Incêndio na Serra da Estrela: Energia libertada equivalente a 25 bombas de Hiroshima
O incêndio na Serra da Estrela está dominado e a Proteção Civil prevê dois dias para a sua extinção. De acordo com as informações da autoridade, este fogo libertou energia equivalente a 25 bombas de Hiroshima.
De acordo com o 2º comandante da Proteção Civil, Miguel Cruz, a bomba nuclear que devastou a cidade japonesa de Hiroshima, durante a II Guerra Mundial, representou cerca de 30 terajoules.
O incêndio da Serra da Estrela, que foi dominado ao fim de uma semana, libertou energia equivalente a 25 bombas de Hiroshima, revelou este sábado o segundo comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Miguel Cruz.
“O total libertado de energia por este incêndio nestes dias foi de 766 terajoules de energia, sendo que o máximo registado foi de 242 terajoules no dia 10 de agosto”, como por referir o responsável, em conferência de imprensa.
O fogo, que deflagrou às 03h00 da madrugada de 6 de agosto, está dominado desde ontem à noite, ao fim de uma semana.
Incêndio na Serra da Estrela: Quase 15 mil hectares de área ardida
Ontem foi noticiado que o incêndio da Serra da Estrela queimou 17 mil hectares, mas o comandante Miguel Cruz tem valores diferentes. De referir também que o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus indica que foram 17 mil hectares a área ardida.
O responsável diz que os cálculos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) baseiam-se em "imagens spot com uma resolução de 10 metros, bastantes rigorosas".
Em relação a estragos materiais, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabiliza a destruição de quatro dependências agrícolas, dois veículos e duas segundas habitações e alguns edifícios devolutos.
Hiroshima, moderna cidade da ilha de Honshu, no Japão, foi amplamente destruída por uma bomba atómica na Segunda Guerra Mundial.
Este artigo tem mais de um ano
O Costa diz que vai formar uma equipa de estudo…
Estamos safos.
“diz” e será só isso!
Uma equipa de estudo que vai mamar milhões e após alguns anos vai chegar à conclusão que a Serra ardeu porque sim.
Assunto morto e enterrado.
Venha daí outro estudo…
Já existe previsão para a retirada da classificação “Geopark Mundial” por parte da UNESCO? Ou pode deixar-se arder e estragar quase tudo que não faz diferença?
A serra da estrela é pena, mas confesso que o parque do geres, depois dos 200 euros que me roubaram por ter parado o carro 5 minutos num sitio onde nem sabia que não se podia parar, era bem merecido. Eu depois queria pedir explicações ao gajo que me multou do ICN.
Tem graça que quando lá fui, avisaram logo que não se podia parar…
Tavas mesmo a pedi-las.
Os incendios sao importantes para adubar a terra e criar novas zonas de habitacao. A serra da estrela tem tudo para ser a las vegas de portugal
Consordo, tem tudo para ser las vegas de Portugal….
So falta mesmo as meninas e os casinos.
Desde que o costa foi presidente temos de retificar os problemas com os incêndios… vamos pregar multas a quem nao limpa os terrenos, vamos ” amarelos” ( limoeza das matas) cobrar 10€ a hora por cada pessoa dispensada para trabalhar nas areas particulares. … so para na levarem multa nem haver incêndios.
Muito bem batam palmas que vamos para a frente Portugal sem incêndios, estamos muito preocupados..
Contudo ha una anos a tras ardeu a mata de Leiria, agora a serra da estrela….
De certeza que são privados que nao tomam conta do seu terrenos…
Hipocrisia ao mais alto nivel so querem é arranjar desculpas para chupar o que temos.
Mas no fim a figura bonita que fazem é que tiveram políticas para prevenção.
Vao se lixar… so querem é mamar.
Enquanto não existir empresas privadas a comprar esses restos das limpezas de terrenos a um preço tal que compense os trabalhos de limpeza, nem o Estado, nem os privados vão limpar os terrenos a sério. Fazem apenas aquilo a que forem obrigados com receio das multas, e nada mais… e alguns nem com multas limpam… e não limpam eles nem mais ninguém, mesmo que por lei os municípios o devessem fazer… mas a lei não serve de muito quando depois quem tem obrigação não tem dinheiro/ meios/ pessoas para o fazer no terreno.
desde os especialistas do covid nunca mais acredito em um igual a estes dos incendios
Biomassa com fartura, um dos maiores recursos energéticos do nosso país que se desaproveita, ando tudo a dormir !
O que não arde de maneira nenhuma é o chiqueiro da república, tb conhecido por assembleia da república, que nome tão pomposo para algo tão miserável.
O Diabo vive lá, por isso não arde…
PorcoDoPunjab, encanto burros ao domicílio.