PplWare Mobile

Israel usou sistema antiaéreo naval baseado no Iron Dome

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Estratega Amador says:

    Que diferença para cá, onde fora alguns Stinger de curtissimo alcance e disparados do ombro do atirador, e fora os misseis ar-ar dos F-16 e Mar-Ar das fragatas, não há qualquer sistema anti-aéreo baseado em terra – nada de NASAMS, Iris-T, Patriots, o que quer que seja. E ao que parece, nem sequer está prevista qualquer aquisição. “Não precisamos, ninguém nos ameaça…” . Pois. à Ucrânia, também ninguém ameaçava e nos últimos tempos, são navios e aviões bombardeiros russos, cada vez mais frequentes nos céus e ao largo.

    • Rodrigo says:

      A Ucrânia ninguém ameaçava?
      Isso é não perceber a história da Ucrânia no mínimo dos últimos 30 anos.

      A Ucrânia infelizmente está a passar um inferno devido aos seus políticos, e no fim todos bem sabemos como vai acabar.

      • Técnico Meo says:

        Queres dizer, os políticos do pais vizinho? Só assim faz sentido. Negar a autodeterminação de um pais vizinho só porque sim, não faz Putin muito diferente de Hitler ou Stalin. Comunas always going to Comunate. Para mim a Rússia continua um estado totalitário Sovieto- Comunista. A glassnot não serviu para nada , tiveram no máximo meia dúzia de anos de semi-liberdade, ou nem isso

        • Rodrigo says:

          Se resumes o que se passa a “autodeterminação” estás muito longe mesmo muito longe da realidade.

        • Jfcastro says:

          Diz-me onde moras para eu me tornar teu vizinho e apontar as armas todas a tua casa. Depois convoco os vizinhos e peço para todos te apontar as armas. Por último peço também para fazer um embargo econômico a ti. Como reagias?

          • Duas coisas diferentes says:

            A russia iniciou uma guerra desleal/desproporcional e muito covarde a um pais soberano/inofensivo e que estava em paz. “Apontar” as armas nao é a mesma coisa que “disparar” as armas. Se “preparar” para a guerra, nao é a mesma coisa que “iniciar” a guerra. Ter muitas “facas” nao é a mesma coisa que sair “esfaqueando” pessoas. Saiba diferenciar quem é o errado na historia.

          • Contador says:

            Ele não vai responder porque precisava de ser honesto para isso. Este tipo de pessoas não tem capacidade para obter essa certificação. Estes amigos de Hitler.

        • SouHumanoNaoOcidental says:

          Comparar Putin a Hitler e Stalin por não reconhecimento de autodeterminação de um pais vizinho porque sim? Se a Europa explodir e desaparecer eu tenho de reconhecer que é mesmo por culpa dos europeus. Somos realmente arrogantes.
          Sabe porque lhe digo isso?
          Se compara Putin com Hitler por causa de reconhecimento de autodeterminação de fronteiras o que acha de um povo achar que negros, chineses, índios e outras etnias são inferiores a sua? E até criar uma religião em que o filho de Deus, que deu a sua vida pela humanidade é branco?
          Sabe de que povo falo? Todos os europeus. E até 50 anos achava que africanos não tinham direito de autodeterminação.

          • Grunho says:

            Hitler e Estaline não tinham nada a ver um com o outro. Hitler era pró capitalista e apoiado pelos capitalistas. Estaline era anti capitalista e pragmático: ‘com capitalistas não podes deixar as coisas a meio, tens de ir até até ao fim se queres sobreviver ‘. Foi assim que ele fez e sobreviveu a todas as ameaças. E funcionou, até chegar o Gorbatchev e deitar tudo a perder.

          • Técnico Meo says:

            Não percebi

          • Zé Fonseca A. says:

            Curiosamente Estaline foi responsável por mais mortes que Hitler 😉

          • freakonaleash says:

            Achas mesmo que o Putin acha as outras etnias em patamar de igualdade com os cáucasos eslavos!?

      • freakonaleash says:

        É isso camarada, são os políticos ucranianos que andam a metralhar o seu povo, também responsáveis por massacres como o de Bucha e outros.

        Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem na mesinha de cabeceira.

        • Rodrigo says:

          Infelizmente quando um País tem maus políticos o povo é quem sofre as consequências.

        • PorcoDoPunjab says:

          Freak, longe de mim estar a defender guerras, até porque quem morre são sempre os desgraçados que nem sabem bem porque raio estão ali a morrer,mas há variantes que desconhece que deram origem a tudo isto.
          Apenas lhe deixo esta pergunta, imagine que o México ou Cuba, aceitam uma base militar russa no seu território.
          E não me venha dizer que México e Cuba não são independentes ou que são casos diferentes.
          Acha que os EUA aceitariam uma base dessas perto do país deles ?
          Então porque razão os Russos têm que aceitar bases da NATO nas suas fronteiras?
          Quando a URSS caiu o Clinton comprometeu se a não expandir a NATO para Leste, além das fronteiras que já tinha.
          Resultado? É o que vemos, mentiram aos Russos.
          Os EUA estão a tentar asfixiar a Rússia, está cercada a na parte oeste, quase sem acesso ao mar.
          Com a Ucrânia com bases NATO todo o flanco sul ficaria exposto.

