iOS – O que é o Jailbreak
Por Rui Sousa para o PPLWARE.COM O termo Jailbreak iOS apareceu em Julho de 2007 e é frequentemente ouvido por aqueles que se encontram no mundo dos dispositivos móveis da Apple (abrangendo também, actualmente, o WM7 e a PS3), contudo é algo que ainda passa ao lado de muitos utilizadores e, como tal, vamos hoje tentar apresentar de forma simples e coesa, o seu conceito e quais as suas reais vantagens e desvantagens.
O que é o Jailbreak?
O objectivo de realizar um Jailbreak a um iDevice (iPhone, iPod, iPad) está presente na possibilidade de termos acesso aos ficheiros que se encontram na raiz do sistema, removendo, desse modo, algumas limitações implementadas pela Apple no seu iOS.
Então e isso é legal?
No que diz respeito à legalidade do mesmo, desde Julho de 2010 que a realização do Jailbreak em iDevices é legal nos EUA[1]. No que toca ao território nacional, não temos conhecimento de nenhuma legislação que reja a implementação do mesmo em iDevice’s.
Então a implementação do Jailbreak não irá deixar o meu iPhone mais lento? Por defeito o Jailbreak não deixa o iOS/iPhone mais lento, contudo a implementação excessiva de aplicações, temas e tweaks, através de jailbreak pode comprometer de algum modo a performance do vosso iDevice.
Se após a implementação do mesmo, eu quiser remover por não gostar, por notar diferenças no meu iDevice, por o querer levar para a garantia direitinho, posso-o fazer? Com certeza. Através do iTunes é simples fazer a remoção do Jailbreak. Basta, para isso, fazer uma cópia de segurança do vosso iDevice, solicitar ao iTunes para restaurar o dispositivo e voltar a aplicar essa cópia de segurança feita anteriormente. O dispositivo fica igual como estava (imagens, contactos, contas de email, bookmarks, pws de redes wireless, etc), deixando apenas de existir as aplicações instaladas por o jailbreak.
Então e quais as vantagens de fazer jailbreak ao meu iDevice?
É de conhecimento “geral” que o iOS da Apple apresenta várias limitações. A implementação do jailbreak e consequente acesso aos ficheiros da raiz do iOS, permite ao utilizador instalar um 100 número de aplicações concebidas para colmatar essas limitações, deixando desse modo o iOS o melhor SO móvel do mercado (apenas a minha opinião)
Então e podes-me dar alguns exemplos das limitações que acusas o iOS de ter e explicar-me de que forma o jailbreak resolve isso?
- Incapacidade de ajustar/activar/desactivar de forma rápida o wireless, bluetooth, brilho, auto-correcção, etc. (SBSettings);
- Falta da opção reboot no dispositivo (SBSettings);
- Impossibilidade de optarmos por usar teclas no iDevice para tirarmos fotos/vídeos, fica complicado de acertarmos no sítio certo do ecrã, quando não o estamos a ver (FastSnap);
- Impossibilidade do sistema de SMS trabalhar com caracteres especiais como por ex. “ç”, “ã”, etc, (fora do GSM 03.38), sendo o uso de tais caracteres especiais imposto por a limitação de 70 caracteres em cada SMS e não os normais 160 caracteres.[2] (BiteSMS);
- A não existência de relatórios nas SMS (iPhoneDelivery);
- Impossibilidade de remover em conjunto todas as app que se encontram a correr em segundo plano (Remove Background);
- Impossibilidade de limitar o acesso a uma app por pw (Locktopus) - Impossibilidade de transferir fotografias entre álbuns e coloca-los privados (PhotoAlbums+);
- Impossibilidade de adicionar pastas dentro de pastas (FolderEnhancer);
- Impossibilidade de desligar o modo 3G quando o iPhone é colocado no modo bloqueado (Auto3G); - Impossibilidade de adicionar temas personalizados ao nosso Springboard (Winterboard) - Muitas mais haveria para dizer...
Mas nem tudo são rosas, quais as desvantagens do jailbreak?
