Diretor de informática do Banco de Portugal constituido arguido
O diretor do departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do Banco de Portugal, Carlos Moura é um dos arguidos da operação Pactum. Será suspeito dos crimes de corrupção, participação económica em negócio, falsidade informática, abuso de poder, entre outros, na contratação de serviços informáticos.
Operação "Pactum" com 43 arguidos
A Operação "Pactum", conduzida pela Polícia Judiciária e pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), resultou na constituição de 43 arguidos, incluindo o diretor de informática do Banco de Portugal.
Esta investigação centra-se em suspeitas de viciação de procedimentos de contratação pública e privada na área das Tecnologias de Informação, entre 2017 e 2025, envolvendo um montante superior a 17 milhões de euros.
No âmbito desta operação, foram realizadas 75 buscas em Lisboa, Porto e Braga, abrangendo domicílios, escritórios de contabilidade, sedes de sociedades, institutos públicos e outros serviços do Estado. O Banco de Portugal confirmou ter sido alvo de buscas e manifestou total colaboração com as autoridades.
A Procuradoria Geral da República esclareceu que as buscas visaram a recolha de informação relacionada com funcionários dos serviços investigados e não tinham como alvo decisores políticos
Ui, ainda não aprenderam … dão notícias de buscas, apreensões e constituição de arguidos. Isso costuma querer dizer que não há nada de concreto contra eles, mas a lei manda investigar. Deve resultar de uma escutas em que disseram alguma coisa considerada suspeita mas não têm provas de nada. Agora fazem as buscas para ver se aparece alguma coisa. O costume. Isto estava tudo muito bem, se não levasse anos infindos a esclarecer e a julgar.
Isto deve ser feito, deveria ter sido feito ha muito, e continuamente.
De outra forma, o mundo do crime destroi o País.
Acho estranho não investigarem os bancos ilegais( dona Branca ), onde é compra atras de compra, depois metem um “capataz” como sócio, e uns anos mais tarde, fazem uma doação do imóvel a esse fulano, mas é falso, o dono continua na sombra por trás.
Não pagam impostos, não estão sujeitos á lei, e o Português não consegue competir com eles, porque o Português tem que pagar impostos, e os impestimos custam muito, e como tal depois não consegue concorrer.
Estão a varrer o País de uma ponta á outra.
Em relação aos Bancos, é para veres a corrupção que lá vai, que ainda não emitiram o meu novo cartão de débito, e já tem mais de 200€ gastos em compras…um cartão que ainda nem foi emitido.
Ficarias espantado com a desculpa que te dão da Caixa Geral de Depósitos..ha e tal, o cartão já está a assumir os seus gastos actuais, o que é falso, pois nem sequer podia…o cartão nem existe.
Mais se esse fosse o caso, então alguém no banco tinha que ser investigado, pois um cartão que ainda nem foi emitido não pode estar a ssumir as operações feitas por outro cartão…porra o cartão nem sequer existe!!
No entanto tenho reparado que o valor deixou de aumentar, muito provavelmente porque dei por ela e queixei-me.
Eu continuo a fazer comprar com o cartão actual, é só aldrabices na CGD pelo menos, mas eu assumo o mesmo nos outros…
Bem vindos ao sindicato do crime Organizado, a secção da Banca.
São daqueles que são nomeados sem saberem patavina da função, correto? Nada de mais, apenas mais um a encher os bolsos. Isto já não é notícia é uma banalidade.
Há alguns meses atrás falei disto num post aqui no pplware… como se fosse novidade. Surpresa é se alguém da antiga equipa do costa, que fugiu (do processo que envolveu: Câmara de Sines, quase todos os departamentos do Ambiente, secretários de Estado, ministros, fundos de investimentos de marca PS, empresas que venceram ajustes directos criadas algumas semanas atrás) para o parlamento europeu, algum dia fôr condenado.
O Costa não foi um primeiro-ministro de Portugal que teve que se demitir porque numa escuta de uma chamada telefónica falaram no nome dele?
Que vergonha !! Um diretor de um departamento. Não é um simples funcionário. É o diretor do departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação do Banco de Portugal. Do Banco de Portugal, não é brincadeira.
Se se trata de “suspeitas de viciação de procedimentos de contratação pública e privada na área das Tecnologias de Informação” quem te parece que possa ter sido alvo de escutas, um simples funcionário ou quem tem poder de decisão?
Mas foi julgado e condenado – ou foi constituído arguido, o que lhe dá direito a saber de que é acusado e poder defender-se das acusações?
A sua secretaria também devia ser investigada, sei que era a testa se ferro e guardava milhoes
Se arguido é porque suspeitam que recebeu comissões, por fora.
99,99999% destes casos, acabam arquivados, nem chegando a julgamento. É que, para os investigadores, um ajuste directo, para um programa, informático, de segurança, que exige credenciais avançadas, não é possível, porque devia ser, concurso público, por 600 dias, com biliões, de pessoas, a poderem saber, como é feito o acesso, aos dados, para apresentarem, as melhores propostas. Quando se passa, para as explicações, caso é arquivado, pois há leis, que impedem a divulgação, desses serviços. Obrigando a contratação de empresas, credenciais, de forma directa, ao abrigo dessas leis.
Bem a melhor opcao mesmo e no proximo dia 18 de Maio ir votar no Chega para ver se garantimos que estas coisas nao tornam a acontecer. Descaramento sem vergonha e o que e. Afinal aquele apagao informatico ate deu jeito para muitos meninos, se alguns se sentem confortaveis com isso eu nao. Mas que posso eu fazer sou uma minoria, faço apenas a minha parte.
“Olha a mala, olha a mala, olha a malinha de mão …”
Esse problema ja foi resolvido pelo partido na hora. Queres falar dos corruptos que continuam nos partidos do PS e PSD ou passou-te ao lado ? Andas distraido brincalhao. Boa noite ovelha da comunicacao social.
Esse e mais 11.
Nao queres eu sei, nao te da jeito nem argumentos tens. Fica bem ovelhinha da comunicacao social.
Não se pode argumentar que o comentário vai para o filtro. Só dá para escrever “12 problemas justiça”
Descreve la esses 12 problemas com a justica, nao basta escrever, tens de provar nao e verdade ? Nao aprendeste isso na escola ? 😀 E ja agora entretanto tambem podes mencionar os outros casos do PS e PSD, ate parece que e so o partido Chega que existe. Santa paciencia.
Furto de malas, incitamento ao ódio, agressão a árbitro do futebol infantil, falsas acusações, difamação, falhar pensão de alimentos, acesso ilegítimo a ficheiros informáticos e dano de programas e dados, imigração ilegal, penhora por dívidas, assinaturas falsas, violação de menor.
ESqueceste-te de divulgar os nomes ou isso nao e importante para ti ? Es tao ridiculo que ate da do. Es so mais um papagaio ao servico da comunicacao social. Falhar pensao de alimentos ? Estas a brincar so pode, isso realmente lesou bastante o pais ahaha. Alem disso sao problemas pessoais que nao te dizem respeito a ti nem a mim, mas para falar mal das pessoas serve perfeitamente claro. Enfim, ficamos por aqui papagaio louro. Nao te esforces mais.
Miguel Arruda, furto de malas; André Ventura, incitamento ao ódio; Pedro Pinto agressão a árbitro; Pedro Frazão, falsas acusações; Rui Paulo Sousa falha de pensão de alimentos a um filho menor com deficiência; João Tilly, difamação; Cristina Rodrigues acesso ilegítimo a ficheiros informáticos e dano de programas e dados; Marcus dos Santos, imigração ilegal; Filipe Melo, salário penhorado por dívidas; Eduardo Teixeira, assinaturas falsas; Ricardo Dias Pinto, penhora de bens por dívidas; Pedro Pessanha, violação de menor
Agora so te falta mencionar as provas disso. Epa Max faz-me um favor vai jogar playstation, para de ser papagaio, ja temos muitos ja chega. Pensava que conseguias pensar pela tua cabeca mas pelos vistos nao, precisas que a comunicacao social te diga o que podes dizer aos outros, e so rir. E ja agora uma vez mais saltaste aquela parte dos casos do PS e PSD. Obrigado.
Só pelos juros que dão ao depositários deviam ser todos julgados em Guantánamo…
Sempre a roubar!
O Medina Carreira é que falava a verdade nua e crua.
Isto não tem solução, pelo menos uma solução exequível porque quem faz as leis não as vai fazer contra ele próprio.
Como é que um hacker ganha interesse em atacar os sistemas no nosso país ? Assim nem vale a pena o esforço. O responsáveis pelas entidades/ departamentos já fazem o trabalho todo xD.