PplWare Mobile

IE8 é agora o mais popular browser do mundo!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. BigLord says:

    Nunca o experimentei, e ver esta estatística não me dá nem uma ponta de vontade de o fazer, lol

  2. Miguel Pipe says:

    Off topic:

    Detalhes do novo Macbook Pro (?)
    http://bit.ly/cD3FAj

  3. Mr Mike T says:

    podéra…com campanhas publicitarias como esta até eu fico tentado a trocar 🙂

    Esta conquista é devida a muitos utilizadores continuarem só com os olhos na MS e claro que também tem merito do seu browser apesar de n ser o meu preferido.

  4. hastsa says:

    ja exprementei + nunca gostei 🙂

  5. prom says:

    Eu cá continuo a não abdicar do meu chrome e as suas extensões. 😀

    • spikes says:

      Nem abdicas tu nem eu… Com mais alguns ajustes e o chrome passa a ser o melhor browser que existe, simples, intuitivo, personalizavel, rápido, tudo o que a Google tem feito bem! 🙂

    • FatGiant says:

      Lamento, tento usar o Chrome desde que saiu, mas não consigo. É o browser que mais me encrava, que volta e meia decide que esta ou aquela página não deve carregar, que crasha sem motivo nenhum. E, eu, parvo que sou, habituado ao FF, não sei, mas, consigo gostar mais do Opera que do Chrome. O IE8, só me serve para abrir páginas em asp, que essas, seja por falta de cuidado dos coders, ou, outro motivo, apenas abrem decentemente no IE. Ainda bem que são poucas, mas algumas são importantes.
      Por isso, lamento, mas, o Chrome ainda tem muito que andar para ser sequer considerado na corrida.

      • Guilherme de Sousa says:

        nunca me crashou em maquina nenhuma, nem nunca o senti lento.. mt pelo contrario. o facto de ter um processo por aba permite q esteja sempre mt rapido independentemente do numero de abas q estejam abertas.. tal ja n acontece com nenhum outro browser q dps de ter >30 ou 40 abas começa a ter comportamentos manhosos… deves ter ai algum problema por esses lados I guess

        cumps!

        • Paulo39 says:

          Tu consegues ter 30 ou 40 abas abertas no Chrome????????

          Tens o quê, 20Gb e memória RAM?!

          Discordo completamente com o que disseste.
          O consumo de memória do Chrome aumenta exponencialmente com o aumento do número de abas, o que faz com que, com apenas algumas abas abertas, o próprio SO comece a queixar-se visto que não dispõe de recursos. Isso pode levar ao crash do sistema.

          Já o Firefox tem um comportamento bastante estável com um elevado número de abas abertas.

          • lourenço says:

            ainda bem que o Firefox lhe resolve o problema!..

            quanto a nós, 20 ou 30 abas ainda n é 1 problema para nós, utilizadores de chrome, e depois temos a vantagem de ter 1 browser simples intuitivo e cm as recentes e faladas extensões… sem que isso interfira com a performance do mesmo…, já no FF…..

          • Paulo39 says:

            @ lourenço

            Sinceramente, experimenta abrir 30 separadores de diferentes sites no Chrome e vai ao Gestor de Tarefas somar os valores de memória RAM usados por todos os processos do Chrome (isto se chegares a essa altura com o sistema incólume). A seguir, abre os mesmos separadores no Firefox e verifica o gasto de RAM.

            Depois de veres os resultados, verás que tenho razão.

            Olha, no link seguinte está uma comparação entre os principais navegadores em relação ao uso de memória RAM.
            A barra a roxo refere-se a um teste em que abriram os navegadores com 7 separadores. Por aí já vês que, com somente 7 separadores, o Chrome já usa aproximadamente o dobro do Firefox (quase 160, contra 80 do Firefox).
            http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm#512
            Agora imagina com 30 ou 40 :\

    • Alexandre Pinto says:

      O chrome tem um problema. E para mim já nem são as extensões.
      Acho-o um pouco limitado em termos de personalização. Coisas simples como configurar que página abrir quando abro uma nova aba.

      Também não gosto de fazer a pesquisa na barra de endereço. Queria ter a caixa de motores de pesquisa como no firefox, ie etc e com as suas devidas sugestões.

      Alguém sabe se é possível??