Sendo o jailbreak uma forma de aceder aos ficheiros da raiz do iOS, a Apple, em cada lançamento de um novo firmware, procura uma maneira de impossibilitar tal procedimento. Como tal, sempre que uma nova versão de firmware sai, a actualização feita por parte do utilizador para essa nova versão, leva à perda do jailbreak feito anteriormente e respectivas app dependentes do mesmo. Como tal, o utilizador fica dependente de um novo lançamento do jailbreak para a versão mais actual de modo a poder voltar a usar as app anteriormente instaladas.
Fica assim explícito, de uma forma sucinta, o significado do jailbreak, bem como uma abordagem relativa às vantagens e desvantagens do mesmo. Para aqueles que se encontram mais por dentro deste mundo, sei que a falta de informação a respeito da loja Cydia, aplicações como o Installous ou mesmo métodos para a realização do JB ficam aqui em falta, contudo o objectivo aqui não é iniciar ninguém no mundo do jailbreak mas sim levantar um bocadinho o véu sobre o que ele realmente é.
Artigos relacionados:
- Jailbreaking e Rooting passam a ser legais nos EUA
- Tecnologia da Apple contra Roubo e Jailbreak de iPhones
- Jailbreakme.com – Jailbreaking pela Cloud “liberta” iOS4!
- Hackers dizem ser difícil o Jailbreak no iPhone iOS 4.1
- iPad libertado – Apenas 1 dia depois de estar no mercado
- Nova Apple TV já tem direito a jailbreak…
- Special Characters in SMS turn them shorter
Este artigo tem mais de um ano
oLé
O iOS veio trazer funcionalidades que antes só eram possíveis com app através de jaibreak. Agora uso o SBSettings, o Lockinfo, iFile, MyWi, Lockinfo, Activator, WinterBoard e mais alguns. Estou à espera que o Dev-Team aperfeiçoe o jailbreak para o iOS 4.2 para o instalar.
Nao tinha conhecimento do MyWi. Grande malha, assim tendo um plano de dados.
Funciona muitíssimo bem. Pena ser um bocado caro: 19,9 dólares. Mas quem tiver um iPhone e um tablet evita pagar mais uma assinatura.
Tem um erro no artigo… Diz “100 número”. Escreve-se “sem número”.
De resto, bom artigo.
Ia comentar o mesmo erro que tu!
De resto, excelente artigo. Quem não sabe o que é jailbreak, certamente que vai ficar esclarecido depois de ler isto.
Parabéns
Provavelmente o autor quis deixar a ideia de quantidade… um sem número mas numericamente expressando-se! Uma subtil analogia 😉
bom artigo, para quem não sabe, e até mesmo para quem já tem conhecimento.
é simples e útil.
Muito útil mesmo, veio dar respostas a dúvidas que tinha.
Parabéns, 100% útil
como se diz, “porreiro pá!!!”, perguntaram me uma altura pra ver se podia fazer um jailbreak num iphone, eu disse que podia perder a garantia, afinal não… só um aparte, no título está jaibreak…
Muito útil, no meu caso acho indispensável pois sempre o usei 😛
Alterando alguns ficheiros pode de mudar ou melhorar as capacidades do dispositivo. Eu alterei uns ficheiros na câmara e como o 3GS tem um hardware capaz, o meu grava video a 720p (1280×720 a 30 FPS) e facilmente colocaria o iPhone 4 a gravar vídeos a 1920x1080p. Pena não ter um para testar 😛
Partilha com o pessoal pah.
tambem fiquei curioso 🙂 partilha aí
Enjoy
http://www.redmondpie.com/enable-hd-video-recording-on-iphone-3gs-jailbreak/
curioso, alterei a resolução no ficheiro várias vezes e se não me engano tentei essa também (1080×800) mas nunca conseguia mais que 16fps
😀
muito bem, irei fazer upload dos ficheiros, incluindo um tutorial assim que possivel
aqui está
http://www.megaupload.com/?d=2H883IWA
Muito bom, continuo a dizer o mesmo…quero um iPhone 🙂
Eu tenho um iphone4 à coisa de 2meses e ando a adiar o jailbreak, mais por preguiça e algumas duvidas.
