IRS: Prazo está mesmo a acabar! Atenção às multas…
De acordo com dados revelados recentemente, até 28 de maio, 4,9 milhões de contribuintes já tinham entregue a sua declaração anual de rendimentos. O prazo termina no dia 31 de maio mas, como é feriado em Portugal, a data limite passou para 1 de junho.
Se ainda não submeteu a sua declaração de IRS não se esqueça de o fazer.
Segundo informações da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), falta entregar a declaração de IRS a cerca de 10% dos contribuintes. O prazo limite estava definido para 31 de maio mas, como é feriado, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou que o prazo para a entrega do IRS termina a 1 de junho.
Como consultar o estado do seu reembolso de IRS
Para saberem o estado do reembolso de IRS devem autenticar-se no portal das finanças e depois aceder a Finanças. Em seguida escolham a opção Serviços, que se encontra no menu lateral, e depois ir à secção “Informação Financeira” e carregar na opção “Movimentos”.
Reembolsos mais altos
Segundo o Jornal de Negócios, o Ministério das Finanças ainda não revelou quantos reembolsos foram emitidos até ao momento nem os respetivos valores, mas os dados da síntese da execução orçamental de abril, divulgados na passada sexta-feira, 25 de maio, indicam um crescimento significativo e os valores mais que duplicaram.
Quais as coimas se me esquecer de entregar o IRS?
Esqueceu-se de entregar o IRS? Então prepare-se para pagar uma multa. Segundo o artigo 116º do RGIT, as multas por não entregar a declaração de IRS, ou por fazê-lo fora do prazo, rondam uma coima que pode ir dos 150 euros a 3750 euros, que podem ser agravadas com juros. No entanto, o Regime Geral das Infrações Tributárias (RGIT) admite a redução do montante se a regularização for voluntária, “em função do prazo do atraso e do grau de culpa (se for meramente negligente)”.
No caso de entrega até 30 dias depois do prazo terá de entregar uma declaração de substituição e pagar uma multa mínima de 25 euros, segundo informações da AT. Se o atraso for superior a 30 dias, a infração já ascende a 37,5 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Era isso mesmo que ia fazer agora. Está preenchida, é só submeter…
Boa sorte 🙂
Está feito 🙂
Boas ,
Queria dizer que é uma vergonha a parte da substituição. Acontece que já me foi reembolsado o valor da 1’ declaração ( inferior ao da segunda)e a segunda continua no estado “liquidação processada. Acontece é que dá erro e não vai entra, porque o sistema detecta que já entreguei uma anteriormente que está validada e o processo em curso. Já fui entregar uma requisição em formato papel nas finanças ao cuidado do chefe da repartição onde expliquei o sucedido e que pretendia que fosse anulado a declaração IRS entregue em separado e pretendia que fosse validada a entregua em conjunto. Continuo sem conseguir inserir a nova declaração devido a primeira não ter sido anulada , e sem receber um email ou carta das finanças. Dizem que isto pode demorar até 3 meses … é de loucos está palhaçada. Não sei para que serve o sistema de substituição já que não elimina logo a anterior ( e sim , fiz a substituição um dia depois da primeira ter sido submetida , mas dava sempre erro por causa de já ter submetido uma… enfim ) . Obrigado desde já .
Desculpa mas há aí peças que não encaixam. Queres explicar melhor o que sucedeu ?
Resumindo , quero submeter a nova ( a de substituição ) mas não dá porque a outra encontra-se activa ainda no sistema… tudo isto porque não fiz em união de facto e quis alterar .
Não recebi Ainda nenhuma notícia depois de ter ido às finanças fazer o tal procedimento de anulação.
Já vai em mais de um mês , e nada…
Declaração submetida a 01 de Abril (parece mentira), identificada com divergências no dia 20 de Abril que foram justificadas no mesmo dia.
Até hoje continua em análise…..
Muito rápido mesmo este ano….
Se tinhas divergências, e ainda que esclarecidas, passaste para os últimos da lista…
IRS » forma de extorquir (ou roubar) dinheiro aos que menos têm! Sou reformado com 600 euros de pensão, viúvo e este ano vou pagar o equivalente a dois meses de pensão, ou seja, os subsídios de férias e de natal vão integralmente para os escroques para poderem continuar a oerdoar MILHÕES aos corruptos e ladrões deste país e alimentar os pançudos do regime. Quando estava na situação de casado, pagava o equivalente a um mês de pensão mas o rendimento era de duas poessoas, embora reformadas. Agora que estou sózinho o Estado carrega sem dó nem piedade? E ainda chamam a esta coisa um estado de direito? Nunca vi coisa mais torta em toda a minha já longa existência. Se a caranguejola andou a roubar-nos durante mais de 4 anos, esta geringonça não lhe fica atrás…
Pois, lamento, mas também há aí qualquer coisa que está por explicar.
Paga. Se estás a pagar agora é porque andaste a roubar antes.
A entrega do IRS como o nome indica é a declaração de rendimentos. Se tens que pagar é porque não andaste a pagar. Vais pagar 1200€? Andaste na trafulhice. É bem feita. Ando eu aqui a descontar como um cão para tu andares no bem bom agora?
Noticia com erro. Acabei de receber coima de declaração entregue “fora de prazo” mas nos 30 dias seguintes(30 de Junho), no valor de 25 €…
Não tem erro, se só aplicaram os 25 euros… foram amigos, mas na página da AT tem os valoses anunciados.
Alguma vez você já prestou atenção às trilhas químicas pulverizadas nos últimos 20 anos? O dinheiro dos contribuintes está pagando para nos envenenar e a natureza. Chemtrails (trilhas quimicas).