Indústria automóvel: Em quanto é que os condutores portugueses foram enganados?
A manipulação de emissões no segmento automóvel não é um caso apenas do grupo Volkswagen apesar de ter sido este que deu o alerta para o mundo para tal prática dos fabricantes de automóveis.
Segundo a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), tais alterações fraudulentas obrigaram a gastos acrescidos de 1,6 mil milhões de euros pelos condutores portugueses desde o ano 2000.
De acordo com a informação publicada pela associação Zero, "O custo real resultante do aproveitamento das fragilidades dos testes de eficiência de combustível pelos fabricantes automóveis foi recentemente avaliado pela primeira vez pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) de que a associação portuguesa ZERO é membro: o combustível adicional queimado por comparação com o anunciado numa manipulação que abrangeu toda a indústria automóvel custou aos condutores um extra de 149,6 mil milhões de euros nos últimos 18 anos (2000-2017)".
Só em 2017, este desperdício supérfluo de dinheiro dos Europeus foi de 23,4 mil milhões de euros, o que é um pouco mais do que os suecos gastaram em alimentação o ano passado. Desde o ano 2000, a manipulação dos testes de emissão de dióxido de carbono (CO2) foi responsável por uma emissão adicional de 264 milhões de toneladas, um pouco mais que as emissões anuais de CO2 da Holanda e praticamente o mesmo que as emissões de Portugal num período de quatro anos.
Condutores alemães foram os que mais pagaram
Os condutores alemães lideram o ranking, com 36 mil milhões de euros desperdiçados desde 2000. Na segunda posição estão os condutores britânicos com 24,1 mil milhões de euros, seguidos pelos franceses (€ 20,5 mil milhões), italianos (€ 16,4 mil milhões) e espanhóis (€ 12 mil milhões).
O que foi pago a mais pelos condutores portugueses desde o ano 2000 atinge 1,6 mil milhões de euros e é superior aos gastos totais das famílias portuguesas durante um ano em educação.
O maior consumo de combustível traduziu-se em mais 2,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitido desde o ano 2000. Em 2017 as emissões foram 6% superiores ao que deviam (mais 500 mil toneladas).
WLTP corrigirá os problemas
A indústria automóvel e a Comissão Europeia alegam que o novo teste de laboratório (WLTP) corrigirá os problemas. O WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros) visa determinar de forma mais fidedigna os níveis de CO 2, consumo de combustível, no caso dos veículos com motor de combustão, ou consumo de energia nos veículos elétricos, emissões poluentes, etc.
Porém, uma análise recente da T&E, apoiada por um estudo do Joint Research Centre, uma instituição da própria Comissão Europeia, mostra que o teste simplesmente introduz novas lacunas. Ao inflacionar os resultados dos testes WLTP em pelo menos 10 g/km, a indústria automóvel pode facilmente atingir a redução de 15% nas emissões de CO2 proposta pela Comissão Europeia até 2025, à medida que o rigor da meta é reduzido em pelo menos metade.
Estão disponíveis correções eficazes para interromper esta situação, como a introdução de um teste real ou o uso de dados de medidores de consumo de combustível. A análise da T&E mostra que estes evitariam um adicional de 108 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2030 e poupariam aos motoristas 54 mil milhões de euros na redução de pagamentos de combustível em comparação com a atual proposta da Comissão.
Este artigo tem mais de um ano
E quantos milhões é que o Estado Português ganhou em impostos com o combustível?
No final de contas a história é sempre a mesma!
Como diz o ditado: “Quando o mar bate na rocha quem se lixa é o mexilhão “
haha nem mais
1900 milhões de euros, é o que o estado ganha em imposto petrolíferos por ano!
quanto é que Estado gasta no SNS e na SS
pela poluição desses milhares de milhões de litros?
pois
nunca te quizeram contar essa parte
e o custo,
para o país,
dos milhares de milhões que saem do país para comprar esses litros?
pois…
Em vez do estado estar a subsidiar as empresas que vendem eléctricos devia aumentar o orçamento da saúde.
Bingo
Isto parece-me mais um estudo que aparece para justificar certo tipo de medidas. Se a fraude é o modo de vida da industria automóvel esta deve ser altamente penalizada. O que temos visto é os automobilistas, que nestes casos são as vitimas, a pagar pelos infractores. Mais uma anormalidade que é vista como normal.
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Por isso comprei um Tesla model S e não tenho problema desses, consumo 0 e estacionamento onde quero gratuito. Ja fiz 12341km e paguei 0…
“Ja fiz 12341km e paguei 0…”
Suponho que o carro devem te ter oferecido pelo natal.. Sim porque pelo preço disso eu meto combustivel o resto da minha vida
tretas, isso é falso, diga quanto aumentou a sua factura da luz por mes ou isso nao é um gasto????