Aproveito para perguntar se algum pode disponibilizar um guia/site sobre mais informação do jailbreak e como fazer. Eu sei que o google é nosso amigo, mas é tanta coisa sobre jailbreak que não sei qual guia é o mais fiável e mais utilizado.
Já agora, aproveito para perguntar.
Com o iphone com jailbreak continuamos a poder utilizar o itunes?
http://www.iphoneportugal.com/forum/
Tens ai muita coisa, desde o jailbreak até ponteciar todo o teu iphone.
Sim, caso instales o installous (para teres apps crackadas) tens de instalar um pack do cydia chamado app sync 4.X (depende da versão do iOS que tenhas)
E flashar um android, também é um termo que vejo e não estou bem ciente do que se trata, nem das vantagens e desvantagens.
bruno, acho que flashar o android se refere a trocar o firmware dele ou entao rootear ele (para ter permissão root, dando assim varias vantagens a mais). Antes de ter o meu iphone eu tinha um galaxy lite (ou spica) e ele veio de fabrica com 1.6, vi que teve update em alguns lugares, dei um flash nele, coloquei 2.1, ficou rodando maravilhosamente, depois deixei-o para minha namorada, mas como estava com o 2.1, só tinha ingles como opção (ou portugues de portugal, mas sou do brasil). Ai vi outras opções na net, como um tal mod que ja instalava android 2.2, ai flash novamente para conseguir root e posteriormente instalar o novo mod. Agora ele ta rodando android 2.2 liso… e esta “rooteado”, e com isso eu tenho as vantagens de instalar firmwares direto do cadrd sd (liga-se em modo reparo, escolhe o arquivo e ele instala todo o firmware sozinho) se travar, ele pode recuperar tambem, posso ainda instalar app. no card sd, instalar livewallpapers, multi-touch, etc… (embora nessa versao que instalei a camera esteja me dando problemas, mas enfim) acho que o “flashar” do android diz respeito a isso…
” termo Jailbreak iOS apareceu em Julho de 2007″ e o pplware só o soube hoje.
Foi ontem… ou na segunda quando recebemos o artigo. Até andávamos na penumbra do conhecimento, em relação ao que já fazíamos (há uns anos) mas que só agora sabemos. 😉
Eu nasci em 86 e há muita gente que ainda não sabe.
Eu tb nasci em 86 e mt gente tb n sabe xD
Impossibilidade do sistema de SMS trabalhar com caracteres especiais como por ex. “ç”, “ã”, etc, (fora do GSM 03.38), sendo o uso de tais caracteres especiais imposto por a limitação de 70 caracteres em cada SMS e não os normais 160 caracteres.[2] (BiteSMS);
Isto é mentira, e possivel aceder a esses caracteres, basta para isso aguentar o c e o a e dps aparecem os caracteres especiais.
Sim, mas no Cidia tens o teclado português, com esses caracteres presentes directamente, percebes?
Mas o teclado do iPhone é Português.
O que se está aqui a fazer confusão é que ele não assume caracteres portuguêses consoante as nossas normas, ou seja, um “ç” irá fazer decrescer o numero de caracteres de 120 para 70, porque o iPhone assume-o como um carater especial.
Já agora deixo a dica, por norma costumam estar 2 tecados activos no iPhone.. vão às opções e activem apenas 1 para desaparecer aquele “globo” no teclado e ficar com mais espaço nas teclas.
Tal como o a Friend® explicou e bem, uma vez q o iPhone é feito em base do idioma EN ao utilizar caracteres como “ç”, “ã”, etc o sistema de msgs torna logo a msg em formato “especial”, sendo que cada msg esta limitada a 70 caracteres em vez de 160. A nível pratico o q isso faz:
Eu escrevo uma msg com 300 caracteres e basta ter uma simples “ç” que em vez de enviar/pagar 2 msgs sou obrigado a enviar 5, i.e, 160×2=320 70×5=350
Não sei qt a vocês mas em vez de pagar 12 cent. pagar 30 cent, mais que o dobro e isto multiplicado varias vezes, é ver a minha vida a andar para trás.
Algo que não acontece na Nokia à mais de 10 anos, mas isso esta relacionado por a Nokia ter um mercado Europeu como principal.
Mas cuidado, isso nos Nokias também pode acontecer.
Uma vez nas SMS caí no erro de activar um Menu que dizia “activar caracteres especiais”.. só ao fim de um tempo é que me dei conta que ele contabilizava o “ç” como caracter especial também…pensava que esse menu simplesmente não afectava nada, apenas nos activava mais caracteres não diponíveis por padrão..mas não… mexeu mesmo com as normas das SMS’s…e fica tal e qual o iPhone.. por isso é preciso ter todo o cuidado porque tal como eu, muita gente poderá ter isso activo (em Nokias ou outros modelos) e nunca se ter dado conta… 😉
Ps. Outra coisa importante, o BITESMS não envia também “ç” .. ele substitui os “ç” por “c” caso as mensagens sejam superiores a 70 caracteres.. é apenas uma forma automática.
Penso que esse problema só será resolvido quando a Apple trocar mesmo as normas e adapta-las ao modelo Europeu/Ocidental automáticamente quando o iPhone tem definido o teclado Português.
o BiteSMS faz exactamente o que a Nokia faz, n me perguntem como o faz, mas qd escrevemos “ç” ele na nossa msg aparece “ç” e em quem receber tb tem um “ç”. Fala a experiência própria.
Experimenta enviar uma mensagem com mais de 70 caracteres, com o “ç” lá inserido.
Ele transforma-se no caracter mais parecido, que neste caso será “C” 😉
O que basicamente o BiteSMS faz é o mesmo que o Nokia faz.. quando usas menos de 70 carateres, ele mantem-te que “ç” … se usas mais de 70 caracteres, eles alteram-te de forma automatica.
Tens aqui uma boa info que fala precisamente sobre isso e que por acaso também foi escrito por um portugues ou portuguesa..
http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1030577
a Friend® eu qd experimentei n tive o cuidado de fazer c mais de 70 caracteres realmente, ms testo isso hoje à noite. Qt a link q citas-te, curiosamente eu coloquei-o no artigo, como uma das fontes, contudo ele n apareceu aqui referido.
À frente desse texto dos 160/70 caracteres tem um [2] e anteriormente tem um [1] q são referentes a:
[1] http://money.cnn.com/2010/07/26/technology/iphone_jailbreaking/index.htm
[2] http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1030577
estaria a pedir muito pedir um review em português do BiteSMS?
ah!! por isso é que só aparece 70 caracters no contador, nunca tinha percebido porque é que as vezes apareciam 160 e outas vezes 70
Posso tratar disso!
No paragrafo … “Então e isso é legal?
No que diz respeito … nenhuma legislação que rega a implementação do mesmo em iDevice’s.”
o verbo REGER é deve ser escrito REJA.
Bom artigo !!!
Feita a devida correcção, obrigado pelo reparo. 😉
Fica mais engraçado pensar numa lei a regar 😀 . Aliás com o sistema de justiça em PT é caso para dizer “Oh tás a regar…”
Não pensei nisso, se calhar não havia mesmo erro ortográfico nenhum :))))))))))
Excelente artigo, para quem não é expert em iOS (como eu).
Apos algumas leituras pela WWW, fiz Jailbreak ao meu Iphone4 … pena este artigo não ter saido mais cedo, pois num unico conjunto de linhas, está tudo o que é preciso entender.
Já agora, alguem sabe se já existe algum programa de Bluetooth para iOS 4.1?
Ja percebi que Ibluetooth e BlueNova não funcionam ….. 🙁
Bom artigo. o ABC do JB ta ai.
Sei que disseste no artigo que tavas a falar por alto de algumas falhas que o JB resolve mas, pelo menos para mim, estas são algumas das que faltam nas essenciais:
Activator (instalado por defeito com algumas apps do cydia, permite lançar apps através de “atalhos”, quer sejam de toque, de carregar num botão de x maneira, “abanar” o iPhone… por ex. tenho swipe left para o SBSettings, carregar 2xs no home para abrir o multiflow, ficar a carregar para o gravity, tocar nas horas do statusbar para abrir o MusicBarExtended….)
Action Menu (Aumenta em muito as opções do clip)
Multifl0w (Melhor controlo sobre apps em background, à lá exposé)
EnhacedTabs (Melhor controlo das tabs do safari)
Your Tube 2 (Download dos videos do youtube)
Cyntact (Fotos dos contactos nos… contactos)
E ultimamente ando a divertir-me bastante com estas:
Barrel (Efeito Cubo e Curl ao mudar de pagina)
Parallax (Wallpaper à lá Android, mas de jeito 😛 )
Graviboad (Os icones ganham “gravidade”)
Em relação aos que falaste, apenas um reparo. A melhor feature do BiteSMS é o quickresponse. Permite responder ou enviar sms sem se abrir qualquer app. Na altura que n havia multitask era um “must-have”
err… Juntar a lista MultiIconMover sff 😛
/offtopic on/
“Parallax (Wallpaper à lá Android, mas de jeito 😛 )”
Ah!, péra aí!… Essa doeu! 😉
Agora + a sério, confesso que preferia(/prefiro) os bons e velhos e estáticos wallpapers 🙂
/offtopic off/
Muito útil sim sr! Tenho o iPhone a 2 dias, e jailbreak foi a primeira coisa que fiz! Tenho procurado apps de geito e sem dúvida que tens nesse post muitas interessantes
off: pplware já faz falta um sistema de avaliação dos comentários! 😀 de maneira que se pudesse ordenar por importância, bom post obg
Acho k se esqueceram de uma k pra mim é obrigatória lol BiteSMS
Foi mencionado no artigo. Alias é a primeira aplicação JB q instalo sp.
Bom artigo.
Agora e “root” ao Android, para quando um artigo semelhante?
(pretty please…)
Basta instalares um app de nome Universal Androot! Sabes que Android não é Iphone! hehehehe uuuuuuuuui
uma aplicaçao muito boa com jail break é a possibilidade para fazer video chamadas 3G
terei sido o unico a nao gostar do artigo?
mais propriamente a forma como está escrito, imo de dificil leitura e interpretação.
ficam alguns links essenciais no que toca a efectuar o jailbreak: http://www.iclarified.com/
http://blog.iphone-dev.org/
http://www.redmondpie.com/
Sim acho que foste só tu, mas ficamos contentes da mesma forma, pois muita gente gostou, aprendeu, partilhou… e agradeço a tua partilha. É importante acrescentar algo a este tema, além de vasto é útil.
Abraço.
Se o artigo quisesse abordar a realização do JB esses links, entre outros como o http://www.helpmejailbreak.com teriam todo o sentido, contudo e tal como foi referido na conclusão do mesmo, o artigo pretende apenas explicar o que é o JB, e como tal, estar a dar sites da especialidade não me pareceu coerente.
Desculpem desenterrar isto, mas ando interessado em fazer jailbreak esta noticia ajuda bastante e tirou-me muitas das minhas duvidas no entanto existe algo que nunca li e que gostaria de saber, o jailbreak impossibilita-me de usar a app store da apple? E aplicacoes da mesma?
Obrigado e cumprimentos a todos
O jailbreak em nada influencia o bom funcionamento da App Store e suas aplicações no dispositivo.
Obrigado pela resposta 🙂
Assim sendo la me irei aventurar hoje!
Eu fiz o Jailbreak no iPad e a única coisa que notei foi que não o posso desligar pois ao arrancar ele bloqueia no símbolo da maçã, ou seja, também não o posso deixar ficar sem bateria.
Isto é normal ou não deveria acontecer?