  6. fernando martini says:

    ja vem pararao o IE p\ leigo é o suficiente agora p\ alguem c\ mis conhecimento o Chomme é bem melhor

  7. a Friend® says:

    Browser dos leigos… é essa a chave do sucesso dele.

    Vem com o Windows, diz “Internet” e é assim que é usado 😉

    Ps. Não tou a dizer isto como critica, atenção…mas só usa o IE quem desconhece o potencial de um Firefox, Chrome ou Opera.

    • bigkax says:

      Não sei se não fizeste referencia ao safari para não dizerem que estas sempre a defender a Apple mas o Safari é sem sombra de duvida um grande browser. Para mim no Windows metia-o em 2º a seguir ao opera seguido pelo chrome e firefox. O IE não entra na minha lista.

      • lol em segundo a seguir opera sem duvida

      • Tiseac says:

        Concordo plenamente contigo a Friend.
        Para mim a única utilidade do Internet Explorer é descarregar outro browser XD.
        Mas para um utilizador pouco exigente serve.

      • a Friend® says:

        Safari é sem duvida um excelente browser, não fosse ele o irmão mais velho do Chrome, mas em termos de Windows infelizmente é limitado a nivel de Addons. Já na versão Mac, graças ao MacOsX, ele permite usar Addons integrados com o sistema e é o meu browser principal.

        Só não o inseri na lista por causa disso e não por causa dos criticos, porque com esses posso eu bem! 😉 eheh..

      • FatGiant says:

        Gosto muito do look & feel do Safari, mas, ainda assim, gosto mais do FF e do Opera. Mas é bastante melhor que o Chrome, lá isso é.

        Eu colocaria o Chrome na classe dos alphas, nem sequer estatuto de Beta lhe dou ainda… São mais os crashes que outra coisa, ah, e tive de andar a editar o registry para o poder instalar… LOL, que anedota… eu é claro.

    • Kekes says:

      Eu detesto mesmo o IE LOL, mas conheço quem por mais que eu lhe coma a cabeça a dizer FIREFOX, OPERA, CHROME, nao muda, gosta do IE e o IE não troca por nada, não é só um, e têm outros browsers instalados, mas não os usam a não ser que a necessidade seja maior…

      Opera 10.50, vai ser a revolução 😀

    • DoContra says:

      Olha… para ser sincero nuca consegui atinar com o Safari. Aliás, o(s) meu(s) PC(s) nunca conseguiram corre-lo com toda a eficiência e rapidez que supunha ser obrigação. É bonito, simples mas… nunca correspondeu às minhas expectativas. Não perguntes porquê pois eu próprio ainda não encontrei explicação. Quicktime uso há séculos sem problemas. Safari congelava e “crashava” com uma frequência demasiado incómoda. E é pena, o seu desenho (enganadoramente) simplista oculta tecnologias de ponta.

      Lá terei de me contentar com o Firefox e, ultimamente, com o Chrome (numa de explorar e “estragar”). E sempre há o IE Tab para aqueles sites “manhosos”… 😉

      • a Friend® says:

        Deduzo que estejas a falar de “PCs” .. mas é estranho o Safari 4 tem uma excelente performance… agora do 3 para trás era uma vergonha…pesados como tudo, e cheios de falhas.

        Já o Quicktime para Win sou da opinião contraria, acho que precisa de uma melhora urgente 😀

        O que ia deixar muitos utilizadores Windows contentes era o Quicktime X! Performance, arrumação, e possibilidade de gravar o ecrã, etc… infelizmente é pouco provavel acontecer porque ele está totalmente integrado com o API do MacOsX e no Windows acho que seria dificil.

        • DoContra says:

          Claaaaro que falo de PCs! Não sou rico para um PPC em casa nem sortudo para um Mac no emprego. E sim, as versões do Safari eram mais ou menos vetustas…

          Quanto ao Quicktime já há anos que o vou actualizando (versão PC) e nunca tive problemas de maior. Bem… para ser sincero uso o Gom para os .mov (e outras coisas como os 3gp, etc…)

          Mas para ver aquelas coisas giras em 3d o Quicktime é imprescindível. Digo eu, não sei…

      • Pedro says:

        Concordo, acho o Safari muito instavel a nivel de performance (versão windows).

      • Kekes says:

        No PC o Safari crasha muito, mais que os outros todos, ou pelo menos tenho tido muito azar não sei.

    • Bónus says:

      O Opera é muito lento em Javascript.

