Inspeções fraudulentas de veículos: 38 detidos na Operação Hydra
A Polícia de Segurança Pública (PSP) desencadeou uma operação de investigação criminal com o objetivo de recolher provas de crimes de corrupção passiva para ato ilícito, corrupção ativa para ato ilícito e falsificação de documentos no que diz respeito a inspeções fraudulentas de veículos.
Segundo as notícias mais recentes, foram detidas 38 pessoas. Há um agente da PSP entre os detidos.
De acordo com a informação avançada pela SIC Notícias, cerca de 30 pessoas foram detidas pela PSP, na sequência da realização de várias buscas ao IMT e centros de inspeção de vários distritos, estando em causa suspeitas de inspeções fraudulentas, com recurso a máquinas adulteradas e selos falsificados.
Segundo a mesma fonte, foram emitidos 38 mandados de detenção, mas oito pessoas ainda não foram localizadas.
O agente da PSP detido é "suspeito de atuar como angariador de clientes para o esquema", que passava pela inspeção e aprovação fraudulenta de veículos a troco de dinheiro.
A maior parte dos detidos são inspetores (33), mas há também dois funcionários do IMT e dois administradores de centros de inspeção.
Em comunicado, a PSP acrescentou ainda que foram apreendidos mais de 4.300 euros em numerário, 41 telemóveis e dados informáticos considerados “processualmente relevantes” para a investigação.
Na Operação Hydra foram realizadas 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias nos concelhos de Braga, Vila Verde, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vizela, Fafe, Amarante, Lousada, Gondomar, Porto, Matosinhos, Valongo, Loures, Lisboa, Agualva-Cacém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Seixal, Palmela, Setúbal, Silves, Lagoa e Portimão.
Este artigo tem mais de um ano
Já para não falar nos carros que foram retirados os filtros de partículas (FAP)
Carro sem FAP, desde de que mecanicamente em condições, passa sem problemas. Aqui a questão é todos os outros, que possam ter deficiencias graves e colocar em perigo quem na estrada circula. A FAP é sem duvida importante por questões ambientais, mas em termos de segurança, é um mal menor.
Pois, quando as pessoas percebem que fazem parte do “ambiente” e que as futura gerações terão ainda uma maior probabilidade de ter cancro, talvez possam considerar também uma questão de segurança.
Não discordo. Só indiquei que há problemas maiores.
Aumentar o número de particulas cancerigenas no ar não é um mal menos em termos de segurança, apenas demora é um pouco mais a matar :p
Se detiveram 38, ainda estão muito longe de resolver o verdadeiro problema!
Claramente 38 é apenas a ponta do icebergue .
A causa raiz está lá , condições salariais miseráveis e aliciamento fácil com dinheiro.
É por isso que os 10 euritos que se dão ao inspector devem ser entregues em dinheiro por baixo dos documentos e sempre, sempre por uma pessoa já conhecida.
Olha que não vão investigar os patrões que roubam milhões. Poluição? Eliminem os barcos e cruzeiros…
Isto só vai prejudicar mais ainda a classe média-baixa que mal pode suportar os aumentos de combustível quanto mais comprar um carro semi-novo ou novo para não ter de recorrer este esquema.
Uma pena haver estas investigações com apreensões númerárias de 4300€ e fecharem os olhos aos milhões que por ai circulam ao custo do contribuinte Português