Já está disponível a nova versão do Portal das Finanças
Tal como já tínhamos informado, o Portal das Finanças iria sofrer algumas novidades, especialmente ao nível da organização dos conteúdos e serviços e também ao nível da interface. O novo portal "renovado" está já online.
O Portal das Finanças (PF) é hoje um instrumento fundamental no relacionamento entre a AT e os contribuintes. Dispondo de mais de 700 serviços e inúmeros conteúdos, uns de caráter legislativo e outros explicativos (folhetos, questões frequentes, etc.), havia necessidade de lhes dar uma nova organização em ordem a permitir aos utilizadores melhor extraírem as suas potencialidades.
A nova versão do Portal das Finanças oferece uma nova organização dos serviços e dos conteúdos tendo em consideração o tipo de contribuinte – cidadãos, negócios e outras entidades –, sendo-lhes disponibilizados os serviços e os conteúdos que se afiguram mais direcionados à satisfação das suas necessidades.
Ao autenticar-se, em “iniciar sessão”, terá acesso aos serviços e conteúdos mais relevantes atendendo ao seu “perfil” e histórico enquanto contribuinte.
12 pontos de “acesso”
O Portal das Finanças (PF) disporá de 12 pontos de “acesso” em função do serviço ou da informação que pretenda aceder:
- 1 – Obter senha de acesso ao PF caso ainda não disponha;
- 2 – Aceder, após autenticação, aos serviços e informações conexas com o seu “perfil” de contribuinte, bem como aos avisos e alertas emitidos pela AT;
- 3 – Aceder aos serviços e informações relacionados com Cidadãos (pessoas singulares);
- 4 – Aceder aos serviços e informações relacionados com empresas e operadores económicos (área aduaneira);
- 5 – Aceder aos serviços e informações relacionados com outras entidades, nomeadamente Entidades Públicas, Contabilistas Certificados e Outros Profissionais, no exercício das suas funções;
- 6 – Aceder à informação institucional da AT, à informação de apoio e à legislação fiscal e aduaneira;
- 7 – Aceder às principais obrigações a decorrerem no momento do acesso;
- 8 e 9 – Aceder à globalidade dos serviços e informações tributárias ou aduaneiras;
- 10 – Aceder ao serviço MOSS;
- 11 – Obter as diferentes formas de contacto com a AT, nomeadamente telefónico, e-balcão, atendimento por marcação e os endereços dos serviços da AT;
- 12 – Motor de busca melhorado que lhe permitirá aceder aos serviços e informações existentes no PF
Conheçam todas as novidades
MOTOR DE BUSCA
Exemplo do renovado motor de busca que agora está mais eficiente. Os resultados da busca serão disponibilizados em 3 separadores - serviços, legislação e informação genérica, sobre a matéria pesquisada
CIDADÃOS / NEGÓCIOS / OUTRAS ENTIDADES
Acesso a serviços e conteúdos vocacionados para cada tipo de contribuinte - cidadãos, negócios e outras entidades
Acesso a informação Institucional (AT), de apoio (folhetos, questões frequentes, etc.) e a legislação fiscal e aduaneira
Se está curioso com o novo portal, aceda já através do link que disponibilizamos a seguir.
Este artigo tem mais de um ano
Página sem HTTPS ainda….
Sem HTTPS na página inicial. Todas as outras páginas que necessitam de segurança utilizam HTTPS.
Já tem 😉
Foi precisamente aquilo que eu tentei esclarecer. A página de apresentação (inicial) não tem HTTPS mas todas as outras sub-páginas do novo Portal das Finanças utilizam HTTPS.
Em certas versões do internet explorer kb4056568 o site na pagina inicial para da erro” internet explorer has stopped working” alguem me sabe diz porque
ok
De vez enquanto tem de por aquilo mais bonito para a malta
Continua a ser obrigatório o Java para enviar os ficheiros SAF-T… Ainda não é desta que reformo o Internet Explorer.
Depende do programa de facturaçao.
Qual é o melhor programa de Facturação? Na empresa usa-se o Primavera e é uma trampa.
Experiência gratuitamente o PROJETO COLIBRI.
Alguém devia ensinar aos developers ou designers do site que texto justificado é, em quase todos os casos, um problema de legibilidade e uma má prática tipográfica. Olhem a beleza do texto nos cartões:
https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/geral/home?segmento=CD
Aparecem os pequenos “rios”, espaços em branco derivados de pouco texto para uma largura maior do que o esperado. Basta usar text-align: left para evitar isto.
É pena é os servidores da aduaneira serem lentooossss e continuarem a dar problemas quanto baste!
Finalmente uma interface moderna a responsive.
A parte mais desconcertante é o facto de não usar HTTPS.
Muito muito preocupante o facto de não ter HTTPS. Claramente a segurança dos dados está em ultimo lugar na lista de prioridades.
Mas já tem 🙂
Mas devia ter desde o URL principal, como recomenda a Google. 😉
Achas que as finanças têm algum interesse em saber o que é Google recomenda ou deixa recomendar? Não é a Google que vai trazer mais ou menos clientes ou segurança ao Portal das Finanças. Eles não precisam disso. Todos os tugas são clientes do Portal das Finanças, por isso exista ou não a Google para eles “é igual ao litro”.
A busca está deficiente. Procurar por uic (escrito em minúsculas) não devolve nada. Os programadores não sabem fazer a alteração de uic para UIC .
UIC? IUC! Assim não admira não encontrares nada. lol
UIC? Isso é o que?
Esta agora teve piada!!
E que tal começarem a pensar num App? Nem que fosse hibrida. Seria muito mais simples para a maioria aceder ao portal através de uma App.
Entregar o IRS usando a internete e fantastico .. Desculpem a falta dos acentos.
sou desempregada desde 01 de janeiro de 2018, e infelizmente não consigo que a segurança social, me esclareça porque passou para um escalão de descontos para IRS, quase o dobro de quando estava empregada, sendo que o meu cônjuge também se encontrava á data em situação de desemprego, podem ajudar?
Estão sempre a mudar o acesso e cada vez pior.