    • João Campos says:

      Exacto… Porquê que é mais usado? Porque tem o nome “Internet” no ícone azul. Para muitos, o icone azul é a “internet”.

  8. Tony Silva says:

    Ainda não perceberam que o Internet explorer 6,7,8 até mais infinito tem como única função retirar o nosso browser da internet, leia-se mozilla firefox, google chrome, opera ou safari. Não serve para mais nada.

    Off-topic
    Muito bonita essa menina do artigo. Mais bela ficava com uma raposa na t-shirt.

  9. Anabela says:

    Quando li neste artigo “e até hoje o Internet Explorer 8 tem mais de 350 milhões de bloqueios a malware” relembra-me a chatice que é quando os meus alunos usam o IE para irem descarregar ficheiros para a aula que eu própria publico no Google Groups, e o IE, “por questões de segurança” não deixa descarregar o ficheiro. E lá tenho eu que pedir aos alunos para usarem o Firefox. Para mim, continua a ser um dos melhores browsers. Melhor só o Opera, mas infelizmente, há muitas aplicações que não funcionam lá.

  10. Ruben M. says:

    Actualmente não percebo como é que ainda se usa ie, comparando com o firefox que usei durante anos e actualmente uso o chrome, desde que saiu, carregam a pagina muito mais rapido, e com menos bugs, posso dizer que desde que uso chrome nunca tive problemas com ele 😀

    • Tony Silva says:

      Muito boa gente associa o internet explorer à única forma de entrar na internet. Um familiar meu nem sabia que existiam alternativas ao icone azul. Quando lhe instalei o firefox ficou logo adepto da raposa. Ou seja, quando as pessoal forem mais conhecedoras da informática a coisa muda radicalmente.

      • Tiseac says:

        Exactamente Tony Silva, já instalei o Firefox (do qual sou adepto) a vários colegas de escola e todos ficaram fãs da raposa, sobretudo pelos seu extras e temas atraentes, infelizmente poucas pessoas têm ideia das alternativas fantásticas que existem ao IE com o Firefox, o Chrome, o Opera, o Safari etc… tudo boas opções

      • Ana Narciso says:

        Também já instalei dezenas de Firefox a amigos e familiares. Bastava mostrar esta ou outra extensão útil e ficava tudo resolvido.

        Agora já estou a ponderar passar a instalar o Chrome. É agora o meu browser principal.

      • viperbruno says:

        Digo o mesmo que vocês mas com o Opera.

        Concluindo:

        Qualquer coisa é melhor com o IE. Agora nunca se vai ficar a perceber se aquele que nós recomendamos seria mesmo o mais recomendado para a pessoa em questão, o “sistema” vai estar sempre influenciado.

  11. Kekes says:

    Nem sei como estão a comentar o IE8, com uma miuda daquelas… Aquilo e prai um IE100 não? LOLOL

    PS. por agora uso o Opera, não o troco por nada.

    • DoContra says:

      Já fui um utilizador ferrenho o Opera. Só não o uso agora porque… olha… nem sei porquê! Será porque o Firefox ganhou uma quota de mercado Windows/Linux tão importante que se transformou no IE dos descontentes?

      Pena… o Opera é um excelente browser.

  12. op says:

    com aquela que bem na foto ate o usava
    um mac assim ja faz falta.

  13. Jose says:

    Sempre usei o IE, e não é por causa disso que desconheço os outros, não preciso de temas todos xpto ou ad-dons para ter uma boa experiência na Internet -_-

    • Tiseac says:

      Ok Jose mas não se trata só de temas xpto e add-ons, trata-se também de velocidade, consumo de memória, segurança etc…
      Dá uma neste artigo com vários testes:
      http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm
      Mas deves utilizar o browser com que te sentires melhor 🙂

      • Tiseac says:

        Dá uma vista de olhos neste artigo com vários testes:*
        Faltavam palavras no comentário anterior

        • Jose says:

          Eu já usei vários browsers, e o FF é o mais pesado que usei. Prefiro o IE ao FF.

          • não deste tempo para te habituares era pesado o Firefox há uns tempos havia uma versão que era o 1lite ou elite ou algo do género que era fantástico se não se usares o Chrome é o mais simples que existe tens a busca do google integrada na barra de endereço nada mais simples para qualquer user depois tens o OPERA que é um senhor e são todos leves talvez o mais pesado seja o opera nunca reparei mas também os o que akilo faz…

          • DoContra says:

            FF mais pesado que IE???

