PplWare Mobile

iOS 5 poderá permitir actualizações “Over-the-Air”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. lourenço says:

    essas imagens são mesmo reais?!…, isto é, vão mesmo facilitar a transferencia de dados por bluetooth?…, hmmmmm,

    • Snow says:

      Não é bluetooth, lê a noticia com atenção.

      • lourenço says:

        va la…, não estou a falar do OTA , estou a falar das imagens…, na imagem refere a correcção da transferencia de dados por bluetooth!…, será?

        • Carlos Alves says:

          Mas “será” o quê?!?! Essas imagens são montagens, são exemplos que o pessoal arranjou para exemplificar esse rumor. Não vai haver alteração nenhuma ao modo de funcionamento do Bluetooth.

          Aliás, mesmo se estas imagens fossem verdadeiras, não quereriam dizer absolutamente nada pois trata-se de “correcção de problemas” com as transferências Bluetooth. Ponto.

  2. André Pinto says:

    Boas Noites…
    Sinceramente a mim não me incomoda o facto de se ter de ligar o iphone ao computador para o poder actualizar pois sei que se alguma coisa correr mal sempre posso voltar atrás.
    Relativamente ao iOS 5 estou ansioso que ele seja lançado 😀

    • lourenço says:

      eu acho que a cena do OTA tem mt mais vantagens do que apenas actualizações, nomedamente sync com calendario/agenda/outras coisas q já são possiveis com mobileme e com alternativas atravez da dropbox

    • Bruno Bettencourt says:

      Que venha o 5!

      Principalmente se corrigir os bugs de bateria, desde o 4.3.2 que a bateria desaparece sem uso!!! E o tempos de standby/utilizaçao estão sempre iguais!

  3. Emannxx says:

    O Symbian já tem updates OTA já à muito tempo, e tem o sistema de backup no próprio telemóvel… No entanto, este depende do cartão de memória, sendo que é lá que tudo é guardado (como não existem ficheiros “internos do sistema” no cartão, não há tanto o risco de perda de dados).

    Agora com o iOS as coisas são diferentes…

  4. Pedro says:

    Venha o iOS 5 e que traga muitas novidades.
    A mim também não me incomoda ter de ligar os aparelhos com iOS ao Mac para actualizar mas se a Apple fizer um serviço em condições até que pode nem ser má ideia .
    Cump’s.

  5. OmeuNOME says:

    Acho que muita gente vê os Updates como sendo actualizações de aplicações… mas para os mais distraídos, estes Updates referem-se também a firmware, alterando a versão do sistema operativo!

    Acredito mais que inicialmente permitam cópias de segurança na cloud e sincronização Over The Air.
    Para instalar novas versões do sistema operativo têm de garantir cópia de segurança!

  6. José says:

    “Há um elemento estrutural complexo e a Apple não se sente particularmente confortável com alguma variáveis passíveis de comprometer a estabilidade do formato.”
    Vitor M., deves ser primo do Manuel Machado!
    Btw, bom artigo 😉

  7. Ppietra says:

    “É que este passo envolve e passa o controlo para terceiros, os fornecedores de serviços de dados”
    Não sei bem qual é o sentido desta frase, mas na minha opinião não haverá qualquer controlo por terceiros, pois será sempre a Apple a fornecer o update directamente ao cliente (tal é o acordo já existente)! A questão que muito provavelmente se coloca é qual prioridade dada aos updates pela rede das operadoras, e qual a divisao dos custos do processo.

    • Vítor M. says:

      Nesse sentido a Apple terá de passar à operadora parte do controlo do processo, é aqui que eu me refiro ao passo que envolve o controlo para terceiros.

      • Ppietra says:

        Não dava a entender que seria parte do controlo!
        Mas de qualquer das formas acho que nem sequer é um pouco do controlo, pois não serão as operadoras a fornecer o update, nem a ditar quando fica disponível, pois o utilizador poderá sempre descarregar por WiFi! No entanto, que envolve mais as operadoras, sem dúvida, pois dar a possibilidade de usar as suas redes a isso implica!

  8. SamC says:

    A minha dúvida será até que ponto isso irá dificultar o jailbreak. Penso que a Apple vai lutar cada vez mais para eliminar o jailbreak de vez.
    Será útil para corrigir alguns bugs ou “más features” (como a da localização) de um iOS que promete ser muito diferente.
    Como o Emannxx referiu e muito bem, o velhinho Symbian já faz isso há muitos anos, tecnologicamente não é nada de extraordinário.