          Estou mesmo a ver os Russos a construírem uma base em El Paso e os EUA do lado de lá da fronteira a verem de braços cruzados.
          É já a seguir…
          Ah espera, os EUA não podem aceitar russos por perto mas os russos têm que aceitar o inverso.
          Pois, as coisas são mais complicadas do que se pensa ..
          Sempre foi uma obsessão dos EUA partirem a Rússia e terem acesso às riquezas.
          Mas há um problema, os Russos são rijos.
          Além disso no caso da Rússia se poder partir devido ao ocidente, os chineses vão em auxílio porque sabem que a seguir são eles.
          Isto não é só dizer que é país soberano e tal.
          O Iraque tb é soberano e foi o que foi.
          Ainda por cima os pilotos que mandaram os aviões nas torres eram sauditas.
          Devem ter atacado o Iraque pensando que era a Arábia saudita.
          Problemas de GPS, talvez…

          • freakonaleash says:

            Os países pedem a sua acessão à NATO livremente, por alguma razão boa parte dos países ex URSSS a ocidente de Moscovo quiseram aceder à NATO. Aliás a invasão da Ucrânia contribuiu mais uma vez para aumentar a adesão à NATO, quando esta mais umas décadas seria extinguida sem o apoio dos EUA…mas claro a culpa é da NATO, como se esta alguma vez tivesse invadido a URSS! Já a URSS invadir o que está à volta é mato! Enfim…

      • Naodou says:

        A Rússia a levar na pá como levou no Afeganistão.

        • Rodrigo says:

          Podera a Rússia a lutar contra o arsenal de mais de 30 países e não te podes esquecer que ao segundo dia já não tinham ração, no primeiro mês acabaram as balas, e no terceiro mês acabaram os mísseis e começaram a usar os chips das máquinas de lavar roupa velhas, ao quarto mês acabaram os chips e começaram a lançar as próprias máquinas de lavar loiça…

          Até não estão a sair nada mal, com tanto problema…

          • freakonaleash says:

            Arsenal de velharias, convém não esquecer. Se a Ucrânia tivesse devidamente equipada já a operação militar especial genocida do povo ucraniano tinha acabado!
            Rais parta o T14 Armata que nunca mais aparece, não é camarada?

          • Rodrigo says:

            @freakonaleash

            A Ucrânia o ano passado pediu uma lista de material para defender e reconquistar o território todo o material pedido foi dado e mais algum extra e vários milhões e milhões de $ até a NATO confirmou que todo material pedido tinha sido dado e mesmo assim não conseguiram derrotar um exército sem botas?

          • freakonaleash says:

            Fonte de que a NATO entregou todo o material que foi pedido: a sua cabeça!?
            A Ucrânia está com uma falta enorme de munições em especial para os Patriots salva vidas. Ainda está a aguardar os F16, que devem estar a chegar antes do Verão, e principalmente os TAURUS que os Alemães recusam-se a entregar pois acham que os ruzzos estão no direito de bombardear Kyev mas a Ucrânia não pode ripostar em Moscovo.

          • Rodrigo says:

            @freakonaleash
            Deves andar apagadinho em Outubro de 2022 a Ucrânia pediu uma lista de armamento a NATO e América para vencer a guerra, e uns meses mais tarde a América e a NATO confirmaram que entregaram todo o equipamento pedido e a Ucrânia tentou a controofensiva e perdeu maior parte do equipamento nessa derrota e desde aí todos os dias pede mais armamento.

            Fonte:
            https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/a-lista-secreta-do-equipamento-que-a-ucrania-pediu-para-vencer-a-guerra/20221018/634d94bb0cf2ea367d53b01b

    • David Guerreiro says:

      Basicamente partimos do pressuposto de que estando na NATO, e pela localização geográfica, ninguém ousa atacar. E se atacarem pedimos ajuda aos EUA.

    • Grunho says:

      Os ucras são russos. É uma província da Rússia que se corrompeu aos imperialistas para criar ali uma testa de ponte com que, a prazo, invadir a Rússia e apoderar-se das fabulosas riquezas naturais. E quando perceberem que Washington e Bruxelas não pagam a traidores jà vai ser muito tarde.

  2. AlexS says:

    Para Portugal o que faria sentido seriam Arrow-3 ou Standard anti-balísticos uma vez que as ameaças do presente seriam distantes.
    Para curta distância tudo depende da estabilidade de Marrocos – e Espanha. Acaba e temos um grande problema, aí a melhor táctica seria o ataque para quem nos atacar incorrer grandes custos, por exemplo mísseis de cruzeiro disparados dos tubos lança torpedos dos submarinos ou de aviões de transporte. Drones de de longo alcance para reconhecimento sem esquecer satelitas de reconhecimento.

    Quanto ás nossas fragatas estão obsoletas só têm misseis anti aéreos semi-activos ou seja de outra geração , agora os mísseis são todos de guia activa(seja radar ou outra), já ninguém coloca misseis semi activos em navios de guerra, as nossas fragatas como têm 2 diretores só conseguem abater 2 alvos simultaneamente.

    • Grunho says:

      Da Espanha não há nada a recear. Somos de muito longe o país mais rasca da Europa ocidental e os espanhóis recusam-se terminantemente a integrar isto. A nossa rasquice é garantia da nossa independência. Mesmo Marrocos já nos ultrapassou em muitas coisas. Ferrovia, por exemplo.

  3. 100abrigo says:

    Portugal,
    não precisa de nada, porque destruímo-nos a nós próprios.

    • Moina says:

      Muito bem escrito.
      A realidade é mesmo essa.
      Quando cá chegar, já não existe nada para destruir pq tudo já está destruido.
      O SNS de tanga, Educação de Tanga, A politica, quem assiste pelo canal AR, mais parece um relato do jogo de futebol da taberna da esquina, só falta os beijos e os abraços, mas já não falta muito chegar a esse ponto…

  4. PorcoDoPunjab says:

    Essa história de um país aderir a um bloco militar só porque é livre e soberano é conversa da treta.
    Há variantes em jogo, mais valiosas, geopolíticas e estratégicas.
    Cuba aceitou ter uma base russa e ia dando origem à terceira guerra mundial.
    Mas enfim, se tenho que explicar geopolítica mais vale ficar para outra altura ..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.