            Essa é digna de constar de coisas estilo “tesourinhos deprimentes”!!!

            E digo-o com experiência adquirida há longos anos de utilização de IE (por acaso uso o 8), Firefox, Opera, Chrome, Safari Netscape, Flock (pena ter sido mais Flop que Flock), enfim… já nem falo no Mosaic. Mas isso já é outra história. Nem sempre o html teve figurinhas, sabiam?

          • Alexandre Pinto says:

            Eu concordo que o firefox é mais pesado que o IE.

            Uso firefox e sinto-o a arrastar-se! Não digo que o IE consuma menos recursos, mas a experiência de utilização/carregamento de páginas sempre foi mais rápida para mim no IE.

      • Kekes says:

        Questão de perferencia, eu não gosto muito mas não ofendo que o use, está cada um na liberdade de usar o que mais gosta.

  14. Nuno Amaral says:

    É muito lindo haver muitos browsers, mas quem se lixa são o web designers, quem têm de colocar o site funcional em todos os sites.

    • João Costa says:

      nem mais…

    • softclean says:

      Se todos respeitassem os standards, nem era um problema de maior… Uma teimosia ou outra, mas nada que não fosse solucionado.

    • Corrector Ortográfico says:

      Os web designers apenas devem certificar-se que os seus sites cumprem as normas internacionalmente reconhecidas.

      A partir daí, a responsabilidade é do browser.

      • Alexandre Pinto says:

        Não é bem assim!
        Imagina um webdesigner mostrar ao cliente o seu novo site todo desfigurado num firefox ou num IE! E depois dizias-lhe “A culpa não é minha é do IE!!!”

        Que achas? O cliente aceitava a desculpa e passava-te o cheque?? Não me parece…

        • Paulo39 says:

          À partida, o cliente deveria especificar o browser que queria que fosse compatível.

          Mas admito que tens alguma razão. Os web designers estão um pouco entre a espada e a parede

    • já me deparei e deparo com isso…

    • Kekes says:

      E agora com o HTML5 vai ser giro vai, cada browser a inventar a sua maneira…

    • DoContra says:

      Desculpa lá a pergunta estúpida (não sou web designer e nem percebo nada disso), mas o problema é “colocaro site funcional para o IE” ou, pelo contrário, “colocar o site funcional para TODOS os browsers”?

      É que já há muitos anos que arrasto por aqui a carcaça e sempre tive problemas com “sites feitos para” o IE e não o inverso.

      Aliás se ainda hoje tenho de usar um plug-in IE para o Firefox (ainda tenho a estúpida obsessão da segurança…) no meu local de trabalho, algo vai mal no mundo dos webdesigners.

      O “colocar o site funcional em todos os sites” quer dizer “ou usas IE ou não vês népia”? Ora… assim não vamos longe.

      • Alexandre Pinto says:

        O que acontece é o seguinte.
        O HTML 4, que é o usado actualmente (estando prestes a sair o HTML 5), é um conjunto de regras bem definidas que indicam que cada código html é representado graficamente no broswer da forma xyz.

        Acontece que em alguns casos essas normas podem levar a interpretações ligeiramente diferentes entre os criadores dos vários browsers o que faz com que existam diferenças mínimas na visualização da mesma página entre um chrome ou firefox por exemplo.

        Por regra, aceitavelmente a maioria dos browsers cumpre essas regras.

        Mas depois existe o IE! Este como tem (ou tinha) a grande parte do mercado sempre olhou para os standards de uma maneira muito própria e na maioria das vezes com interpretações das mesmas completamente contrárias ás dos concorrentes.

        Mas o facto de ser o browser mais usado força os designers a criarem sites que funcionem prioritariamente no IE e em seguida também com os restantes. Mas nem sempre é possível e alguns sites correm mesmo apenas só em IE.

        Enquanto o IE não cumprir á risca as normas, este será sempre o carrasco de uma experiência web com qualidade e uma grande dor de cabeça para os webdesigners uma vez que são obrigados a fazer sites “multi-plataformas”.

  15. João Costa says:

    eu não vou desistir do meu Mozilla Firefox 3.6.

    A única explicação de muitos utilizadores utilizarem o IE é porque desconhecem totalmente outros browseres, ou por questões de estética.

    Para eu começar a usar o IE, tem que me impressionar muito mais…

    Quanto ao pplware, nota maxima… Sem duvida que, para mim, são o melhor site em que se fala de informática e tecnologia.

