é que a forma como ele a demonstrou deixa sérias dúvidas se não terá efectivamente sido.
Este artigo tem mais de um ano
hé..
os direitos á liberdade são postos em causa e depois são invadidos e os conteúdos depreciativos e xenófobos apagados…
outro “charlie”…
Adoro o sapo videos <3
+1
+2
/sarcasm:on
#comentario removido por infração às regras#
Boa ideia Anonymous,já que eu ando usando minha cabeça só para por o chapéu. HAhahhahahaa
Podemos até utilizar em outros serviços.
+1
Este caso defacto trás-nos a acusação recente feita pelos usa, de que era a Coreia do Norte que andava a atacar a Sony…parece que as “armas de destruição maciça” afinal…
era tecnologia social americana 🙂
mais do mesmo..
Eu tinha dito aquando a acusação dos EUA à Coreia do Norte que estes iam lentamente enterrar o assunto e deixar a acusação inicial entranhar-se nas pessoas. Desta forma se alguém falar sobre o ataque à Sony, a primeira coisa que vêm à mente é a Coreia do Norte.
Aqui o Pllware também são culpados. Ora colocarem vários artigos a falar da Coreia do Norte e o seu alegado envolvimento no ataque à Sony. Ora quando várias empresas de segurança vieram contrariar essa acusação, nem sequer um artigo colocaram.
Pois,
eu também percebi logo que eram os EUA a apontar o dedo a alguém que não os deixa “sugar o sangue”, mais do mesmo portanto..
E como os EUA já há muitos anos que nos habituaram a isto…já é de esperar…já são demasiado previsíveis 🙂
nao me levem a mal mas noticia parece escrita a pressao. eu sei que o google e meu amigo, mas geralmente quando se faz uma reportagem sobre alguem diz se quem e ou apresenta se a pessoa. no texto li 7vezes John Mcafee e acabei por ter que ir ver ao google quem e.
não está escrito na notícia mas aparece na reportagem a legenda do homem mas, uma reportagem sobre um ataque informático com um homem que se chama John McAfee…..acho que qualquer leigo, até eu, sabe que será alguém ligado a um antivírus chamado McAfee ou seria uma grande coincidência…..
Se é John Mcafee não é John Kaspersky ou bitdefender
Nem todos têm de conhecer o John McAfee ou até saber o que é a McAfee!
Então que é que estão a fazer num blog/site de tecnologia?
Não conhecer um pioneiro na área e alguém que já deu cartas do que fez /thumbs up!
Eu conheço a McAfee e vi logo quem era. Mas por eu conhecer este senhor, mas faz disto uma reportagem bem escrita
Pareceu-me que tinhas dito que tiveste de ir ao dr. google….mas ok, vou acreditar que conhecias, quanto à reportagem, ela tem dois momentos, a parte escrita em que apresenta o assunto e a parte do video que mais detalhadamente explica o processo “supostamente” utilizado e no video aparece o nome do senhor e quem ele é…acho que a parte escrita não poderá nunca ser separada do video porque são coisas complementares, quer dizer, esta é a minha opinião. Se optaste por ler só o que foi escrito, não me parece que tenhas percebido o que foi feito e como foi feito mas, mais uma vez, esta é a minha opinião
Até aparece na legenda do convidado: “fundador da McAfee”
Não sabia é que o mesmo tinha sido indiciado de homicidio do vizinho…puxa…
O que eu não percebi foi porque é que o apresentador puxou por esse tema. Está ali o gajo a explicar-lhes como foi feito (da perspectiva dele) o ataque, e o gajo sai-se com essa?!
+1
Podes crer, foi numa de por em causa a credibilidade dele, só pode
Este McFee a começar pelo seu software sempre foi um Mr. Tretas.
O software que o fez famoso, fala por si mesmo.
Quem não conhece a marca McFee é gente com muita sorte.
O problema não foi o que ele fez com o software, foi o que fizeram com o software qd ele vendeu a empresa há muitos anos. Tretas ou não o software já foi um dos melhores do mercado e isso fez com ele fica-se multi milionário.
+1