    • Bruno Bettencourt says:

      Pois não, só que o symbian era muito instável, e depois quando ocorria um erro… Lá se iam os dados do telefone!

      E fazer downloads de 600 megas via 3G! OMG!

      Para quem não tem um plano não iria sair barato, e para quem têm? Gasta metade do trafego nesse aspecto.

      Atenção que estou a ser hipotético.

      • Hugo Cura says:

        Acho óbvio que um update dessa dimensão não será permitido fazer via 3G. Mais, segundo me disse o Vítor, o iOS não deixa fazer downloads em aplicações, via 3G, superiores a 20MB.

        O ideal para esta implementação dos updates OTA seria manter o método de actualização já existente e acrescentar a nova funcionalidade OTA, exclusivamente via WiFi. Assim todos ficavam felizes.

  9. Rui "ALL" Sousa says:

    N vejo o update OTA uma novidade prioritária, mas acaba sp por ser uma mais valia, principalmente se isso proporcionar a sincronização via iTunes OTA tb.

  10. Ryan says:

    Como nao tenho aparelhos com o “aioesse” isto nao me aquece nem arrefece. Mas vendo as coisas de uma forma mais tecnica acho que acaba por ser muito bom poder fazer updates over the air. Eu prefiro assim do que depender de um programa seja la ele qual for. Se assim for… continuem acho que so fica bem

  11. Serva says:

    Boas ,

    As actualizações até podem ser de aplicações instaladas e não de uma nova versão de firmware que convém que seja descarregada no minimo por Wifi para minimizar erros , eu no meu tablet com Android é assim que tenho defenido como se executam os updates .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Gerardo says:

    Não vês vantagens??? Acordo de manhã e vejo no meu Android “está disponível uma nova actualização quer instalar?”
    SIM

    enquanto tomo banho escovo os dentes, etc, o meu Android passou do 2.1 para o 2.2. Sem cabos, sem malware (iTunes), sem ligar o PC, etc.

    Ainda me dizes que não vês vantagem???? OMG

    • Vítor M. says:

      Ui… eu por muito menos tempo, ligando o cabo ao iPhone enquanto estou no computador, descarrego a actualização, faço um backup e instalo a nova versão… tu ainda estarias no banho e eu já estava a usufruir das novidades.

      • Gerardo says:

        Se tiver a usar norma N e tu 10/100 teoricamente ligo-me pot wi-fi TRÊS vezes mais rápido.

        Mas é incrível como os fan boys defendem tudo o que é Apple, inclusive os cabos. Quando toda a gente diz que o santo graal da electrónica será quando nos livrar-mos dos cabos todos (inclusive o de alimentação).

        Se o Steve Jobs tivesse inventado um iPhone que tinha de se ligar à corrente ainda vinham para aqui defender que assim é que era porque a bateria nunca acabava 🙂

        • toni antonio says:

          daqui hipotético fanboy… nesse ponto tens toda a razão!

          A eliminação de cabos é o futuro, tal como podes ver em varios aparelhos mac (por exemplo o Imac de secretária), e garanto-vos que se no iphone nem faz tanta falta (porque o tenho a carregar por USB) quando estou a trabalhar no macbook, no Ipad é uma coisa que ja devia existir á mil anos! principalmente a sincronização por WIFI (e não me venham com historias que tb posso carregar o Ipad no USB, que ou carregas no adaptador de 2W fornecido ou então demora 2 dias a carregar por USB)

          A apple só não tem isto a funcionar porque o iOS não foi idealizado desta forma (lá vai chegar, penso eu) e também porque a filosofia deles (achem estúpida ou não, não é isso que está em discussão) é a experiencia do iOS ser partilhada com o itunes, mas lá chegará, talvez com a nuvem que se aguarda ser lançada no iOS 5.

          Mas tenho material da apple (e adoro) mas não sou doido (e já agora utilizador e implementador á 15 anos de soluções open source, linux e afins) também sou adepto do Jailbreak, e quem tem jailbreak sabe o valor de ter backups offline, por cá não me importo de fazer update offline (e quero que o jailbreak continue por muito anos)

          AGORA O SYNC POR WIFI JÁ CÁ DEVIA ESTAR. heehehe

          Antes que lancem farpas, sim sei que dá para sincronizar com o jailbreak por WIFI, mas como tenho o Ipad 2 e ainda não saiu tenho que ligar a porra do cabo de semana a semana.

  13. Gerardo says:

    Outra coisa, devido ao tamanho este tipo de updates só será feito por WI-FI, ora se for por WI-FI onde é que a operadora entra nisto? Podem ser feitos directamente dos servidores da Apple para o telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.