    Parabéns pelo excelente trabalho!

  16. Tiago says:

    uso o internet explorer desde que me lembro de aceder a internet, talvez seja um bocado do contra a maioria, como todos os posts que li antes deste.. eu só uso outro browser (que nao o internet explorer) para testar as aplicações web que desenvolvo, para ver se esta compativel com tudo.. haaaa esquecia-me de dizer.. em ASPX obviamnete, é que voçes todos é so linux e php.. software opensource, e gratuito sim, de facto é mais barato, e para uso caseiro talvez seja o ideal, o problema é quando se pretende ir mais a frente.. ai toda gente volta para o windows, ou entao pagam carradas de € para formaçoes e isso tudo.
    o exemplo que dei anterior nao é dos melhores sei que ha grandes empresas que usam linux, e fazem bem, mas alguem tem conheçimento quanto ficou essa implementação? secalhar nao compensa assim muito.
    sou programador web e nunca tive problemas com o IE como diziam ai em cima “ie é para utilizadores leigos” eu nao sou um utilizador leigo, é um facto, e no entanto nunca fiquei limitado com o browser.
    nao quero dizer com isto que os outros browsers nao valem nada comparados com o IE, pelo contrario.. o firefox tem plugins para ajuda desenvolver sites no que toca a detectar erros em html, javascript etc.. ate aqui usava o fiddler, agora com o IE8 uso o “f12” esta muito bom também, acho que quem gosta dos outros browsers so para ser do contra, e instalar os plugins todos e personalizar a sua pagina do iGoogle, nao devia sequer comentar nada..
    ao contrario do meu post, ninguem parece gostar do internet explorer.. como posso dizer que nao gosto de opera se nem sequer ouço umas musicas?? isto nao é ser critico.. é ser limitado!
    para finalizar o melhor browser é o safari, sabem em que? nao, nao estou a falar de plugins nem exteçoes bonitas que se usam 2x e depois se tiram pq ja impressionaram a rapariga que fica ao vosso lado nas aulas, é o melhor pq o render de javascript é mt mais rapido, seguido do firefox, IE8, e o resto..
    Cumprimentos ao pplware

    • bigkax says:

      Estranho falares de opera e depois chamares o opera de “o resto”, é exactamente a mesma coisa, estás a desdenhar sem antes conheceres.

    • DoContra says:

      Eu GOSTO do IE8 (oito!) porque, finalmente, copiou o que de bom se fazia (há anos) noutros browsers.

      Só NÃO gosto das falhas de segurança, mas isso é outra história.

      Como dizia o outro, “para quê crackar sistemas que ninguém usa?”

      A chatisse é que um gajo compra (ou é obrigado a usar) coisas do SO mais usado (e atacado) do mundo e nunca sabe até que ponto a sua “protecção” está actualizada. E mais grave ainda é não fazer ideia de quão desprotegido está!

  17. LM says:

    “IE8 é agora o mais popular browser do mundo!”
    só se for dentro da própria Microsoft e mesmo aí tenho as minhas duvidas , para mim, OPERA para navegar, FIREFOX ou CHROME para mais que navegar… é com noticias tendenciosas como estas que as pessoas vão cada vez mais afastar do IE8, e ainda bem.

  18. Bónus says:

    Um browser que não passa dos 20% no Acid3 Test, é uma vergonha.
    Continua a ser uma dor de cabeça para quem programa para a web.
    Dantes tínhamos que nos preocupar para que tudo funcionasse direito no IE6 e no IE7. Agora temos que nos preocupar para que tudo funcione direito no IE6, no IE7 e no IE8. E para “ajudar”, todos se comportam de forma diferente…

    • Bónus says:

      Ah… e a única forma de os testar a todos é com máquinas virtuais (ou reais).

      • Hell_Shoot says:

        Mentira. Também podes utilizar serviços como este.

        http://browsershots.org/

        • Bónus says:

          LOL
          Deves estar a brincar… só pode. 🙂

          • Hell_Shoot says:

            Não sei porque dizes isso. Além disso, desde que os webdesigners respeitem os web standarts, não devem ter problemas com diferentes browsers, se tiverem, isso meu “amigo”, isso já é problema das entidades responsáveis pelos browsers. E não, eu não uso IE.

