Novo Recorde! Bitcoin já vale mais de 19 mil dólares
É caso para dizer... é a loucura! Apesar de muitos considerarem que a moeda Bitcoin não é nada mais que um “esquema de bolha”, a verdade é que a mesma já vale mais que 19 mil dólares tendo o recorde sido alcançado este sábado. Em apenas 24 horas o valor da criptomoeda cresceu 10%.
Até onde é que a valorização da divisa eletrónica Bitcoin irá chegar? Como se pode ver pelo gráfico seguinte, retirado do site Coinbase, a moeda tem crescido bastante nos últimos dias e este sábado voltou a bater um novo recorde... mais de 19 mil dólares. Comparativamente ao mês passado esta moeda valorizou mais de 146%.
Os analistas acreditavam que a moeda Bitcoin iria conseguir terminar o ano a valer mais de 10 000 dólares, mas a verdade é que o valor já quase duplicou.
O que é a Bitcoin
Podemos referir em termos genéricos que é uma moeda virtual criada em 2009, com base no sistema peer-to-peer (P2P). O P2P é um sistema que não prevê a existência de uma autoridade centralizada que controle a moeda ou as transações, como acontece com as outras moedas (por exemplo, o Euro é controlado pelo Banco Central Europeu). Ao invés, a criação de moeda e as transferências baseiam-se numa rede de código aberto em protocolos cifrados que constituem a base da segurança e liberdade da Bitcoin, fazendo com que as transações sejam instantâneas entre os utilizadores.
Invenção de um guru de informático misterioso, que se remeteu ao seu pseudónimo Satoshi Nakamoto, esta moeda é criada por meio de uma fórmula matemática bastante complexa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
É inevitável o surgimento no futuro de moeda digitais disciplinadas por lei e com entidades tutelares ou reguladoras acreditadas e com estabelecimentos, online e até físicos, bem determinados.
O que não é o caso da Bitcoin para a qual não há ainda o enfoque histórico suficiente para designar com precisão se esta é um esquema Ponzi ( também designado de pirâmide), uma bolha especulativa ou um ilusão colectiva dos seus detentores. Futuramente saber-se-á. Para além de não possuir valor intrínseco nem titular alguma “commodity” – neste parte, o mesmo acontece com as moedas correntes desde os acordos de Bretton Woods – , apenas tem um valor de cotação para pagamentos não reversíveis, sendo que, tanto a moeda digital como a transação por esta intermediada não se encontram asseguradas por alguma organização internacionalmente acreditada, com sede e escritório localmente estabelecidos. Consequentemente, qualquer detentor desta moeda que se sinta lesado não pode processar uma rede “peer to peer” cifrada por falta de personalidade jurídica desta.
Este grande momento “bullish” que tal moeda digital atravessa, só pode prenunciar que não vai ser sempre “bullish”, o que seria um impossibilidade em termos económicos, quanto mais não seja por haver muitos grandes detentores que escolherão o momento óptimo para transaccionar grandes quantidades de moeda digital por moeda corrente, determinando assim numa queda abrupta depois de especulativamente terem ganho elevadas mais valias enquanto o furor “bullish” que alimentavam fazia subir a cotação.
Também não é de descurar a hipótese de uma das grandes potências económicas, ao sentir a sua moeda corrente prejudicada ou atentada pela moeda virtual ou nela descortinar vultuosos branqueamentos de capitais ou montantes ligados a organizações terroristas ou outras associações criminosas, possa vir, de um momento para o outro, a criminalizar o uso da Bitcoin provocando o desabamento desta face a uma superveniência de milhentas ordens de transacção para moeda corrente, coisa que nenhuma entidade pode assegurar ou responsabilizar-se.
A título de exemplo, bastará a R.P. China, como parece acontecer no momento, querer valorizar a sua moeda corrente como uma moeda de transacções internacionais de “commodities” como o petróleo, assumido-se assim como um grande concorrente do dólar, para ter interesse em criminalizar localmente as moedas virtuais.
