PplWare Mobile

Informações do estado português na mão de espiões chineses

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. JHZX says:

    so falta o cavaco vir falar disso

    • Bap says:

      Por que é que o Cavaco Silva veio falar das vulnerabilidades dos computadores da República? Ele não ia atirar sem mais nem menos para o ar uma acusação destas , algo se passa….

      • JHZX says:

        O problema é que ele foi fazer esse tipo de perguntas em publico e isso so demonstrou que nao têm segurança… esse tipo de perguntas faz-se a um especialista em privado e depois manda-se resolver…

        Aquilo foi 1 convite a hackers…

        • Santos says:

          Exactamente. É um velho hábito dos dirigentes portugueses, e não me refiro apenas aos políticos. A maioria dos Patrões, quando têm alguma queixa em relação a um empregado, eles não se dirigem a ele, convocam todos e levam todos pela mesma medida. Eu próprio presenciei isto em vários lados, é nojento.

    • Fernando Maurício says:

      só falta o Cavaco, dar-te umas cavacadas, para deixares de ser rafeiro.

  2. Rui Teixeira says:

    Isto é perfeitamente possível, tão possível como grave, se for verdade. A China está-se a tornar A super-potência mundial e já não há quem lhes faça frente, ou lhes tente impôr, fazer cumprir qualquer tipo de regras. Se isto for verdade, é só mais um exemplo. A ver vamos qual a reacção do governo e a publicidade que isto tem nos media. Na minha opinião, é um assunto de elevada delicadeza, que merece todo o destaque e deliberação.

    • Jorge Rodrigues says:

      um bocado off topic mas relacionado com os chineses…. abes que a moeda de referência pode ser alterda em breve?… ouvi na CNN que os chineses queriam que fosse a sua moeda a controlar em vez do dola americano.

      • bruno says:

        posso estar enganado, mas a ideia vinculada em diversos meios de comunicação é que existe a hipótese o dólar ser substituído pelo Euro.
        os chineses (entre outros) tão carregados e “entalados” com os muitos milhões de milhões de dólares que podem dentro de algum tempo não valer um charuto.

        alias, alguns países da opep já consideram fazer o mesmo(mudar para uma moeda mais sólida e “séria”)

        muitos desconfiam da capacidade dos usa em honrar os compromissos assumidos com tanta emissão de moeda.

    • Diego Castro says:

      我在您的命令啊,中國領導人
      (I’m at your command oh chinese leaders)

      É bom começar a treinar agora 🙂

  3. jorge says:

    Viva

    O relatório sobre a GhostNet for feito pela Infowar Monitor que publicou o resultado da investigação que fez, já em Março passado.
    Isso da Trusted Technologies só pode ser brincadeira.
    Acreditam que o GhostNet descoberto em Março está ainda a funcionar para que alguém consigo fazer relatórios ?

    Façam uma pesquisa por “Tracking GhostNet: Investigating a Cyber Espionage Network” e vêm o relatório todo. Aparentemente os computadores eram infectado por documento em Word (os pc’s que não estavam actualizados).
    Também me lembro de ler na altura, que apenas alguns computadores de embaixadas portuguesas estavam controlados assim como alguns de uma instituição publica portuguesa e nunca todas as entidades que a Trusted Technologies diz (que por acaso não acerta em nenhuma das que foram descobertas pelos canadianos).

    Pela verdade e não pelo chicos espertos

  4. a friend says:

    Esta noticia não é nova mas é a continuação do que se já passou a uns tempos…

    Antigamente havia os espiões no terreno e guerra fria, hoje em dia é tudo no cyber espaço… Porque acham que a CIA deixou de ser o maior centro de Inteligência dos EUA e passou agora a ser a NSA? Agencia esta especializada em espionagem digital e criptografia. Onde os melhores dos melhores são selecionados para decifrar códigos e captar conversas em todos os meios de comunicação.

    Quando tudo olha para os ceus a falar de satelites e aviões espiões, ou mesmo agentes á 007, esquecem a maior espionagem dos tempos modernos que é a internet. Num mundo cada vez mais digital, a facilidade informação é ainda maior…se as empresas de publicidade (como Google, etc..) já nos “espiam” para saber os nossos gostos de forma a ter um publico alvo mais directo e certo… imaginem o que não fazem os governos…

    • avlis rotiv says:

      Os teus comentários são sempre “úteis”..
      Bem feitos.. 😉

      • a friend says:

        Uteis ou não 😀 , isto relembra-me a história do outro topico em que pus em questão até que ponto os nossos dados estão seguros… antes preocupava-me se perdesse o BI… agora simplesmente para terem acesso aos nossos dados pessoais basta uns peritos (aKA Hackers) e “facilmente” arranjam documentos falsos sem o documento fisico…

        Gostava mesmo saber o ponto da situação sobre isto, segurança do Cartão do Cidadão…etc…

        Eu sempre fui a favor da tecnologia, inovação… mas por estar dentro destes assuntos é que sei o quanto perigoso se pode tornar uma sociedade dependente dos computadores…

        Os “maus da fita” hoje em dia consequem agir silênciosamente enquanto dormimos descansados…vemos isso com um breve exemplo dos assaltos aos bancos(meia duzia de individuos com gorro e mala ás costas e toda a gente via…) vs phishing, que nada se vê, nada se suspeita, etc… e só descobrimos quando já é tarde…

    • Snipper1 says:

      A NSA no Mundo da espionagem e da informação é um daqueles tios que sabemos que existe, mas que só nos lembramos dele quando o vemos… Exem: a algum tempo atrás ( em tempo informático a umas decadas lol )3 anos atrás +/- foi libertado um programa ( infelizmente na altura não lhe dei grande importancia ) que segundo os entendidos, na altura, permitia somente o controlo de contas de e-mail, onde quer que fosse, bem como a já conhecida capacidade dos EUA de na Internet, colocaram os seus recursos em busca de palavras chaves… ou seja, resumindo e baralhando, controlo de informação na INTERNET

  5. Fernando says:

    Bem uma coisa é o ocidente e o oriente. Quem quiser fazer ataques no oriente está livre de ser culpabilizado a não ser em países controlados pela maior potência os EUA.

  6. Fernando says:

    leia-se …ataques do oriente para o ocidente…

    so sorry

  7. Fernando says:

    Quando dispara a 3 guerra mundial? informática? nuclear?

    • NT says:

      Bem como o cientista louco disse….

      “…Não sei como irá ser a 3ª guerra mundial, mas a quarta irá ser com paus e pedras…”

      Agora tens a profecia do ano 1012.
      Tens o presidente de um Pais que invadiu outros à procura de lucro e a ser nomeado para o Nobel da Paz…
      Bem, devemos estar lá quase. 😛

      Mas enquanto forem feitos contractos milionários com empresas gananciosas isto irá continuar tudo na mesma, corrupção existe em todo o lado (e não me refiro ao dinheirinho por baixo da mesa), se todos nós olharmos para nós próprios vamos ver que somos facilmente corrompidos com favores de meia tigela.
      Eu falo por mim, estou a deixar de me deixar influenciar e tentar pensar por mim, vejo uma coisa, vou ver o que realmente está por detrás disso, ser justo, não aceitar favores nem os pedir, entre outras… Recomendo LEIAM mais (por exemplo aqui o pplware dá excelentes dicas) desconfiem dos “Jornais das 8” das TV’s e tentem ser o mais críticos(construtivos) possível começando por vós.

      Bem se leram até aqui obrigado.

      Quanto ao estado das Redes do Estado… FAIL! Lembro-me de quando andava na tropa. Cpriptoquê??? Nááááá é mais porreiro andar no irc (na altura) a teclar com “gaijas”. Download de filmes, musicas… Já vi o mesmo em repartições do estado.
      Quanto ao estado dos chineses, será que os Americanos estão com medo de alguma coisa?!
      Quem patrocinou a equipa que “descobriu” a GhostNet?
      O que é que raio andavam a fazer? Testar a segurança dos computadores e tropeçaram na GhostNet?
      Porque é que raio o Dalai Lama veio ao barulho?
      Tem ainda muita coisa por se responder e mais perguntas para se fazer…

      • Santos says:

        Também concordo,sempre questionei tudo e até os meus próprios pensamentos. Sim, até estes podem eludir-nos.
        De facto, hoje em dia, as pessoas corrompem-se facilmente, mas esta não é a sua natureza. Desde há milhares de anos que esta espécie de seres pensantes são manipulados através do medo e este revela-se de muitas formas, a maioria delas nem nos apercebemos. Pensem bem, observem atentamente e verão que estou certo.
        A questão é: – Quem é que está por trás dessa manipulação global e tão antiga? Será o lobo mau?

  8. reimor says:

    eu proprio tenho investigado a GhostNet e posso adiantar em primeira mão que tudo se trata de uma cabala contra um país amigo.
    claro que há excepções,mas neste caso asseguro que foi tudo uma brincadeira do filho de um professor de informatica da universidade de pequim.

  9. Eradication says:

    A GhostNet é formada por gays !

  10. Bónus says:

    Uiiii… Se fossem os americanos era o fim do mundo!
    Eram apelidados com os piores adjectivos!
    Parava a assembleia da república não sei quantos dias só para discutir o assunto, era mais uma bandeira eleitoral para o Bloco de Esquerda, etc e tal…
    Mas como foram os chineses, isto quase que passa despercebido.
    Enfim…

  11. Fernando says:

    @NT Chineses , Russos e Brasileiros são os piores piratas (criminosos) que andam por aí. imagino-me se tivesse que furar a firewall da china tinha que ter alguns conhecimentos, melhor gostava de aprender como aquilo funcionava.

    Para quê lhes interessa Portugal? só se for para ver quantos chinocas fugiram da ditadura chinesa.

    • A friend says:

      Os melhore piratas são aqueles que nunca são apanhados. Todos os casos conhecidos, acabam por ser “Fails”

      Fora das noticias e de qualquer conhecimento geral, há mais casos de pirataria do que se possa imaginar, isto para não falar de manobras de diversão enquanto distraiem a segurança de uma embaixada, estão a fazer outra coisa mais importante por trás que ninguém dá conta…

      Uma coisa é certa, dos casos maiores que vi de pirataria e ficaram na história, foram de russos.. Fala-se em tecnologia, Core2Duo e afins… eles com um 486 fazem mais que muitos com computadores de ultima geração… isso sim é mestria!

      E, como numa convenção de segurança que vi, falou-se de uma coisa muito importante. Maior parte são agarrados porque são burros ou sabem apenas brincar com computadores. Mas verdadeiros agentes, estilo ex-KGB etc, são pessoas que sabem fazer as coisas sem deixar qualquer tipo de rasto e mesmo que haja, esse rasto nunca corresponde ao verdadeiro… Tipo, fazem um ataque a partir da Russia, e nos servidores esse ataque acusa da China… (é apenas um exemplo)

      • kekes says:

        Ora ai disse-te muita verdade.

        Tambem posso dizer, os maiores espiões não são os “James Bond’s” que toda gente conhece mas sim aqueles que o são/foram e nunca ninguem soube/nao sabem sequer o seu nome 😉 acho que a situação é a mesma.

        • A friend says:

          Lol.. Sempre gostei dos filmes mas é como dizes, a realidade é que um espiao é em tudo o oposto de james bond.. Que espiao usaria smp o mesmo nome, boa pinta, carros exoticos ultra topo de gama, e tudo o resto que chama a atencao…engraçado é que mta gente pensa que é assim. Mas o verdadeiro espiao pode ser aquele cromo que todos gozam ou um mendigo ali da esquina, que passa despercebido…e nao ha ca vidas finas nem mordomias nem sequer medalhas… Morrem anonimos… É lixado fazerem mto pelas naçoes e nunca serem sequer reconhecidos pelo feito nem sequer poderem partilhar com a familia..

  12. Fernando says:

    1300 ataques? esses ataques devem ser mais directos, i.e. a máquinas especificas se assim é esses são os mais perigosos. Ainda há uns tempos li um ataque directo aqui no pplware de russos que entraram no pentágono.

  13. Tomate S says:

    Não me parece que tenha sido a primeira que este tipo de coisas acontece…

  14. UKN says:

    “O relatório foi publicado por uma empresa de segurança informática portuguesa, chamada Trusted Technologies e que é praticamente desconhecida.”

    A mandar bitaites assim só pode ser uma estratégia de marketing … além disso “Trusted Technologies” … é de desconfiar 😉

    Em todo o caso, alguém que diga à China que não é preciso andar a espiar, dá trabalho, gasta recursos. Eles que comprem um qualquer jornal diário que tá lá tudo … o segredo de justiça, de segredo só tem o nome 😛

  15. NazgulTuga says:

    Os Americanos têm uma central para lidar com “todos” os ataques feitos ao país.

    Aparece em alguns documentários de Hackers.

    Mas sem duvida, de que os russos em termos de conhecimento são os melhores.

    Uma vez andava á procura de um exemplo em Delphi, e num site os americanos precisavam de instalar nao sei bem o que, e modificar um ficheiro. Voltei a pesquisar melhor e os russos resolveram o problema mexendo apenas no canvas do form.

    Para além de que os russos em termos de informática estão muito mais á frente que os americanos, no que toca a hackeiismo.

    Para alguma coisa, eles foram os primeiros a tocar no solo lunar com um robô, e os americanos só o conseguiriam quase 20 anos mais tarde.

  16. J. P. Fernandes says:

    Toda a gente recebe um comunicado desta empresa menos o SIS. Não devia o comunicado ir apenas para o SIS? Assim parece um “publicity stunt”.

  17. CarlosMC says:

    Rede “espiã”? Estamos no Brasil?

  18. daSilva says:

    Ao longo da evolução do homem as suas armas foram aperfeiçoadas. Não me admira que as novas guerras sejam também mais sofisticadas. No que toca ao assunto de espionagem informática, imaginem um país totalmente dependente de redes informáticas, em bancos, serviços estatais, bases de dados de tribunais, etc…
    Se alguém bloquear/alterar isso tudo, pode-se entrar até numa guerra civil ou anarquia. E isto sem o país atacante disparar uma bala sequer…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.