            PS: Só respondi conforme o que disseste:”Ah… e a única forma de os testar a todos é com máquinas virtuais (ou reais).” Ou estarias tu a referir-te a isto quando disseste máquinas virtuais, se sim, peço desculpa.

          • Bónus says:

            Sim, a única forma de testar os IE’s é com máquinas virtuais. Isso que indicaste, só mostra uma screenshot do site, mas não mostra se ele funciona!
            Mais do que isso, faz o Safari, que mostra logo como fica, mas não funciona a 100%.
            Portanto isso não é testar um site no IE!
            Até há programas que simulam as várias versões de IE’e, mas não se consegue testar a 100% código Javascript.

            “Além disso, desde que os webdesigners respeitem os web standarts, não devem ter problemas com diferentes browsers, se tiverem, isso meu “amigo”, isso já é problema das entidades responsáveis pelos browsers.”
            Isso era bom que fosse assim. Mas se eu faço um site, e sei que 62% das visitas vai ser com o IE, eu tenho que me preocupar que ele funcione, se quero que esse site tenha sucesso.

    • bigkax says:

      O problema do Acid3 é que os parâmetros são muito baixos, o Opera, Chrome e Safari tem 100 e o firefox tem 94. Está na altura de aumentar a fasquia para assim podermos saber qual o mais rápido.

      PS. 100/94 para 20 é muito.

      • Bónus says:

        O Acid 3 tem como principal objectivo, ver a capacidade de interpretação de Javascript e não a rapidez.
        Um browser que chegue aos 100%, quer dizer que podemos usar todo tipo de funções Javascript de acordo com os standards web.
        Para medir a rapidez, o teste usado é o Webkit SunSpider.
        Por exemplo, o Opera chega a 100%, mas é muito lento a interpretar javascript. Mais lento, só mesmo o IE.
        Os mais rápidos são o Chrome e o Safari. O Chrome consegue ser mais rápido em Windows, e o Safari mais rápido em Mac.

  19. Diogo Guedezz says:

    Não vou abdicar do melhor browser do momento… OPERA

  20. Vasco Silva says:

    Uso e abuso do IE8, e não preciso de lixo a encher o meu PC, quando tenho um browser seguro e rapido que dá conta da situação.

    Viva o IE8 com os seus accelerators, a sua segurança e a sua rapidez =D

    • FatGiant says:

      Cada um usa as palas dos lados dos olhos da cor que quer, mas, não é preciso referir-se às dos outros como lixo.

      Acima de tudo e antes de tudo o mais, respeito. Respeito pelas opções e gostos pessoais. Respeito pelas opiniões e desinformações de cada um, sim, inclusive as suas.

      No entender da enormíssima maioria dos utilizadores experientes e contínuos da Internet, o IE, em qualquer das versões é que é o lixo. O senhor, rema na direcção contrária, acho que faz muito bem, mas isso não lhe dá direito a insultar seja quem for. Sim, insultou. Deliberada e veladamente.

      Obrigado.

      • Nelson N says:

        Por razões diferentes, estou de acordo com ambos; no entanto há aqui comentários que não merecem credibilidade nenhuma! Vê-se perfeitamente que é só para falar mal do IE8/MS Põem o FF nos píncaros, quando já vi comentários a dizer que sem add-ons não vale nada, e é predcisamente aí que ele falha. Utilizei-o logo quando apareceu. Deixei de o usar porque nessa altura dava-se muito mal com teclados virtuais. Utilizo o IE8, porque os outros não me dão confiança.
        obrigado!

      • Vasco Silva says:

        Sentiste-te ofendido?
        Problema o teu.

        A minha opinião é esta.

        Quando digo lixo, para mim lixo é software desnecessário no PC. Ora se uso o IE8 e gosto, pq iria usar outros?

        E aposto que mais de 60% dos comentários que aqui estão são de pessoas que nem sequer trabalharam com o IE8. São comentários mais virados para o fanatismo. Mas enfim, o mundo é feito destas coisas

        • bigkax says:

          Trabalhei cerca de uma semana com o IE8 para o testar e não foi preciso tanto para perceber a que que em termos de produtividade é uma desgraça.
          Se não quer software desnecessário(lixo) no PC desinstale o IE, ou simplesmente teste os outros browser antes de os difamar(ultimas versões pois as antigas não contam).

  21. J. P. Fernandes says:

    A minha mãe usa Firefox, o meu pai usa Firefox, a minha prima usa Firefox, a minha tia usa Firefox e até sabe os atalhos do zoom. O meu irmão, esse usa Safari.