E, muito pior, esta pretensão da R.P. China aliada à política económica dos USA de juros baixos e até negativos que muito alimentam um “boom” das moedas digitais, acompanhada de uma dívida pública gigantesca ( a maior do globo) cujo principal credor é justamente a R.P. China, tem potencial para acarretar duma assentada a queda do dólar e um “flash crash” informático de biliões e biliões ordens automáticas, também elas digitais, de ordens de venda na NYSE e, por arrasto, as mais importantes praças financeiras do mundo, a exemplo do ocorrido em 1987, mas com proporções ainda mais gigantescas.
No processo alguns ganharão e muitos outros perderão, sendo o mais dramático e lamentável de todos, a perda de empregos por aqueles que jamais tiveram culpa ou relação alguma com processo, mas que, por serem vulneráveis, serão os primeiros a serem arrastados pela quase inevitável grande torrente digital depressiva da era dos computadores domésticos. Competiria a um Estado responsável não se preocupar apenas com guerras preemptivas, mas ser igualmente preemptivo em prevenir uma depressão mais que anunciada.
Kabummmm! Vai ser cá um estoiro. Imagino a contabilidade em rastos de alguns fundos. Vou adorar assistir pela CNBC / Bloomberg a esta derrocada, com pena apenas dos inocentes deste ponzi digital. Não sei que algoritmo irá corrigir para baixo a cotação, de forma sustentada, mas aposto que não existe. Foi boa a festa pá, já dizia o músico brasileiro.
Um das grandes vantagens do Bitcoin é sua rapidez, consegue fazer transferências em muito menos tempo que todas suas concorrentes (Visa, Mastercard). Estas demoram no mínimo a fazer uma transferência bancária de 2880 minutos enquanto o Bitcoin demora muito menos tempo (https://blockchain.info/charts/avg-confirmation-time?timespan=all) num dia normal menos de 60 minutos. É por isso que estas concorrentes estão desesperadas em reduzir o tempo de transferência.
Porquê o tempo da transferência tem um impacto tão grande na nossa economia?
Quando nós compramos um produto este passou no mínimo por 5 empresas (ex: telemóvel, extrair minério, transportes, construção de hardware de várias empresas {CPU, Memoria, Baterias}, software, construção do modelo exemplo Samsung, transporte, vendedor final e nós).
Estas empresas tem que se endividar para conseguir manter-se até receberem o dinheiro final do seu trabalho. Reduzir o tempo de espera (visa 5*2880) ou (Bitcoin 5*60) pode ser crucial para as empresas ter liquidez. Além disso empresas multinacionais conseguem circular o dinheiro muito facilmente sem câmbios sem perdas o que tem vantagens enormes.
O Bitcoin mais as outras moedas digitais vale neste momento vale 0,7% do dinheiro mundial.
Na minha opinião é que Bitcoin está a subir rápido demais e isto pode ter consequências a curto prazo. Além disso já existe moedas virtuais muito mais interessantes que o Bitcoin e mais rápidas.
É preciso ter cuidado, mas o futuro está nas moedas digitais que vai ser a próxima grande revolução económica. Em que todos somos responsáveis, o fim da inflação e o inicio da deflação.
Excelente contributo para o nosso esclarecimento. Obrigado Mónica !
Só vejo aqui pessoas mal informadas. Primeiro, esclareçam-me a relação entre a Bitcoin e um esquema Ponzi, ou dizem isso só porque outros dizem o mesmo?
Outra: Mónica, a Bicoin não tem qualquer hipótese de substituir o Visa/Mastercard para fazer transferencias, isto porque cada transacção da Bitcoin custa-te no mínimo 20$ (aumenta de dia para dia), nem que queiras transferir só 5$.
Existem outras coins que podem sim fazer concorrência ao Visa/Mastercard, nomeadamente o XRP da Ripple, com tempos de transacção muito mais rápidos que o Visa e baixos custos de operação.
E por favor, metam nas vossas cabeças que as Crypto não servem só para lavar dinheiro ou fazer dinheiro rápido. Existe uma tecnologia por baixo das moedas (chamada BLOCKCHAIN) que pode, no futuro, transformar completamente a forma como são fornecidos serviços (com utilidade para qualquer sector).
Como diz uma amigo meu, “no futuro podemos ter blockchains em vez de empresas”.
