PplWare Mobile

Isenção de IMT na compra de casa por jovens: o que precisa saber

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Alecrim says:

    Não estarão a confundir “Primeira habitação” com “Habitação Própria Permanente”?

    • Vítor M. says:

      Segundo a lei, esta isenção é para jovens com idade igual ou inferior a 35 anos à data da escritura e que, no ano da escritura, não sejam dependentes no IRS. Primeira aquisição de prédio urbano ou de fração autónoma de prédio urbano para habitação própria e permanente (primeira casa). Jovens que não tenham sido proprietários de imóvel nos últimos 3 anos. Estão isentos de IMT e IS todos os imóveis cujo valor de aquisição/escritura não ultrapasse os 316.772,00€.

      Portanto, parece-me que está correta a informação.

  2. Rui says:

    O problema agravou-se: mais pessoas com poder de compra resulta em casas mais caras. O que precisamos é de menos burocracia e mais incentivos para a construção de habitações acessíveis.

    • TiagoC says:

      Exatamente… É preciso aumentar a oferta.

    • says:

      E menos taxas de treta. Tenho um processo para construir 6 apartamentos no centro histórico e zona de reabilitação urbana. Existe um armazém velho no local. Para construir 6 apartamentos teremos de pagar 140 mil euros em taxas por não haver espaço para lugares de estacionamento. Dá quase 25 mil euros em que cada apartamento ficará mais caro. E a isto soma-se que andamos há já não sei quantos anos para ter o processo aprovado. Até a cor das janelas a CM quer escolher… porra!!
      Quanto à medida em si, por coerência sou contra medidas que discriminem pessoas. Se é para baixar impostos, que se baixe para todos e de forma igual. Aliás, alguns impostos estão altíssimos.

  3. Aves says:

    Impacto no mercado imobiliário … aumento do preço das casas.

  4. Ricardo says:

    O que precisa saber é que é uma medida de propaganda e injusta, eu comprei casa recentemente dentro da idade limite, mas paguei todos os impostos mais uma vez porque o governo escondeu na sua propaganda durante eleições e mesmo pós, que estavam excluídos compradores que tiveram casa nos últimos anos, e é isto, uns pagam para os outros beneficiarem, daqui a uns anos já não benefício de nada, nem nunca vou beneficiar.

    • Zé Fonseca A. says:

      E então? Tu e maioria dos portugueses. Porque tem toda a gente de beneficiar?
      Eu só discordo da idade, acho que o correcto seria até aos 30, de resto nada contra.

    • GM says:

      Eu não quero ser beneficiado. Só não quero ser prejudicado. Para já, este assunto não me afecta pois a casa onde habito, que comprei, já está paga. Mas não sabemos o dia de amanhã.

  5. Ana Alves says:

    Concordo com a medida mas se em vez de comprar casa já construída optar por comprar terreno e construir a minha 1a casa e habitação própria permanente já não usufruo dessas isenções. Porquê? Tenho todos os requisitos necessários.

    • PeFerreira says:

      Como assim? Tanto quanto sei também abrange construção.
      Se não for, é só mais um tiro no pé. Com falta de casas e ainda abrandam mais quem não quer mexer negativamente com o mercado habitacional? Para isso já chega a burocracia, bancos e trolhas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.