    Não percebi mto bem foi a parte “do mais utilizado browser transversalmente a todos os sistemas operativo”.
    Mas o IE tb pode ser utilizado sem ser no Windows?

  22. aver says:

    Grande salgalhada fez o site Tom’s Hardware, reproduzida no post.

    – o Firefox chegou a ser o browser mais popular: fontes TheNextWeb e StatCounter Global Statistics;

    – O IE é actualmente o browser mais popular: fonte Net Application’s

    Essas fontes nunca deram resultados próximos uns dos outros.

    • viperbruno says:

      Mas isto da popularidade nao aquece nem arrefece, pelo menos para mim. Eu tenho a minha opiniao bem definida, foi um FF fan tal como muitos comentadores mais acima, mas isso era quando era criança e na altura o unico que era +/- era o Opera. Agora, e apos ouvir falar tanto no Opera, decidi (a muito tempo) que deveria de usar apenas e só o Opera por uma semana. Assim fiz, apos essa semana foi ao Firefox e digo, passei a ver que agarrar-me a um produto faz mal. Agora sou capaz de usar qq navegador (excepto o IE, aquele motor é uma vergonha). Nao uso o Google Chrome pois ainda nao me satisfaz algumas das minhas necessidades basicas, o Safari por estar mal compilado para Windows (em MacOS está muito bom, bom markting este da Apple 😛 ). Ainda uso Maxthon 3, apenas para ver no que aquilo vai dar. Conceito muito bom mas faltam programadores na equipa. Pode ser que uma grande empresa pegue no projecto. É que a ideia de combinar dois motores é excelente, a isto chamo de inovação.

      • a Friend® says:

        O Safari no meu Windows, abre mais rápido do que o IE, e as paginas então nem se fala… chamas a isso má compilação?! 😀 eheh… fogo.. se dissesses, no Safari 3 para baixo, assinava por baixo… Eram pesados e MUITO mal compilados, agora o Safari 4, nada a ver mesmo.

        Ele e o Chrome têm o mesmo motor, como é que ele iria ser mal compilado. A Apple não faz dessas jogadas, até porque lhes interessa e muitos que os utilizadores usem o Safari… se não tivessem esse interesse nem se davam ao trabalho de fazer o browser para Windows. 😉

        • viperbruno says:

          Eu usei o Safari 4 e em termos de abertura o IE é mais rapido (normal), em termos de motor o Safari. Mas o Safari gasta recorsos abismais da grafica e do processador no seu arranque. E se nos metermos a fazer um download a memoria RAM vai sofrer. Alem que o gestor de downloads é uma *****. Existe outro factor para que nao use o Safari, o “adware” incorporado (serviços e programas que nao pedi…)

          E em relação ao motor, é engraçado ver que a Google conseguiu pegar no Webkit e fazer algo mais rapido e util (pelo menos em Windows). No MacOS nunca testei o Google Chrome para ver a diferença.

          Nota: É do interesse da Apple aguçar o apetite dos seguidores da marca que nao tem um Mac com o Safari para Windows. Claro que esse “doçe” tinha de ser pior compilado no Windows, como qq produto Apple para Windows. A MS tambem faz o mesmo portanto…

          • a Friend® says:

            Pera, Adware no Safari? Estamos a falar do mesmo Safari?! 😀

            Em nada o Safari te instalar adwares, a unica parte da instalação é se queres ter os updates automáticos e é facultativo, só instalar se quiseres.. em termos de Adwares nunca vi tal coisa… isso deve ser um Safari martelado! 😀

            Agora a serio, mal compilado não está isso é de certeza, a unica coisa que lhe faz pesar mais é o Histórico, porque faz aqueles “Thumbnails” todos e usa os recursos da Grafica por causa dos efeitos do mesmo… de resto é um browser muito bom mesmo…

            Olha mal compilado é mesmo Messenger para Mac, isso sim, perguntas a qualquer user de Mac e eles ficam doidos com aquilo… chega ao cumulo de não salvar o nome nem a mensagem de estado…

            Tal como tinha dito ao “DoContra” lá em cima, o unico programa Apple que precisa de uns AJUSTES ENORMES mesmo é o Quicktime, que continua com aquela Interface velha e lenta como tudo..

