Índice de Satisfação: O seu banco é um dos preferidos dos portugueses?
Ontem assinalou-se o Dia Mundial da Poupança. No segmento bancário, existem muitas ofertas sendo que atualmente, com os "bancos digitais" facilmente podemos criar uma conta e gerir dinheiro.
O Portal da Queixa fez uma análise ao setor bancário e identificou quais os bancos que recebem a maior satisfação dos consumidores, pela resposta, pela resolução, pela proximidade ao cliente. ActivoBank, Banco CTT e Banco Primus estão no topo da tabela. A análise indica que o número de reclamações dirigidas à banca aumentou 44%, face a 2019.
Os portugueses não são muito de poupar, no entanto, a taxa de poupança em pleno período de pandemia. Segundo dados recentes, a taxa de poupança subiu para 10,6% do rendimento disponível no segundo trimestre deste ano (era 7,5% no primeiro trimestre). Esse acréscimo da taxa de poupança em Portugal não se deve, no entanto, a uma maior aplicação em produtos financeiros de poupança, mas sim a uma diminuição do consumo e uma contração do rendimento disponível.
ActivoBank é o banco com maior índice de satisfação
No que se refere ao Índice de Satisfação - que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação (resposta e resolução) com os utilizadores que efetuaram reclamações, refletindo uma boa performance (ou não) das marcas -, são ActivoBank, o Banco CTT e o Banco Primus que lideram a tabela. Seguem-se o Banco Atlântico Europa, o Banco Investe e a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
De acordo com os dado, comprova-se que os bancos tradicionais mostram maior preocupação com a satisfação dos seus clientes. O contrário é verificado, quando a comparação é feita com os bancos digitais que, muitas vezes, usam como estratégia para atrair novos clientes a facilidade e a proximidade do cliente pelo meio digital (oferecendo, muitas vezes, a possibilidade de abrir contas sem sair de casa).
Ao analisar os dados das principais fintechs, verificou-se a ausência de atenção e cuidado com os consumidores que os procuram justamente pelo meio digital.
De acordo com uma análise do Portal da Queixa, em 2020, o número de reclamações dirigidas ao setor bancário aumentou 44%, comparativamente com o período homólogo. Entre 1 de janeiro e 28 de outubro, os bancos portugueses foram alvo de 5441 reclamações registadas no Portal da Queixa. No mesmo período, em 2019, à maior rede social de consumidores de Portugal chegaram 3785 queixas.
Este artigo tem mais de um ano
Qualquer dia o Moey aparece nessa tabela. É do melhor! Não se paga nada e ainda oferecem 50 transferências imediatas com nib, mensalmente.
+1
+1
Isso não é um banco.
É sim pertence ao Crédito Agrícola…
Sim , Moey, crédito Agrícola, MT bom mesmo. Tenho 1 ano , excelente.
Mas active bank merece esta distinção, tenho há 6 anos e 0 problemas. Recomendo.
Sou cliente do Banco CTT e penso que o site é muito, mas mesmo muito fraco em relação a outros bancos que eu conheço.
+1
Pois, tenho que dar razão, não conheço ninguém que esteja satisfeito com o serviço do Banco CTT, é só ver as queixas no Banco de Portugal, este ano no top está o Novo Banco e o Banco CTT e o no próprio Portal da Queixa para um banco pequeno o Banco CTT só está atrás da CGD no numero de queixas, lá porque resolvem as queixas, não quer dizer que as pessoas estejam satisfeitas com o serviço.
Bem esta é uma estatística do Portal da Queixa, muitas marcas excelentes não utilizam esse site para resolver os seus problemas e não sei bem se o Portal é algum indicador de qualidade, se calhar quem é cliente do N26, Openbank ou Revolut não teve grandes problemas ou conseguiu resolver estes problemas sem ter de lidar com o Portal da Queixa e como tal os seus clientes estão mais do que satisfeitos…