Já há quase 170 mil pessoas com contas bancárias “low cost”
Contas bancárias com serviços mínimos, são contas à ordem que permitem ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido.
No primeiro semestre de 2022, o número de contas de serviços mínimos bancários (SMB) voltou a aumentar, impulsionado pela abertura destas contas por cidadãos ucranianos deslocados. Já há quase 170 mil pessoas com contas bancárias deste tipo.
Em 30 de junho de 2022, existiam 169 698 contas bancárias "low cost"
Em 30 de junho de 2022, existiam 169 698 contas de SMB, mais 13% do que no final de 2021. Nos primeiros seis meses do ano, foram constituídas 21 974 contas e encerradas 2682, das quais 86,8% a pedido do cliente.
Ao contrário do que aconteceu em períodos anteriores, o crescimento do número de contas de SMB deveu-se mais à abertura de novas contas — impulsionada pela adesão de cidadãos ucranianos deslocados — do que à conversão de contas de depósito à ordem existentes. Das contas constituídas durante o primeiro semestre de 2022, apenas 49,5% resultaram da conversão de conta de depósito à ordem domiciliada na instituição (73,7% em 2021).
A conta de SMB só pode, em regra, ser titulada por pessoas singulares sem outras contas de depósito à ordem. A utilização das exceções previstas na lei permaneceu relativamente reduzida.
O que pode fazer com uma conta bancária com serviços mínimos?
Segundo o Banco de Portugal, além da abertura e manutenção da conta bancária com serviços mínimos, o titular pode, sem custos adicionais:
- Dispor de um cartão de débito para movimentar a conta de serviços mínimos bancários;
- Movimentar através das caixas automáticos em Portugal e nos restantes Estados Membros da União Europeia;
- Movimentar a conta através do serviço de homebanking (isto é, da página da internet da instituição de crédito) e dos balcões da instituição de crédito;
- Fazer depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos;
- Realizar transferências intrabancárias (isto é, transferências para contas abertas na mesma instituição de crédito em que está domiciliada)
- Realizar transferências interbancárias (isto é, transferências para contas abertas noutras instituições), através de caixas automáticos, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas, e de homebanking, caso em que existe um máximo, por cada ano civil, de 24 transferências interbancárias nacionais e na União Europeia;
- Realizar transferências através de aplicações (apps) de pagamento operadas por terceiros (por exemplo, MBWay), com um limite de cinco transferências por mês e de montante igual ou inferior a 30 euros por operação.
As instituições de crédito não podem cobrar comissões pela prestação dos serviços mínimos bancários, despesas ou outros encargos que, anualmente e no seu conjunto, representem um valor superior a 1% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS).
Quer isto dizer que, em 2022, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 4,43 euros (correspondente a 1% do IAS).
Este artigo tem mais de um ano
Custo anual ou mensal?
Comissão máxima anual = 4,43 €(mais o imposto de selo).
Muitos bancos cobram 35 cêntimos (mais o IS) mensalmente e não podem cobrar o cartão de débito.
Quer dizer …
Um País de ricos …
Ou um rico País …
Com ricos bancos …
Com ricos velhos bancos …
De jardim 😉 …
e modernas Rotundas …
Já a tenho há 6 anos e pouco. Poupei 7300 euros, em relação ao preço base do pacote bancário. Vantagem de ter pago o crédito da casa e do banco me começar a cobrar 9 euros mensais e 20 euros pelo cartão de débito, o que me fez descobrir essa SMB. Mudei de banco (BPI para CGD) e acabou-se a parvoíce de dar 20000 milhões de lucros à banca para gastarem em carros de luxo e viagens, para os dirigentes.
Mesmo!
Conseguiste credito habitação e manter o SMB? não te aumentaram as prestações?
Pelo comentário, dá a entender que pagou o empréstimo e só depois mudou para SMB. É o que faz sentido.
Pois, eu por acaso já tinha pensado nisso, no entanto não passei pela situação e não sabia como proceder, mas faz sentido.
Porque SMB não devia ter impacto nos empréstimos, uma forma de contornar as tentativas do banco em aumentar prestações como retaliação é mesmo isso, porque após negociado o empréstimo nada te impede de pedir SMB e manter o contrato tal como está, penso eu.
Eu mudei para o active bank e pronto passou para 0 e consigo fazer muito mais coisas do que com uma conta com serviços mínimos
Só por curiosidade?
O que podes fazer que não é possível com SMB, tirando ter mais de 1 banco?
Serviços mínimos é uma coisa, nesse caso só permite uma conta em todos bancos
Contas Low Cost é outra.
Agora contas Low Cost existem várias. Evitem Moey a tudo custo se não querem ter problemas.
Portal queixas tem inumeras reclamações, mau serviço helpdesk, ignoram reclamações, etc.
Se se for consigo. Tenho Moey praticamente desde que iniciou e até à data 0 problemas e 0 custos adicionais.
Visita por exemplo : portal queixa
https://portaldaqueixa.com/brands/moey
contas bloqueadas, fecham contas, sem comprovativos de pagamentos,etc
Reza para não teres problemas
Tenho Moey e nunca tive problemas mas confesso que com os problemas que já ouvi e li sobre esta entidade a vontade de fechar a conta é cada vez maior.
Problemas podem haver em todo o lado o que marca a diferença é depois a sua resolução e parece que neste aspecto esta entidade é francamente muito má, péssima.
Por cuidado apenas uso esta conta para trocos…
Fazes bem, se usares somente para trocos. Não uses como banco principal. Não compres nada se precisares fazer chargeback.
Falta saber é o que fazem com os dados.
Moey é banco péssimo, evitar a todo custo,
A minha ainda é mais low cost, é custo zero. ActivoBank.
Essas coisas nao duram para sempre. E so terem clientes suficientes e la vao comecar com as taxas e taxinhas a aumentar.
Eu tenho conta no Activobank desde 2014 e até hoje já passaram 8 anos e não paguei nada. Se começarem a cobrar amanhã, já poupei muito dinheiro nestes 8 anos…
Capaz, mas já tem alguns anos, por isso poupei uns trocos
Mais un indicador do crescimento da pobreza neste pais por parte dos portuguese. Não de Portugal….
Não entendo nem as ” ” ou o low cost no titulo. Nem são low cost nem tampouco “low Cost”. O indicado seria contas de serviço limitado…
Não tenho conta lowcost (milleniumbcp) e não pago anuidades nem manutenções.
Como?
SMB ha bastante tempo, feitas as contas pago 4eur ao final do ano.
A mim não me chulam mais.
Muda para o active bank e pagas 0