…quando precisares de assistência de uma empresa falida…depois diz aqui como foi a experiência.
Deixa ver se percebi, gabas-te de estar a viver à nossa pala? Claro que não estás a cometer nenhuma ilegalidade, mas sabes bem que isso não será para sempre. Estás a ter uma benesse por estar a ser um pioneiro. Mas mais uma vez a energia do teu carro não é gratuita, era como se o governo decidisse pagar o gasóleo a uma pessoa.
És um genio!
E também já compraste o teu iPhone?!
Parabéns pela excelente compra e por estar a ajudar a mudar o mundo para melhor.
A parte do “paguei 0” é um eufemismo, já que ao comprar o carro paga em avanço a electricidade disponibilizada pela Tesla nos supercarregadores.
Certamente também para pela electricidade ao carregar em casa.
Cumprimentos
” ajudar a mudar o mundo para melhor”
Onde?
A energia em Portugal é gerada em 60% numa turbina de agua a queimar madeira com libertação de CO2 num ano sem seca!, muito mais do que um carro a gasolina.
Lá fora domina a energia nuclear.
Excelente opçao! Infelizmente o model S & X não são acessíveis a carteira da maioria dos portugueses, mas isso vai melhorar substancialmente com a chegada do model 3. Motores a combustão é tecnologia do século XX o futuro é elétrico.
Mas alguma vez se confiou nas especificações de consumo de algum fabricante de equipamentos? Os valores são só referências, para comparação entre produtos. Para as mesmas condições os valores são aqueles, mas todos sabemos que no mundo real teremos consumos diferentes. TODOS quando compramos viaturas novas ou usadas calculamos consumo das viaturas e quanto está a gastar por mês. Não sei qual o objectivo da T&E com esta noticia.
O objectivo é mostrar os valores “propositadamente falsos” que os construtores automóveis divulgam. É fácil, basta ver no título do estudo: “numa manipulação que abrangeu toda a indústria automóvel”
1º – Ainda havia alguém que acreditasse nos valores de consumo médio publicitado pelas marcas?
2º – Haverá mesmo alguém que compre um carro novo tendo como principal factor de decisão de compra os consumos? ou, dentro da mesma gama de viatura que quer comprar toma outros factores como principal factor de decisão?
Ao responder a estar questões vamos chegar a conclusão que, provavelmente ninguém liga aos valores de consumo anunciados.
1º – Havia, os governos (por causa da massa e afins…), e algumas instituições/associações como as que aparecem agora a colar-se muito indignadas à “novidade”… o que será que andaram estes anos todos a fazer?…Distraídos!!!
2º – Há, ou haveria antes da novidade… os do ponto anterior, se não continuarem desatentos. Os restantes acrescentavam dois a três litros aos valores das marcas e faziam as comparações. Como é mais ou menos tudo igual, outros factores tornam-se mais importantes na decisão de compra.
a questão nao é essa, existem regras e para diferente patamares ha impostos, incentivos, multas, taxas e taxonas, mas nao tinha grande mal, se todos usavam o mesmo standard e não adulterassem os testes na altura dos ensaios. A Volkswagen (e dentro do grupo que tb engloba), criaram uma subrotina de propósito para que o motor se comportasse de um modo mais ecológico para poder viciar os valores na altura dos testes. Uma funcionalidade que iria estar desligada aquando nas maos dos clientes e bem fora dos supostos standards de condução. O problema é que as restrições sao cada vez mais apertadas e a investigação/desenvolvimento de novas tecnologias para os motores diesel é extremamente cara para alem de levar tempo e as soluções podem originar maiores males que o mal que querem corrigir.. (corrida ao minério raro, com recurso a equipamentos que acabam por poluir bem mais que a poupança dos carros que vao usar esses minérios para reduzir um pouco mais a taxa de poluição)
Se merecem a condenação, sim foi bem merecido, há mais e piores, também é verdade e as alternativas podem ser piores. As tecnologias levam tempo a desenvolver-se e começam a desviar-se muito em prol do dinheiro, só quando as coisas estão negras é que alguem descobre a careca a alguem e o resto da industria aproveita a situação e lança uma nova moda/consciência e recomeça tudo de novo ..e quando se vai a ver haverá sempre alguém que sai fora das regras e depois descobrem que a emenda foi pior que o soneto.
Gráfico muito esclarecedor
Isto é daqueles assuntos que iriamos estar aqui SEMANAS inteiras a falar, mas apenas digo isto… é pouco os carros, ou praticamente nenhuns, que façam os consumos que as marcas anunciam… porque os testes deles são completamente diferentes dos de estrada… porque, se ninguem sabe, eles metem os carros num rolo, sem passageiros e sem carga e anunciam os valores… da minha parte eu não fui enganado, porque o meu carro é dos poucos que faz aquilo que a marca anuncia… mas eu sozinho a conduzir… porque com carga…esqueçam!!!
ainda para mais quando ja vêm com computadores de bordo que registam as médias de consumo. O consumidor só não detecta a discrepância porque não quer…ha bem, mas há aqueles combustiveis que dão mais kilometros e limpam ao mesmo tempo o motor 😛
“ha bem, mas há aqueles combustiveis que dão mais kilometros e limpam ao mesmo tempo o motor”, calculo que o tenhas dito por ironia, mas lamento ter de ser eu a dizer-te, SIM é VERDADE, existem mesmo, e nao me venhas com tretas da DECO e outros que tais, como este estudo que este tópico aflora, sao ENCOMENDADOS, refletem aquilo que quem paga quer.
Quanto aos combustíveis ditos aditivados, eu demonstro-te, mostro-te, explico-te que diferem sim e para MUITO melhor. Claro que para isso teremos que colocar a “mao na massa”, se estiveres disposto a isso ?
enquanto não houver estudos independentes a confirmarem um beneficio principalmente na carteira, porque tudo depende do custo para o consumidor, pode ser simplesmente um placebo. Muita gente gostava de poder escolher os produtos catalogados como os de melhor qualidade mas a qualidade é sempre mais cara (depois os parâmetros de qualidade para cada um de nós tb é diferente) se houvesse melhores condições porque no final o que conta é o guito. Mas pode ser simplesmente um placebo, porque não há estudos a confirmarem o que essa industria tenta vender ao consumidor. Isto sem falar na questão ambiental, porque duvido muito que essa industria tenho como principal preocupação o meio ambiente..
Quais são os estudos sobre os gases ou a perigosidade dos gases desses combustíveis? Era interessante analisar o que é realmente verdade ou mentira nos dias de hoje… com tanta informação controversa e interesses/lobbis, simplesmente deixei de acreditar em metade do que a industria dos grandes lobbis nos tenta vender.
Mas não andam a dizer que os motores diesel já desde o euro4, são mais limpos e menos prejudiciais que os motores a gasolina? O problema é que ha países que são obrigados a renovar as frotas (e dpx estamos a enviá-los para outros países, como se noutros países eles vão poluir menos..) isto para se cumprir as normas mais rigorosas e depois ha paises que aindam estão foras das normas.. depois os incentivos para os eléctricos é uma fantochada, Custam o dobro e não existe uma rede de carregamento rápidos (nem a pagar) e são carros que possuem uma pegada CO2 bem superior (ja para n falar na autonomia)..
Quanto ao tópico, e ao contrario do usual, tem sim uma quase totalidade de respostas “inteligentes, assertivas”, que acrescentam algo ao assunto, estou deveres agradado, e surpreendido, ainda assim deixo a minha opinião, como sempre, desde que rebentou a “bronca” da VW, eu desde logo aqui e em outros forum, defendi que nao era exclusivo da VW o “contornar” das regras pré estabelecidas, a meu ver todos o fazem, com diferentes graus de gravidade, evidentemente, mas adiante. Quanto os consumos “aldrabados”, desde que a minha memoria me permite e os meus conhecimentos técnicos, avalizam, desde a 50 anos garanto que era e é um modus operandi, usual, mas como todos o fazem, nao há “espiga”, como alguém disse acima e bem, é apenas um valor de referencia para permitir comparações e acima de tudo argumentário para “facturar”, seja vender , mais , muito mais.
Onde é que nesta treta toda entra o consumidor ?
Ha, pois é o tipo que paga, de resto serve para pouco, aliás como ultimamente, por estas bandas e é quase o santo grall, é um tipo comprar um qualquer “pópó”, pagar os impostos, iniciais, os anuais, os eventuais (multas), e de preferencia nao tirar o dito cujo da garagem, pois vai “poluir”, ocupar o espaço publico, e estorvar os ciclistas, trotinetes, skates,e pior, muito pior, retirar o lugar de estacionamento onde os carros eléctricos, tem de “comer”, seja carregar a dita bateria.
Comprem lá o carrito, paguem e de seguida atirem o mesmo ao rio, e regressem de transporte publico, o ESTADO paga o passe.