O xrp da ripple supostamente é para substituir o SWIFT
Quanto ao Visa, é trabalhar em conjunto, TenxPay e Monaco trabalham em conjunto
Obrigado Ninguém, Não tinha reparado que a transferência tinha aumentado 0.5$ em Abril para 20$ hoje. Como acho o projecto Ethereum muito mais interessante basicamente desliguei-me um pouco do Bitcoin e estou a seguir Ethereum e alguns contratos em que a transferência custa dependendo da velocidade desejada (normalmente menos de 0.1$). Sim o segredo está no BLOCKCHAIN. Mas já sabes na nossa sociedade o que move as pessoas e as empresas é dinheiro.
Retificado 1 euro
Não sei se percebeste ou sequer se te informaste mas o objectivo do Bitcoin é exactamente ser descentralizado e portanto não estar dependente de nenhum organismo central que o possa regular, controlar, inflacionar, ou qualquer outra coisa. Relativamente ao seu valor, consideras que as notas que tens na carteira têm valor intrínseco a não ser o valor do papel? Percebes o conceito de oferta e procura? Se existissem vários triliões de bitcoins em vez de 16 milhões e o valor fosse de por exemplo 10 euros por Bitcoin, já não ficarias chocado? Sabes sequer o que é um esquema de ponzi? A valorização actual das moedas digitais é realmente acelerada e até pode descer abruptamente mas o seu valor vai sempre aumentar no longo prazo caso a sua utilização aumente consideravelmente. Pode ser que aí percebes que um pedaço de código pode ter o mesmo valor que um pedaço de papel com algumas vantagens adicionais.
“não sei se percebeste ou sequer se te informaste” …. “Percebes o conceito de oferta e procura? ” … “Sabes sequer o que é um esquema de ponzi?” …”Consideras que as notas que tens na carteira têm valor intrínseco a não ser o valor do papel?”…
Este tipo de argumentação presumida inquina uma discussão fundamentada e apenas parece remeter a um exame de Economia em que tu és o examinador pronto para chapar ZERO como valor nominal da minha intrínseca ignorância. Fosse a Bitcoin assim tão transparente e precisa !
Mas, muito acima de nós e aqui citado pelo Pplware, encontra-se a visão do premiado Nobel Joseph Stiglitz que opina ser este o momento de banir a Bitcoin ?
E fosse só ele ! Quererás examinar Joseph Stiglitz também ?
O futuro próximo encarrega-se de nos revelar a realidade e perspectivas da Bitcoin.
Realmente Pedro, saber argumentar sem ser presunçoso também demonstra inteligência e sabedoria…
Quando isto estoirar vai fazer sangue… Até lá a malta que aproveite! Estão numa boa altura para vender
já quando estava nos 1000 era isso que se dizia.
Pk é que dizes que está numa boa altura para vender? Por ser natal. Só vendo quando passar os 50k.
Tether. exatamente igual as outras mas vale sempre 1 dólar. assim não temos medo de estar sempre a inflacionar ou o contrário.
É aproveitar que ainda vai subir mais, muito mais…..
Pena que vejam a bitcoin para retratar tudo o que é lavagem de dinheiro ou mesmo coisas ilicitas.
Vejam e informen-se sobre as ( bitcoins / criptopoedas ) e nao falem sem saber.
De teorias de economonia centralizada é o que existe, e esta aos olhos de todos que é uma valente m****
A sua valorização está associada á crescente adesao á mineração ou seja quanto mais gente a minerar maior valorizaçao da mesma, mais partes de moeda criada, mais bitcoinsa a circular, ao mesmo tempo cria se o desejo de trocar moedas reais por esta bitcoin e é sempre a subir…… resumindo esquema de piramide… quando a moda passar e existir outra, vai tudo pelo cano abaixo!
Quando noa se sabe do que se fala…
Ou quando se sabe muito!
Claramente é um esquema da pirâmide, o valor só sobe assim como a dificuldade em minar. E só consegue realmente ganhar € a sério quem está há mais tempo. Típica pirâmide.
Costa, um gajo que mina à 10 anos ganha o mesmo que um gajo que começou ontém.
Costa, claramente és dos que NÂO sabe muito.
Facepalm…
quando afirma “…e existir outra…”, vê-se logo que está fora do assunto.
só o ETH num ano subiu muito mais que a bitcoin, +8300%, a Litcoin +7800%. para não falar de outras, tens no mercado outras criptomoedas que valorizaram muito mais.
Como posso comprar esta moeda ? O Meu avô quer investir as economias nesta moeda.