            O iTunes, não está mal compilado mas é pesado no Windows, por causa dos tais efeitos que usa, que recorrem a DirectX e no Mac, como não usa DX, o sistema é outro, ou seja, a optimização do iTunes original é para o OpenGL e Quartx e não DirectX da Microsoft.

          • Corrector Ortográfico says:

            “…o Safari gasta recorsos abismais…” —> o Safari gasta recursos abissais

            “Alem que o gestor…” —> Além de que o gestor

            «…“doçe”…» —> “doce”

      • Corrector Ortográfico says:

        “…foi um FF fan…” —> fui um FF fan

        “…(a muito tempo)…” —> (há muito tempo)

        “…deveria de usar…” —> deveria usar

        “…essa semana foi ao Firefox…” —> essa semana fui ao Firefox

  23. Pedro M says:

    Nunca experimentei, nem o tenciono fazer. A menos que a MS me obrigue a instalar nas suas actualizações mensais.

  24. Sombra says:

    Continuo e continuarei fiel ao meu inseparável FireFox.

  25. Max says:

    Então e o Opera!!?
    Nao entra nessa tal report de Janeiro de utilização de browsers na Internet?? Ou seremos assim tao poucos k descobrimos a “pólvora” que nem entramos nas estatisticas???

    • viperbruno says:

      O Opera tem a volta de 1,5% de quota (máximo 2%). É por isso que não entra no Top 5.

      Mas ainda bem, o suporte dado é bem maior (comparando com outros navegadores) em relação ao número de utilizadores. O que faz dele seguro e eficaz.

      Por agora nao vejo motivo para mudar a minha primeira escolha, pode ser que o IE9 e o FF4.0 me surpreendam. O Opera 10.5 (alpha), vai ser o grande impulsionador de utilizadores, tem tudo o que se procura num navegador. Pode ser inspirado no FF e no Chrome mas, como já vi a dizerem, o Opera nas versões anteriores já permitia muitas das coisas implantadas agora de origem, portanto…

      P.S O Zé corrector veja lá se está tudo bem escrito…

  26. FatGiant says:

    Acabei de fazer uma comparação simples.

    O FF, tem 52 separadores abertos, e está a utilizar 460 mb de ram.

    Abri o Chrome, não abri página nenhuma, está apenas e só na página de entrada, e estão dois processos criados, um de 20 Mb e outro de 7.

    Tá tudo dito.

    • viperbruno says:

      Tá tudo dito?

      Faz lá o teste em condições sff, isso nao serve para nada pois a abrir o IE tambem pesa muito pouco mas por cada separador, consegue ser pior que o Chrome…

      • FatGiant says:

        É só fazeres as contas, se abrir os 52 separadores, e alguns são páginas bem pesadas, o chrome vai ultrapassar o 1 gb de ram.

        LOL

        Abrir o IE? Para?

        • viperbruno says:

          Sim é certo, até sabia disso, mas o que tinhas dito nao permite tirar esse tipo de conclusões. Dei o exemplo do IE pois é igual ao Chrome em termos de gestao de memoria (1 separador – 1 processo)

        • Fatgiant Partes-me a rir mas isso lá é uma ciência ou algo parecido? se queres vir para aqui dizer que testas-te abres 52 separadores no 2 e com os mesmos sites pela mesma ordem e ainda assim não é muito exacto mas pelo menos ai já podes dizer qualquer coisa de jeito!

          • viperbruno says:

            Ele deve de ter uma formula que permite calcular a memoria usada apenas a partir de 1 separador 😀

            Existe tantas variáveis, para começar tinha de se explicar como é que cada OS faz a gestão de memoria. No Windows o tipo de memoria faz influencia nos consumos de memoria por cada processo, o que se pode no máximo é fazer estimativas para ver as diferenças entre cada navegador mas isso nunca vai querer dizer nada. O melhor mesmo é fazer testes de performance.

  27. Francisco Aragão says:

    Só tenho uma coisa a dizer… Updates automáticos do Windows….LOL

  28. Luís Santos says:

    IE8 o mais popular? Se me dissessem que é o mais utilizado, ainda papava. Agora, popular? Duvido. É utilizado porque é “impingido” a muita gente em ambiente de trabalho, uma vez que a Microsoft continua a ser a favorita quando se trata de equipar as máquinas da maioria das empresas.
    Aliás, eu odeio os IE’s e aqui no trabalho é o que tenho que usar. Come e cala lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.