Coinbase, mas deves estar a gozar só pode
Coinbase com a gdax senão mais vale bitstamp, mais barato
quando a bolha rebentar quero ver ……. o novo recorde
Que paranóia com uma moeda virtual.Eu nem considero isto um assunto.Uma moeda virtual ?? Só pode ser uma piada. 😀 😀
Se pensares bem não existe muita diferença (em valor real) do euro/dollar para uma bitcoin.
As fiat deixaram que estar indexadas ao ouro faz agora umas décadas.
Quem acha mesmo que esta moeda é mesmo o mais valia e que é um negocio que dá lucro. Pensem lá nisto.
Peguem num bitcoin e vão a padaria comprar o pão para o dia*. O que é que eu quero dizer com isto?
No mundo real essa moeda vale tanto como nada, porque não conseguem comprar os bens essenciais para viverem. Essa moeda no mundo real, numa loja real (na loja do vosso bairro) não compra nada, e enquanto assim for o valor é meramente especulativo.
Muita gente tem carteiras com alguns bitcoins, então troquem lá esses bitcoins por euros ou dolares (dinheiro físico) ver se alguém os compra, não de-em a desculpa que não vendem porque estão a espera que valorize mais.
Na realidade podem comprar armas, droga (com isto podem comprar uma ida para a prisão) e pouco mais. As poucas lojas que aceitavam bitcoins já deixaram de aceitar, isto deve querer dizer alguma coisa. Uma mão cheia de nada.
Uma moeda que vale 19mil dólares, mas se tivessem que viver com esse dinheiro já tinham todos morrido a fome.
*Um gajo comprar um pão com 1 bitcoin como é que recebia o troco? Em cheque.
Não faltam exchanges para trocar por €
Qual é o problema de ainda não ser facilmente trocada? ainda é uma criança..
Até na Suíça crescem caixas ATM para fazerem a troca
ah e uma bitcoin não vai ser usada para comprar pão, assim como não compras pão com ouro ou um barril de petroleo
E mesmo que fosse pago o pão com moeda digital, não há necessidade de troco, nem sei para que perco tempo a dar uma resposta a uma pessoa tão mal informada que não fez o mínimo esforço para perceber o assunto
Eu sou mal informado e tu deste um bom exemplo para me dares razão.
Então não compro pão com ouro? Basta a ir a qualquer centro comercial, ou as dezenas de lojas, para não dizer milhares espalhadas por este pais fora, com uma barra de ouro para ter dinheiro para comprar o dito pão. Faz la tu o mesmo com esse bitcoin.
Se não queres perceber onde quero chegar com o meu exemplo, estas no teu direito, se queres mostrar que estou errado, tens de arranjar um melhor exemplo, porque o ouro realmente não foi um exemplo muito feliz.
Na Suiça crescem caixas ATM, em Portugal acabaram com a única que havia. Lá esta para comprar pão com bitcoins temos de ir a Suiça, já com uma barra de ouro podemos comprar cá.
te garanto que consegues comprar pão com ouro.
Lol,Para mim a frase da semana “Um gajo comprar um pão com 1 bitcoin como é que recebia o troco? Em cheque.”
@Nonnus o Bitcoin é divisível até 8 casas decimais, ou seja, 0.00000001 que é aproximadamente 0.02 cêntimos a dividir por 100. Podes fazê-lo diretamente por telemóvel de carteira para carteira.
A ideia da frase é mostrar o valor irrealista do bitcoin. Assim como é irreal alguém ir com uma barra de ouro comprar um pão.
O que eu estou a tentar transmitir é que o bitcoin actualmente não permite transacções com mesma facilidade que outros bens/valores para se conseguir viver, mas isto já todos nós sabemos, só que existe pessoas que gostam tanto do bitcoin (e se calhar já perderam mais dinheiro do que ganharam com o bitcoin, mas é o idealismo a falar mais alto) que não querem ver que é tudo especulativo e na realidade não tem valor nenhum na vida tal como a vivemos hoje. Um dia poderá vir a ter, na actualidade não.
Ias comprar pão com uma barra de ouro? Com certificados de aforro? Com ações?
Não, pois não?
Então pronto…
precisas de umas aulas de economia.
3…2…1………..BOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMM